"A r(e)mergência das lutas pelo direito à cidade: reflexões sobre as possíveis estratégias de resistência frente a despossessão violenta dos mais pobres e das comunidades tradicionais de seus territórios nas cidades. "
Coordenador:
- Prof. Ms. César Roberto Castro Chaves Weverton (UFMA)
Descrição: O minicurso pretende demonstrar como moradia tem sido transformada de direito social e humano fundamental a condição de mera mercadoria, de produto e mais que isso, de um ativo de fundamental importância para o mercado financeiro global. O grande negócio da cidade é o preço de sua localização. É ele que determina o melhor uso para a terra urbana. Como consequência, está em curso uma pressão violenta sobre as classes populares, fazendo-as se deslocar de seus territórios populares e auto construídos, estabelecidos nas áreas centrais das cidades, para conjuntos enormes, padronizados, situados nas periferias metropolitanas, que são verdadeiras “plantações de casas no meio do mato”, para que em seus territórios sejam realizados investimentos públicos e/ou privados capazes de alavancar o tão famigerado desenvolvimento económico.
Objetivo: Analisar o quadro atual de lutas e das disputas empreendidas pelos movimentos sociais em defesa do direito à cidade e da moradia nas cidades brasileiras no atual quadro de desmonte dos direitos civis e sociais.
Público-alvo: Analisar o quadro atual de lutas e das disputas empreendidas pelos movimentos sociais em defesa do direito à cidade e da moradia nas cidades brasileiras no atual quadro de desmonte dos direitos civis e sociais.