Congresso Internacional Online dos Esportes da Mente   VI Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar”

Congresso Internacional Online dos Esportes da Mente VI Simpósio “O Xadrez como Inclusão Escolar”

Etapa I - Festival Internacional dos Esportes da Mente

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De 24 a 28 de novembro Todos os dias das 14h00 às 18h00
Evento online Clique aqui

Sobre o Evento

TRANSMISSÕES DOS EVENTOS

(Copie o link e acesse no seu navegador).

VÍDEO DE ABERTURA

https://www.youtube.com/watch?time_continue=3126&v=_nT90O1PWFs&feature=emb_logo

PROGRAMAÇÃO DAS TRANSMISSÕES ON LINE DOS JOGOS DE GAMÃO

RODADA 01 - DIA 24/11 - https://www.youtube.com/watch?v=WUzWAuCHhOw

RODADA 02 - DIA 25/11 (VÍDEO 01) - https://www.youtube.com/watch?v=nX8IRaiAXtQ

RODADA 02 - DIA 25/11 (VÍDEO 02) - https://www.youtube.com/watch?v=8B1bRntF5gE&feature=youtu.be

PROGRAMAÇÃO DAS TRANSMISSÕES ON LINE DO XADREZ

Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online - DIA 26/11 - 08 AS 12 - https://youtu.be/Eys2u2fC5g0

Programação

18h00 O Campeonato Sul-americano de Gamão (Backgammon) Competição
O Campeonato Sul-americano de Gamão (Backgammon)
Local: https://heroes.backgammonstudio.com

Forma de Disputa:

Simples eliminatória:

Igual ao Mata Mata, todos os jogos na plataforma Heroes

W.O. Será aplicado ao vencedor quando o perdedor não puder jogar, usaremos um grupo para combinarem seus jogos e o prazo estabelecido podem ser uma ou duas partidas por noite (dás 18:00 as 24:00), entretanto o prazo máximo para o 2° jogo, será de no máximo 60 minutos, no período de 24 até 28 de novembro 2020

No 1° dia 24/11/20 São 128 Inscritos na 1° Fase, cada fase elimina 50% dos atletas e as partidas sai de 11 pontos.

No 2° dia 25/11/20 são 64 2° Fase, elimina 50%. Partidas de 11 pontos. Prazo das 18:00 as 24:00.

No 3° dia 26/11/20 são 32 3° Fase elimina 50%, são 16 4° Fase oitavas de finais e até aqui partidas de 11 pontos. Prazo das 18:00 as 24:00.

No 4° dia 27/11/20, 5° Fase 08 classificados jogos de 13 pontos, São 4 6° Fase semifinais partidas de 15 pontos, dás 18:00 as 24:00.

No 5° dia 28/11/20 são 4 7° Fase FINAL 2 Gamonistas em uma partida de 21 pontos e na disputa de 3° e 4° partida de 17 pontos dás 18:00 as 24:00.

A comissão de organização e arbitragem, será composta pelos seguintes tutores;

1) Ricardo Ramirez;
2) Luciano Jorge;
3) Mestre Quirino;

18h00 Abertura Abertura
Local: Link será divulgo em breve

Abertura solene do I Festival dos Esportes da Mente

18h00 O Campeonato Sul-americano de Gamão (Backgammon) Competição
O Campeonato Sul-americano de Gamão (Backgammon)
Local: https://heroes.backgammonstudio.com

Forma de Disputa:

Simples eliminatória:

Igual ao Mata Mata, todos os jogos na plataforma Heroes

W.O. Será aplicado ao vencedor quando o perdedor não puder jogar, usaremos um grupo para combinarem seus jogos e o prazo estabelecido podem ser uma ou duas partidas por noite (dás 18:00 as 24:00), entretanto o prazo máximo para o 2° jogo, será de no máximo 60 minutos, no período de 24 até 28 de novembro 2020

No 1° dia 24/11/20 São 128 Inscritos na 1° Fase, cada fase elimina 50% dos atletas e as partidas sai de 11 pontos.

No 2° dia 25/11/20 são 64 2° Fase, elimina 50%. Partidas de 11 pontos. Prazo das 18:00 as 24:00.

No 3° dia 26/11/20 são 32 3° Fase elimina 50%, são 16 4° Fase oitavas de finais e até aqui partidas de 11 pontos. Prazo das 18:00 as 24:00.

No 4° dia 27/11/20, 5° Fase 08 classificados jogos de 13 pontos, São 4 6° Fase semifinais partidas de 15 pontos, dás 18:00 as 24:00.

No 5° dia 28/11/20 são 4 7° Fase FINAL 2 Gamonistas em uma partida de 21 pontos e na disputa de 3° e 4° partida de 17 pontos dás 18:00 as 24:00.

A comissão de organização e arbitragem, será composta pelos seguintes tutores;

1) Ricardo Ramirez;
2) Luciano Jorge;
3) Mestre Quirino;

08h00 Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online (nascidos após 31 de dezembro de 2007) Competição
Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online (nascidos após 31 de dezembro de 2007)
Local: https://www.chess.com/home

Art. 1º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente – Modalidade Xadrez - é uma competição que tem por objetivo incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como amizade, cooperação, disciplina, ética, inclusão, integração, participação, respeito mútuo, solidariedade e superação. A competição será destinada a todos os profissionais e simpatizantes do meio enxadrístico.

Art. 2º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente é um evento gratuito, promovido e realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar.

Art. 3º – À Confederação Brasileira de Xadrez Escolar compete:

  • Organizar e dirigir o torneio;
  • Divulgar links de acessos e conferir informações passadas pelos competidores.

Art. 4º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2020.

No dia 26/11/2020 serão realizadas a Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online, a Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online e a Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

No dia 27/11/2020 serão realizados o Campeonato Intercontinental de Xadrez Online e o Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

Art. 5º – As inscrições deverão ser realizadas por meio deste site.

Parágrafo único – A partir do ato de inscrição, os pais e/ou responsáveis autorizam a participação dos seus respectivos dependentes nesta competição.

Art. 6º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será disputado nos seguintes torneios:

  • 1) Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online (nascidos após 31 de dezembro de 2007);
  • 2) Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007);
  • 3) Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003);
  • 4) Campeonato Intercontinental Categoria Livre de Xadrez Online (aberta para todas as faixas etárias);
  • 5) Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online (participantes regularmente matriculados no ensino superior e especializações, professores e servidores).

Art. 7º A competição será regida pelas regras da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, bem como por suas diretrizes, onde houver aplicabilidade, sobrepostas pelas adaptações gerais da plataforma de jogos online para o xadrez padrão, salvaguardadas as disposições do presente Regulamento.

Art. 8º As partidas serão realizadas online, na plataforma do Chess.com e o gerenciamento da competição estará condicionado aos recursos e ferramentas da plataforma.

Art. 9º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar será disputado em partidas relâmpago. O ritmo de jogo será de 5 minutos para cada jogador com incremento de 2 segundos por lance efetuado.

Art. 10º – Adotar-se-á o Sistema Suíço de Emparceiramento e o número de rodadas para cada campeonato será de 09 rodadas.

Art. 11º – Os critérios de desempate utilizados serão da plataforma Chess.com, bem como a disposição da classificação final. Excetuando-se quando tiverem dois ou mais jogadores com 100% de aproveitamento. Neste caso serão convidados a participar de uma partida extra com sorteio de cores.

Art. 12º – Todos os jogadores deverão ter conta no Chess.com, com o mesmo nome de usuário informado em sua inscrição, e foto de perfil do jogador.

