I JORNADA DE CAPACITAÇÃO CIENTÍFICA DO IFAM

6 de abril de 2021, 09h30 até 8 de abril de 2021, 17h00

Informações

ATENÇÃO: LEIA ATÉ O FINAL

O evento será realizado nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2021 promovido pelo Instituto Federal do Amazonas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI).

O evento tem como objetivo:

  • Divulgar para a comunidade acadêmica a importância das publicações científicas, como foco de apoio para os programas institucionais e as revistas do IFAM;
  • Capacitar servidores e alunos do IFAM para a melhoria na produção científica;
  • Propor um espaço de aprendizado para pesquisadores e acadêmicos.

O evento será realizado virtualmente com transmissão pelas redes sociais do IFAM e contará em sua programação com a apresentação de palestras, webinars, mesa redonda e minicursos temáticos.

Certificação dos 3 dias do evento!

Para ter direito ao certificado o participante INSCRITO NO DOITY deverá obter frequência mínima em 65% nas atividades do evento.

Haverá a disponibilização da LISTA DE FREQUÊNCIA aos participantes com o link a ser informado durante a transmissão ao vivo.

Os inscritos nesse evento somente terão direito a receber o certificado de participação se assinarem as LISTAS DE FREQUÊNCIA durante os 3 dias do evento comprovando frequência mínima em 65% nas atividades.

As vagas são limitadas, não perca tempo e se inscreva logo!

As inscrições encerram às 12:00h do dia 06/04/2021.

Inscreva-se e participe do evento para adquirir conhecimentos que poderão se tornar diferenciais na sua jornada acadêmica e profissional.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Livia de Souza Camurça Lima

Saiba mais

Maria Francisca Morais de Lima

Saiba mais

Rosangela Santos da Silva

Saiba mais

Jucimar Brito de Souza

Saiba mais

José Pinheiro de Queiroz Neto

Saiba mais

Cinara Calvi Anic

Saiba mais

Alefe Lopes Viana

Saiba mais

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho

Saiba mais

Paulo Marreiro dos Santos Júnior

Saiba mais

Marta de Faria e Cunha Monteiro

Saiba mais

Ilane Ferreira Cavalcante

Saiba mais

Rodrigo Amado dos Santos

Saiba mais

Rodrigo Oliveira de Paiva

Saiba mais

Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho

Saiba mais

Roberto Shamanti

Programação:

Abertura da I Jornada de Capacitação Científica do IFAM Abertura · Jucimar Brito de Souza, Livia de Souza Camurça Lima, Maria Francisca Morais de Lima, Rosangela Santos da Silva

Palestra: A importância da produção científica para a comunidade acadêmica. Palestra · José Pinheiro de Queiroz Neto

Webinar 1: Escrita científica: como produzir artigos científicos, relatos de experiência, papers e resumo expandido. Webinário · Marta de Faria e Cunha Monteiro

Minicurso 1: Técnicas de escrita e elaboração inicial da pesquisa: saindo do papel em branco, o que fazer, para que fazer e como fazer. Minicurso · Ilane Ferreira Cavalcante

Webinar 2: O desenvolvimento da pesquisa e os principais instrumentos metodológicos Webinário · Cinara Calvi Anic

Webinar 3: Fontes de informação e métodos de busca em bases de dados: estratégias para melhorar a sua pesquisa Webinário · Rodrigo Amado dos Santos

Minicurso 2: ABNT: normativas e desafios da produção científica Minicurso · Rodrigo Oliveira de Paiva

Webinar 4: Terminei o meu PIBEX, PIBIC e PIBIC Jr.: Onde publicar? Webinário · Alefe Lopes Viana

Minicurso 3: Treinamento sobre ferramentas de apoio a pesquisa Minicurso · Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho

Mesa Redonda: Apresentação das revistas científicas do IFAM: Nexus, Igapó e Educitec. Mesa-redonda · Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Maria Francisca Morais de Lima, Paulo Marreiro dos Santos Júnior

Encerramento: Apresentação Cultural Encerramento · Roberto Shamanti

Credenciamento

Em cada dia do evento será disponibilizado o link para assinatura da Lista de Frequência.

