Este evento possui transmissão ao vivo.
Resumo
Trata-se do lançamento do site BRICSCultural através do compartilhamento e debates do/sobre os resultados finais do projeto de pesquisa Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (Fapesb/CNPq, 2015/2023), em fase de conclusão por pesquisadores docentes e discentes de três grupos de pesquisa, a saber, Linguagem e Crítica Cultural (filiado ao Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia), Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Criação Literária e do Núcleo de Estudos da Crítica e da Cultura Contemporânea, ambos filiados ao Programa de Literatura e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Desde 2015, 12 pesquisadores docentes e vários discentes exploraram a problemática das relações interculturais envolvendo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) e apresentaram resultados parciais em jornadas científicas locais, nacionais e internacionais, estas, sobretudo em universidades tais como Universidade de Pequim (China), Nehru Jawaharlal (Índia), São Petersburgo (Rússia), Stellenbosch (África do Sul), além de universidades latino-americanas como San Marcos (Lima – Peru), Universidade do Chile, entre outras, com forte impacto na cooperação científica, entre nossas instituições e essas instituições estrangeiras, tudo isso apontando para a seguinte conclusão: sem a construção de um mundo multipolar, pondo em questão a ocidentalização do mundo desde o século XVI, e afirmando o direito de cada nação, individualmente ou em blocos, de se autodeterminarem quanto às suas riquezas materiais e simbólicas, não há humanidade possível, em que povos e nações brilhem, experimentem sua cidadania cultural plena, ao contrário do que têm sido até então: objetos da rapina e da barbárie, há séculos.
Palavras iniciais sobre esse lançamento BRICSCultural em movimento
O evento científico intitulado BRICSCultural em movimento: agenciamentos e conexões acadêmicas por um mundo multipolar, além de ter como objetivo geral o compartilhamento e o debate de resultados de pesquisa sobre as interações científicas e culturais no âmbito dos BRICS, visa a, também, como objetivos específicos: a) acolher resultados de investigações sobre países lusófonos e suas relações interculturais com os BRICS; b) fomentar, num grande Centro de Pesquisa europeu, um encontro de pesquisadores em formação, em níveis e mestrado e de doutorado, pós-doutorado, por uma exploração epistemológica concernente a um mundo multipolar; c) conectar, mesmo através de atividades remotas, enquanto durar o evento, pesquisadores chineses, russos, indianos, sul-africanos, latino-americanos, para as rodas de conversa e de debates.
A escolha de instituições acadêmicas num grande centro do pensamento ocidental como a França, e no âmbito de um ambiente cultural e de alto nível como a Maison du Brésil, que acolhe pesquisadores (as) brasileiros(as), bem como interage com pesquisadores (as) de todo mundo, se deve não apenas ao nosso reconhecimento pelas contribuições europeias relativas ao processo de emancipação do gênero humano ainda sob o jugo de forças obscuras produzidas na própria Europa, mas também pelas possibilidades de construção de outras mediações que considerem a potência do Sul Global, do mundo multipolar, como caminhos incontornáveis para a superação dessas forças obscuras e reacionárias. Nesse sentido, a nossa Maison du Brésil joga também um papel mediador decisivo.
Se os objetivos para a realização esse evento estão claros, então vamos à metodologia.
Metodologias para a realização do evento no dia 03/05/2023
Para a realização dos objetivos geral, que é compartilhar e debater resultados de pesquisa sobre as interações científicas e culturais no âmbito dos BRICS, além dos específicos, acima mencionados, a metodologia básica é a seguinte:
O que esperamos:
a) Através de maior popularização de uma ciência aberta, e empenhada, contribuir para novas formas e roteiros de organização estético-política emancipatória e socialista;
b) Ampliação da rede cultural e científica BRICS com nossos parceiros ocidentais, nos grandes centros de pensamento e de investigação ocidentais, que sempre problematizaram as noções e práticas da chamada modernidade ocidental e suas ordens de despejo simbólico, cultural, territorial e ontológico por todo o mundo;
c) Explorar uma problemática que faça emergir, em língua portuguesa e suas literaturas e expressões culturais, novas formas por uma representação do mundo multipolar, em que as nações aí implicadas promovam uma política permanente de reparação material e simbólica junto às suas populações empobrecidas e, com isso, reorientarmos o Ocidente.