Parágrafo único – A fim de que possa participar da competição o jogador receberá o link para que possa se tornar membro do clube e assim participar do torneio. É de inteira responsabilidade do jogador solicitar entrada no clube após recebimento do link.

Art. 13º – Os participantes deverão acessar suas contas e entrarem no torneio até o início no horário estabelecido.

Parágrafo único – Não haverá tolerância de atraso e o jogador não poderá entrar após o início da primeira rodada.

Art. 14º – É de inteira responsabilidade do participante quaisquer situações de queda de conexão. Havendo queda de conexão o jogador poderá retornar para a partida antes que se caracterize como abandono da mesma. Podendo o jogador participar da rodada seguinte, desde que consiga acessar novamente o torneio.

Art. 15 – O jogador que se retirar da competição, caracterizando abandono de torneio, deverá apresentar justificativa aos organizadores. Após avaliação, poderá sofrer sanções cabíveis.

Art.16 – Durante as partidas, o jogador se comprometerá em valorizar o fair play e adotar as seguintes diretrizes do Torneio Escolar de Xadrez Online:

  • Não fazer uso de softwares de análises ou módulos de finais;
  • Não receber auxílio de outro ou deixar que outro jogue a partida;
  • Não dirigir, a qualquer momento, palavras grosseiras ao adversário.

Parágrafo único – Durante o torneio os organizadores estarão observando as partidas e se constatada a ajuda de qualquer fator externo, o jogador será imediatamente retirado do torneio e considerado impossibilitado de participar de eventos futuros. Todas as denúncias serão avaliadas pelas ferramentas do Chess.com.

Art. 17º – Serão distribuídas premiações iguais para todos os campeonatos:

  • 01 Jogo de xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte), um relógio de xadrez analógico Jaehrig e chaveiro para o campeão de cada campeonato;
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) mais um chaveiro para as três melhores colocadas femininas.
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) e chaveiro do segundo ao décimo colocados de cada campeonato.

Parágrafo Único – As premiações não são cumulativas e o participante que obter premiação, deverá entrar em contato com a organização, afim de informar o endereço para envio da premiação.

Art. 18º – Um protesto somente poderá ser apresentado pelo jogador ao final do torneio e, sempre que possível, o reivindicante deverá apresentar registros de imagens que justifiquem o protesto.

Parágrafo único – A Comissão Organizadora é soberana em suas decisões. O jogador que desacatar ou ofender a Comissão Organizadora, bem como algum adversário, poderá sofrer sanções tais como a suspensão ou exclusão de outros eventos.

Art. 19º – A Comissão Organizadora do evento não se responsabiliza por inscrições perdidas, apresentadas fora do prazo, incompletas, inválidas, dirigidas de forma incorreta ou que se apresentem confusas, as quais serão desqualificadas. Não se responsabilizará igualmente por qualquer atraso do participante ao cumprimento dos horários pré-estabelecidos à competição.

Art. 20º O direito de sons e/ou imagens dos jogadores e demais envolvidos na competição obtidos antes, durante e após a competição, poderá ser utilizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e por seus apoiadores a título de divulgação, sem fins comerciais, nos seguintes meios: revista ou livros, jornais, emissoras de rádio e televisão, outdoor, campanhas publicitárias, locais de competição, Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, Flickr, Twitch, entre outras mídias sociais a serem criadas.

Art. 21º – Todas as questões serão avaliadas segundo os critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e os participantes renunciam expressamente, ao aceitarem as regras deste campeonato, a qualquer questionamento sobre os critérios/regras adotados.

Art. 22º – Na existência de alguma situação não prevista, se necessário, a Organização poderá adicionar ou modificar alguma regra. Dessa forma, o regulamento e o formato da competição poderão sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Art. 23º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Dúvidas e informações

Rubem - 11 95605-3295

11h15 O Campeonato Online de Cubo Mágico Competição
O Campeonato Online de Cubo Mágico
Local: https://www.youtube.com/
SISTEMA DE DISPUTA - O LINK E COORDENADAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS E PÚBLICO SIMPATIZANTE, ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE OFICIAL DESTA CONFEDERAÇÃO CUBO MÁGICO - O Campeonato Online de Cubo Mágico será realizado do dia 26 de novembro à 26 de novembro de 2020, com início às 11:15 horas (horário de Brasília) e seguirá as regras básicas e as penalidades da World Cube Association (WCA), sendo adaptadas para o ambiente online, conforme as modalidades e quantidade de rodadas descritas no cronograma. O gerenciamento e a transmissão do evento ocorrerão totalmente de forma remota sem necessitar da locação de um espaço físico para a realização do mesmo. Os colaboradores gerenciarão o evento em Home Office, através da utilização de dispositivos eletrônicos. As Inscrições dos participantes serão feitas através de formulário eletrônico, Google Forms. Após isso, todos irão receber um código identificador exclusivo e, também serão inseridos em 2 grupos do WhatsApp, sendo um para interação dos competidores e outro para que Administradores mandem mensagens avisando sobre o cronograma e também para validação, se necessário, do tempo informado pelo participante que montou o cubo.

O Sistema de Disputa e Critério de Avaliação incluem os seguintes itens: melhor média geral com características específicas para cada uma das 19 diferentes modalidades e filtragem dos melhores que passarão para as próximas rodadas. Depois de estabelecidos os cronogramas e modalidades do campeonato, serão gerados os embaralhamentos e posteriormente enviados no grupo de WhatsApp dos Administradores por meio de um link de formulário com os embaralhamentos gerados e um campo para os competidores responderem em quanto tempo foi resolvido cada um. Os competidores tomarão seus tempos de acordo com a janela correspondente a cada uma das rodadas de cada uma das modalidades que estarão acontecendo. Para a marcação dos tempos, recomenda-se a utilização do csTimer (https://cstimer.net) ou de outro site/app específico para essa finalidade. Os competidores deverão iniciar o cronômetro sem encostar no cubo. Caso contrário, será aplicada a penalidade de 2 segundos no tempo final. Passam de rodada os melhores tempos de média truncada de 5 resoluções (ou 3, dependendo da modalidade) e o vencedor de cada modalidade será conhecido pela rodada final. Os participantes gravarão em vídeo todas as suas resoluções, a fim de evitar fraudes. Caso um resultado seja suspeito, por exemplo: tempo muito baixo e o competidor não tenha o vídeo comprovando sua veracidade, seu resultado será anulado. Será exigido vídeo de todos os competidores nas rodadas finais e em amostragem nas demais rodadas para fins de fiscalização pelos juízes e devidamente analisado e validado pelos delegados. Os vídeos deverão ser gravados sem corte, englobando desde a abertura do formulário até o envio dos tempos.

Ressaltando que todos os campeonatos terão inscrições abertas para toda a comunidade sem limite para o número de inscritos, sendo que só teremos o número de participantes após o término das inscrições. Datas para as inscrições está especificado no Cronograma de Execução.

Todas as categorias serão realizadas simultaneamente.

