A I JORNADA LIMEFLE- Linguagens e Resistência, organizada pelo grupo Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores (CNPq), da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC/Universidade Estadual do Ceará(UECE). O evento comemora os 10 anos do grupo e reúne pesquisadores, professores e estudantes da graduação e pós-graduação nas áreas de letras, pedagogia e história, professores da educação básica e demais interessados nas questões relativas às metodologias para a formação de leitores literários, com enfoque nos estudos interseccionais, envolvendo os aspectos etnorraciais, de gênero e de classe.
Objetivando promover o intercâmbio com especialistas de outras instituições de ensino, a I Jornada LIMEFLE conta com palestras, mesas e atividades culturais nos dias 11, 12, 18 e 19 de agosto de 2020.
Todas as palestras e mesas-redondas serão públicas e acessíveis em Libras, transmitidas pelo nosso canal no Youtube.
As inscrições encerram dia 07/08/2020.
Será emitido certificado pela PROEX-UECE, com carga horária de 20 horas, para os (as) participantes que estiverem inscritos, assistirem a transmissão ao vivo e assinarem, pelo menos, 06 das 10 frequências que serão disponibilizadas ao final de cada atividade (mesas, palestras e roda de conversa).
Confira nossa programação completa:Programação
Inscreva-se no Canal LIMEFLE no YouTube!
Abertura do evento Abertura
Palestra de abertura - Arte Literária e a invenção do Humano: narrativas em disputa Palestra · Profa. Dra. Maria de Fátima Vasconcelos da Costa (UFC/PPGE), Profa. Ma. Vânia Maria Castelo (UECE/FECLESC)
Mesa 1- Múltiplas linguagens para a formação de leitores Mesa-redonda · Profa. Dra. Jaquelânia Aristides Pereira (UECE/FECLESC/MIHL), Profa. Dra. Maria Valdenia da Silva (UECE/FECLESC/MIHL), Profa. Esp. Raimunda Alcione Santiago de Lima (SEDUC)
Atividade cultural Apresentação Artística
Mesa 2- Contando histórias, formando leitores Mesa-redonda · Profa. Dra. Jaquelânia Aristides Pereira (UECE/FECLESC/MIHL), Profa. Ma. Elzilene Nóbrega (UECE/MIHL), Profa. Ma. Sanyheire Irineu Araújo Rios (FACULDADE CDL)
Mesa 3: Práticas de mediação da leitura literária Mesa-redonda · Profa. Dra. Maria do Socorro Pinheiro (UECE/FECLI/MIHL), Profa. Dra. Sarah Maria Forte Diogo (UECE/FAFIDAM), Profa. Esp.Zilvânia Rabelo (SEFOR)
Palestra: O dizer e o ouvir: destinos da palavra poética na escola e na vida. Palestra · Prof. Dr. Hélder Pinheiro (UFCG), Profa. Dra. Maria do Socorro Pinheiro (UECE/FECLI/MIHL)
Atividade cultural Apresentação Artística
Com-versas desde os saberes ancestrais femininos na filosofia africana e na literatura afrorreferenciada. Palestra · Prof. Allan Jonhnatha Sampaio de Paula (UECE/FECLESC), Profa. Dra. Adibênia Freire Machado (UFC)
Mesa 4- Narrativas que rompem o silêncio Mesa-redonda · Profa. Ma. Alice Queiroz (SEDUC/UECE), Profa. Ma. Lisiani Rodrigues (UECE), Profa. Ma. Nathalia Bezerra da Silva Ferreira (SEDUC-CE)
Mesa 5- Multiletramentos na sala de aula Mesa-redonda · Prof. Me. Rôner Rômulo Bezerra Pôrto (SEFOR), Profa. Ma. Angélica Benício (SEDUC-CE), Profa. Ma. Isabela Feitosa Lima Garcia (UECE/FECLESC), Profa. Ma. Vânia Maria Castelo (UECE/FECLESC)
Atividade cultural Apresentação Artística
Roda de conversa Coletivos de resistência Roda de Conversa · Prof. Me. Romário Oliveira (UECE), Profa. Ma. Alice Queiroz (SEDUC/UECE), Prof. Samuel Maciel (UECE), Profa. Ma. Mayara Albuquerque (UECE)
Palestra: Pode uma subalterna falar em afroindígena? Profa. Dra. Tânia Lima (UFRN) Palestra · Profa. Dra. Maria Valdenia da Silva (UECE/FECLESC/MIHL), Profa. Dra. Tânia Lima (UFRN)
Encerramento/ Atividade cultural Premiação
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O grupo de pesquisa Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores concentra-se no aprofundamento das reflexões conceituais e metodológicas relativas ao estudo e ao ensino de Literatura, dirigidas, notadamente, para a formação de leitores, considerando as relações intersemióticas e a influência das novas tecnologias para a leitura literária. Este grupo originou-se, em parte, nos debates travados nas disciplinas do Curso de Letras e do curso de Especialização em Literatura e Formação do Leitor, direcionadas para o estudo da literatura e do letramento literário. Desta forma, o referido grupo configura-se como um instrumento de discussão acadêmica, reunindo professores e alunos que se interessam pelo tema.
ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
COMISSÃO ACADÊMICA
Cláudia Régia Damasceno Chaves (UECE)
Isabela Feitosa Lima Garcia (UECE)
Nathalia Bezerra da Silva Ferreira (SEDUC)
Yls Rabelo Câmara (UECE)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Francisca Lisiani da Costa Rodrigues (UECE)
Natália Araújo Fraga (UECE)
Vânia Maria Castelo Barbosa (UECE)
Raimunda Alcione Santiago de Lima (SEDUC-CE)
COMISSÃO DE REDES SOCIAIS
Angélica Benício Alves (SEDUC-CE)
Gerda Cristina Nogueira (FECLESC/UECE)
José Cleilson do Carmo Sousa (FECLESC/UECE)
Mágila Lopes de Oliveira (FECLESC/UECE)
Mirlly Ferreira Arruda (FECLESC/UECE)
COMISSÃO DE DESIGN GRÁFICO
Rodrigo Jesus Félix Paulino (FECLESC/UECE)
COMISSÃO CULTURAL
Antonia Alice Queiroz Bezerra (SEDUC)
Antônio Leonardo Nunes Gomes (SEDUC)
José Romário Oliveira da Silva (FECLESC/UECE)
COMISSÃO DE SUPORTE TÉCNICO
Aldemir Araújo de Oliveira (UECE/FECLESC)
Eliabe Moreira de Sousa Matos (UECE / FECLESC)
Isabela Feitosa Lima Garcia (UECE)
José Ronildo Holanda Lima (UECE-FECLESC)
Kathrine Lima Rodrigues (FECLESC/UECE)
COORDENAÇÃO GERAL
Maria Valdênia da Silva (UECE/FECLESC/MIHL)
Jaquelânia Aristides Pereira (UECE/FECLESC/MIHL)
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará / Paris XIII (2001). Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, no qual coordena o grupo de pesquisa LUDICE (Ludicidade, Discurso e Identidades nas Práticas Educativas) desde 2004. Atua na docência, extensão e pesquisa em Educação, tendo desenvolvido estas atividades no curso de Pedagogia na área de educação infantil/formação de professores. Na Pós-Graduação em Educação, criou o eixo de estudos das Práticas Lúdicas numa abordagem sociológica e das Relações etnorraciais na infância, atuando na orientação de pesquisas acerca dessas temáticas, bem como na organização de coletâneas de trabalho de pesquisas e publicações, entre elas: brincar e escola: o que as crianças têm a dizer? e Práticas Lúdicas e Relações Intergeracionais: a infância em diferentes temporalidades. Dedica-se aos Estudos da linguagem no enfoque discursivo e nos estudos culturais e deocoloniais voltados para a problemática das Relações étnico-raciais e políticas de ação afirmativa.
Graduada em Letras-Português pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC- UECE (2003); mestre em Letras-Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará -UFC (2008). Professora Efetiva da Educação Básica, no município de Quixadá - CE, e professora temporária do curso de graduação em Letras-Português, na FECLESC - UECE. É membro do Grupo de Pesquisa "Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores", coordenado pela Profa. Dra. Maria Valdênia da Silva, e do Grupo de Pesquisa "Introdução ao Estudo e à Pesquisa sobre Leitura no Sertão Central", coordenado pelo Prof. Ms. Miguel Leocádio Araújo Neto.
É Pós-doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2019); Doutora em Letras (Literatura) pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e mestre em Letras (Literatura) pela Universidade Federal do Ceará (2002). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1995), graduação em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1999).Tem experiência na área de Literatura e ensino, atuando como professora adjunta L, 40h, na Universidade Estadual do Ceará, principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, literatura e ensino, poesia e música, poesia e performance, Letramento literário. Participa como vice-lider do Grupo de Pesquisa "Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores". É membro permanente do Mestrado interdisciplinar em História e Letras da UECE e colaboradora do PROFLETRAS/UECE, ministrando as disciplinas da área de ensino e linguagem/ Literatura, orientando dissertação na área da literatura, da canção e da formação do leitor. É colaboradora do Programa "Viva a palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de Fortaleza", coordenado pela Profa. Dra. Claudiana Nogueira de Alencar.
Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1997) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, atuando na graduação em Letras e no Mestrado interdisciplinar em História e Letras. Tem experiência nas áreas de ensino de literatura; crítica literária, letramento literário, literatura e outras linguagens e literatura e novas tecnologias. Participa como líder do Grupo "Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores? (UECE), do programa de extensão: Viva a palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de Fortaleza.
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), 2019. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2014. Bacharela (2006) e Licenciada (2007) em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membra dos grupos de pesquisa GRIÔ: culturas populares, diásporas africana e educação (UFBA) e do NACE (Núcleo das Africanidades Cearenses), UFC. Sócia fundadora da REDE AFRICANIDADES (UFBA). Integrou de 2009 a 2012 o grupo de pesquisa REDPECT, nas linhas de pesquisa ACHEI (Africanidade, Corpo, História, Educação e (In)Formação), CPC (Cartografia do Pensamento Contemporâneo) e Cinema, Áudio-Visual e Educação da UFBA. Pesquisa Filosofia Africana e Afro-brasileira; Filosofias da Ancestralidade e do Encantamento; Filosofia Africana mediada pelos Saberes Ancestrais Femininos; Formação, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; Educação para as Relações Étnico-Raciais; Currículos e Metodologias Afrorreferenciadas; Filosofia Africana presente nos Adinkras. Atuou como assistente na equipe de consultoria contratada pela Secretária do Estado da Bahia para a construção do texto-base das Diretrizes da Educação Quilombola do Estado da Bahia; atuou como pesquisadora para a USC (Universidade do Sul da Califórnia) na pesquisa "Relações Raciais na fala do professor"; atuou como Tutora a Distância no Curso de Produção de Material Didático para a Diversidade, parceria da Universidade Aberta do Brasil com a UFBA e no Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Pública (UFC). Filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores Negr@s (ABPN). Assento na Cadeira 39 da Academia Afrocearense de Letras (AAFROCEL). Integrante da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas (https://www.filosofas.org/). Autora do livro "Filosofia Africana: ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades" (2019).
Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2004), especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA BÁSICA pela Universidade Estadual do Ceará(2018), especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Faculdade Kurios(2007) e especialização em Educação Global, inteligências Humanas e construção da Cidadania pela Universidade do Futuro, Ciências Educativas e da Construção da Cidadania(2016). Atualmente é Professora da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.
Contadora de Histórias e Educadora. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Sete de Setembro (FA7/2014) e especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2017). É mestra em Histórias e Letras pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE). Integrante do grupo de partilhas, estudos e pesquisa de narrativas Costureiras de Histórias. . Professora efetiva da rede de educação infantil da Prefeitura de Pacajus. Trabalhou como formadora do eixo de Literatura e Formação do Leitor - PAIC/Ceará (2017 - 2019).Tem experiência na área de Educação em atividades relacionadas à literatura infantil, formação de professores e narração de histórias.
Graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará - Campus Quixadá. Pesquisa nas áreas de Literatura Especulativa, Literatura Cearense, Literatura Distópica. Também trabalha com pesquisas envolvendo Áudio Visual: Cinema e Televisão, Estética e Moda, Educação e Relações Étnico-raciais. Ex-bolsista (PIBIC/CNPq) com bolsa de pesquisa em Educação e ex-bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES).
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1996), Especialização em Língua Portuguesa (UECE - 1999) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professora das Faculdades Christus e CDL, com as disciplinas: Português Instrumental, Comunicação Empresarial e Português e Redação Empresarial. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação empresarial, leitura e escrita, literatura brasileira, literatura infantil e contação de histórias.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006), Doutorado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2015) e Pós- Doutorado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu FECLI/UECE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura popular, poesia erótica, lírica feminina. É docente permanente do Mestrado interdisciplinar em História e Letras MIHL/UECE.