PROGRAMAÇÃO
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9:00 – 09:30
Abertura: com os organizadores do evento e representantes institucionais
9:30 – 10:00
Lançamento do site BRICSCultural em movimento – Prof. Dr. Osmar Moreira
10:00 – 10:15
Intervalo
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes
14:00 – 15:30
Roda de conversa 2: Interações dos pesquisadores docentes e discentes de instituições BRICS, sobretudo da Rússia, Índia, China, e de ao menos 03 universidades latino-americanas e brasileiras, que participaram do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS), com pesquisadores docentes e discentes de demais instituições presentes
15:30 – 15:45
Intervalo
15:45 – 17:00
Roda de conversa 3:
Exposição sobre uma problemática BRICS por pesquisadores docentes e discentes de demais instituições presentes, inscritas no evento.
17:00 – 17:30
Coquetel de encerramento e com lançamentos de livros e sessões de autógrafos por parte daqueles/as que se inscreveram também para essa sessão.
Referências: (apenas com a produção bibliográfica dos pesquisadores(as) que integram os três grupos de pesquisa, base do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) – em anexo a este projeto de evento.
Pesquisas de estudantes e seus respectivos orientadores (as):
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Prof. Dr. Osmar Moreira dos Santos
SUBPROJETOS:
Thainá Nascimento da Silva. Sistema educacional e modos de produção de material didático no Brasil e na China; Uma imagem do campo linguístico-literário em Claude Lévi-Strauss; O estudo da língua, literatura e cultura brasileiras em instituições chinesas.
Ester Paixão dos Santos. Uma imagem do campo linguístico-literário em Jacques Lacan. 2015; O estudo da língua, literatura e cultura chinesa em instituições brasileiras.
Daiane de Almeida Santos. Modos de construção identitária em Carolina de Jesus e em Mo Yan, escritor chinês; Política brasileira de internacionalização de línguas, literaturas e culturas.
Thaciara Lopes Silva. Macarthismo, Projeto Escola sem Partido e revolução cultural chinesa:como pensar uma revolução educacional no Brasil que o PT no poder não fez?
Jéssica da Silva Vilela. Mapa de instituições culturais chinesas em filmes de Zhang Yimou e Jia Zhanke.
João Victor Rodrigues Carvalho. Departamento de Estado dos Estados Unidos e seu discurso sobre governos de esquerda no Brasil.
Emmeli Santos Oliveira. Teatro de Augusto Boal e revolucão brasileira.
Mariana Argolo Barreto. Mapa de instituições linguístico-literárias na revista da ANPOLL.
Daiane de Almeida Santos. Política brasileira de internacionalização de línguas, literaturas e culturas.
João Victor Rodrigues Carvalho. Departamento de Estado e de Justiça dos Estados Unidos e seu discurso sobre os governos de esquerda na América Latina.
Mariana Argolo Barreto. Mapa de instituições linguístico-literárias na revista da ANPOLL.
Antonio de Oliveira Pinto Júnior. Mapa de instituições linguístico-literárias em GTs da ANPOLL.
Prof. Dr. Roberto Henrique Seidel
SUBPROJETOS:
Simone de Jesus Oliveira. A pintura tradicional chinesa e a influência ocidental na obra de Chang Dai-Chien (1899-1983).
Lucas Pereira dos Santos. A pintura tradicional chinesa e a questão da cópia na obra de Chang Dai-Chien.
Francimara Souza Ferreira. Caligrafia chinesa e sua relação com a obra de Chang Dai-Chien (1899-1983).