Os 19 eventos da modalidade de cubo mágico serão organizados pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar profissionais pertencentes ao seu quadro, onde os árbitros ficarão responsáveis pelo acompanhamento da competição no decorrer das rodadas, realizando análises em tempo real das partidas a fim de evitar que participantes se utilizem de meios ilícitos para benefício próprio. Sendo detectado possível irregularidade, o jogador poderá ser advertido, suspenso ou excluído dos quadros da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, observado o devido processo legal, em virtude de conduta ou procedimento contrário aos princípios que norteiam as atividades e normas de condutas contrárias ao espírito associativo, bem como as demais penalidades previstas no artigo 13º - Incisos III, V, VII parágrafo primeiro, parágrafo segundo do Estatuto Social da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar.
cronograma do evento
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1y-OarE-H0f-zHkB-u4Z9cSIVmMxos-uwhTwWsq1JXLg/edit?usp=sharing
Dúvidas e informações
rafael@cinoto.com.br
13h30 Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007) Competição
Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007)
Local: https://www.chess.com/home

Art. 1º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente – Modalidade Xadrez - é uma competição que tem por objetivo incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como amizade, cooperação, disciplina, ética, inclusão, integração, participação, respeito mútuo, solidariedade e superação. A competição será destinada a todos os profissionais e simpatizantes do meio enxadrístico.

Art. 2º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente é um evento gratuito, promovido e realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar.

Art. 3º – À Confederação Brasileira de Xadrez Escolar compete:

  • Organizar e dirigir o torneio;
  • Divulgar links de acessos e conferir informações passadas pelos competidores.

Art. 4º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2020.

No dia 26/11/2020 serão realizadas a Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online, a Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online e a Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

No dia 27/11/2020 serão realizados o Campeonato Intercontinental de Xadrez Online e o Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

Art. 5º – As inscrições deverão ser realizadas por meio deste site.

Parágrafo único – A partir do ato de inscrição, os pais e/ou responsáveis autorizam a participação dos seus respectivos dependentes nesta competição.

Art. 6º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será disputado nos seguintes torneios:

  • Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online (nascidos após 31 de dezembro de 2007);
  • 2) Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007);
  • 3) Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003);
  • 4) Campeonato Intercontinental Categoria Livre de Xadrez Online (aberta para todas as faixas etárias);
  • 5) Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online (participantes regularmente matriculados no ensino superior e especializações, professores e servidores).

Art. 7º A competição será regida pelas regras da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, bem como por suas diretrizes, onde houver aplicabilidade, sobrepostas pelas adaptações gerais da plataforma de jogos online para o xadrez padrão, salvaguardadas as disposições do presente Regulamento.

Art. 8º As partidas serão realizadas online, na plataforma do Chess.com e o gerenciamento da competição estará condicionado aos recursos e ferramentas da plataforma.

Art. 9º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar será disputado em partidas relâmpago. O ritmo de jogo será de 5 minutos para cada jogador com incremento de 2 segundos por lance efetuado.

Art. 10º – Adotar-se-á o Sistema Suíço de Emparceiramento e o número de rodadas para cada campeonato será de 09 rodadas.

Art. 11º – Os critérios de desempate utilizados serão da plataforma Chess.com, bem como a disposição da classificação final. Excetuando-se quando tiverem dois ou mais jogadores com 100% de aproveitamento. Neste caso serão convidados a participar de uma partida extra com sorteio de cores.

Art. 12º – Todos os jogadores deverão ter conta no Chess.com, com o mesmo nome de usuário informado em sua inscrição, e foto de perfil do jogador.

Parágrafo único – A fim de que possa participar da competição o jogador receberá o link para que possa se tornar membro do clube e assim participar do torneio. É de inteira responsabilidade do jogador solicitar entrada no clube após recebimento do link.

Art. 13º – Os participantes deverão acessar suas contas e entrarem no torneio até o início no horário estabelecido.

Parágrafo único – Não haverá tolerância de atraso e o jogador não poderá entrar após o início da primeira rodada.

Art. 14º – É de inteira responsabilidade do participante quaisquer situações de queda de conexão. Havendo queda de conexão o jogador poderá retornar para a partida antes que se caracterize como abandono da mesma. Podendo o jogador participar da rodada seguinte, desde que consiga acessar novamente o torneio.

Art. 15 – O jogador que se retirar da competição, caracterizando abandono de torneio, deverá apresentar justificativa aos organizadores. Após avaliação, poderá sofrer sanções cabíveis.

Art.16 – Durante as partidas, o jogador se comprometerá em valorizar o fair play e adotar as seguintes diretrizes do Torneio Escolar de Xadrez Online:

  • Não fazer uso de softwares de análises ou módulos de finais;
  • Não receber auxílio de outro ou deixar que outro jogue a partida;
  • Não dirigir, a qualquer momento, palavras grosseiras ao adversário.

Parágrafo único – Durante o torneio os organizadores estarão observando as partidas e se constatada a ajuda de qualquer fator externo, o jogador será imediatamente retirado do torneio e considerado impossibilitado de participar de eventos futuros. Todas as denúncias serão avaliadas pelas ferramentas do Chess.com.

Art. 17º – Serão distribuídas premiações iguais para todos os campeonatos:

  • 01 Jogo de xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte), um relógio de xadrez analógico Jaehrig e chaveiro para o campeão de cada campeonato;
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) mais um chaveiro para as três melhores colocadas femininas.
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) e chaveiro do segundo ao décimo colocados de cada campeonato.

Parágrafo Único – As premiações não são cumulativas e o participante que obter premiação, deverá entrar em contato com a organização, afim de informar o endereço para envio da premiação.

Art. 18º – Um protesto somente poderá ser apresentado pelo jogador ao final do torneio e, sempre que possível, o reivindicante deverá apresentar registros de imagens que justifiquem o protesto.

Parágrafo único – A Comissão Organizadora é soberana em suas decisões. O jogador que desacatar ou ofender a Comissão Organizadora, bem como algum adversário, poderá sofrer sanções tais como a suspensão ou exclusão de outros eventos.

Art. 19º – A Comissão Organizadora do evento não se responsabiliza por inscrições perdidas, apresentadas fora do prazo, incompletas, inválidas, dirigidas de forma incorreta ou que se apresentem confusas, as quais serão desqualificadas. Não se responsabilizará igualmente por qualquer atraso do participante ao cumprimento dos horários pré-estabelecidos à competição.

Art. 20º O direito de sons e/ou imagens dos jogadores e demais envolvidos na competição obtidos antes, durante e após a competição, poderá ser utilizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e por seus apoiadores a título de divulgação, sem fins comerciais, nos seguintes meios: revista ou livros, jornais, emissoras de rádio e televisão, outdoor, campanhas publicitárias, locais de competição, Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, Flickr, Twitch, entre outras mídias sociais a serem criadas.

Art. 21º – Todas as questões serão avaliadas segundo os critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e os participantes renunciam expressamente, ao aceitarem as regras deste campeonato, a qualquer questionamento sobre os critérios/regras adotados.

Art. 22º – Na existência de alguma situação não prevista, se necessário, a Organização poderá adicionar ou modificar alguma regra. Dessa forma, o regulamento e o formato da competição poderão sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Art. 23º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

18h00 O Campeonato Sul-americano de Gamão (Backgammon) Competição
O Campeonato Sul-americano de Gamão (Backgammon)
Local: https://heroes.backgammonstudio.com

Forma de Disputa:

Simples eliminatória:

Igual ao Mata Mata, todos os jogos na plataforma Heroes

W.O. Será aplicado ao vencedor quando o perdedor não puder jogar, usaremos um grupo para combinarem seus jogos e o prazo estabelecido podem ser uma ou duas partidas por noite (dás 18:00 as 24:00), entretanto o prazo máximo para o 2° jogo, será de no máximo 60 minutos, no período de 24 até 28 de novembro 2020

No 1° dia 24/11/20 São 128 Inscritos na 1° Fase, cada fase elimina 50% dos atletas e as partidas sai de 11 pontos.

No 2° dia 25/11/20 são 64 2° Fase, elimina 50%. Partidas de 11 pontos. Prazo das 18:00 as 24:00.

