O livro de Lauzun: onde começou a pedagogia da alternância – Abbé Granereau (Responsáveis: Paulo Nosela, Thierry e João Begnami)

“O livro de Lauzun” é um grande diário que o autor escreveu aos poucos: reuniu e organizou notas, observações, análises, propósitos e projetos, relatos de encontros com agricultores, com autoridades, com técnicos; anexou cartas enviadas e recebidas, atas de reuniões, programas didáticos, legislação; retratou momentos de conquistas e outros de frustrações etc., tudo referenciado à criação e expansão das escolas da Pedagogia da Alternância, as Maisons Familiales Rurales (MFR).
Para o Movimento da Pedagogia da Alternância este libro é, metaforicamente, o “Evangelho”, isto é, o documento testemunhal do espírito e dos acontecimentos dos anos iniciais de uma longa, rica e complexa história do movimento em favor de um novo sistema escolar.

Livro: Pedagogia da terra: as mulheres da reforma agrária na educação – Débora Monteiro do Amaral

Com princípios da educação popular, que, atrelada aos movimentos sociais, insere-se nas relações de poder, na luta contra a ordem hegemônica elitista instalada na sociedade em que vivemos, Pedagogia da Terra: as mulheres da Reforma Agrária na Educação traz uma pesquisa pautada na atuação de pedagogas da terra formadas no primeiro curso de Pedagogia da Terra do estado de São Paulo, fazendo uma discussão entre a educação do campo e os processos de luta dos movimentos sociais para garantir a educação nos assentamentos rurais, a qual deve ocorrer com qualidade e respeito.

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