COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL FOCO FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS
Colegiados responsáveis: Administração, Ciências Contábeis e TADS
Heloisa Fitz Cabral - Graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco e graduação em Licenciada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós graduada em Recursos Humanos e Gestão do trabalho e da Educação na Saúde. Atua na área de Educação Profissional, exerceu a função de docente nas seguintes disciplinas: administração de planos e salários, motivação, avaliação de desempenho, gestão de pessoas e comportamento organizacional.
Esteice Janaína Santos Batista - "Mestranda em Computação Aplicada na Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É especialista em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (com equivalência à licenciatura) pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Ponta Porã. É bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) campus Ponta Porã. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Fronteira e integrante do Núcleo Educacional de Robótica e Desenvolvimento de Software (NERDS) da Fronteira, Fábrica de Software da UFMS/CPPP e Grupo de Interação Robótica e Acessibilidade (GIRA) Fronteira. É Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Ponta Porã, onde foi bolsista do Pibic-Jr (Fundect), realizando pesquisas sobre as novas tecnologias inseridas no contexto escolar para o ensino-aprendizagem da escrita e reescrita. Foi professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus Ponta Porã na área de Informática/Desenvolvimento Web e professora da Secretaria de Educação de MS no Ensino Médio Integral Integrado ao Curso Técnico em Desenvolvimento de Jogos. Trabalhou como técnica na Coordenadoria de Tecnologias Educacionais (COTED) da Superintendência de Tecnologia e Informação (SITEC) na Secretaria de Educação de MS (SED/MS). Atualmente trabalha como Analista de Orientação Pedagógica no SENAC/MS Departamento Regional. Atua também como professora de educação tecnológica para estudantes do ensino básico, professora-autora e professora-formadora com ênfase em robótica e programação educacional. Tem experiência em capacitação de professores em ferramentas de robótica pedagógica e programação para crianças do ensino básico e desenvolvimento de aplicativos educacionais. Tem interesse nos seguintes temas: gamificação, pensamento computacional, robótica educacional, novas tecnologias educacionais, interação humano-computador (e subárea interação criança-computador), educação empreendedora e metodologias de ensino."