No 3° dia 26/11/20 são 32 3° Fase elimina 50%, são 16 4° Fase oitavas de finais e até aqui partidas de 11 pontos. Prazo das 18:00 as 24:00.

No 4° dia 27/11/20, 5° Fase 08 classificados jogos de 13 pontos, São 4 6° Fase semifinais partidas de 15 pontos, dás 18:00 as 24:00.

No 5° dia 28/11/20 são 4 7° Fase FINAL 2 Gamonistas em uma partida de 21 pontos e na disputa de 3° e 4° partida de 17 pontos dás 18:00 as 24:00.

A comissão de organização e arbitragem, será composta pelos seguintes tutores;

1) Ricardo Ramirez;
2) Luciano Jorge;
3) Mestre Quirino;

19h00 I Copa Universitária Online de Jogo de Damas Competição
I Copa Universitária Online de Jogo de Damas
Local: https://www.playok.com/pt/damas/

A I Copa Universitária Online de Jogo de Damas ocorrerá por meio do site do Playok (www.playok.com), em sua plataforma, que permite que o jogador participe de jogos online e de torneios contra adversários de qualquer lugar do mundo.

É aberto participantes regularmente matriculados no ensino superior de ensino, desde que se faça um registro gratuito no site (criando um nome de usuário e senha). Ao acessar o site, deve-se escolher a opção Damas (que se refere à Damas de 64 casas), fazer o login e acessar o local do torneio, no qual é possível participar do evento, acompanhar o mesmo, e interagir por meio de chat. O evento é aberto a toda a comunidade esportiva e destina-se a novos participantes e simpatizantes da modalidade.

De acordo com as competições oficiais, definimos para este campeonato que as partidas serão rápidas, com tempo de reflexão de 10x10 (dez minutos). O campeonato terá 7 rodadas e o próprio sistema do Playok fará o emparceiramento através do Sistema Suíço. Após as 7 rodadas, teremos a classificação de todos os participantes feita pelo próprio sistema do Playok. A cada rodada, considera-se como critérios de pontuação, 0 ponto (derrota), 1 ponto (empate) e 2 pontos (vitória). Será disputado pelo Sistema Suíço, que permite que vários jogadores participem sem precisar eliminar participantes. Nesse sentido, o Campeonato ocorrerá no dia 26 de novembro de 2020, às 19h. Todos os participantes jogarão as 7 rodadas, independente do resultado a cada rodada. A primeira rodada acontecerá pontualmente às 19h. Não há como saber o horário das outras 6 rodadas, pois dependerá do horário que terminará a primeira rodada, para que o sistema do Playok defina a segunda rodada, e assim por diante. Estima-se que, como se trata de 7 rodadas, o torneio terá duração prevista de 3 horas, sendo das 19h às 22h.

Para participar é preciso fazer a inscrição siga os passos:

1) Faça o registro no site https://www.playok.com/pt/damas/ (criando um nome de usuário e senha)

2) Faça inscrição nesse site, colocando o seu Nick "usuário" no cadastro.

3) Entre no grupo oficial do evento para receber todas as informações:

https://chat.whatsapp.com/ER86CvffcrsAQOrMO8gZfa

Depois, o pessoal entrará em contato para enviar o link do evento.

Dúvidas e informações:

Moisés dos Santos: 11 94555-5629

Tatiane M. B. de Oliveira: 81 99613-5425

Gedson Pedroti: 15 98144-9460

Em caso de dúvidas, falar com Moisés ou com Tatiane.

19h00 Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003) Competição
Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003)
Local: https://www.chess.com/home

Art. 1º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente – Modalidade Xadrez - é uma competição que tem por objetivo incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como amizade, cooperação, disciplina, ética, inclusão, integração, participação, respeito mútuo, solidariedade e superação. A competição será destinada a todos os profissionais e simpatizantes do meio enxadrístico.

Art. 2º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente é um evento gratuito, promovido e realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar.

Art. 3º – À Confederação Brasileira de Xadrez Escolar compete:

  • Organizar e dirigir o torneio;
  • Divulgar links de acessos e conferir informações passadas pelos competidores.

Art. 4º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2020.

No dia 26/11/2020 serão realizadas a Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online, a Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online e a Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

No dia 27/11/2020 serão realizados o Campeonato Intercontinental de Xadrez Online e o Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

Art. 5º – As inscrições deverão ser realizadas por meio deste site.

Parágrafo único – A partir do ato de inscrição, os pais e/ou responsáveis autorizam a participação dos seus respectivos dependentes nesta competição.

Art. 6º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será disputado nos seguintes torneios:

  • Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online (nascidos após 31 de dezembro de 2007);
  • 2) Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007);
  • 3) Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003);
  • 4) Campeonato Intercontinental Categoria Livre de Xadrez Online (aberta para todas as faixas etárias);
  • 5) Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online (participantes regularmente matriculados no ensino superior e especializações, professores e servidores).

Art. 7º A competição será regida pelas regras da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, bem como por suas diretrizes, onde houver aplicabilidade, sobrepostas pelas adaptações gerais da plataforma de jogos online para o xadrez padrão, salvaguardadas as disposições do presente Regulamento.

Art. 8º As partidas serão realizadas online, na plataforma do Chess.com e o gerenciamento da competição estará condicionado aos recursos e ferramentas da plataforma.

Art. 9º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar será disputado em partidas relâmpago. O ritmo de jogo será de 5 minutos para cada jogador com incremento de 2 segundos por lance efetuado.

Art. 10º – Adotar-se-á o Sistema Suíço de Emparceiramento e o número de rodadas para cada campeonato será de 09 rodadas.

Art. 11º – Os critérios de desempate utilizados serão da plataforma Chess.com, bem como a disposição da classificação final. Excetuando-se quando tiverem dois ou mais jogadores com 100% de aproveitamento. Neste caso serão convidados a participar de uma partida extra com sorteio de cores.

Art. 12º – Todos os jogadores deverão ter conta no Chess.com, com o mesmo nome de usuário informado em sua inscrição, e foto de perfil do jogador.

Parágrafo único – A fim de que possa participar da competição o jogador receberá o link para que possa se tornar membro do clube e assim participar do torneio. É de inteira responsabilidade do jogador solicitar entrada no clube após recebimento do link.

Art. 13º – Os participantes deverão acessar suas contas e entrarem no torneio até o início no horário estabelecido.

Parágrafo único – Não haverá tolerância de atraso e o jogador não poderá entrar após o início da primeira rodada.

Art. 14º – É de inteira responsabilidade do participante quaisquer situações de queda de conexão. Havendo queda de conexão o jogador poderá retornar para a partida antes que se caracterize como abandono da mesma. Podendo o jogador participar da rodada seguinte, desde que consiga acessar novamente o torneio.

Art. 15 – O jogador que se retirar da competição, caracterizando abandono de torneio, deverá apresentar justificativa aos organizadores. Após avaliação, poderá sofrer sanções cabíveis.

Art.16 – Durante as partidas, o jogador se comprometerá em valorizar o fair play e adotar as seguintes diretrizes do Torneio Escolar de Xadrez Online:

  • Não fazer uso de softwares de análises ou módulos de finais;
  • Não receber auxílio de outro ou deixar que outro jogue a partida;
  • Não dirigir, a qualquer momento, palavras grosseiras ao adversário.

Parágrafo único – Durante o torneio os organizadores estarão observando as partidas e se constatada a ajuda de qualquer fator externo, o jogador será imediatamente retirado do torneio e considerado impossibilitado de participar de eventos futuros. Todas as denúncias serão avaliadas pelas ferramentas do Chess.com.

