O I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Música da Universidade Federal de Campina Grande é uma iniciativa do Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música e do Grupo Herança Cultural: patrimônio, memória e representação, ambos ligados à UFCG-CNPq. Ele foi concebido como uma forma de oportunizar a discussão e o compartilhamento de experiências desenvolvidas por estudantes e profissionais da UFCG e de outras instituições, cujas investigações estejam em conexão com as linhas de atuação dos referidos grupos.
O tema do evento é "Pesquisa em Música: interações entre mercado, inovação e políticas públicas". A meta é permitir o intercâmbio de ideias em todas as áreas da música.
As inscrições serão feitas de 26 outubro a 13 de novembro de 2020 para as seguintes modalidades: 1) apresentação de comunicação e 2) ouvinte. As comunicações deverão abordar assuntos diversos relacionados ao tema do encontro, que serão distribuídas nos dois dias do evento.
Para a inscrição na categoria “Apresentação de Comunicação”, a pessoa interessada deverá submeter um resumo do trabalho que pretende apresentar com até 200 palavras, além de três palavras chaves. O autor deverá estar inscrito para poder submeter o resumo.
*Primeiro faça a inscrição no evento, depois submeta o resumo (utilizando o mesmo e-mail) na área de "Submissão de Trabalhos" (abaixo) e aguarde o resultado da avaliação.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoAtividade inicial Abertura
Pesquisa em Música: interações entre mercado, inovação e políticas públicas Mesa-redonda · Marcus Vinicius Medeiros Pereira (UFJF), Rosemara Staub de Barros (UFAM)
“A Morte do Carreiro”: um olhar sobre as características da música caipira na atualidade (Aniela Rovani - Faculdade Santa Marcelina) Apresentação Oral
A paisagem sonora da Feira Central de Campina Grande-PB (Orlando Carlos Gonçalves de Freitas - UFCG) Apresentação Oral
Referencialidade e desconstrução na opereta 'Uma viagem ao céu': um diálogo entre tradição e modernidade (José Adriano de Sousa Lima Júnior - UFPB) Apresentação Oral
Projeto Cantemus - Laboratório da Voz da UFMS: pesquisa, produção e divulgação na música coral (Ana Lúcia Iara Gaborim-Moreira, Denise França Benites - UFMS) Apresentação Oral
Roda de conversa 1 Roda de Conversa · Vladimir Silva (UFCG)
Regentes, canto coral e a sua geovisualização no aplicativo Mar de Corais (Ana Lúcia Bezerra Candeias, Sérgio Deslandes - UFPE) Apresentação Oral
Procedimentos de reelaboração musical da 'Série Brasileira' de Edmundo Villani-Cortês para violão e contrabaixo (Rafael Feitosa Cardoso - UNICAMP) Apresentação Oral
A prática do coro terapêutico na atuação musicoterapêutica (Viviane Mota Ramos - UFBA) Apresentação Oral
Roda de conversa 2 Roda de Conversa · Cleisson Melo (UFCG)
Presenças Sonoras - Oficinas virtuais para arte-educadores (Auta Inês Medeiros Lucas d’Oliveira - Universidad de San Buenaventura, Universidad de Antioquia) Apresentação Oral
Canto Para Todos - uma reflexão sobre o canto coral em instituições públicas na cidade de Porto Velho (Sabrynne Sampaio De Sena - Faculdade de Caparaó) Apresentação Oral
Criação da Escola de Música de Teresina (1981-1991): sujeitos e práticas educativas (Juniel Pereira da Silva, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monte - UFPI) Apresentação Oral
Roda de conversa 3 Roda de Conversa · Lemuel Guerra (UFCG)
A missa de defuntos na literatura coral-sinfônica brasileira do século XX: uma análise do Réquiem Contestado, de Eli-Eri Moura (Laís Lorrany Andrade, Vladimir A. P. Silva - UFCG) Apresentação Oral
O cravo no Rio de Janeiro do século XX (Marcelo Fagerlande, Mayra Pereira, Maria Aida Barroso - UFRJ, UFJF, UFPE) Apresentação Oral
Ser Maria: o processo criativo em teatro como laboratório para a educação musical (Esdras Sarmento - UFPB) Apresentação Oral
Roda de conversa 4 Roda de Conversa · Regiane Yamaguchi (UFCG)
Música coral em contexto de pandemia: reflexões a/r/tográficas de uma diretora virtual (Fernanda Keiko Miki da Costa - Universidad de Antioquia) Apresentação Oral