Doutora em Letras- Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa sobre representações da violência em Tutaméia (Terceiras Estórias) de João Guimarães Rosa. Possui Graduação em Letras Português Literatura pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Letras com concentração em Literatura Brasileira pela mesma instituição . Tem experiência docente em Literaturas em Língua Portuguesa - Brasileira, Africana e Portuguesa, e práticas de ensino. Atualmente, interessa-se pelas categorias de violências, letramentos, leituras literárias de contos brasileiros, africanos e afro-brasileiros. Nas pesquisas de Mestrado e Doutorado, investigou as representações culturais do Brasil sertanejo mediante a linguagem na escrita ficcional de João Guimarães Rosa e as configurações da violência em textos literários, Lecionou pela Universidade Estadual do Ceará - UECE -, no setor de Língua Portuguesa e Literaturas de língua portuguesa, e pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - como bolsista de pós-graduação, no ano de 2011, no setor de Práticas e Métodos de Ensino. Atualmente, é professora efetiva na Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM - campus Limoeiro do Norte, curso de Letras Português, setor de Literaturas em Língua Portuguesa, e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Ceará - PROFLETRAS - Uece, ministrando disciplinas de Leitura do texto literário e ensino do texto literário.
Graduada em Licenciatura Plena no curso de Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Literatura e Formação de Leitores, reconhecida pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC/UECE. Mestre em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará - UECE/MIHL. Membro do Grupo de pesquisa intitulado Práticas de edição de Textos do estado do Ceará - PRAETECE. Áreas de pesquisa e estudos: Filologia; Léxico; Gênero.
Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica (UAB/UECE) e em Literatura e Formação do Leitor pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE); Graduada em Letras/ Português (FECLESC/UECE). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza, atuando como professora regente da disciplina de Língua Portuguesa e professora coordenadora da área de linguagens (PCA). Atua no serviço de coordenação e assessoria da Pastoral da Juventude (PJ) do Ceará, tendo trabalhado na articulação de projetos que trabalham a formação integral da juventude em várias cidades dessa região (voluntária).
Mestra em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Pós-Graduada em LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR, pela Universidade Estadual do Ceará -UECE. Pós-graduada em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA pela Universidade Federal do Ceará - UFC . Possui graduação Letras/Inglês pela UECE, Integrante do grupo de pesquisa Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens (UERN) e do Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores (UECE). Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Comparada,Literatura de Línguas Estrangeiras, Literatura Brasileira, Literatura Infanto juvenil, Identidades Femininas, Feminismos, Maravilhoso, Contos de Fadas.
Graduada em Letras/ Língua Portuguesa Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Especialista em Literatura e Formação de Leitores pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Mestre em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Tem experiência como professora da rede de ensino estadual do Ceará, atuando na área de Linguagens e códigos, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Desenvolvendo projetos nas áreas de Literatura, Literatura Brasileira, Poesia, Teatro e gênero. Participante do Grupo de Pesquisa Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores.
Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professor Titular em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil e literatura de cordel. É membro do GT Literatura e ensino da ANPOLL.
Mestra em Educação, Profissional e Tecnológica (PROFEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019). Especialista em Literatura e Formação de Leitor pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Professora de Língua Portuguesa, com atuação na Escola de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa.
Possui graduação em Letras-Italiano pela Universidade Federal do Ceará (2014) . Mestrado Profissional em Letras (Profletras) pela Universidade Estadual do Ceará (2020). Atualmente é Professor da E.E.F.M. Hermino Barroso. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Brasileira.
Professor de Língua Portuguesa, formado em Letras - LP pela FECLESC/UECE (2019). Escritor, organizador de oficinas de criação literária, integrante do Coletivo da Juventude Negra do Sertão Central (COJUNE) e membro do Coletivo de Arte, Pesquisa e Produção - ALGUEIRO. Pesquisador de Literatura Brasileira e Afro-brasileira. Foi bolsista do Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC), na disciplina de Teoria da Literatura (2017). Também, foi bolsista no Projeto de Extensão (PROEX) Literatura e História: Diálogos Possíveis (2018). Já, em 2019 foi bolsista novamente da PROMAC, na disciplina de Literatura Comparada.