Art. 17º – Serão distribuídas premiações iguais para todos os campeonatos:

  • 01 Jogo de xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte), um relógio de xadrez analógico Jaehrig e chaveiro para o campeão de cada campeonato;
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) mais um chaveiro para as três melhores colocadas femininas.
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) e chaveiro do segundo ao décimo colocados de cada campeonato.

Parágrafo Único – As premiações não são cumulativas e o participante que obter premiação, deverá entrar em contato com a organização, afim de informar o endereço para envio da premiação.

Art. 18º – Um protesto somente poderá ser apresentado pelo jogador ao final do torneio e, sempre que possível, o reivindicante deverá apresentar registros de imagens que justifiquem o protesto.

Parágrafo único – A Comissão Organizadora é soberana em suas decisões. O jogador que desacatar ou ofender a Comissão Organizadora, bem como algum adversário, poderá sofrer sanções tais como a suspensão ou exclusão de outros eventos.

Art. 19º – A Comissão Organizadora do evento não se responsabiliza por inscrições perdidas, apresentadas fora do prazo, incompletas, inválidas, dirigidas de forma incorreta ou que se apresentem confusas, as quais serão desqualificadas. Não se responsabilizará igualmente por qualquer atraso do participante ao cumprimento dos horários pré-estabelecidos à competição.

Art. 20º O direito de sons e/ou imagens dos jogadores e demais envolvidos na competição obtidos antes, durante e após a competição, poderá ser utilizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e por seus apoiadores a título de divulgação, sem fins comerciais, nos seguintes meios: revista ou livros, jornais, emissoras de rádio e televisão, outdoor, campanhas publicitárias, locais de competição, Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, Flickr, Twitch, entre outras mídias sociais a serem criadas.

Art. 21º – Todas as questões serão avaliadas segundo os critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e os participantes renunciam expressamente, ao aceitarem as regras deste campeonato, a qualquer questionamento sobre os critérios/regras adotados.

Art. 22º – Na existência de alguma situação não prevista, se necessário, a Organização poderá adicionar ou modificar alguma regra. Dessa forma, o regulamento e o formato da competição poderão sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Art. 23º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Dúvidas e informações:

Rubem - 11 95605-3295

11h15 O Campeonato Online de Cubo Mágico Competição
O Campeonato Online de Cubo Mágico
Local: https://www.youtube.com/
SISTEMA DE DISPUTA - O LINK E COORDENADAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS E PÚBLICO SIMPATIZANTE, ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE OFICIAL DESTA CONFEDERAÇÃO CUBO MÁGICO - O Campeonato Online de Cubo Mágico será realizado do dia 26 de novembro à 26 de novembro de 2020, com início às 11:15 horas (horário de Brasília) e seguirá as regras básicas e as penalidades da World Cube Association (WCA), sendo adaptadas para o ambiente online, conforme as modalidades e quantidade de rodadas descritas no cronograma. O gerenciamento e a transmissão do evento ocorrerão totalmente de forma remota sem necessitar da locação de um espaço físico para a realização do mesmo. Os colaboradores gerenciarão o evento em Home Office, através da utilização de dispositivos eletrônicos. As Inscrições dos participantes serão feitas através de formulário eletrônico, Google Forms. Após isso, todos irão receber um código identificador exclusivo e, também serão inseridos em 2 grupos do WhatsApp, sendo um para interação dos competidores e outro para que Administradores mandem mensagens avisando sobre o cronograma e também para validação, se necessário, do tempo informado pelo participante que montou o cubo.

O Sistema de Disputa e Critério de Avaliação incluem os seguintes itens: melhor média geral com características específicas para cada uma das 19 diferentes modalidades e filtragem dos melhores que passarão para as próximas rodadas. Depois de estabelecidos os cronogramas e modalidades do campeonato, serão gerados os embaralhamentos e posteriormente enviados no grupo de WhatsApp dos Administradores por meio de um link de formulário com os embaralhamentos gerados e um campo para os competidores responderem em quanto tempo foi resolvido cada um. Os competidores tomarão seus tempos de acordo com a janela correspondente a cada uma das rodadas de cada uma das modalidades que estarão acontecendo. Para a marcação dos tempos, recomenda-se a utilização do csTimer (https://cstimer.net) ou de outro site/app específico para essa finalidade. Os competidores deverão iniciar o cronômetro sem encostar no cubo. Caso contrário, será aplicada a penalidade de 2 segundos no tempo final. Passam de rodada os melhores tempos de média truncada de 5 resoluções (ou 3, dependendo da modalidade) e o vencedor de cada modalidade será conhecido pela rodada final. Os participantes gravarão em vídeo todas as suas resoluções, a fim de evitar fraudes. Caso um resultado seja suspeito, por exemplo: tempo muito baixo e o competidor não tenha o vídeo comprovando sua veracidade, seu resultado será anulado. Será exigido vídeo de todos os competidores nas rodadas finais e em amostragem nas demais rodadas para fins de fiscalização pelos juízes e devidamente analisado e validado pelos delegados. Os vídeos deverão ser gravados sem corte, englobando desde a abertura do formulário até o envio dos tempos.

Ressaltando que todos os campeonatos terão inscrições abertas para toda a comunidade sem limite para o número de inscritos, sendo que só teremos o número de participantes após o término das inscrições. Datas para as inscrições está especificado no Cronograma de Execução.

Todas as categorias serão realizadas simultaneamente.

Os 19 eventos da modalidade de cubo mágico serão organizados pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar profissionais pertencentes ao seu quadro, onde os árbitros ficarão responsáveis pelo acompanhamento da competição no decorrer das rodadas, realizando análises em tempo real das partidas a fim de evitar que participantes se utilizem de meios ilícitos para benefício próprio. Sendo detectado possível irregularidade, o jogador poderá ser advertido, suspenso ou excluído dos quadros da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, observado o devido processo legal, em virtude de conduta ou procedimento contrário aos princípios que norteiam as atividades e normas de condutas contrárias ao espírito associativo, bem como as demais penalidades previstas no artigo 13º - Incisos III, V, VII parágrafo primeiro, parágrafo segundo do Estatuto Social da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar.
cronograma do evento
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1y-OarE-H0f-zHkB-u4Z9cSIVmMxos-uwhTwWsq1JXLg/edit?usp=sharing
Dúvidas e informações
rafael@cinoto.com.br
18h00 O Campeonato Sul-americano de Gamão (Backgammon) Competição
O Campeonato Sul-americano de Gamão (Backgammon)
Local: https://heroes.backgammonstudio.com

Forma de Disputa:

Simples eliminatória:

Igual ao Mata Mata, todos os jogos na plataforma Heroes

W.O. Será aplicado ao vencedor quando o perdedor não puder jogar, usaremos um grupo para combinarem seus jogos e o prazo estabelecido podem ser uma ou duas partidas por noite (dás 18:00 as 24:00), entretanto o prazo máximo para o 2° jogo, será de no máximo 60 minutos, no período de 24 até 28 de novembro 2020

No 1° dia 24/11/20 São 128 Inscritos na 1° Fase, cada fase elimina 50% dos atletas e as partidas sai de 11 pontos.

No 2° dia 25/11/20 são 64 2° Fase, elimina 50%. Partidas de 11 pontos. Prazo das 18:00 as 24:00.

No 3° dia 26/11/20 são 32 3° Fase elimina 50%, são 16 4° Fase oitavas de finais e até aqui partidas de 11 pontos. Prazo das 18:00 as 24:00.

