Este evento possui transmissão ao vivo.
Ao longo de sua história a Bahia tem papel importante na Reforma Psiquiátrica Brasileira, sediando em Salvador no ano de 1993 o I Encontro Nacional da Luta Antimanicomial, sendo precursora no campo álcool e outras drogas, redução de danos, consultório na rua, entre outras práticas de cuidado em saúde mental no território. O Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, numa referência à Carta de Bauru, importante marco na saúde mental brasileira, é historicamente marcado pela Parada do Orgulho Louco, organizada anualmente por usuárias, usuários, trabalhadoras e trabalhadores da saúde e militantes do campo antimanicomial. O Conselho Regional de Psicologia da Bahia atua nas diversas esferas apoiando e fazendo incidência política para a consolidação da Reforma Psiquiátrica Brasileira no estado da Bahia, auxiliando no fechamento dos manicômios, nas denúncias de violação de direitos, na fiscalização e no compromisso do cuidado em liberdade.
Compreendendo o constante avanço de práticas exitosas em Psicologia na saúde mental, bem como o recente ataque às políticas públicas do cuidado em liberdade, busca-se através da socialização de tais práticas como forma de ampliar os horizontes de profissionais de Psicologia para um fazer profissional baseado no cuidado no território com ênfase na defesa dos direitos humanos.
Com o objetivo de visibilizar práticas ligadas à psicologia na saúde e políticas públicas, o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão operacional do Conselho Regional de Psicologia 3ª região (CRP-03), tem buscado construir espaços coletivos de discussão, convocando a categoria e estudantes de Psicologia a repensarem seus papéis nas políticas públicas e assim potencializar os espaços de atuação em todas as suas instâncias.
A I Mostra Regional da Bahia de Práticas Profissionais da RAPS "A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!", organizada pelo Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região - CRP-03, compõe a I Mostra Nacional do Conselho Federal de Psicologia. Busca possibilitar a reflexão acerca do fazer da Psicologia na RAPS no território baiano, reconhecendo-se a potência da atuação da ciência psicológica no fortalecimento desta rede, da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial, sob a perspectiva do compromisso ético e social da Psicologia. Com a missão de reconhecer e prestigiar a atuação de trabalhadoras e trabalhadores que atuam com o propósito de assegurar o acesso e oferecer cuidado integral e tratamento às pessoas em sofrimento psíquico, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, a I Mostra da RAPS premiará experiências de atuação profissional e manifestações artísticas de usuárias/os dos serviços.
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia realizará entre os dias 15 e 20 de maio de 2025 a I Mostra Regional de Práticas Profissionais "A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!", contemplando práticas exitosas na Rede de Atenção Psicossocial de todo território baiano.
Programação
15 de maio de 2025 - Virtual
19:00 Apresentação dos Relatos de Experiência
16 de maio de 2025 - Auditório de Administração da UFBA
14:00 - Solenidade de Abertura
15:00 - Apresentação e premiação dos trabalhos
16:00 - Conferência Magna
17:00 - Encerramento
17 de maio de 2025 - 5º Centro de Saúde Clementino Fraga
08:00 - 17ª Parada do Orgulho Louco
18 de maio de 2025
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
19 de maio de 2025 – Virtual
19h: I Mesa Redonda “Relações raciais, redução de danos e nova política sobre drogas”
20 de maio de 2025 – Virtual
19h: II Mesa Redonda “Desinstitucionalização do Hospital de Custódia da Bahia: caminhos atuais”
na avenida Reitor Miguel Calmon s/n Vale do Canela
Canela, Salvador - BA
41110-903
na avenida Reitor Miguel Calmon s/n Vale do Canela
Canela, Salvador - BA
41110-903
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.