Caminhos do ensino a distância na educação musical com incentivo de política pública educacional (Tallyrand Moreira Jorcelino - Escola de Música de Brasília, EMB) Apresentação Oral
A música incidental de Reginaldo Carvalho: uma análise da trilha do filme 'Ladrão em noite de chuva' (Éwerson de Carvalho Santos, Vladimir A. P. Silva - UFCG) Apresentação Oral
O canto coral: um aliado na formação integral do estudante do ensino médio integrado no IFMS Campus Campo Grande (Rodrigo Falson Pinheiro, Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos, Manoel Câmara Rasslan - IFMS, UFMS) Apresentação Oral
Roda de conversa 5 Roda de Conversa · Rafael Garbuio (UFBA)
Ritmismo.com, cursos e aulas de bateria online: caracterização, descrição e análise de um ambiente virtual de aprendizagem de bateria (Guy Braga Villela - Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano) Apresentação Oral
A produção musical como forma de ajuda no mal de Alzheimer: a música no processo de bem estar aos portadores de demência (Elias Xavier Dos Santos - UFCG) Apresentação Oral
Transcrição, arranjo e interpretação de dez canções de danças tradicionais moçambicanas para coro de vozes afins e misto, a cappella e com acompanhamento instrumental (Mauro Albino Muhera, Vladimir A. P. Silva - Universidade Eduardo Mondlane, UFCG/UFPB) Apresentação Oral
Roda de conversa 6 Roda de Conversa · Cristina Owtake (UFPA)
Influências armoriais na composição brasileira para cravo (Maria Aida Falcão Santos Barroso - UFPE) Apresentação Oral
Abdon Milanez: um compositor autodidata, o teatro musical brasileiro e a invenção da cidade do Rio de Janeiro republicana (Kleiton De Araújo Santos - UFPB) Apresentação Oral
Dimensões intertextuais: diálogos composicionais entre tradição e contemporaneidade (Túlio Augusto Silva Santos - Universidade de Aveiro) Apresentação Oral
Roda de conversa 7 Roda de Conversa · Danilo Guanais (UFRN)
O processo de ensino e aprendizagem da música em tempos de pandemia na graduação de Licenciatura e Bacharelado em Música (Alba Valéria Vieira da Silva, Enderson Flávio Barbosa Pereira - UFCG) Apresentação Oral
Reflexões sobre a construção do conhecimento pedagógico-musical no âmbito da Residência Pedagógica UFCG (Wellyddna Paula Santos Pontes, Mariana da Rocha Cunha - UFCG) Apresentação Oral
A aprendizagem assistida pelas novas tecnologias: uma discussão sobre o uso da gravação sonora como ferramenta para auxiliar no estudo diário da performance musical (Ralmon Sousa Pereira UFCG/UFPB) Apresentação Oral
Roda de conversa 8 Roda de Conversa · Sergio Deslandes
Guia para performance da obra 'American Tryptic', de Jake Runestad (Néviton Rodrigues Barros - Louisiana State University) Apresentação Oral
Studio Orquestra Filarmônica Trainee/Soft - perspectivas inovadoras para o ensino da clarineta (Jailson Raulino - UFPE) Apresentação Oral
Madrigal da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): atividades artísticas durante a pandemia da COVID-19 (Adroaldo Cauduro - UEA) Apresentação Oral
Valdemar de Oliveira - um compositor de operetas em Pernambuco do início do século XX (Sérgio Deslandes - UFPE) Apresentação Oral
Roda de conversa 9 Roda de Conversa · João Valter Ferreira Filho (UFCG)
Diversity and development of choral tone (Jeonai do Nascimento Batista - Louisiana State University) Apresentação Oral
Ensaio de orquestra: comportamento pedagógico de maestros profissionais (Daniel Guimarães Nery - UFS) Apresentação Oral
O regente de coro acadêmico e a educação musical no canto coral (Wdemberg Pereira da Silva - UFG) Apresentação Oral
Roda de conversa 10 Apresentação Oral · Isabela Sekeff (EMB - DF)
Atividade final Encerramento
As inscrições serão feitas de 26 outubro a 13 de novembro para as seguintes modalidades: 1) apresentação de comunicação e 2) ouvinte. As comunicações deverão abordar assuntos diversos relacionados ao tema do encontro, que serão distribuídas nos dois dias do evento.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Vladimir Alexandro Pereira Silva e Cleisson de Castro Melo, líderes do Grupo de Pesquisas Unificadas em Artes e Música e do Grupo Herança Cultural: patrimônio, memória e representação, respectivamente.
