O I Festival Internacional de Cidadania Digital é um evento organizado pelo Centro Internacional de Pesquisa Atopos e pela Plataforma para a Cidadania Digital (Cidig) com o objetivo de realizar uma rede de várias atividades on-line concentradas ao longo do mês de novembro (de 3 a 27 de novembro).
A rede de atividades prevê:
- Mesas redondas e palestras com importantes experts de diversas áreas do conhecimento, do Brasil e do mundo, para pensar os novos formatos da cidadania do terceiro milênio;
- Mesas redondas com empresas comprometidas com a cidadania digital;
- Wiki Cidadania: apresentações de 30 projetos de boas práticas de uso de tecnologias digitais para a cidadania;
- Roda de conversa: espaço para pensar e realizar soluções digitais a problemáticas comuns;
- Um congresso acadêmico internacional multidisciplinar;
- Espaço de arte para a cidadania digital: machine arte, big data, algoritmos e arte não-humana;
- Lançamento de uma plataforma para a formação a cidadania digital;
- Lançamento de um manifesto internacional para a cidadania digital;
- Lançamento da coleção de livros sobre a temática da cidadania digital produzida pela Paulus Editora;
- Workshop para alfabetização digital para crianças.
Convidados
O evento conta nomes de peso nacional e internacional. Acompanhe logo adiante. Sempre confira a programação, que está sujeita a alteração.
Objetivos
Com esta diversidade de atividades, o festival busca reunir anualmente os principais experts sobre a temática da cidadania digital, além de representantes de empresas, do terceiro setor e da sociedade civil, para compartilhar experiências e debater o futuro da cidadania no terceiro milênio.
Público
Com as atividades remotas, o evento espera atingir públicos diversos. Além do acadêmico (como estudantes, pesquisadores e professores), o festival visa alcançar as novas gerações de jovens internautas que buscam compreender o mundo conectado em que vivemos. Empresas e integrantes do terceiro setor, interessados nos impactos, dinâmicas e oportunidades advindas das novas tecnologias digitais, também fazem parte do público-alvo.