“O que você quer ser quando envelhecer?” É com esta provocação e o objetivo de promover diálogo e reflexão sobre a importância das aprendizagens ao longo da vida, que a Inventividade realiza o seu I Encontro, de 26 a 29 de setembro, das 16h às 20h, totalmente online.
?O evento da Inventividade traz na Semana do Idoso discussões e eixos dos processos de aprendizagens nas áreas: Cultura e Criatividade; Famílias e Saúde; e Empreendedorismo. “Há várias áreas que têm um impacto mais direto na vida das pessoas idosas, para além de previdência social e limitações motoras. Para nós, o que prevalece é a capacidade de aprendermos e proporcionarmos uma transformação. Pensamos o evento focando muito na aprendizagem ao longo da vida e por isso a escolha do tema: O Que Você Quer Ser Quando Envelhecer?”, pontua Maria Isabel Carvalho, uma das idealizadoras da Inventividade.
Painel: Envelhecimento no Brasil – Panorama Atual e Perspectivas Abertura · Maíza Neville, Marcela Mary José da Silva, Marta Lopes Pontes Caldas
Apresentação Musical Abertura · Angélica Souto
Aprendizagens, Famílias e Saúde - Mesa: Saúde Integral – Preparo e Vivência de um envelhecimento ativo e saudável – Uma visão geral dos diferentes envelhecimentos no Brasil. Mesa Temática · Gabriel Teixeira, Kathia Rabelo, Louisa Huber, Tatiane Melo
Yoga do Riso Oficina · Rejane Cerqueira
Supera - Ginástica para o Cérebro Oficina · Mário Guimarães
O Papel do Cuidador - Painel: Experiência de Formação de Cuidadores Painel · Jacilene Trindade, Norma Rangel
Aprendizagens, Cultura e Criatividade - Palestra: Novas possibilidades de se dar existência Palestra · Romero Magalhães
Aprendizagens, Cultura e Criatividade - Cases: A Inventiva Idade Estudo de Caso · Angêlo Márcio, Climene Camargo, Emanoel Magalhães, Normélia Diniz
LilahDrama Oficina · Antônia Lúcia
Oficina: Dentro da gente - Memórias afetivas vêm possibilitar novas representações Oficina · Nilvane Machado
Aprendizagens e Empreendedorismo - Relatos de Experiência Relato de Experiência · Ary Filler, Zarinha Martins
Aprendizagens e Empreendedorismo - Cases: A Inventiva Idade Estudo de Caso · José Ricardo Temóteo, Lelo Filho
Aprendizagens e Empreendedorismo - Debate Debate
Serenatas Poéticas Oficina · Jane Carvalho
Oficina: A música em nós Oficina · Angélica Souto
Encerramento Encerramento
Esgotamos as vagas! Gratidão a todas e todos!
Não conseguiu se inscrever mas quer acompanhar??? Entra no nosso youtube: https://www.youtube.com/inventividade
Esperamos vocês!!!
PROGRAMAÇÃO
26/09 Abertura
16:00 – 18:15 - Painel - Envelhecimento Saudável – Panorama Atual e Perspectivas
- Marta Caldas (ANG);
- Marcela Mary Silva (UFRB);
- Maíza Neville (Damicos);
Mediação: Equipe Inventividade
18:15 – 19:00 - Apresentação Musical
Angélica Souto e Kleber Aguiar
27/09 Aprendizagens, Famílias e Saúde
16:00 – 18:00 - Mesa – Saúde Integral – Preparo e Vivência de um envelhecimento ativo e saudável – Uma visão geral dos diferentes envelhecimentos no Brasil.
- Gabriel Teixeira - Psicólogo
- Kathia Rabelo - Assistente Social
- Louisa Huber - Especialista em Medicina Tradicional Chinesa
- Tatiane Melo - Nutricionista
Mediação: Ana Cláudia Freitas
18:00 – 19:00 Oficinas de Parceiros
Supera – Ginástica para o Cérebro (Mário Guimarães);
Yoga do Riso (Rejane Cerqueira)
19:00 – 20:00 - Painel – O Papel do Cuidador – Experiência de Formação de Cuidadores
- Jacilene Trindade - Assistente Social
- Norma Rangel - Ativista da Longevidade.
