I Fórum Internacional de TDAH - Inscreva-se neste link: https://doity.com.br/i-forum-internacional-de-tdah-238766-20241112143114

TDAH e Educação: pensando uma educação inclusiva

Faça sua inscrição
Sexta, 29 de novembro de 2024 Das 18:00 às 22:00

Sobre o Evento

NOVO LINK DO EVENTO: https://doity.com.br/i-forum-internacional-de-tdah-238766-20241112143114

Evento totalmente gratuito e 100% virtual.

Programação - 29/11

Nossa programação contará com lançamento de livros, mesa de abertura e Palestras seguida de debate e interação com os participantes, isso ocorrerá das 18h às 22h.

Lançamento de livros e mesa de abertura - 18h.

Palestras -19h:

1. TDAH e os Desafios e Estratégias para o Sucesso Escolar a partir do modelo de Educação Híbrida - Dr. Hugo Brandão

2. TDAH: Entendendo a Importância dos Medicamentos no Tratamento - Psiquiatra Juliana Fonseca

3. O TDAH não tem dono: A conscientização é nossa responsabilidade. O que você tem feito? - Especialista em TDAH Haider Rizvi

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica comum na infância, caracterizada por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Esses sintomas têm um impacto significativo no desempenho acadêmico e no funcionamento social dos alunos podem. A implementação de adequações na educação para alunos com TDAH é crucial para promover seu sucesso acadêmico e bem-estar emocional. Essas adequações podem incluir modificações no ambiente de aprendizagem, como a redução de distrações, o uso de estratégias de organização e a melhoria de rotinas estruturadas. Além disso, é importante oferecer suporte individualizado aos alunos com TDAH, como acompanhamento psicológico, sessões de treinamento em habilidades sociais e técnicas de autorregulação emocional. A colaboração entre educadores, pais e profissionais de saúde também desempenha um papel fundamental na identificação das necessidades específicas do aluno e no desenvolvimento de um plano de intervenção eficaz. Ao criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e solidário, onde as necessidades individuais de cada aluno são reconhecidas e atendidas, podemos ajudar a maximizar o potencial de sucesso acadêmico e social dos alunos com TDAH.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta uma parcela significativa da população escolar, influenciando diretamente o processo de aprendizagem e o desenvolvimento socioemocional dos alunos. No entanto, apesar da sua prevalência e impacto, ainda existem muitas lacunas no conhecimento e na prática educacional relacionadas ao TDAH. Este Fórum é justificado pela necessidade premente de fornecer um espaço de discussão e aprendizado sobre o TDAH e suas implicações na educação. Através deste evento, promovemos a conscientização e a compreensão sobre o TDAH entre alunos, educadores, profissionais de saúde, pais e cuidadores, capacitando-os para entender e atender às necessidades dos alunos com esse transtorno. Além disso, a realização deste Fórum é fundamental para fomentar o compartilhamento de experiências, melhores práticas e recursos entre os participantes. Através da troca de conhecimentos e ideias, podemos identificar estratégias de intervenção, adaptar abordagens pedagógicas e fortalecer a rede de apoio a alunos com TDAH.

Objetivo e metas

Objetivamos inspirar a implementação de políticas educacionais inclusivas e de qualidade, que reconheçam e valorizem a diversidade de perfis de aprendizagem, incluindo aqueles associados ao TDAH. Ao oferecer este espaço de reflexão e colaboração, esperamos contribuir para a promoção do sucesso acadêmico e emocional de todos os alunos, independentemente de suas características individuais. Visamos conscientizar educadores, profissionais de saúde e pais sobre o transtorno e suas implicações na educação, além de discutir estratégias de intervenção e adaptação para alunos com TDAH. A meta é compartilhar experiências, capacitar os participantes e fortalecer a rede de apoio a esses alunos. Através de palestras, debates e networking, busca-se criar um ambiente colaborativo que resulte na implementação de políticas educacionais inclusivas e de qualidade, atualizando a diversidade de perfis de aprendizagem.

Metodologia

O evento terá como base o tripé teoria, prática, reflexão, desenrolando-se a partir de espaços dialógicos estabelecidos para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem e produção do conhecimento (MOREIRA, 1990). Sempre com vistas à promoção de uma educação crítica, libertadora e transgressiva, que busca ser significativa e impactar a realidade daqueles que participam dela, contribuindo para a sua formação como sujeitos cada vez mais autônomos e conscientes dos seus papeis enquanto cidadãos, tendo ainda a pesquisa como princípio educativo (FREIRE, 1996).

Serão desenvolvidas três palestras de cerca de trinta minutos cada e abriremos debate entre os participantes e os palestrantes. Ocorrendo totalmente de forma virtual, as palestras serão desenvolvidas em espaço favorável ao diálogo, ao debate, à reflexão, ao estudo e à investigação científica sobre as mais variadas nuances do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Nessa linha, ainda com vista à interdisciplinaridade, que está na concepção do nosso evento, contaremos, posteriormente ao dia de palestras, com rodas de conversa, leituras conjuntas, metodologias ativas. Desenvolveremos a possibilidade de participação em fóruns de discussão.

Resultados Esperados

Os resultados esperados de nosso evento incluem uma maior conscientização sobre o transtorno entre alunos, educadores, profissionais de saúde e pais, contribuindo para uma melhor compreensão das necessidades dos alunos com TDAH. Espera-se que o evento promova a implementação de novas estratégias educacionais, bem como, o fortalecimento de uma rede de apoio a esses alunos, sobretudo, fomentando a colaboração entre escolas, professores, profissionais de saúde e famílias. Além disso, almejamos uma melhoria no ambiente escolar para acomodar as necessidades dos alunos com TDAH, resultando em uma maior inclusão e sucesso acadêmico e social para esses alunos. Ao final do evento, espera-se estabelecer diretrizes e planos de ação para iniciativas futuras relacionadas ao TDAH na Educação, bem como a disseminação de conhecimentos e recursos sobre o transtorno, especialmente em relação as instituições educacionais. O feedback positivo dos participantes será fundamental para considerar o Fórum como um marco importante no avanço do entendimento e manejo do TDAH na Educação.

Palestrantes

  • Psiquiatra Juliana Fonseca
  • Hugo Brandão
  • Especialista em TDAH Haider Rizvi

Programação

18h00 - Hugo Brandão Lançamento de Livros Lançamento de Livro
Lançamento de Livros
Local:

Lançamento dos livros de autoria do Dr. Hugo Brandão:

1. Universo TDAH: somos uma Ferrari sem freios;

2. Universo TDAH: desregulação nas emoções e distorção do tempo.

19h00 - Especialista em TDAH Haider Rizvi, Hugo Brandão, Psiquiatra Juliana Fonseca TDAH e Educação: pensando uma educação inclusiva Palestra
TDAH e Educação: pensando uma educação inclusiva
Local: Goole MEET

PALESTRAS:

1. TDAH e os Desafios e Estratégias para o Sucesso Escolar a partir do modelo de Educação Híbrida

Dr. Hugo Brandão

2. TDAH: Entendendo a Importância dos Medicamentos no Tratamento

Psiquiatra Juliana Fonseca

3. O TDAH não tem dono: A conscientização é nossa responsabilidade. O que você tem feito?

Especialista em TDAH Haider Rizvi

Carregando área de inscrição

Organizador

Dr. Hugo Brandão

Coordenador de programa de Pós-graduação e Professor Doutor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Escritor, Filósofo, Psicanalista e Palestrante. Site: www.hugobrandao.com.br