Ananda Ingrid Pandini Pacheco Santana. Uso e subversão de técnicas da pintura chinesa tradicional oriundas das diferentes dinastias, por parte de Chang DaiChien (1899-1983) em suas obras.
Ualisson Henrique de Oliveira. Uso e subversão de técnicas da pintura chinesa tradicional oriundas das diferentes dinastias, por parte de Chang DaiChien (1899-1983) em suas obras.
Simone de Jesus Oliveira. O período de Chang Dai-Chien no Brasil (1953-1972).
Profa. Dra. Maria Anória de Jesus Oliveira
SUBPROJETOS:
Janay Santos dos Anjos. Literatura africana contemporânea para crianças e jovens das terras de lá, Angola, às terras de cá, o Brasil: muitas histórias importam.
Ana Carollyne dos Santos. Crianças e jovens na mitologia afro-brasileira da educação básica: autores/as, obras e temáticas principais.
Mariana de Jesus Neto. Protagonistas negras na literatura infanto-juvenil brasileira: outras histórias, novos desafios.
Ana Maria de Sena Boaventura. Crianças e jovens na mitologia afro-brasileira da educação básica: autores/as, obras e temáticas principais.
Michele Moura Amorim. literatura infantil e juvenil moçambicana: obras e autores contemporâneos.
Girlene Santos do Amor Divino bispo. Literatura infantil/juvenil sul-africana contemporânea editada no brasil e o protagonismo negro.
Quesia Leal Pereira. África na produção literária infantil e juvenil do escritor moçambicano Machado da Graça.
Vanessa Silva Paz. Narrativas angolanas contemporâneas destinadas às crianças e aos jovens: conflitos e questões sociais.
Margarida Lopes de Jesus. Nelson Mandela: protagonismo negro na produção literária e ouras histórias; Autores e obras sul-africanas na literatura infanto-juvenil contemporânea editada no Brasil.
Carolina da Silva Oliveira. Literatura infanto-juvenil moçambicana contemporânea: outras áfricas?.
Laena Santos da Silva. Literatura infanto-juvenil angolana contemporânea.
Vanessa Silva Paz. literatura infanto-juvenil angolana contemporânea
Profa. Dra. Jailma dos Santos Pedreira Moreira
SUBPROJETOS:
Jecicleide Souza Santos. Literatura de autoria feminina na escola: um olhar sobre livros didáticos.
Greicelane dos Santos Rodrigues. Mulheres leitoras: recompondo arquivos.
Ruth Kelly de Jesus Specht. Literatura e gênero: arquivo de políticas públicas.
Ivana Virginia de Lima Souza. Arquivo de escritoras russas.
Laissa Cardoso. Literatura em moviemntos de mulheres: primeiros passos na recomposição de seus arquivos; Instituições feministas literárias da-sobre a China.
Reilane Araujo dos Santos. Literatura em movimentos de mulheres: os restos dos arquivos e sua recomposição.
Ingrid Mirella Rodrigues Vieira Venas. A subalternidade na escrita de autoria feminina chinesa.
Elizabete Damasceno dos Santos. Literatura de autoria feminina chinesa: o que dizem estas mulheres; Arquivo de escritoras chinesas.
Profa. Dra. Edil Silva Costa
SUBPROJETOS:
Milena Carvalho Lisboa. A contribuição de Mikhail Bakthin para os estudos folcóricos no Brasil. 2017.
Camila Santos Menezes. A contribuição de Vladimir Propp para os estudos folclóricos no Brasil. 2017.
Camila Santos Menezes. A Contribuição dos formalistas russos para os estudos folclóricos. 2016.
Valdemir Conceição Bispo. A Contribuição da semiótica da cultura para os estudos folclóricos. 2016.
Prof. Dr. Paulo Garcia
SUBPROJETO:
Danilo Santana dos Santos. Estudos de relatos ficcionais da Rússia e de narrativas baianas da contemporaneidade. O que tratam e enunciam sobre a subjetividade
homoerótica? 2017.
