I Semana de Internacionalização da UFAL e II Jornada de Internacionalização GRIAL

I Semana de Internacionalização da UFAL e II Jornada de Internacionalização GRIAL

Faça sua inscrição
De 9 a 11 de dezembro Todos os dias das 09h00 às 12h00
Evento online O link do evento ainda não foi informado

Sobre o Evento

SEMANA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFAL

No período de 09 a 11 de dezembro de 2020, a Universidade Federal de Alagoas organiza a primeira Semana de Internacionalização da UFAL. O evento acontece na modalidade remota e é organizado pela Faculdade de Letras (FALE), pela Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) e pela Coordenação Institucional-UFAL do Idioma Sem Fronteiras (IsF) da Rede Andifes e pelos grupos de pesquisa LET e Observu. Este evento sedia a II Jornada de Internacionalização do Grupo de Relações Internacionais de Alagoas - GRIAL. Esta jornada, que teve sua primeira edição na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) durante o IX Congresso Acadêmico e Científico (CACUN/Uncisal), agora é sediada pela UFAL. Ela é uma iniciativa do GRIAL, grupo composto por representantes das instituições de ensino superior de Alagoas: Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Tiradentes (UNIT) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A semana tem como objetivo consolidar o processo de internacionalização no estado de Alagoas.

Além disso, a semana busca ampliar também a comunicação de nossa instituição com outras instituições de ensino do Brasil que desenvolvem ações da rede Andifes e do Idioma sem Fronteiras. As atividades acontecem nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2020 na modalidade remota.

II JORNADA DE INTERNACIONALIZAÇÃO GRIAL

No próximo 9 de dezembro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reúne mais uma vez com as universidades Federal de Alagoas (Ufal) e a Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), como também com a instituição membro integrante mais recente, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), para a realização da II Jornada de Internacionalização do Grupo de Relações Internacionais de Alagoas (Grial). Desta vez, o evento acontece de forma virtual e será transmitido no canal da Pró-reitoria de Graduação da Ufal no Youtube.

As atividades acontecem a partir das 9h30, com a abertura dos reitores das instituições de ensino participantes. Ao l

9 de dezembro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reúne mais uma vez com as universidades Federal de Alagoas (Ufal) e a Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), como também com a instituição membro integrante mais recente, o Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), para a realização da II Jornada de Internacionalização do Grupo de Relações Internacionais de Alagoas (Grial). Desta vez, o evento acontece de forma virtual e será transmitido no canal da Pró-reitoria de Graduação da Ufal no Youtube.

As atividades acontecem a partir das 9h30, com a abertura dos reitores das instituições de ensino participantes. Ao longo da manhã, a programação contará ainda com o assessor técnico de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Juan Manuel García Calviño, abordando o “Estudar na Espanha”; uma mesa redonda formada por alunos estrangeiros em mobilidade no Brasil, denominada “Experiências de mobilidadezacadêmica incoming”.

A palestra “Oportunidades de bolsas de estudo e programas acadêmicos no México”, ministrada por Olivia Primavera Rodríguez Bobadilla, encarregada de Assuntos de Cooperação Internacional da Embaixada do México no Brasil, tem início às 14h. Logo em seguida, alunos brasileiros que participaram de programas de intercâmbio no exterior formam a mesa redonda “Experiências de mobilidade acadêmica outgoing”.

Grial

O grupo foi formado em 2019 pelos assessores de relações internacionais de três instituições de ensino de Alagoas, por meio de um acordo de cooperação, com o propósito de “desenvolver e fomentar uma ampla e eficaz colaboração científica, acadêmica e logística, em atividades de ensino, pesquisa e extensão, abrangendo todos os pilares da internacionalização”. Atualmente, a coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, Carolina Mendonça, ocupa a coordenação do Grial.

Edições Anteriores

Organizador

Kall Lyws Barroso Sales

Coordenador de Projetos Internacionais da Universidade Federal de Alagoas
Professor Adjunto do Curso de Letras-Francês da Faculdade de Letras