No 4° dia 27/11/20, 5° Fase 08 classificados jogos de 13 pontos, São 4 6° Fase semifinais partidas de 15 pontos, dás 18:00 as 24:00.

No 5° dia 28/11/20 são 4 7° Fase FINAL 2 Gamonistas em uma partida de 21 pontos e na disputa de 3° e 4° partida de 17 pontos dás 18:00 as 24:00.

A comissão de organização e arbitragem, será composta pelos seguintes tutores;

1) Ricardo Ramirez;
2) Luciano Jorge;
3) Mestre Quirino;

19h00 O Campeonato Online de Jogo de Damas Competição
O Campeonato Online de Jogo de Damas
Local: https://www.playok.com/pt/damas/

O Campeonato Online de Jogo de Damas ocorrerá por meio do site do Playok (www.playok.com), em sua plataforma, que permite que o jogador participe de jogos online e de torneios contra adversários de qualquer lugar do mundo.

É aberto ao público de aficiosos, desde que faça um registro gratuito no site (criando um nome de usuário e senha).

Ao acessar o site, deve-se escolher a opção Damas (que se refere à Damas de 64 casas), fazer o login e acessar o local do torneio, no qual é possível participar do evento, acompanhar o mesmo, e interagir por meio de chat. O evento é aberto a toda a comunidade esportiva e destina-se a novos participantes e simpatizantes da modalidade. De acordo com as competições oficiais, definimos para este campeonato que as partidas serão rápidas, com tempo de reflexão de 10x10 (dez minutos).

O campeonato terá 7 rodadas e o próprio sistema do Playok fará o emparceiramento através do Sistema Suíço. Após as 7 rodadas, teremos a classificação de todos os participantes feita pelo próprio sistema do Playok.

A cada rodada, considera-se como critérios de pontuação, 0 ponto (derrota), 1 ponto (empate) e 2 pontos (vitória). Será disputado pelo Sistema Suíço, que permite que vários jogadores participem sem precisar eliminar participantes.

Nesse sentido, o Campeonato ocorrerá no dia 27 de novembro de 2020, às 19h. Todos os participantes jogarão as 7 rodadas, independente do resultado a cada rodada.

A primeira rodada acontecerá pontualmente às 19h. Não há como saber o horário das outras 6 rodadas, pois dependerá do horário que terminará a primeira rodada, para que o sistema do Playok defina a segunda rodada, e assim por diante.

Estima-se que, como se trata de 7 rodadas, o torneio terá duração prevista de 3 horas, sendo das 19h às 22h.

Para participar é preciso fazer a inscrição siga os passos:

1) Faça o registro no site https://www.playok.com/pt/damas/ (criando um nome de usuário e senha)

2) Faça inscrição nesse site, colocando o seu Nick "usuário" no cadastro.

3) Entre no grupo oficial do evento para receber todas as informações:

https://chat.whatsapp.com/ER86CvffcrsAQOrMO8gZfa

Depois, o pessoal entrará em contato para enviar o link do evento.

Dúvidas e informações:

Moisés dos Santos: 11 94555-5629

Tatiane M. B. de Oliveira: 81 99613-5425

Gedson Pedroti: 15 98144-9460

Em caso de dúvidas, falar com Moisés ou com Tatiane.

19h00 Campeonato Intercontinental Categoria Livre de Xadrez Online (aberta para todas as faixas etárias) Competição
Campeonato Intercontinental Categoria Livre de Xadrez Online (aberta para todas as faixas etárias)
Local: https://www.chess.com/home

Art. 1º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente – Modalidade Xadrez - é uma competição que tem por objetivo incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como amizade, cooperação, disciplina, ética, inclusão, integração, participação, respeito mútuo, solidariedade e superação. A competição será destinada a todos os profissionais e simpatizantes do meio enxadrístico.

Art. 2º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente é um evento gratuito, promovido e realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar.

Art. 3º – À Confederação Brasileira de Xadrez Escolar compete:

  • Organizar e dirigir o torneio;
  • Divulgar links de acessos e conferir informações passadas pelos competidores.

Art. 4º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2020.

No dia 26/11/2020 serão realizadas a Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online, a Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online e a Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

No dia 27/11/2020 serão realizados o Campeonato Intercontinental de Xadrez Online e o Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

Art. 5º – As inscrições deverão ser realizadas por meio deste site.

Parágrafo único – A partir do ato de inscrição, os pais e/ou responsáveis autorizam a participação dos seus respectivos dependentes nesta competição.

Art. 6º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será disputado nos seguintes torneios:

  • Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online (nascidos após 31 de dezembro de 2007);
  • 2) Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007);
  • 3) Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003);
  • 4) Campeonato Intercontinental Categoria Livre de Xadrez Online (aberta para todas as faixas etárias);
  • 5) Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online (participantes regularmente matriculados no ensino superior e especializações, professores e servidores).

Art. 7º A competição será regida pelas regras da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, bem como por suas diretrizes, onde houver aplicabilidade, sobrepostas pelas adaptações gerais da plataforma de jogos online para o xadrez padrão, salvaguardadas as disposições do presente Regulamento.

Art. 8º As partidas serão realizadas online, na plataforma do Chess.com e o gerenciamento da competição estará condicionado aos recursos e ferramentas da plataforma.

Art. 9º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar será disputado em partidas relâmpago. O ritmo de jogo será de 5 minutos para cada jogador com incremento de 2 segundos por lance efetuado.

Art. 10º – Adotar-se-á o Sistema Suíço de Emparceiramento e o número de rodadas para cada campeonato será de 09 rodadas.

Art. 11º – Os critérios de desempate utilizados serão da plataforma Chess.com, bem como a disposição da classificação final. Excetuando-se quando tiverem dois ou mais jogadores com 100% de aproveitamento. Neste caso serão convidados a participar de uma partida extra com sorteio de cores.

Art. 12º – Todos os jogadores deverão ter conta no Chess.com, com o mesmo nome de usuário informado em sua inscrição, e foto de perfil do jogador.

Parágrafo único – A fim de que possa participar da competição o jogador receberá o link para que possa se tornar membro do clube e assim participar do torneio. É de inteira responsabilidade do jogador solicitar entrada no clube após recebimento do link.

Art. 13º – Os participantes deverão acessar suas contas e entrarem no torneio até o início no horário estabelecido.

Parágrafo único – Não haverá tolerância de atraso e o jogador não poderá entrar após o início da primeira rodada.

Art. 14º – É de inteira responsabilidade do participante quaisquer situações de queda de conexão. Havendo queda de conexão o jogador poderá retornar para a partida antes que se caracterize como abandono da mesma. Podendo o jogador participar da rodada seguinte, desde que consiga acessar novamente o torneio.

Art. 15 – O jogador que se retirar da competição, caracterizando abandono de torneio, deverá apresentar justificativa aos organizadores. Após avaliação, poderá sofrer sanções cabíveis.

Art.16 – Durante as partidas, o jogador se comprometerá em valorizar o fair play e adotar as seguintes diretrizes do Torneio Escolar de Xadrez Online:

  • Não fazer uso de softwares de análises ou módulos de finais;
  • Não receber auxílio de outro ou deixar que outro jogue a partida;
  • Não dirigir, a qualquer momento, palavras grosseiras ao adversário.

Parágrafo único – Durante o torneio os organizadores estarão observando as partidas e se constatada a ajuda de qualquer fator externo, o jogador será imediatamente retirado do torneio e considerado impossibilitado de participar de eventos futuros. Todas as denúncias serão avaliadas pelas ferramentas do Chess.com.