Profa. Dra. Rachel Esteves
SUBPROJETOS:
Elisana Georgia Silva dos Santos. Cultura e política no Brasil contemporâneo: uma leitura da coletânea Ato poético: poemas pela democracia e do documentário Paradoxos da democracia.
Lavínia dos Santos Martins Aguiar. Literatura e política no Brasil contemporâneo: uma leitura de Solução de dois estados, de Michel Laub.
Gabriel Silva Almeida. Ricardo Lísias como intérprete do Brasil: uma leitura do conceito de homem cordial na série Diário da catástrofe brasileira.
Diandra Rocha de Oliveira. Produções culturais em regime de urgência no Brasil ultracontemporâneo: análise do livro Diário da cadeia, do escritor Ricardo Lísias, e do documentário Excelentíssimos, de Douglas Duarte.
Gabriel Silva Almeida. Produções culturais em regime de urgência no Brasil ultracontemporâneo: análise da série Diário da catástrofe brasileira, de Ricardo Lísias.
Felipe Mendes Costa Ferreira. Literatura e política no Brasil contemporâneo: uma leitura de Solução de dois estados, de Michel Laub.
Diandra Rocha de Oliveira. Produções culturais em regime de urgência no Brasil ultracontemporâneo: análise da coletânea LULA LIVRE / LULA LIVRO e do documentário What happened to Brazil.
Arnon Marques Antunes. Produções culturais em regime de urgência no Brasil ultracontemporâneo: análise do livro Sessão, de Roy David Frankel, e do documentário O processo, de Maria Augusta Ramos.
Camila Araújo Gomes. Imagens da China Contemporânea ? Uma leitura de Os anos de fartura, de Chan Koonchung.
Diandra Rocha de Oliveira. Imagens da China Contemporânea ? Uma leitura de Mudança, de Mo Yan.
Camila Araújo Gomes. Imagens da China contemporânea: uma leitura de Viver, de Yu Hua.
Giulia Fontes Pereira. Imagens da China contemporânea: uma leitura de Metropolis, de Li Sun e Yu Xiaohui.
Zelina da Costa Santos. Imagens da Índia Contemporânea ? Uma leitura de The White Tiger, de Aravind Adiga
Camila Araújo Gomes. Imagens da Índia Contemporânea ? Uma leitura comparada de Memórias indianas e Retorno ao Oriente, de Lucas Viriato de Medeiros, e The romantics, de Pankaj Mishra.
Cássio Vinícius dos Santos Marques. Imagens da Índia Contemporânea ? Uma leitura de The inheritance of loss, de Kiran Desai. 2017. Iniciação Científica.
Cristóvão Oluwasegun Oriowo Nwachukwu. Imagens da Índia Contemporânea ? Uma leitura de Os filhos da meia noite, de Salman Rushdie; Imagens de São Petersburgo na literatura contemporânea: uma leitura de O mestre de Petersburgo, de J. M. Coetzee.
Camila Araújo Gomes. Imagens de São Petersburgo na literatura contemporânea: uma leitura de A casa de Puchkin, de Andrei Bitov.
Zelina da Costa Santos. Imagens de São Petersburgo na literatura contemporânea: uma leitura de O filho da mãe, de Bernardo Carvalho.
Jefferson Expedito Santos Neves. Crítica literária e crítica biográfica: articulações.
Daniela de Sousa Ferreira. Operações metacríticas em revistas acadêmicas.
Profa. Dra. Ana Lígia Leite e Aguiar
SUBPROJETOS:
Cássio Vinícius dos Santos Marques. Descolonizar a imagem: Brasil e A?frica do Sul em suas po?s-ditaduras.
Marilia do Nascimento Costa. Genealogias da fotobiografia brasileira.
Mirian Maria Sena de Jesus. Arte no buzu: itinerários críticos pelo circuito inferior da economia soteropolitana; Arte e historiografia anticoloniais em Rosana Paulino: memória, política e corpos nada dóceis.
