ATENÇÃO!!!
Os certificados estarão disponíveis para download a partir do dia 21.11.2020. Lembrando que para ter direito ao certificado é necessário ter preenchido pelo menos 1 dos 10 formulários de presença que foram liberados durante o evento.
IMPORTANTE!!!
Seguem os Links de acesso a programação de hoje 07/11:
DIA 07/11 – TARDE
14:15 às 15:15 -Palestras
SALA BABAÇU:As complexas e dinâmicas necessidades em saúde, e o trabalho interprofissional para seu enfrentamento.
Palestrante: Prof. Dra. Jaqueline Alcântara. (UFSCar).
SALA JUÇARA:Trabalhadores do SUS como corresponsáveis e protagonistas da integração ensino/serviço.
Palestrante: Prof. Dra. Sara Fiterman Lima (UFMA).
SALA BACURÍ:A hesitação vacinal durante a pandemia pela COVID 19: como a colaboração pode mudar essa realidade?
Palestrante: Prof. Dra. Telma Maria Evangelista de Araújo (UFPI).
https://www.youtube.com/watch?v=T_gl2LDVtK0
15:30 ÀS 15:45 – INTERVALO
15:45 ÀS 17:00 – Atividade Cultural (SALA PRINCIPAL)
Concurso: Encontros entre arte, saúde e práticas colaborativas
16:00 às 16:30 – Apresentação dos trabalhos premiados.
16:30 ÀS 17:00 - Encerramento
NOTÍCIAS
O período para submissão de trabalhos científicos foi PRORROGADO para até dia 27/10/2020.
Vivemos atualmente importantes desafios para o trabalho em saúde, pois os problemas e necessidades da população se mostram cada vez mais complexos, exigindo para seu enfrentamento uma mudança de paradigmas nos serviços de saúde.
Muitos desses desafios estão relacionados diretamente as características das graduações em saúde, onde a formação costuma acontecer de forma isolada, não preparando para uma prática integrada e colaborativa.
Nessa lógica, docentes e profissionais de saúde, em sua maioria, receberam uma formação disciplinar e uniprofissional, interferindo na maneira como desempenham suas atividades. Como consequência tende-se uma baixa resolutividade em saúde, preconceitos, hierarquias, estigmas profissionais, e elevados custos para famílias e sistemas de saúde.
A educação interprofissional por sua vez permite o desenvolvimento de uma aprendizagem compartilhada, com foco na atuação integrada em equipe, no reconhecimento da interdependência entre as diferentes profissões, e na busca de melhorias na prestação de serviços.
Para tanto, se faz necessário refletirmos sobre a educação interprofissional, dialogarmos sobre as práticas colaborativas como um caminho para o trabalho efetivo em equipe, tão caro e necessário para permitir uma assistência em saúde que coloque os usuários e suas necessidades na centralidade do processo.
Dessa forma, convidamos a todos para participar desse momento dialógico sobre interprofissionalidade e práticas colaborativas, cuidadosamente pensado e elaborado para permitir a integração entre diferentes profissões de saúde, potencializar as trocas de conhecimento e de experiências para vislumbrarmos melhores e mais efetivas práticas de saúde.
Atenciosamente,