Art. 17º – Serão distribuídas premiações iguais para todos os campeonatos:

  • 01 Jogo de xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte), um relógio de xadrez analógico Jaehrig e chaveiro para o campeão de cada campeonato;
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) mais um chaveiro para as três melhores colocadas femininas.
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) e chaveiro do segundo ao décimo colocados de cada campeonato.

Parágrafo Único – As premiações não são cumulativas e o participante que obter premiação, deverá entrar em contato com a organização, afim de informar o endereço para envio da premiação.

Art. 18º – Um protesto somente poderá ser apresentado pelo jogador ao final do torneio e, sempre que possível, o reivindicante deverá apresentar registros de imagens que justifiquem o protesto.

Parágrafo único – A Comissão Organizadora é soberana em suas decisões. O jogador que desacatar ou ofender a Comissão Organizadora, bem como algum adversário, poderá sofrer sanções tais como a suspensão ou exclusão de outros eventos.

Art. 19º – A Comissão Organizadora do evento não se responsabiliza por inscrições perdidas, apresentadas fora do prazo, incompletas, inválidas, dirigidas de forma incorreta ou que se apresentem confusas, as quais serão desqualificadas. Não se responsabilizará igualmente por qualquer atraso do participante ao cumprimento dos horários pré-estabelecidos à competição.

Art. 20º O direito de sons e/ou imagens dos jogadores e demais envolvidos na competição obtidos antes, durante e após a competição, poderá ser utilizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e por seus apoiadores a título de divulgação, sem fins comerciais, nos seguintes meios: revista ou livros, jornais, emissoras de rádio e televisão, outdoor, campanhas publicitárias, locais de competição, Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, Flickr, Twitch, entre outras mídias sociais a serem criadas.

Art. 21º – Todas as questões serão avaliadas segundo os critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e os participantes renunciam expressamente, ao aceitarem as regras deste campeonato, a qualquer questionamento sobre os critérios/regras adotados.

Art. 22º – Na existência de alguma situação não prevista, se necessário, a Organização poderá adicionar ou modificar alguma regra. Dessa forma, o regulamento e o formato da competição poderão sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Art. 23º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Dúvidas e informações:

11 95605-3295

19h00 Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online Competição
Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online
Local: https://www.chess.com/home

Art. 1º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente – Modalidade Xadrez - é uma competição que tem por objetivo incentivar a prática desportiva eletrônica no meio estudantil, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais inerentes ao esporte como amizade, cooperação, disciplina, ética, inclusão, integração, participação, respeito mútuo, solidariedade e superação. A competição será destinada a todos os profissionais e simpatizantes do meio enxadrístico.

Art. 2º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente é um evento gratuito, promovido e realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar.

Art. 3º – À Confederação Brasileira de Xadrez Escolar compete:

  • Organizar e dirigir o torneio;
  • Divulgar links de acessos e conferir informações passadas pelos competidores.

Art. 4º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2020.

No dia 26/11/2020 serão realizadas a Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online, a Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online e a Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

No dia 27/11/2020 serão realizados o Campeonato Intercontinental de Xadrez Online e o Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online, com início previsto para às 19h00.

Art. 5º – As inscrições deverão ser realizadas por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Confederação Brasileira de Xadrez escolar: cbxe.org.br. O prazo de inscrição se encerra no dia 22/11/2020 às 23h59.

Parágrafo único – A partir do ato de inscrição, os pais e/ou responsáveis autorizam a participação dos seus respectivos dependentes nesta competição.

Art. 6º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente será disputado nos seguintes torneios:

  • Copa Intercontinental Sub-12 de Xadrez Online (nascidos após 31 de dezembro de 2007);
  • 2) Copa Intercontinental Sub-16 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007);
  • 3) Copa Intercontinental Sub-21 de Xadrez Online (nascidos nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003);
  • 4) Campeonato Intercontinental Categoria Livre de Xadrez Online (aberta para todas as faixas etárias);
  • 5) Campeonato Intercontinental Universitário de Xadrez Online (participantes regularmente matriculados no ensino superior e especializações, professores e servidores).

Art. 7º A competição será regida pelas regras da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, bem como por suas diretrizes, onde houver aplicabilidade, sobrepostas pelas adaptações gerais da plataforma de jogos online para o xadrez padrão, salvaguardadas as disposições do presente Regulamento.

Art. 8º As partidas serão realizadas online, na plataforma do Chess.com e o gerenciamento da competição estará condicionado aos recursos e ferramentas da plataforma.

Art. 9º – O Festival Internacional dos Esportes da Mente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar será disputado em partidas relâmpago. O ritmo de jogo será de 5 minutos para cada jogador com incremento de 2 segundos por lance efetuado.

Art. 10º – Adotar-se-á o Sistema Suíço de Emparceiramento e o número de rodadas para cada campeonato será de 09 rodadas.

Art. 11º – Os critérios de desempate utilizados serão da plataforma Chess.com, bem como a disposição da classificação final. Excetuando-se quando tiverem dois ou mais jogadores com 100% de aproveitamento. Neste caso serão convidados a participar de uma partida extra com sorteio de cores.

Art. 12º – Todos os jogadores deverão ter conta no Chess.com, com o mesmo nome de usuário informado em sua inscrição, e foto de perfil do jogador.

Parágrafo único – A fim de que possa participar da competição o jogador receberá o link para que possa se tornar membro do clube e assim participar do torneio. É de inteira responsabilidade do jogador solicitar entrada no clube após recebimento do link.

Art. 13º – Os participantes deverão acessar suas contas e entrarem no torneio até o início no horário estabelecido.

Parágrafo único – Não haverá tolerância de atraso e o jogador não poderá entrar após o início da primeira rodada.

Art. 14º – É de inteira responsabilidade do participante quaisquer situações de queda de conexão. Havendo queda de conexão o jogador poderá retornar para a partida antes que se caracterize como abandono da mesma. Podendo o jogador participar da rodada seguinte, desde que consiga acessar novamente o torneio.

Art. 15 – O jogador que se retirar da competição, caracterizando abandono de torneio, deverá apresentar justificativa aos organizadores. Após avaliação, poderá sofrer sanções cabíveis.

Art.16 – Durante as partidas, o jogador se comprometerá em valorizar o fair play e adotar as seguintes diretrizes do Torneio Escolar de Xadrez Online:

  • Não fazer uso de softwares de análises ou módulos de finais;
  • Não receber auxílio de outro ou deixar que outro jogue a partida;
  • Não dirigir, a qualquer momento, palavras grosseiras ao adversário.

Parágrafo único – Durante o torneio os organizadores estarão observando as partidas e se constatada a ajuda de qualquer fator externo, o jogador será imediatamente retirado do torneio e considerado impossibilitado de participar de eventos futuros. Todas as denúncias serão avaliadas pelas ferramentas do Chess.com.

Art. 17º – Serão distribuídas premiações iguais para todos os campeonatos:

  • 01 Jogo de xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte), um relógio de xadrez analógico Jaehrig e chaveiro para o campeão de cada campeonato;
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) mais um chaveiro para as três melhores colocadas femininas.
  • 01 Jogo de Xadrez (contendo tabuleiro, jogo de peças e embalagem para transporte) e chaveiro do segundo ao décimo colocados de cada campeonato.

Parágrafo Único – As premiações não são cumulativas e o participante que obter premiação, deverá entrar em contato com a organização, afim de informar o endereço para envio da premiação.

Art. 18º – Um protesto somente poderá ser apresentado pelo jogador ao final do torneio e, sempre que possível, o reivindicante deverá apresentar registros de imagens que justifiquem o protesto.