Arnon Marques Antunes. A História vista sob a ótica (anti)colonial em Inferno Provisório, de Luiz Ruffato.
Jacqueline Gama de Jesus. O Som ao Redor de Aquarius: reflexões anticoloniais de um Brasil contemporâneo; O Rei da Vela e O Animal Cordial: arte anticolonial brasileira.
Jaqueline Lima Valadares. Imagem poética e memória nacional em A queda do céu, de Davi Kopenawa Yanomami e Bruce Albert; Memória, arte e historiografia em Cildo Meireles: Narrativas contra-hegemônicas e desalienação da capacidade de sentir.
Amanda Isis Marinho Bandeira Soares. O avesso do amor eficiente: subversões na literatura brasileira.
Alami Vivas Cardoso Simoes Pires. O estandarte da memória nacional: um estudo comparativo entre Alice Walker e Heberth Sobral.
Profa. Dra. Evelina Hoisel
SUBPROJETOS
Ualace Caceres Guimarães. Boris, Haroldo e Guenádi: poesia, afetos e resistência. 2021.
Rafaela C. Bittencourt A. Bandeira. Poesia: tradução e afetos. 2022.
Mayara Gomez. Boris Schnaiderman e a disseminação de teorias críticas da Rússia no Brasil. 2018.
Júlia Azevedo Maia. Boris Schnaiderman no espeço das fotografias. 2020; O sertão e a Rússia: aproximações poéticas e afetivas. 2021.
Israel Argolo Santana Gonzaga. Boris Schnaiderman tradutor. 2018.
Profa. Dra. Mônica Menezes Santos
SUBPROJETOS:
Leccícia Pires Almeida. No limiar do labirinto: infância, literatura e intertextualidade; Dentro do labirinto: infância, fantasia e literatura.
Misael Marculino da Franca de Jesus. Onde estão as coisas selvagens - infância, literatura e subjetividade; Devir-infância: poética e ilustração em A arca de Noé; Clarice Lispector para crianças.
Luiza Carvalho Santos Brandão. Arquétipos de bruxa e de princesa nos contos A Bela Adormecida e Cinderela; Entre peles e cobertores: os contos de fadas e a construção da heterossexualidade feminina; Os contos de fadas e a construção da heterossexualidade feminina.
Henrique Magalhães dos Santos. Geografias da recepção: corpo a corpo com a literatura infantojuvenil. Poética e ilusttração em John Burningham; O movimento estudantil em Harry Potter: resistindo ao fascismo; Leituras da literatura infantil e juvenil nas revistas literatura infantil e juvenil nas revistas Boitatá (UEL), Tabuleiro das Letras.
Yasmin Queiroz Santos Sanches. Leituras a contrapelo da literatura infantil e juvenil: O abraço, de Lígia Bojunda, e Não conte para a mamãe, de Toni Maguire e o abuso sexual na infância.
Rafael Gurgel de Almeida. Biografemas de Anna Akhmátova na literatura contemporânea.
Juan Messias Souza Santos. Pensar fora da caixa: questões de gênero e de sexualidade na literatura infantil e juvenil publicada no Brasil.
Rafael Mires de Araújo. Leituras a contrapelo da Coleção Antiprincesas: Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra para meninas e meninos.
Tainá Amado Basílio dos Santos. Modos de ler a literatura infantil e juvenil nas revistas Miscelânea (UNESP), Alétria (UFMG), Scripta (PUC-Minas Gerais), Signótica (UFG), Leia Escola (UFCG); Leituras da literatura infantil e juvenil nas revistas Estudos de Literatura Brasileira (UNB) e o Letras de hoje (PUC-RS).
Aline Cesar Carvalho. Modos de ler a literatura infantil e juvenil nas revistas Semear (PUC- RJ), Cadernos de linguagem e sociedade (UNB), Fragmenta (UFPR), Revista Fragmentos (UFSC), Boletim de pesquisa NELIC (UFSC). 2015.
