I SELIMAS

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De 7 a 8 de outubro Todos os dias das 09h00 às 18h00

Sobre o Evento

O I Simpósio Estadual de Línguas, Identidades, Culturas e Memórias é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Línguas, Memórias, Identidades e Culturas (GELMIC), do Departamento de Letras (DELER), da Universidade Federal do Maranhãoi (UFMA), a ser realizado nos dias 07 e 08 de outubro de 2021 no formato remoto. O evento pretende discutir e pensar a respeito de língua e sua relação com o mundo que tangenciam questões de identidades, culturas e memórias. Pretende-se debater e dar visibilidade ao referido tema, com questões que sejam relevantes para a formação acadêmica e profissional dos estudantes e pesquisadores que se dedicam a refletir sobre a língua e seu estatus.

Mais informações no instagram: @gelmic.ufma

INSCRIÇÕES

ATENÇÃO! As inscrições para ouvintes somente via google forms.

Link para inscrição: https://forms.gle/h9bC5S1G2jRhPDWp7

Palestrantes

  • Profa. Dra. Aparecida Negri Isquerdo
  • Profa. Dra. Conceição de Maria de Araújo Ramos
  • Profa. Dra. Emilie Audigier
  • Profª Dra. Georgiana Márcia Oliveira Santos
  • Profa. Dra. Heloísa Reis Curvelo
  • Prof. Dr. José Adjailson Uchôa-Fernandes
  • Profa. Dra. Maria Finatto
  • Profa. Dra. Marcela Paim
  • Profa. Dra. Patrícia Tuxi dos Santos
  • Profa. Dra. Viviane Dantas Moraes
  • Profa. Me. Cláudia Letícia Gonçalves Moraes
  • Prof. Me. Wermerson Meira Silva
  • Mestrando Brandon Jhonata Cardoso Santana
  • Anacleta Pires da Silva

Programação

09h00 - Profa. Dra. Maria Finatto Conferência de abertura - TERMINOLOGIA E ACESSIBILIDADE. Abertura
Local: online

TERMINOLOGIA E ACESSIBILIDADE.

10h30 - Mestrando Brandon Jhonata Cardoso Santana, Prof. Me. Wermerson Meira Silva, Profa. Dra. Patrícia Tuxi dos Santos LIBRAS E TERMINOLOGIA: perspectivas de acessibilidade e inclusão Mesa-redonda
Local: online

Os estudos terminológicos pautados na língua brasileira de sinais (Libras) têm apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos e têm sido fundamentais para a ampliação do conhecimento e desenvolvimento dos sinais-termos. Partindo dessa perspectiva e pautando-se nos estudos desenvolvidos por Cabré (1995), Krieger (2001), Krieger e Finatto (2020), Gaudin (2005), Faulstich (2006), Hartmann e James (1998), Duran e Xatara (2005), Barros (2004), Diego (1995), Costa (2012), Prometi et al. (2015), entre outros, essa mesa-redonda tem o objetivo de reunir investigações que suscitem reflexões críticas sobre as exigências e particularidades da Libras no cenário das pesquisas terminológicas, apresentem propostas já consolidadas ou em desenvolvimento sobre a importância dos estudos terminológicos sobre Libras e que estimulem possibilidades de desenvolvimento de novos estudos que favoreçam o acesso ao conhecimento especializado pelos surdos e a interação entre sujeitos surdos entre si e entre sujeitos surdos e ouvintes em ambientes especializados para a garantia das necessárias condições de acessibilidade e inclusão.

12h30 Intervalo de Almoço Almoço
Local: online

Intervalo de Almoço

14h00 - Prof. Dr. José Adjailson Uchôa-Fernandes, Profa. Dra. Emilie Audigier, Profa. Dra. Heloísa Reis Curvelo LÍNGUAS, IDENTIDADES E MEMÓRIAS: práticas de ensino e a formação de professoras/es Mesa-redonda
Local: online

A indiscutível relação existente entre línguas, identidades, memórias, alicerça a constituição heterogênea dos processos sócio-culturais identitários dos sujeitos. Assim sendo, esse processo traz à tona experiências mobilizadoras de questões identitárias dos sujeitos perpassadas pela importância dos processos inter e multiculturais ocorridos entre línguas e literaturas maternas e estrangeiras e pelas memórias discursivas que marcam a diversidade constitutiva dos sujeitos. Nesse sentido, e considerando os estudos de Castell (2000), Silva (2000), Hall (2004), Revuz (1998), Leffa 2008, Camargo 1995, entre outros, esta mesa tem como propósitos instigar reflexões sobre as implicações da correlação movente entre língua/literatura, memória, identidade e cultura no processo de constituição do sujeito, apresentar análises que atestem essa correlação e incitar desenvolvimento de estudos que aprofundem e dêem continuidade às pesquisas já desenvolvidas, considerando a formação inicial e continuada de professores/as e, consequentemente, as práticas de ensino.