Cleisson Melo, mais conhecido como Son Melo, é doutor em Composição pela UFBA, com período sanduíche na Universidade de Helsinki. Está ligado aos grupos de pesquisa PAMVILLA, sob coordenação do Prof. Paulo de Tarso Salles; Semiotics of Cultural Heritage sob coordenação do Prof. Eero Tarasti; NEMUS (Núcleo de Estudos Musicais) sob coordenação do Prof. Pablo Sotuyo Blanco, e líder do grupo Herança Cultural: patrimônio, memória e representação. Membro do International Semiotics Institute, International Association for Semiotic Studies e Musical Signification (ICMS). Também está contribuindo com a Academy of Cultural Heritage dirigida pelo Prof. Eero Tarasti. Como compositor já teve algumas de suas obras executadas pela OSUFBA e grupos de câmara. Contrabaixista, arranjador e produtor musical, atua no cenário musical nacional e internacional, contabilizando mais de 40 CD's. Acompanhou artista com Jurandir Santana, Jeff Decker, Don Lula Nascimento, dentre tantos outros, pelo Brasil e exterior, dividindo palco com nomes como Gilberto Gil, Ivan Lins e Sebastião Tapajós.
Concluiu os cursos técnicos de piano e regência coral no Instituto Estadual Carlos Gomes em Belém do Pará. É especialista em Performance da Música Japonesa pela Universidade de Shizuoka, Japão e especialista em Fundamentos da Linguagem Musical pelo Instituto Estadual Carlos Gomes e Universidade Estadual do Pará. Possui doutorado em Execução Musical - Regência Coral pela Universidade Federal da Bahia. Tem vasta experiência com coros, tendo regido coros cênico, infantil, adolescente, universitário, profissional e de terceira idade. Atualmente, coordena e rege o projeto de extensão Coro Universitário da UFPA – CORUNÍ. É docente do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará ministrando as disciplinas de canto coral e regência coral. As pesquisas se concentram na área de Práticas Vocais Musicais com ênfase em Regência Coral, Canto Coral e Educação Musical.
Danilo Guanais (SP, 1965), Iniciou seus estudos de Música na EMUFRN. Atuando a princípio como instrumentista, logo descobre a vocação para a composição. Em 1996 compôs e gravou a sua Missa de Alcaçus, publicada como livro/partitura em 2013, e cuja revisão de 2016 foi estreada no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em maio de 2017. Em 2002 estreou em Natal sua Sinfonia no 1. Mestre em Artes pela Unicamp/UFRN desde 2002, concluiu em 2013 o Doutorado em Composição pela UNIRIO/UFRN com A Paixão segundo Alcaçus, apresentada em 2015 no V Festival Internacional de Música de Campina Grande. Sua obra é executada freqüentemente no país e no exterior. Ganhador do Prêmio Hangar de Trajetória Musical em 2016, é Professor da Escola de Música da UFRN, e parceiro do maestro Vladimir Silva no NAMP – The New Armorial Music Project, com obras estreadas em países como Brasil, Alemanha, França, Estados Unidos e Portugal.