Para receber certificado os participantes deverão fazer o seu registro na lista de frequência em todos os dias do evento.

Evento online

Data: 06/04/2021 - 08/04/2021 às 09:30

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS

Pró-Reitoria de Extensão - PROEX

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PPGI

Livia de Souza Camurça Lima

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (2000) e Mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Instrumentação e Controle, pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, lotada no Campus Manaus Distrito Industrial, ministra disciplinas de Sistemas e Circuitos Digitais para os Cursos Superiores de Tecnologias e Engenharia de Controle e Automação. Como pesquisadora atuou, principalmente, nos seguintes temas: geradores de pressão, sensores de pressão e temperatura, técnica de oscilações forçadas, controle de pressão e temperatura. Apresentou artigos publicados na linha de Engenharia Biomédica envolvendo análise da Impedância Pulmonar por meio da Técnica de Oscilações Forçadas. Após o período de aproximadamente três anos e meio a frente da Diretoria de Ensino do campus Manaus Distrito Industrial, nesta fase, pretende ingressar na linha de pesquisa de Gestão e Avaliação da Educação e Avaliação de Processos Educacionais. Respondeu até 2020 pela Pró-Reitoria de Ensino do IFAM. Atualmente é a Reitora Substituta do IFAM.

Maria Francisca Morais de Lima

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), pós-graduação em língua portuguesa pela UFAM (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2007), doutorado em Língua Portuguesa pela PUC-SP(2016). Docente do Instituto Federal de Educação - Ciência e Tecnologia do Amazonas desde 1995. Atualmente, desenvolve atividades na área da docência, pesquisa e extensão, atuando, desde outubro de 2019, como Pró-reitora de Extensão. Exerceu de fevereiro de 2014 a março de 2019 a função de Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Manaus Zona Leste. Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Programa em Rede Nacional - Polo IFAM/CMC. Coordenou o curso de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2017/2 a 2019. Foi membro do conselho Estadual de Educação biênio 2017/2018, representando atualmente o IFAM no conselho da FECOMÉRCIO. Atuou ainda como professora convidada nos cursos de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior da Laurette Universities International e nos cursos de Pós-graduação em Língua Portuguesa e docência - oferecidos pelo CEPAM - certificados pela Faculdade Integrada do Brasil - FAIBRA e pela Faculdade Kurios - FAK. Possui larga experiência na área de educação ( formação de professores e gestão) comunicação empresarial, metodologia do estudo e da pesquisa, língua e literatura brasileira, políticas públicas em EPT, práticas pedagógicas em EPT, elaboração de projetos e orientação de estágio.Desenvolve pesquisa na área de análise do discurso e Educação profissional e tecnológica. Atualmente é Editora Executiva da Revista Nexus e responde pela Pró-Reitoria de Extensão do IFAM.

Rosangela Santos da Silva

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Especialização em Práticas Assertivas em Gestão da Educação Profissional Integrada à Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN; Especialização em Informática Aplicada a Educação pela Uninorte; Gestão Escolar pela UFAM e Gestão e Avaliação da Educação Profissional pelo CAED/UFJF e Centro Paula Souza/SP e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente atua como Diretora de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, Gestão Escolar, Educação a Distância e Formação de Tutores em EAD.

Jucimar Brito de Souza

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui graduação em TECNOLOGIA EM ELETRONICA pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1992), aperfeiçoamento em Automção Industrial pela Centro Federal de Edução Tecnologia do Parana (1991), especialização em Informatica Educativa pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1992), Especialização em Tecnologia Java pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (2007), mestrado em Informática na na área de concentração em Recuperação da Informação pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e doutorado em Informática na área de concentração em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atua como professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas desde 1987 (nesta época Escola Técnica Federal do Amazonas) . Tem experiência na área de Desenvolvimento de Software, Teste de Software, Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis, Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Informação. Atualmente dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas na área de programação aplicada, utilizando recursos como dispositivos móveis e robótica. Atualmente é PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO do IFAM.

