I ENCONTRO INTEGRADO DOS CURSOS DIGITAIS DO UNIFSM

Faça sua inscrição
De 20 a 21 de setembro Todos os dias das 08h00 às 18h00

Sobre o Evento

O 1º Encontro Integrado dos Cursos Digitais do UNIFSM abordará o tema "Desafios da equipe multidisciplinar da pessoa com TEA", promovendo um debate rico e aprofundado sobre as complexidades do atendimento a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. A partir de casos reais e experiências de profissionais da área, o evento buscará identificar os principais desafios enfrentados pelas equipes multidisciplinares, além de apresentar soluções inovadoras e estratégias para otimizar o atendimento e promover a inclusão social das pessoas com TEA.

Palestrantes

  • Honória Honorato de Souza Neta
  • Ana Kílvia Mendes Vieira Queiroga
  • Patrícia Duarte
  • Francisco Uélison da Silva
  • Fernanda Bezerra Trigueiro
  • Sarah Yasmin Silva Pereira
  • Jamires Monteiro de Andrade
  • Francisca Jorge de Sousa Gomes
  • Antonio Wilson Junior Ramalho Lacerda

Programação

18h00 - Ana Kílvia Mendes Vieira Queiroga, Honória Honorato de Souza Neta, Patrícia Duarte Desafios da equipe multidisciplinar da pessoa com TEA Mesa-redonda
Desafios da equipe multidisciplinar da pessoa com TEA
Local: Auditório Paula Elizabeth

Profissionais de diferentes áreas se reunirão para compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os desafios do trabalho em equipe multidisciplinar no contexto do TEA. A mesa redonda será um espaço para troca de ideias, aprendizado e construção de soluções inovadoras para promover a qualidade de vida das pessoas com TEA.

08h00 - Fernanda Bezerra Trigueiro COMO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA A ABA PODE CONTRIBUIR PARA A FONOAUDIOLOGIA Minicurso
COMO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA A ABA PODE CONTRIBUIR PARA A FONOAUDIOLOGIA
Local: Sala de aula

Prof.ª. Fernanda Bezerra Trigueiro

Fonoaudióloga

Especialista na análise do comportamento e linguagem

Mestranda em ciências da educação

Especialista em TEA

Este minicurso explora como a ABA pode ser aplicada na fonoaudiologia para promover o desenvolvimento de habilidades de comportamento verbal e linguagem. Serão abordados princípios como reforço e modelagem, com foco em estratégias para melhorar a comunicação em indivíduos com transtornos de desenvolvimento, como o autismo. Voltado para fonoaudiólogos e estudantes, o curso oferece uma abordagem interdisciplinar para otimizar os resultados terapêuticos.

08h00 - Francisca Jorge de Sousa Gomes COMO ELABORAR UM PEI PARA UM ALUNO COM AUTISMO Minicurso
COMO ELABORAR UM PEI PARA UM ALUNO COM AUTISMO
Local: Sala de aula

Prof.ª Francisca Jorge de Sousa Gomes

Esp. Em psicopedagogia, neuropsicopedagogia, ABA pra intervenção em TEA e Libras pelo IFPB

Este minicurso oferece um guia prático para a elaboração de um Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com autismo. Os participantes aprenderão a identificar as necessidades específicas do aluno, definir metas educacionais realistas e desenvolver estratégias eficazes de intervenção. O curso abordará a importância da colaboração entre profissionais, família e escola, visando um atendimento inclusivo e personalizado. Voltado para educadores, profissionais de saúde e familiares, o minicurso proporciona ferramentas para criar um PEI que promova o desenvolvimento integral do aluno com autismo.

08h00 - Francisco Uélison da Silva LIBRAS - A VERBALIZAÇÃO DO PENSAMENTO ATRAVÉS DAS MÃOS. Minicurso
LIBRAS - A VERBALIZAÇÃO DO PENSAMENTO ATRAVÉS DAS MÃOS.
Local: Sala de aula

Francisco Uélison da Silva
Graduado em Filosofia, Letras/Libras e Teologia
Especialista em Filosofia Clínica, Educação e Inclusão, Tradução Interpretação Libras/Português/Português/Libras e Gestão Escolar
Mestre em Educação

08h00 - Antonio Wilson Junior Ramalho Lacerda ZELO PELO DIREITO DA CRIANÇA - CONHECER O DIREITO DAS CRIANÇAS, ASSIM COMO OS DEVERES DA FAMÍLIA E ESCOLA, PROMOVENDO A PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA. Minicurso
ZELO PELO DIREITO DA CRIANÇA - CONHECER O DIREITO DAS CRIANÇAS, ASSIM COMO OS DEVERES DA FAMÍLIA E ESCOLA, PROMOVENDO A PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA.
Local: Sala de aula

Antonio Wilson Junior Ramalho Lacerda

Formação Acadêmica
Mestrado em Sistemas Agroindustriais
Universidade Federal de Campina Grande — Concluído em 22 de novembro de 2019

Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - FAFIC — Concluído em 21 de junho de 2013

Licenciatura Plena em Pedagogia
Faculdade Intervale — Concluído em 09 de abril de 2021

Pós-Graduações
Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Faculdade Intervale — Concluído em 15 de setembro de 2022

13h00 - Jamires Monteiro de Andrade A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Minicurso
A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Local: Sala de aula

Prof.ª. Jamires Monteiro de Andrade

Licenciada - Geografia UFCG

Pedagoga - FASP;

Especialista em: Planejamento e Gestão Educacional - FASP;

Mestranda Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) – UFCG

(em andamento).

13h00 - Sarah Yasmin Silva Pereira A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL PARA O TEA Minicurso
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL PARA O TEA
Local: Sala de aula

Sarah Yasmin Silva Pereira

Carregando área de inscrição

Local

UNIFSM, 58900-000, BR 230, Cristo Rei, Cajazeiras, Paraíba
Ver no mapa

Organizador

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTA MARIA

Intituição de Ensino superior Privada.