Graduanda em Artes Visuais/Lic pela UECE/UAB. Mestra em História e Letras pelo MIHL- Mestrado Interdisciplinar História e Letras da Universidade Estadual do Ceará (2019). Graduada em Letras/Língua Portuguesa - Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Especialista em Literatura e Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Militante feminista e uma das fundadoras do coletivo feminista Severinas - Sertão Central do Ceará. Mediadora do Clube de Leitura Mulher e Literatura, na cidade de Quixeramobim. Coordenou o Cine Conselheiro, projeto contemplado no XI Edital Ceará de Cinema e Vídeo 2014, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Desenvolve o projeto fotográfico Severinas Mulheres do Sertão financiado pelo edital das Artes de Fortaleza 2015 da Secretaria da Cultura de Fortaleza e primeiro lugar no Prêmio Periferias e Interiores da Funarte. Atualmente selecionado com o Prêmio Descentrarte da Funarte. Desenvolve pesquisas no campo da literatura, fotografia, audiovisual e gênero. Professora de Língua Portuguesa da Escola Assis Bezerra e educadora da Escola Família Agrícola Danilo Almeida (EFA Sertão Central)
Doutoranda em Linguística Aplicada (UECE). Mestre em Linguística Aplicada ( UECE). Pós-graduada na especialização Literatura e Formação do Leitor (UECE), com a monografia: A contribuição do Projeto Agentes de Leitura do Ceará na formação de leitores no município de Itapiúna. Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará-UECE/FECLESC, com a monografia: O absurdo da espera: uma leitura de Esperando Godot, de Samuel Beckett. Atualmente é professora de Língua Inglesa da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), em Quixadá; professora temporária da UECE/FECLESC; Coordenadora Pedagógica do curso de Inglês e Espanhol do Núcleo de Línguas da FECLESC-UECE. É membro do Grupo de Pesquisa - Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo (GPLEER), coordenado pela Profa. Dra. Cleudene de Oliveira Aragão, no âmbito da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores (LIMEFLE). Atua principalmente nos seguintes temas: Leitura, Letramento Literário, Ensino de Língua Inglesa, Formação de leitores, Formação de professores, Análise e Produção de Material Didático.
Mestre em História e Letras pelo Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL - UECE-FECLESC. Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Estadual do Ceará - UECE / Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC (2015). Cursou Música - Licenciatura na Universidade Federal do Cariri, no ano de 2016 e início de 2017 (Graduação interrompida). Bolsista CAPES 2019. Foi Bolsista da UECE (PROEX) no período de 2015 a 2016 e Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), no Curso de Música da UFCA. Em 2014 e 2015, foi Professor Bolsista do Programa Ensino Inovador / Jovem de Futuro (ProEMI/FJ). Atuou como Coordenador Geral do Centro Acadêmico dos Estudantes de Letras - CAEL da FECLESC, no ano de 2015. Foi Coordenador Geral do Centro Acadêmico do Curso de Música - CACMUS da UFCA, entre 2016 e 2017. Em 2014, foi idealizador do Grupo de Teatro Tempo Vago, na FECLESC. Tem experiência na área do Teatro, Poesia e Performance.
Tânia Lima - nascida na ilha de Igoronhon (MA) em 1966; escreve poesia desde os 13 anos. Entre 1986 e 1990. Em 1996, ao lançar o primeiro livro "Pedra do Sol, ganha o prêmio SESC no RJ. No ano 2000, recebe prêmio "Ecoturismo uma grande aventura", organizado pelo Jornal O povo no Ceará, com a crônica "Andarilha dos mangues". Em 2001, recebeu em São Paulo, com o livro Bela Estrãgeira o “Prêmio Literário Xerox do Brasil”, que teve como jurados: Claudio Willler, Fábio Lucas, Renata Pallottini. No ano de 2003, com o livro Nus Mangues, o “Prêmio Redescoberta da Literatura brasileira” que foi concedido pela Revista Cult na cidade do Rio de Janeiro. Também em 2003, publica o livro Brenhas que foi prefaciado por Manoel de Barros. Editora responsável, desde 2009, da Revista de Arte Mangues & Letras. Em 2006, juntamente com Sabina Colares, teve o roteiro cinematográfico OS MANGUEZAIS E NÓS, premiado no festival de "Cine Ceará", organizado pela Secult no Ceará. No ano 2007, juntamente com a artista Lúcia Lucena edita o documentário "O caos sem plumas - Chico Science", que foi premiado no Recife. Em 2018, com o livro Universo Dobrado a um Canto, recebeu em Luanda–África - o prêmio Agostinho Neto. Atualmente mora em Natal - RN onde trabalha com Literaturas de Línguas Portuguesa na UFRN.
Áreas de Interesse: Literaturas em Língua Portuguesa, Africanidade, Antirracismo, Etnicidade.
Formada em teatro pelo curso de princípios básicos do Theatro José de Alencar (2014). Graduanda em Licenciatura em teatro no Instituto Federal do Ceará (2015). Atua como Arte-Educadora, Atriz, Performer, Brincante, Dramaturga, Poetiza e Pesquisadora em teatro na cidade de fortaleza. Integrante do coletivo Iamã de teatro (2018), produzindo e investigando linguagens rituais no campo da rua. Possui experiência e trabalhos com áudio visual, dança, literatura e cultura popular.