28/09 - Aprendizagens, Cultura e Criatividade
16:00 – 19:00 - PAINEL
Palestra – Novas possibilidades de se dar existência
- Romero Magalhães - Psicólogo
Cases – A Inventiva Idade:
- Um Casal fora da Caixa (Marisa e Paulo)
- A Arte não tem Idade (Poder Grisalho)
- E a vida segue Bem Vivida (Climene Camargo; Normélia Diniz)
Debates
Mediação: Jane Carvalho
19:00 – 20:00 Oficinas de Parceiros
Lilahdrama – um convite à brincadeira de Deus (Antônia Lúcia)
Dentro da gente - Memórias afetivas vêm possibilitar novas representações (Nilvane Machado)
29/09 - Aprendizagens e Empreendedorismo
16:00 – 18:00 - PAINEL - Empreendedorismo na Maturidade
Relato de Experiência
- Ary Filler (Coletivo “Trabalho60Mais” - SP )
- Zarinha Martins (MG)
Apresentação de Cases
- Cia Baiana de Patifaria (Lelo Filho)
- Inclusão Digital (Ricardo Temóteo)
Debates
Mediação: Maria Isabel Carvalho
18:00 – 19:00 - Oficinas de Parceiros
- Serenatas Poéticas – Expressão pela Poesia (Jane Carvalho)
- A Música em Nós – Compondo a minha música, trazendo a minha voz (Angélica Souto)
19:00 – 20:00 - Apresentações
Encerramento do Evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Promovemos conexão, com respeito, autonomia e expressividade. Buscamos mostrar nossas habilidades e compartilhá-las com os outros. Somos reconhecidas e aceitas por quem nós somos, através de uma rede de apoio segura. Cocriamos projetos, ações e atividades com pessoas que (se) inovam, que querem vivenciar novas experiências e saberes. Queremos mudar, evoluir, transformar esta realidade dura que estamos todos inseridos, mas de forma cuidadosa e motivadora. Somos mestres e mestras de nós mesmos, durante toda uma vida, que começou há muito tempo e que começa a cada minuto. Valorizamos o simples e o comum; mas não somos simplistas! Somos ricas, cheias de vida, de essência, de saberes, vivências e experiências, para dividir e, assim, poder crescer e multiplicar. Deixamos legado e buscamos reconhecer e dar vez e voz a todos aqueles que desejam.
Assistente Social, Docente da UFRB, Coordenadora do GTENPO - Grupo de Trabalho de Envelhecimento Populacional e do GTSSEDU - Grupo deTrabalho de Serviço Social na Educação. Especialista nas áreas de Gerontologia (UFBA), Educação (UNEB) e Serviço Social (UNB). Estudiosa e pesquisadora nos seguintes temas: direitos, envelhecimento, políticas públicas, formação profissional, educação e saúde pública e Projeto Ético Político. Atualmente é docente do CAPACITASUAS- BA.
Marta Lopes Pontes Caldas, Assistente Social, Gerontologa atuando em diversas áreas gerontologicas, professora universitária, assessora para políticas públicas para população idosa, membro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, atual presidente da Associação Nacional de Gerontologia Seção Bahia .
Consultora
Facilitadora da Oficina: A Música em Nós – Compondo a minha música, trazendo a minha voz
Ativista pelos direitos humanos, com atuação por quase três décadas na defesa dos direitos da população LGBTQIA+ atuou por dois mandatos no Conselho Estadual LGBT, esteve como Coordedor Estadual de Políticas LGBT na SJDHDS. É psicólogo com atuação no campo da Psicologia Social e Psicoterapeuta. Especialista en Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFBA. Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela UNEB. Sud-Coordenador Estadual da Rede Brasileira de Educadores em Direitos Humanos - REBEDH.
Assistente Social
Mestra em Saúde Coletiva ISC-UFBA, Enfermeira, feminista. Especialista em Medicina Tradicional Chinesa–MTC, Instrutora de Qi Gong pelo IBRAPEQ. Massoterapeuta, Reflexoterapeuta Podal, Reiki Xamanico, Arteterapeuta Jungiana. Longa experiência de trabalho com grupos: trabalhadoras rurais, parteiras tradicionais, mulheres indígenas, mulheres negras, mulheres de terreiros de matriz africana, profissionais de saúde no Brasil, Haiti, México, Suíça e França.
Atendimento individual há mais de 25 anos.
Voluntaria no Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares do Hospital das Clínicas - UFBA. Cofundadora do Coletivo de Autocuidado e Cuidado entre Defensoras de Direitos Humanos
Doutoranda em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP/SP. Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Especialista em Nutrição Clínica sob a forma de Residência pela UFBA/SESAB. Nutricionista (UFBA). 12 anos atendendo Idosos em todos os níveis de complexidade e 7 anos de experiência como Nutricionista Clínica assistencial em UTI. Colaboradora do Centro de Estudos e Intervenção na Área de Envelhecimento-CEIAE/UFBA. Cuidadora de Idoso por 7 anos.
Facilitador da Oficina: Supera - Ginástica para o Cérebro
Facilitadora da Yoga do Riso
Mestra em enfermagem e saúde pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2020. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1999) e Especialização em Saúde Pública pela Faculdade São Camilo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em políticas sociais, saúde pública, Terceira Idade, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, envelhecimento e educação continuada em saúde, perícia social, saúde mental, saúde da mulher princípios éticos da prática profissional.
