O Instituto Viktor Frankl promove o I Encontro Mineiro de Logoterapia e Análise Existencial para pensar o que nos conecta, desconecta e pode reconectar ao sentido da vida, a partir da beleza de sermos únicos e irrepetíveis. Em um mundo cada vez mais hiperconectado, tecnológico, polarizado, hedonista, marcado pela fluidez das fronteiras de tempo e espaço e a virtualidade das relações, buscamos compreender:
Como as vias régias de realização de valores e sentidos na vida – trabalhar, amar e sofrer – podem curar as patologias do espírito de nossa época?
Os desafios dessa e outras questões na sociedade do cansaço e do desempenho, de amores líquidos e patologização do sofrimento são diversos e confrontam logoterapeutas a responderem no diálogo com diversos campos do saber e âmbitos de aplicação da Logoterapia: social, jurídico, educacional, laboral, além da clínica.
Para abordar temas atuais e relevantes, compartilhar experiências e integrar novos saberes e valores a nossa prática, o evento contará com a participação de profissionais de todo o país em mesas-redondas, logo talks e espaços dialogados. Esperamos assim contribuir para consolidar a Logoterapia e Análise Existencial (LAE) como uma abordagem psicoterápica capaz de responder eficazmente à pandemia da falta de sentido dos modos de existir e coexistir no mundo atual, ao nos interrogar sobre o que a vida quer de cada logoterapeuta e de cada ser humano em sua própria singularidade e também da situação vivida.
"Cada vez mais as pessoas têm meios para viver, mas não tem uma razão para viver." (Viktor Frankl)
* A Logoterapia e Análise Existencial (LAE), Terceira Escola Vienense de Psicoterapia (antecedida pela Psicanálise de Freud e a Psicologia Individual de Adler), baseia-se na vontade de sentido como motivação inata ao homem em sua busca pelo sentido da vida. Viktor Emil Frankl, doutor em medicina e filosofia, neurologista e psiquiatra da Universidade de Viena, foi prisioneiro nos campos de Therezin, Auschwitz e Dachau, comprovando em meio aos horrores do holocausto os fundamentos da LAE. Mesmo diante de tamanho sofrimento, Frankl conseguiu olhar para as pessoas a sua volta e perceber nelas algo além dos instintos pela busca de prazer e evitação da dor, identificando entre aqueles que não se entregavam aos fios de alta-tensão, um “para quê” e “para quem” viver esperando por eles lá fora.
Este encontro visa divulgar a Logoterapia e Análise Existencial em Minas Gerais no que tange à sua base epistemológica, bem como a multiplicidade de possibilidades dos campos de atuação do Logoterapeuta.
Também se propõe à divulgação do Instituto Viktor Frankl e da Clínica Logos como espaços de contribuição social da Logoterapia ao homem do mundo, ainda muito necessitado de encontrar seu caminho rumo a uma vida plena de sentido.