I Jornada Acadêmica de Compliance do Pará

I Jornada Acadêmica de Compliance do Pará

Faça sua inscrição
Quarta, 23 de agosto de 2017 Das 16:00 às 22:00
Belém, PA Auditório do CESUPA - Campus: José Malcher

Sobre o Evento

A I Jornada Acadêmica de Compliance do Pará possui carater multidisciplinar, e possuí como objetivo apresentar a comunidade acadêmica paraense um dos temas que mais tem se destacado no mercado de trabalho, Compliance.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

Compliance é a satisfação de todos os requisitos referentes à gestão de riscos para o negócio e ao cumprimento de normas e regras de forma que a gestão não seja comprometida e a sustentabilidade da organização, em longo prazo, seja garantida, com transparência e ética, assegurando os interesses da comunidade, dos colaboradores, dos acionistas, da sociedade e de outros stakeholders.

Por ser um tema abrangente e novo, o foco do mesmo serão profissionais e acadêmicos dos cursos de Direito, Administração, Engenharia de Produção e Computação, Publicidade, Contabilidade e todos aqueles interessados em conhecer o tema que promete mudar, de forma gradativa, a realidade da sociedade brasileira.

Palestrantes

  • Amanda Ramalho
  • Marina Maneschy
  • Daniel Fernandes da Silva Leitão
  • Igor Silva
  • Lucas Sá Souza
  • Carlos Fraga
  • Demethrius Lucena
  • Prof. Dr. Fabrício Vasconcelos de Oliveira
  • Edgar Augusto De Oliveira

Programação

15h00 Mesa de Abertura Abertura
Local: Auditório
15h30 Compliance e os Valores Organizacionais essenciais à Ética e Governança Palestra
Compliance e os Valores Organizacionais essenciais à Ética e Governança
Local: Auditório

Marina vai abordar a origem do Compliance, seus objetivos e os benefícios que o programa proporciona para as organizações. Apresentará, ainda, sua relação com as diversas áreas do conhecimento e como a sua implementação e efetividade estão diretamente relacionada à multidisciplinaridade. Por fim, abordará questões relacionadas à ética e governança corporativa. A palestrante é sócia-fundadora do escritório Ramalho e Maneschy Advocacia | Consultoria | Compliance. Formada pelo CESUPA, possui curso de Compliance pelo INSPER (São Paulo) e é Pós Graduanda em Direito Digital e Compliance pelo Damásio Educacional.

17h00 Legal Compliance: Aspectos Jurídicos na elaboração de Códigos de Conduta, Comunicação e Treinamento e Investigações Internas Palestra
 Legal Compliance: Aspectos Jurídicos na elaboração de Códigos de Conduta, Comunicação e Treinamento e Investigações Internas
Local: Auditório

Amanda vai falar sobre os aspectos do legal compliance, que são os aspectos jurídicos que envolvem o programa. Falará ainda sobre elaboração de códigos de conduta e investigações internas à luz dos direitos fundamentais. Destacando a importância da comunicação e treinamento para implementação da cultura do programa dentro das companhias. A palestrante é sócia-fundadora do escritório Ramalho e Maneschy Advocacia | Consultoria | Compliance. Formada pelo CESUPA, possui curso de Compliance pelo INSPER (São Paulo) e é Mestranda em Direito pela UNAMA.

17h30 Compliance Criminal: Acordos de Leniência e Delação Premiada Palestra
Compliance Criminal: Acordos de Leniência e Delação Premiada
Local: Auditório

O Lucas irá falar sobre os riscos criminais aos integrantes de empresas que não adotam o compliance, em especial sobre programas de prevenção à lavagem de dinheiro, Colaboração Premiada e Acordo de Leniência. Achou interessante? No dia 23/08 vai ser ainda melhor.... O palestrante é sócio fundador do escritório Sá Souza Advogados, professor da Pós-Graduação e possui curso de Compliance pelo INSPER e pelo Instituto ARC.

18h00 Intervalo Intervalo
Local: Hall do Auditório
18h30 Compliance na prática e os desafios diários nas Organizações Palestra
Compliance na prática e os desafios diários nas Organizações
Local: Auditório

Igor e Carlos irão abordar os desafios de implementação de um Programa de Compliance dentro das Organizações, contextualizando com o cenário global e brasileiro. Destacando, principalmente, a adequação aos requisitos da Lei Anti Corrupção. Os palestrantes integram a equipe de Compliance Corporativo na Norsk Hydro Brasil.

19h00 Compliance na prática e os desafios diários nas Organizações Palestra
Compliance na prática e os desafios diários nas Organizações
Local: Auditório

Igor e Carlos irão abordar os desafios de implementação de um Programa de Compliance dentro das Organizações, contextualizando com o cenário global e brasileiro. Destacando, principalmente, a adequação aos requisitos da Lei Anti Corrupção. Os palestrantes integram a equipe de Compliance Corporativo na Norsk Hydro Brasil.

19h30 Data Privacy: Valor da informação e Boas Práticas no ambiente digital Palestra
Data Privacy: Valor da informação e Boas Práticas no ambiente digital
Local: Auditório

Daniel abordará o valor da informação nos dias de hoje e boas práticas de como protege-la no ambiente digital, principalmente no que diz respeito à proteção de dados no local de trabalho e sua relação com o desenvolvimento da empresa, assim como a importância da compliance neste ambiente. O palestrante é assessor no Ministério Público de Constas do Estado do Pará. Bacharel em direito pelo CESUPA e Pós-graduando em Direito Digital e Compliance pelo Damásio Educacional.

20h00 Intervalo 2 Intervalo
Local: Hall do Auditório
20h15 Compliance na Gestão Pública Palestra
Compliance na Gestão Pública
Local: Auditório

Demethrius vai falar sobre o viés público do Compliance, especialmente no que diz respeito às Corregedorias e a gestão pública. O palestrante é mestre em ciência política, especialista em gestão pública, avaliador de artigos da Revista da CGU - Controladoria Geral da União, conferencista e servidor público federal do IFPA.

20h45 Responsabilidade do Administrador e Deveres Éticos Mesa-redonda
Responsabilidade do Administrador e Deveres Éticos
Local: Auditório

O Prof. Dr. Fabrício participará de mesa redonda que debaterá a responsabilidade dos administradores e seus deveres éticos. A mesa, será composta, ainda, por membro da Controlagoria Geral da União - Pará que debaterá acerca do tema proposto.

O palestrante é Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará/UFPa; Especialista em Direito pelo Centro de Extensão Universitária de São Paulo/CEU-SP; professor Associado da Universidade Federal do Pará/UFPa; professor titular da Universidade da Amazônia/UNAMA (graduação e mestrado); professor do Centro Universitário do Pará/CESUPA; professor convidado da Escola Superior de Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará; Procurador Fundacional/Autárquico do Estado do Pará; autor de obras jurídicas publicadas em diversos livros e periódicos.

21h30 Fala de Encerramento Encerramento
Local: Auditório

Local

Auditório do CESUPA - Campus: José Malcher - 66060-230, Avenida Governador José Malcher, Nazaré, Belém, Pará,

Organizador

Associação Atlética Acadêmica de Direito Jurisparta - CESUPA