Cantora, musicista, atriz e compositora cearense. Luh Lívia mostrou todo seu carisma e estilo no comando da banda de rock Mafalda Morfina em 2004, projeto onde permaneceu por mais de uma década. Realizou shows ao lado dos Paralamas do Sucesso, Pitty, Simple Plan, Evanescence, Jay Vaquer, Nando Reis e Capital Inicial . Em parceria com o cantor Bruno Gouveia (Biquine Cavadão) lançou música de sua autoria. Em 2018 inicia-se uma nova fase em sua vida profissional. Período em que a artista Luh Lívia deu o pontapé inicial em um novo projeto, desta vez solo e apostando em novidades, incluindo a produção de um videoclipe com o single "Cansa", além de um novo álbum lançado pela gravadora Sony Music.
Elvis Nazário
25 anos, Cantor, Ator e Preparador Vocal. Graduando em licenciatura em música pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Idealizador do VocalSet, grupo vocal do gênero soul. Atualmente é regente do Coral de Câmara e do Coro Cênico no Complexo Cultural Schoenberg, onde também trabalha com preparação vocal.
CONTATO:
• Instagram: @elvisnazario
Licenciado em Pedagogia (2014) (FECLESC/UECE). Professor regente no Ensino Fundamental I pela Prefeitura Municipal de Quixadá. Atualmente, é estudante do curso de especialização em Artes com especificação em Música pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro e Pós-Graduale. Compositor com o Grupo musical Zé da Campina (2013-2020). Atualmente trabalha com produção cultural prestando consultoria para empresas.
Release:
Gilberto Queiroz canta músicas de re-existência. Na quarentena, a poesia carece de harmonias e ritmos. E em toda luta diária, de doses de bom senso para si e pro mundo. Autorais e covers, Milton Nascimento, Criolo.
- CONTATO:
• Instagram: @gilqueirozjr
24 anos. Faz parte do Coletivo de audiovisual @casaalgueiro e do Coletivo multimídia @ressonanciapreta Estudante de História na FECLESC/UECE. Formada em audiovisual. Dirigiu o curta-metragem “Travessias” (2019) o filme foi selecionado para mostra competitiva da VII Mostra de Cinema de Iguatu. Produziu e aprovou o projeto "Vozes Mulheres - Leitura de poemas escritos por mulheres Negras" no Edital Cultura Dendicasa da SECULT/CE. Antes da pandemia trabalhava com formação em artes visuais (fotografia, fanzines, audiovisual) com crianças e adolescentes no sertão central. Atualmente se desdobra entre terminar o TCC, cuidar da casa, das gatas e das plantas e produzir conteúdo para internet.
"Vozes-Mulheres: Leitura de Poemas de Mulheres Negras" Por: Elen Andrade. Este projeto parte de uma necessidade de ler e ouvir mulheres negras, historicamente silenciadas pelo racismo estrutural. Traz como título um poema de Conceição Evaristo, Vozes mulheres. Reuni poemas-lutas de mulheres escritoras e artistas, principalmente do estado do Ceará. Este projeto é uma espécie de vídeo-ensaio experimental, gravado dentro de casa, de peito aberto e a vontade de compartilhar esse processo de afirmação da identidade negra.
- CONTATO:
• Instagram: @preta.elen
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2014), Pós-graduanda em Ludopedagogia e Literatura na Educação Infantil pela Faculdade da Região Serrana – FARESE, graduanda em Música Licenciatura pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Aos 29 anos é musicista e realiza trabalhos de pesquisa e registro sonoro do Cariri Cearense e seus instrumentos populares. Natural de Juazeiro do Norte - CE, onde estudou rabeca e violoncelo. Participa de vários grupos como O Alumioso; Meio do Mundo; Cia Carroça de Mamulengos com o Show Afilhados do Padrinho; Grupo de contação de histórias Infantis Luz do Conto e Orquestra Armorial do Cariri que procura homenagear alguns Mestres da Tradição Popular.
Release:
RABECADA é um show que reúne canções de vários estilos, trazendo a Rabeca como instrumento representante das raízes populares. É um repertório de preciosidades para valorizar e reconhecer a beleza da erudição, poética, melódica do mítico e riquíssimo imaginário popular das canções ligadas à tradição oral, Mestres e brincantes, dos seus instrumentos populares, seus saberes e fazeres.
- CONTATO:
• Instagram: @sidalia.maria