15h50 Intervalo Coquetel
Local: online

Intervalo

16h00 - Profa. Dra. Aparecida Negri Isquerdo, Profa. Dra. Conceição de Maria de Araújo Ramos, Profa. Dra. Marcela Paim OS ESTUDOS DIALETAIS E GEOSSOCIOLINGUÍSTICOS NO BRASIL: questões identitárias do PB. Mesa-redonda
Local: online

Os estudos dialetais e geossociolinguísticos, desenvolvidos no Brasil, têm possibilitado a produção de importantes fotografias linguísticas da diversidade do português falado no país já que analisam o português brasileiro – PB, em seus aspectos fonológico, morfológico, sintático, semântico, estilístico, etc., a partir de sua interrelação com fatores de natureza geográfica, social, etc. Nesse contexto, vale a pena enfatizar que, ao longo do tempo, os estudos dialetais ampliaram suas perspectivas de análise, passando a considerar também fatores de ordem social nas investigações de fenômenos linguístico-dialetais, em função das significativas contribuições recebidas, especialmente, da Sociolinguística. Assim, os estudos de natureza essencialmente dialetal passaram a assumir um caráter pluridimensional, uma vez que passaram a considerar, além dos fatores diatópicos, fatores sociais - como idade, sexo, escolaridade, etc - na formação das variedades linguísticas. Nesse sentido, e considerando os estudos desenvolvidos por Coseriu (1982); Chambers e Trudgill (1994); Ferreira e Cardoso (1994); Cardoso (2010); Elizaicin (2010); Thun (2017), entre outros, esta mesa-redonda tem por objetivos promover reflexões sobre críticas sobre as questões identitárias do português brasileiro considerando os estudos dialetais e geossociolinguísticos desenvolvidos em várias partes do país, bem como ressaltar as implicações resultantes dessas reflexões para a educação linguística brasileira e, ainda, suscitar o desenvolvimento de novas pesquisas que ampliem e aprofundem a compreensão sobre a diversidade sociodialetal do PB.

08h00 - Profa. Dra. Viviane Dantas Moraes, Profa. Me. Cláudia Letícia Gonçalves Moraes, Profª Dra. Georgiana Márcia Oliveira Santos LINGUA(GEM) DE RESISTÊNCIA: a construção de processos identitários- Premiação
Local: online

Na construção da sociedade brasileira, como em outras, a língua(gem) foi um dos principais instrumentos de dominação usado pelos dominadores para se impor e submeter os povos dominados, mas também, foi indiscutivelmente um dos mais importantes instrumentos de resistência destes. Como resultado desse processo, houve tanto o apagamento de muitas línguas nativas, tratadas como inferiores e indignas pelos dominadores, quanto muitos movimentos de enfrentamento, de resistência, que lutaram para manter as peculiaridades linguísticas dos dominados, intrinsecamente ligadas a seus contextos sociais, históricos, ideológicos. Nesse sentido, e considerando os estudos desenvolvidos por Serrani (1997), Magalhães; Grigoletto, Coracin (2006), Rosa Eias (2020), Amorim (2012), entre outros, esta mesa-redonda tem por objetivos promover reflexões críticas sobre a natureza, variedade e importância das línguas/linguagens – linguísticas e não linguísticas, literárias e não literárias – de resistência, bem como ressaltar as implicações dessas língua(gens) para a construção de processos identitários da sociedade brasileira e, ainda, suscitar o desenvolvimento de novas pesquisas que ampliem e aprofundem as investigações sobre a língua(gem) enquanto instrumento de resistência e de construção de processos identitários a partir do diálogo com questões socioculturais, raciais e de gênero dos grupos que protagonizam lugares de maior vulnerabilidade social.

10h00 - Anacleta Pires da Silva Memória e Cultura. Conferência
Local: online

Memória e Cultura.

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Organizador

Gelmic/ Ufma

O GELMIC é o grupo de estudo vinculado ao departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão que investiga a língua e sua relação com as identidades, memórias e culturas.