Parágrafo único – A Comissão Organizadora é soberana em suas decisões. O jogador que desacatar ou ofender a Comissão Organizadora, bem como algum adversário, poderá sofrer sanções tais como a suspensão ou exclusão de outros eventos.

Art. 19º – A Comissão Organizadora do evento não se responsabiliza por inscrições perdidas, apresentadas fora do prazo, incompletas, inválidas, dirigidas de forma incorreta ou que se apresentem confusas, as quais serão desqualificadas. Não se responsabilizará igualmente por qualquer atraso do participante ao cumprimento dos horários pré-estabelecidos à competição.

Art. 20º O direito de sons e/ou imagens dos jogadores e demais envolvidos na competição obtidos antes, durante e após a competição, poderá ser utilizado pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e por seus apoiadores a título de divulgação, sem fins comerciais, nos seguintes meios: revista ou livros, jornais, emissoras de rádio e televisão, outdoor, campanhas publicitárias, locais de competição, Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, Flickr, Twitch, entre outras mídias sociais a serem criadas.

Art. 21º – Todas as questões serão avaliadas segundo os critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e os participantes renunciam expressamente, ao aceitarem as regras deste campeonato, a qualquer questionamento sobre os critérios/regras adotados.

Art. 22º – Na existência de alguma situação não prevista, se necessário, a Organização poderá adicionar ou modificar alguma regra. Dessa forma, o regulamento e o formato da competição poderão sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.

Art. 23º – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Dúvidas ou informações:

Rubem - 11 95605-3295

11h15 O Campeonato Online de Cubo Mágico Competição
O Campeonato Online de Cubo Mágico
Local: https://www.youtube.com/
SISTEMA DE DISPUTA - O LINK E COORDENADAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS E PÚBLICO SIMPATIZANTE, ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE OFICIAL DESTA CONFEDERAÇÃO CUBO MÁGICO - O Campeonato Online de Cubo Mágico será realizado do dia 26 de novembro à 26 de novembro de 2020, com início às 11:15 horas (horário de Brasília) e seguirá as regras básicas e as penalidades da World Cube Association (WCA), sendo adaptadas para o ambiente online, conforme as modalidades e quantidade de rodadas descritas no cronograma. O gerenciamento e a transmissão do evento ocorrerão totalmente de forma remota sem necessitar da locação de um espaço físico para a realização do mesmo. Os colaboradores gerenciarão o evento em Home Office, através da utilização de dispositivos eletrônicos. As Inscrições dos participantes serão feitas através de formulário eletrônico, Google Forms. Após isso, todos irão receber um código identificador exclusivo e, também serão inseridos em 2 grupos do WhatsApp, sendo um para interação dos competidores e outro para que Administradores mandem mensagens avisando sobre o cronograma e também para validação, se necessário, do tempo informado pelo participante que montou o cubo.

O Sistema de Disputa e Critério de Avaliação incluem os seguintes itens: melhor média geral com características específicas para cada uma das 19 diferentes modalidades e filtragem dos melhores que passarão para as próximas rodadas. Depois de estabelecidos os cronogramas e modalidades do campeonato, serão gerados os embaralhamentos e posteriormente enviados no grupo de WhatsApp dos Administradores por meio de um link de formulário com os embaralhamentos gerados e um campo para os competidores responderem em quanto tempo foi resolvido cada um. Os competidores tomarão seus tempos de acordo com a janela correspondente a cada uma das rodadas de cada uma das modalidades que estarão acontecendo. Para a marcação dos tempos, recomenda-se a utilização do csTimer (https://cstimer.net) ou de outro site/app específico para essa finalidade. Os competidores deverão iniciar o cronômetro sem encostar no cubo. Caso contrário, será aplicada a penalidade de 2 segundos no tempo final. Passam de rodada os melhores tempos de média truncada de 5 resoluções (ou 3, dependendo da modalidade) e o vencedor de cada modalidade será conhecido pela rodada final. Os participantes gravarão em vídeo todas as suas resoluções, a fim de evitar fraudes. Caso um resultado seja suspeito, por exemplo: tempo muito baixo e o competidor não tenha o vídeo comprovando sua veracidade, seu resultado será anulado. Será exigido vídeo de todos os competidores nas rodadas finais e em amostragem nas demais rodadas para fins de fiscalização pelos juízes e devidamente analisado e validado pelos delegados. Os vídeos deverão ser gravados sem corte, englobando desde a abertura do formulário até o envio dos tempos.

Ressaltando que todos os campeonatos terão inscrições abertas para toda a comunidade sem limite para o número de inscritos, sendo que só teremos o número de participantes após o término das inscrições. Datas para as inscrições está especificado no Cronograma de Execução.

Todas as categorias serão realizadas simultaneamente.

Os 19 eventos da modalidade de cubo mágico serão organizados pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar profissionais pertencentes ao seu quadro, onde os árbitros ficarão responsáveis pelo acompanhamento da competição no decorrer das rodadas, realizando análises em tempo real das partidas a fim de evitar que participantes se utilizem de meios ilícitos para benefício próprio. Sendo detectado possível irregularidade, o jogador poderá ser advertido, suspenso ou excluído dos quadros da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, observado o devido processo legal, em virtude de conduta ou procedimento contrário aos princípios que norteiam as atividades e normas de condutas contrárias ao espírito associativo, bem como as demais penalidades previstas no artigo 13º - Incisos III, V, VII parágrafo primeiro, parágrafo segundo do Estatuto Social da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar.
cronograma do evento
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1y-OarE-H0f-zHkB-u4Z9cSIVmMxos-uwhTwWsq1JXLg/edit?usp=sharing
Dúvidas e informações
rafael@cinoto.com.br
18h00 O Campeonato Sul-americano de Gamão (Backgammon) Competição
O Campeonato Sul-americano de Gamão (Backgammon)
Local: https://heroes.backgammonstudio.com

Forma de Disputa:

Simples eliminatória:

Igual ao Mata Mata, todos os jogos na plataforma Heroes

W.O. Será aplicado ao vencedor quando o perdedor não puder jogar, usaremos um grupo para combinarem seus jogos e o prazo estabelecido podem ser uma ou duas partidas por noite (dás 18:00 as 24:00), entretanto o prazo máximo para o 2° jogo, será de no máximo 60 minutos, no período de 24 até 28 de novembro 2020

No 1° dia 24/11/20 São 128 Inscritos na 1° Fase, cada fase elimina 50% dos atletas e as partidas sai de 11 pontos.

No 2° dia 25/11/20 são 64 2° Fase, elimina 50%. Partidas de 11 pontos. Prazo das 18:00 as 24:00.

No 3° dia 26/11/20 são 32 3° Fase elimina 50%, são 16 4° Fase oitavas de finais e até aqui partidas de 11 pontos. Prazo das 18:00 as 24:00.

No 4° dia 27/11/20, 5° Fase 08 classificados jogos de 13 pontos, São 4 6° Fase semifinais partidas de 15 pontos, dás 18:00 as 24:00.

No 5° dia 28/11/20 são 4 7° Fase FINAL 2 Gamonistas em uma partida de 21 pontos e na disputa de 3° e 4° partida de 17 pontos dás 18:00 as 24:00.

A comissão de organização e arbitragem, será composta pelos seguintes tutores;

1) Ricardo Ramirez;
2) Luciano Jorge;
3) Mestre Quirino;

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A Confederação Brasileira de Xadrez Escolar é uma entidade pública sem fins lucrativos e tem como objetivo promover o desenvolvimento do xadrez e também auxiliar na promoção dos esportes da mente.