Profª Dra. Georgiana Márcia Oliveira Santos
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Possui graduação em Letras, pela Universidade Federal do Maranhão (2001), doutorado em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará (2013), mestrado em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará (2009), máster universitario en Lingüística Aplicada a la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera, pela Universidad Europea del Atlántico (em andamento), especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar, pela Universidade Federal do Maranhão (2016), especialização em Educação do Campo, pela Universidade Estadual do Maranhão (2015), especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, pela Universidade Federal do Maranhão (2013), especialização em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Cândido Mendes (2005), especialização em Libras, pela UNIASSELVI (em andamento). Atualmente, é professora do Departamento de Letras, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) - UFMA, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Línguas, Memórias, Identidades e Culturas - GELMIC o qual agrega projetos de pesquisa como o Projeto "Linguagem, identidade e memória: uma abordagem etnoterminológica do léxico dos quilombos urbanos ludovicenses". Professora-pesquisadora do Projeto Atlas Linguístico do Maranhão vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Lusofonia/ UFMA e do Projeto Atlas Linguístico do Brasil/ UFBA. Tem experiência na área de Linguística, atuando, principalmente, nas subáreas: terminologia, etnolinguística, etnoterminologia, lexicologia, lexicografia, dialetologia e atlas linguísticos; na área de ensino de línguas, desenvolvendo pesquisas, especialmente, sobre o ensino de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola E/LE; na área de Educação das Relações Étnico-Raciais, com ênfase em educação escolar quilombola, no estudo sociolinguístico e cultural do reggae no Maranhão, no estudo da mulher negra no mercado de trabalho e da etnoterminologia de comunidades quilombolas; e na área de Educação, com ênfase no ensino/aprendizagem de jovens e adultos - EJA e avaliação.