Rute Martins Fernandes. Leituras da literatura infantil e juvenil nas revistas Palimpsesto (UERJ) e Odisseia (UFRN).
Profa. Dra. Antonia Torreão Herrera
SUBPROJETOS:
Rayanne Sousa dos Santos: “O chão que ela pisa” de Salman Rushdie; uma história contemporânea que lê a Antiguidade; A Índia fantástica de Salman Rushdie em “Os filhos da meia-noite”.
Mayron Alexandre Moreira de Faria: Entre a graça e a desonra: Um estudo sobre a obra de Coetzee; O Verão de J. M. Coetzee: entre a confissão e a ficção.
Flora Menezes de Jesus Trindade. As linhas transversais da escrita de Coetzee: conflito existencial, deslocamento e vida acadêmica.
Profa. Dra. Lígia Guimarães Telles
SUBPROJETOS:
Matheus Oliveira Carvalho. Traços da cultura russa na escrita ficcional de Judith Grossmann.
Roberth Novaes Nascimento. As tramas de leitura e a ficção tecelã: Judith Grossmann lê os russos.
Pronem Edital 09/2014 Fapesb/CNPq
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Coordenação geral:
Prof. Dr. Osmar Moreira dos Santos
Abertura: com os organizadores do evento e representantes institucionais Abertura
Lançamento do site BRICSCultural em movimento Abertura
Intervalo Intervalo
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes Roda de Conversa · Ana Lígia Leite e Aguiar, Ana Qiao Jianzhen, Andrey Zukov, Antonia Torreão Herrera, Edil Silva Costa, Evelina de Carvalho Sá Hoisel, Fan Xing, Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Juan Ignacio Azpeitia, Juan Recchia Paez, Juliene Christian Pinto, Lígia Guimarães Telles, Maria Anória de Jesus Oliveira, Mônica de Menezes Santos, Mukesh Kumar, Osmar Moreira dos Santos, Paulo César Souza Garcia, Rachel Esteves Lima, Roberto Henrique Seidel, Silvia Meliciano
Roda de conversa 2: Interações dos pesquisadores docentes e discentes de instituições BRICS, sobretudo da Rússia, Índia, China, e de ao menos 03 universidades latino-americanas e brasileiras, que participaram do projeto Potências transnacionais emergente Roda de Conversa
Intervalo Intervalo
Roda de conversa 3: Exposição sobre uma problemática BRICS por pesquisadores docentes e discentes de demais instituições presentes, inscritas no evento. Roda de Conversa
Coquetel de encerramento e com lançamentos de livros e sessões de autógrafos por parte daqueles/as que se inscreveram também para essa sessão. Coquetel
Apresentar e debater, num grande centro de pensamento Ocidental, Paris, os resultados finais do projeto de pesquisa Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (Fapesb/CNPq, 2015/2022), coordenado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), e envolvendo várias instituições científicas dos BRICS, a fim de se vislumbrar e potencializar paisagens por um mundo multipolar.
Maison du Brésil, Cité Internationale Universitaire de Paris, 7 L Bd Jourdan, 75014 Paris, França.
Cité Internationale Universitaire de Paris, Paris - BA
Maison du Brésil, Cité Internationale Universitaire de Paris, 7 L Bd Jourdan, 75014 Paris, França.
Cité Internationale Universitaire de Paris, Paris - BA
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, com cursos de mestrado, doutorado, estágio pós-doutoral, e com nota 5 na Capes.
Coordenador geral do evento.
9:30 – 10:00
Lançamento do site BRICSCultural em movimento – Prof. Dr. Osmar Moreira.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
10:15 – 12:00
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
Professora de Português no ensino secundário Francês.
Língua Esponhola e Literaturas.
Prof. Literatura Latinoamericana da Universidad Nacional de La Plata, Buenos Aires, Argentina.
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.
Roda de conversa 1: Interações dos pesquisadores docentes e discentes do projeto Potências transnacionais emergentes e seus crivos culturais (BRICS) com pesquisadores docentes e discentes das instituições presentes.