José Pinheiro de Queiroz Neto

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


O Prof. DSc. José Pinheiro de Queiroz Neto é formado em Engenharia Elétrica e com Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas, desenvolveu os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais. Como profissional, atuou em empresas do Parque Industrial de Manaus, desenvolvendo atividades na área de Engenharia Industrial, tendo sido Chefe de Engenharia Industrial, na Gradiente Eletrônica S/A. Na área acadêmica, foi coordenador dos cursos Superiores de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia do Amazonas (IF-AM). Foi General Chair do XIX SIBGRAPI (Brazilian Symposium on Computer Graphics) em 2006. Participou como bolsista CNPq do Programa Professores para o Futuro - Finlândia. Atualmente é professor pesquisador do IFAM, professor do Mestrado ProfEPT e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAM. Na área de pesquisa, participa de grupos voltados a área de Ciência da Computação/Automação, com particular interesse em Visão Computacional, Robótica e Sistemas Embarcados e na área de Ensino, com particular interesse em ferramentas modernas de ensino, como Project Based Learning.

Cinara Calvi Anic

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2002), e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2016). Atualmente é professora do ensino superior e pós graduação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM, atuando no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado profissional em Ensino Tecnológico. Tem experiência na área de Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores,além da experiência como professora no ensino fundamental,médio e superior.

Alefe Lopes Viana

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas (2011), Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (2014), MBA em Lean Manufacturing pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (2016) e Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais (2014). Atuou como docente na Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) e como voluntário na Universidade Federal do Amazonas (UFAM-Curso de Engenharia Florestal). Atualmente é Professor/Pesquisador na área de Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Campus Manaus Centro) e Doutorando no Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (UFAM). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Ciências Ambientais, atuando em temas relacionados à Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, Projetos Socioambientais, Gestão Ambiental e Recursos Naturais, participando ainda como consultor Ad hoc no âmbito de projetos do Prêmio Samuel Benchimol e revisor de periódicos nacionais. Atuou como Coordenador de Pesquisa do IFAM - Campus Manaus Centro (2017-2019) e como Conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu / Manaus-AM. É vice-líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Pesquisa em Sustentabilidade na Amazônia" - NUPESAM e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui Doutorado em Linguística (2009) e Mestrado em Linguística (2005), na área de Variação e Ensino, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É professora do Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, ministrando aulas em cursos de graduação e Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino Tecnológico. Atua como coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro, e lidera o Grupo de Pesquisa Elatec: Ensino de Línguas Adicionais mediado por Tecnologias. Atualmente, é editora da Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM.

Paulo Marreiro dos Santos Júnior

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


É doutor e mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em História e Historiografia da Amazônia e graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias do Ensino da História, História Cultural, Estágio Curricular em História, tensões sociais, práticas populares e criminalidade social. Faz parte dos grupos de pesquisa: História Social e Imprensa (UFAM), Mundos do Trabalho (PUC-SP) e membro do Grupo interdisciplinar de pesquisas ambientais da Amazônia (GIPAM) (IFAM Campus Presidente Figueiredo). Possui experiência docente na Educação Básica, na graduação e pós-graduação e enquanto coordenação de cursos, de Extensão, de Pesquisa, como Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão na Direçao Geral de Instituições de Ensino público e privadas. Filiando à Associação Nacional de Professores e Universitários de História (ANPUH) e Centro de Estudos Rurais e Urbanos da USP (CERU). Foi vinculado ao Programa RH POSGRADE da Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

Marta de Faria e Cunha Monteiro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS



Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (PPGLg - 2014) na área de concentração em Linguística Aplicada; Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC (2009); Mestre em Letras pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1999); Licenciada em Letras - Língua e Literatura Inglesa (1993) e Bacharel em Administração de Empresas (1983) pela mesma instituição. Desde 1994 é docente do Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa da Faculdade de Letras – Flet da UFAM. Tem experiência no planejamento e coordenação de cursos e projetos da área de Letras e Linguística Aplicada, atuando principalmente, na área da formação de professores da educação básica, de Inglês para Fins Específicos – IFE, dos letramentos, discursos e identidades, da elaboração de material didático e da metodologia da pesquisa científica. Na UFAM foi Chefe e Sub-chefe do extinto Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras - DLLE, e ocupou cargos de coordenação de projetos, como os de Coordenadora Acadêmica do Curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa, dos Cursos de Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (T.1 e T.2), de Coordenadora Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu do extinto ICHL, atual IFCHS, de Coordenadora Administrativa do Programa Idiomas sem Fronteiras – IsF e de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Línguas – NucLi do IsF na UFAM. Tem apresentado comunicações em eventos de Linguística Aplicada, de formação de professores e do ensino-aprendizagem de Línguas para Fins Específicos - LinFe, entre outros. É professora Associada II e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado) da UFAM desde 08/02/20 (Portaria No. 1414/2020-GR).

Ilane Ferreira Cavalcante

Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)


Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Estudos da Linguagem (1996) e doutorado em Educação (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É lotada no Campus Zona Leste, atuou como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN de 2011 a 2017 e, como tal, participou do Fórum Estadual de Formação docente. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB de 2011 a 2015. Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) desde 2011. É editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana :festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) - livro de poemas - e Mulheres e Letras (2011).

Rodrigo Amado dos Santos

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO


Possui graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Em fevereiro de 2018 obtém seu título de doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (LATEC PPSIG), sendo aprovado em primeiro lugar no processo seletivo de 2014. Atualmente está coordenador e é professor do curso de bacharelado em hotelaria. Também atua como docente no curso de licenciatura em turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É professor permanente do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia da UFRRJ. É líder do seguinte Grupo de Pesquisa CNPQ: Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo (PROGESTUR). Possui experiência nas áreas interdisciplinares e das ciências sociais aplicadas, com enfoque em pesquisas que observam as seguintes temáticas: gestão da sustentabilidade turística; gestões hoteleiras e seus parâmetros de atuação; turismo, cultura e meio ambiente.

Rodrigo Oliveira de Paiva

Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG


Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI - UFPA. Especialista em Docência em Sistemas de Informações pela Faculdade Unyleya. Bibliotecário graduado pela Universidade Federal do Pará. Técnico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, lotado no Serviço de Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi. Possui interesse nos temas de Comunicação científica, Acessibilidade e Tecnologias de informação e Comunicação. Desenvolve pesquisas sobre repositórios digitais e comunidades surdas.

Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS


Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Especialização em Comunicação e Informação Educacional e Empresarial pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Bibliotecária Documentalista na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente exerce a função de assessora técnica da Biblioteca Central da UFAM. Possui experiência em treinamentos em bases de dados, gestão de mídias globais, repositórios institucionais, acessibilidade na web, arquitetura da informação para sítios e portais, navegabilidade, planejamento de sítios eletrônicos e portais.Também possui experiência em sistema de gerenciamento de conteúdo em Joomla, periódicos científicos, normalização acadêmica, bibliotecas digitais, softwares livres para bibliotecas, DSpace. Atuação profissional nas seguintes áreas: Ciência aberta, repositórios, gerenciamento de sites, gestão de mídias globais, prospecção da inovação, treinamentos em bases de dados e gestão.

Roberto Shamanti

Novo Sol - Arte, Eventos, Consultoria e Capacitação


Músico - Cantor, compositor e produtor musical, Roberto Shamanti é natural de Santarém (PA), residente há mais de 20 anos em Manaus. Conhecido pela sua voz ímpar e suas belíssimas composições autorais, já representou o Amazonas em muitos lugares do País com seu trabalho como músico e vocalista do emblemático Grupo Imbaúba, liderado pelo poeta e músico amazonense Celdo Braga, por quase oito anos levando a representatividade amazônica dos sons da floresta através da música. Há 6 anos, abraçou a missão de cantar e levar a medicina da Música de Rezo para o mundo.

Fonte:

https://www.acritica.com/channels/entretenimento/news/roberto-shamanti-representa-o-norte-como-convidado-de-ale-de-maria-em-sao-paulo

https://www.facebook.com/robertoshamanti.rezador