Isabela Sekeff é mestre em Regência Coral pela Universidade de Missouri, Estados Unidos, especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro e licenciada em Educação Musical pela Universidade de Brasília. Desde 1992 é professora da Escola de Música de Brasília também onde já atuou como Coordenadora e Supervisora Pedagógica da mesma. Atualmente, é Maestrina Titular do Madrigal de Brasília (coro profissional, formado por professores da Escola de Música de Brasília), do Coral Cantus Firmus, grupo que fundou em 1992 e que figura entre os melhores grupos do Brasil, e do Coral Cantus Firmus Infanto Juvenil. Com o Coral Cantus Firmus já foi premiada várias vezes em competições internacionais, sendo a mais recente no X World Choir Games, na Africa do Sul, onde recebeu duas medalhas de ouro nas categorias coro misto e coro folclórico. Isabela Sekeff já foi selecionada para participar de workshops de regência com alguns dos melhores regentes e corais do mundo, tais como, VancouverChamber Choir - Canadá, The King Singers - Inglaterra, Chanticleer - Estados Unidos e Exaudi - Cuba. A maestrina Isabela Sekeff tem atuado ativamente no cenário musical da cidade e do Brasil e do exterior como Regente e professora de Regência Coral.
Doutorando em Música (Educação Musical) pela UFPB. Mestre em Educação (História da Ed. Musical) pela Universidade Federal do Piauí, possui pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em Educação Musical e Licenciatura em Educação Artítica (Hab. Música), pela mesma Universidade. Foi professor de diversas disciplinas na Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí e no Curso Técnico de Música do Instituto Federal do Piauí. Foi professor de Música no ICESPI e Regente Titular da Schola Cantorum do Seminário Maior, como também do Coro do Mosteiro Carmelita de Teresina e do Coral da Catedral Metropolitana de Teresina. Como professor do Ensino Básico, desenvolveu diversos projetos de Educação Musical em escolas particulares do Piauí e da Paraíba. Foi Coordenador Pedagógico do Projeto de Educação Musical Ponte EntreCantos (São Paulo/SP 2014-2015) e tem assessorado diversos projetos de Educação Musical em São Paulo e na Paraíba. É professor efetivo do Curso Superior de Música (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Campina Grande, onde, além de lecionar diversas disciplinas, atua como Coordenador Acadêmico da Licenciatura em Música.
Estudou regência no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil com os professores Dr. Fred Spann (USA), Dr. Donaldo Guedes (Brasil), Dr. Robert Gaddis (USA) e Dr. Alcingstone Cunha (Brasil). É Doutor em Sociologia pela UFPE e Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia do Centro de Humanidades da UFCG. Participou como solista do Madrigal Reflexus, da Universidade Federal de Pernambuco, sob a regência do professor Henrique Lins e do King’s Voices, do King College, em Cambridge (UK), sob regência de Dr. John Butt e Dr. Stephen Cleobury. Foi aluno de canto dos Profs. Drs. Mary Lois Sommers e Paulo Charlton, de Henrique Lins, da Dra. Martha Herr, do Dr. Bradley (USA) e da professora Katryn Zerk (UK). Tenor solista no Requiem KV626, de W. A. Mozart, sob a regência da maestrina Elena Herrera, em setembro de 2002 (João Pessoa/ Campina Grande-PB). Tenor solista na 9ª Sinfonia, de Beethoven e da Krönungs-Messe, de Mozart, sob a regência da maestrina Elena Herrera, em dezembro de 2002 (João Pessoa/ Campina Grande - PB). Tenor solista na Krönungs-Messe, de Mozart em dezembro de 2003 (João Pessoa - PB), sob a regência da maestrina Elena Herrera, em dezembro de 2003 (João Pessoa), sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier, em agosto de 2004, sob a regência do Maestro Vladimir Silva, em dezembro de 2006. Tenor solista do Messiah (Händel), em dezembro 2009 (USA), assim como do Credo (Pitombeira) e da Serenade to Music (Williams), em 2010. Regente do Coro em Canto/UFCG desde 1995.