Conselheira do Grande Conselho Municipal do Idoso (SP- capital), Coordenadora do Forum da Pessoa Idosa de Vila Mariana/ Vila Clementino.
Criou o projeto NOVO D+ PARA SER VELHO para pesquisar e divulgar as demandas, propostas e oportunidades criadas a partir da Revolução da Longevidade. Está desenvolvendo o projeto de Moradia Colaborativa, Acolhedora e Sustentável : MORADIA & LONGEVIDADE para um envelhecimento ativo e saudável.
Na pandemia criou o projeto Corrente Sénior do Bem (ligações telefônicas diarias) para que as pessoas que moram sozinhas não se sintam solitárias. E está elaborando um novo Projeto a se divulgado o em breve: "Moradas em Rede".
Atualmente Participa de vários Movimentos em prol do envelhecimento ativo (Trabalho 60+, Lab60+) e acrescentou ao seu Ativismo a divulgação da Importância da Participação Social do Idoso, na construção de um envelhecimento ativo, sadio e Digno para todos.
Tem interesses e estudos na área do Amadurecimento, Uso Abusivo de Substâncias, Psicoterapia de Adultos, Identidade e Modos de Inventar a Existência.
Graduacao: Licenciado em Educação Física - FSBA
Bacharel em Educação Física - FSBA
Pós – graduação Lato sensu - Trein físico para a 3ª idade
CREF - 011236
Licenciatura em Dança; Especialista em Estudos Pós - Graduação Lato Senso - Contemporâneas em Dança UFBA; Pós - Graduação Stricto Senso Mestre em Dança – UFBA; Professor de Artes Município de Lauro de Freitas Contato:(71)992590411 E-mail:emanoelmagalhaes499@hotmail.com
Graduada em Enfermagem pela Faculdade Adventista de Enfermagem; cursou mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; doutorado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo; Pós- Doutorado em Sociologia da Saúde na universidade René Descartes/ Sorbonne- Fr. Atualmente é professora Titular da Escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Criança e do Adolescente; Violência e Saúde da População Negra. Coordena o Grupo de Estudos da Saúde da Criança e Adolescente -Grupo Crescer.
Possui graduação em Graduação pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (1974), graduação em Habilitação em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1987) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, violência, violência doméstica, violência de gênero e violência conjugal.
Nilvane Machado, nascida em 21 de novembro de 1957 na cidade de Boquira- Bahia, na Chapada Diamantina. Muito cedo saí da cidade natal para estudar, onde formei como assistente social, especializei em Administração e Psicologia Social Pichoniana.
Há alguns anos, a fotografia entrou em minha vida como ferramenta de trabalho e avançou na possibilidade de me reconhecer nos registros que faço. A fotografia pode mostrar caminhos na elaboração de processos do nosso mundo interno e vem ser um aporte à promoção da saúde mental. As imagens despertam percepções e sensações cinestésicas que podem ancorar significados, traduzindo o que está intrínseco na minha caminhada.
Facilitadora da oficina Lilahdrama – um convite à brincadeira de Deus
Paulistano, 62 anos, casado, com 1 filho. Atuou como cineasta e empresário; atualmente é um dos colaboradores do Coletivo "Trabalho60mais" e se propõe a:Insights Inusitados........... Conexões Vigorosas........ Polinização Sistêmica...... Sincronicidade 24X7......... Desafios Prazerosos......... Facilitação de Fluxos........ Humor Quântico !!!
Empreendedora; Mentora; Professora; Escritora
Ator, autor e diretor. Desde 1982, atuou em textos de Nelson Rodrigues, Bocaccio e Dan Goggin sob direção de Wolf Maya, Luiz Marfuz e Fernando Guerreiro. Em 87 criou a Cia Baiana de Patifaria (Abafabanca, A Bofetada, 3 em 1, Noviças Rebeldes, A Vaca Lelé, Capitães da Areia, Siricotico e Fora da Ordem), com apresentações em todo Brasil e no circuito off-Broadway em NY. No cinema atuou em O Pai do Rock, de José Araripe Júnior, e em Tieta do Agreste.
Pedagogo com especialização em Gerontologia. Facilita o aprendizado de tecnologias digitais desde 1997 na Universidade Sem Fronteiras atendendo a pessoas 50+. Trabalha com inclusão digital de idosos de baixa renda no Instituto Ser Amado. Criador do Método Néctar de Inclusão Digital. Representou o Brasil em um congresso internacional no Canadá, em 2000. Autor de livros didáticos.
Pedagoga, Especialista em Psicologia Social de fundamentação pichoniana e Metodologias do Ensino Superior; Especialização em Gerontologia (em andamento);
Arte-Educadora - Criadora e Docente do Teatro Operativo – oficina de Teatro realizada em diversos âmbitos deste 2000