Natural de Belo Horizonte, é bacharel em composição pela UFMG. Deu continuidade aos estudos no King’s College London, Inglaterra a nível de mestrado e doutorado, financiados pelo Alban Project e CNPq respectivamente, ambos sob orientação da Dr. Silvina Milstein. Durante o doutorado colaborou com Professor Arnold Whittall lecionando análise e música pós-tonal no curso de mestrado da mesma instituição. em 2013 foi vencedor do Tinta Fresca da Filarmônica de Minas Gerais com a peça orquestral Em Sete, com a encomendada Identidades sendo estreada pela mesma orquestra no ano seguinte. Of Instance and Memory estreada pelo Lontano Ensemble foi lançada no CD London New Voices. Também recebeu encomendadas pelo Chroma Ensemble, e a peça Inflexões foi tema central da tese de mestrado da flautista Joana Radicchi pela UFMG. Atualmente é professor de composição da UFCG, com interesse particular em harmonia, composição, improviso popular, improviso barroco e música popular brasileira.
Luís Otávio Teixeira Passos, natural de Belo Horizonte – MG, é bacharel em composição pela Escola de Música da UFMG (2004), onde foi aluno de Gilberto Carvalho. Mestre em composição pela UFRGS (2007) com o memorial Motivações e processos estruturantes em um conjunto de cinco obras, sob a orientação de Celso Loureiro Chaves. Doutor em Artes Musicais com bolsa concedida pela Capes e Fulbright, pela University of Texas at Austin (2011), com a tese Concerto for Orchestra sob a orientação de Donald Grantham. Seu portifólio reúne obras para instrumento solo, câmara, orquestra e electroacústica mista e solo, que têm sido tocadas em países como Brasil, EUA e Portugal e em eventos como XVIII Bienal de Música Contemporânea Brasileira, Future Places. Atualmente, é professor adjunto do curso de Música da UFCG, onde leciona harmonia, contraponto, análise, orquestração e música eletroacústica.
Natural de Brasília - DF, Marcus Medeiros tem atuado nos campos da performance, em especial no trabalho com a canção de câmara brasileira, e da educação musical – dedicando-se à pesquisa sobre currículos em música e cultura escolar. Sua formação musical deu-se, essencialmente, na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, onde se graduou na classe do Prof. Miguel Rosselini e defendeu seu mestrado sob a orientação da Profa. Guida Borghoff. Apresentou-se em várias cidades brasileiras e no exterior, com destaque para a estreia mundial, juntamente com Evandro Higa e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, da Brasiliana n. 12, para dois pianos e orquestra de cordas, de Radamés Gnattali. Participou, junto ao Grupo Resgate da Canção Brasileira, concertos em homenagens a compositores como Helza Camêu, Eunice Katunda e Lorenzo Fernandez, ao lado das cantoras como Andrea Adour, Aline Araújo, Melina Peixoto, Luciana Monteiro de Castro e Veruschka Mainhard. No campo da pesquisa, é autor do livro “Ensino Superior em Música: um retrato do habitus conservatorial em documentos curriculares”, e coorganizador da coletânea “Observatório de Cultura Escolar: estudos e pesquisas sobre escola, currículo e cultura escolar. É professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde dirige o Centro Cultural Pró-Música – UFJF. É docente permanene do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF, bem como do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB. Atualmente é o presidente da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM (Gestão 2017-2019 e 2019-2021).
Rafael Garbuio é Professor Adjunto de Regência Coral da UFBA, Universidade Federal da Bahia. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, com ênfase em Regência Coral, é pesquisador da música do Renascimento. Especializou-se na obra do compositor italiano Carlo Gesualdo, e a partir dela escreveu sua Dissertação de Mestrado e sua Tese de Doutorado, com a qual ganhou a Edição Especial do "Prêmio FUNARTE de Produção Crítica 2016”. É autor do livro “Os Madrigais de Carlo Gesualdo – Um estudo sobre o ideal poético do compositor”. Também na UNICAMP, graduou-se em Regência Plena no ano de 2008. Esteve como pesquisador convidado na Università Degli Studi di Firenze, e atuou como regente convidado no Coro do Conservatorio Statale di Musica "Luigi Cherubini" de Firenze, Itália, em 2014. Atualmente, é regente do MADRIGAL da UFBA, corpo estável da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.
Regiane Yamaguchi é uma pianista brasileira nascida em São Paulo, onde obteve seu Bacharelado em Música, em 1999. Em 2000, mudou-se para a Alemanha, recebendo o diploma Kunstlerisches Ausbildung em Piano, na Hochschule für Musik Karlsruhe. Posteriormente, continuou seus estudos nos Estados Unidos, tornando-se Mestre em Música, Piano e Pedagogia do Piano, na Universidade Estadual de Penne, e Doutor em Artes Musicais e Piano Colaborativo, na Cleveland Intitute of Music. Atualmente, atua como solista em orquestras e conjuntos no Brasil, América do Norte e Europa, incluindo Carnegie Hall, em maio de 2017. Regiane Yamaguchi também ganhou vários prêmios em música de câmara no Brasil e nos EUA, e é frequentemente convidada para dar masterclasses e palestras. É professora de Piano na Universidade Federal de Campina Grande e desenvolve um trabalho musical brasileiro com o trompetista Rudson Ricelli, no “Duo Resound”.
Docente titular e diretora da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas, coordenadora do polo IES-Associada UFAM/UEA do ProfArtes ( mestrado profissional em Artes), presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pos Graduação em Musica/ANPPOM (2020-2021). Suas pesquisas estão concentradas, na formação em Artes; educação musical, semiotica, processos de criação e cultura amazônica.
Vladimir Silva, doutor em Música pela Louisiana State University (EUA), tem atuado como regente, solista e conferencista na Argentina, França, Itália, Áustria, Alemanha, Portugal, Espanha, Colômbia e Estados Unidos. Como professor convidado, lecionou em diversas universidades brasileiras e no exterior, nos Paineis FUNARTE de Regência Coral e nos Festivais de Música de Goiás e Londrina. Como compositor, tem peças publicadas pela FUNARTE e Gentry Publications/Hal Leonard (EUA). Estreou obras de importantes compositores, destacando-se Eli-Eri Moura, Reginaldo Carvalho e Danilo Guanais. Seus artigos estão publicados no Choral Journal, Per Musi, Musica Hodie, ICTUS, Opus e European Review of Academic Studies. Foi membro do Conselho de Cultura da Paraíba (2011-2013). Atualmente, é professor nos cursos de graduação (UFCG) e pós-graduação (Mestrado em Música UFPB), Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Campina Grande, regente do Coro de Câmara de Campina Grande e presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros - ABRACO.
Natural de Curitiba/PR, foi professor em diversas instituições sempre com as cadeiras de violão, harmonia, contraponto, arranjos vocais, regência e principalmente canto coral. Possui alguns livros editados (Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Musas Editora, Editora da UFPR e Titivilus - PE) e quatro volumes de Arranjos Vocais que podem ser baixados no site http://sergiodeslandes.art/ Gravou os CDs: “Liberdade” com Madrigal da Madrugada (2002), e, de composições próprias, o balé “Os Ipês”(2008), “Só eu sei quanto custou”(2015) e “Eixo” (2017). Em 2008 concluiu seu Mestrado em Composição Musical na UFBA e em 2015 o Doutorado em Regência, na mesma instituição. Atualmente, é professor de Composição e Regência Coral na UFPE e integrante do “Tapioca de Shark - Trio de Violões”.