Submissões Trabalhos e minicursos e oficinas

O período de submissão do modelo Resumo expandido já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
26/03/2025 até 30/06/2025
Informações

Para realizar a submissão do seu trabalho deve estar alinhado a um Grupo de Trabalho dos (GTs) disponíveis e seguir rigorosamente as diretrizes estabelecidas no regulamento e no Template Oficial, é imprescindível que o(a) participante esteja devidamente inscrito(a) no evento.

Antes de realizar a submissão, certifique-se de:

  • Estar inscrito(a) no evento;
  • Escolher um GT adequado ao tema do seu trabalho;
  • Seguir todas as normas descritas no Edital de Submissão;
  • Utilizar o Template Oficial de Submissão.

A não observância dessas regras poderá resultar na recusa do trabalho.

Fique atento(a) aos prazos e boas submissões!

GRUPOS DE TRABALHOS (GTs)

GT 1: Política e Sociedade: desafios contemporâneos

O tema focará no discursão da promoção da democracia e da ampliação da participação cidadã e da globalização e de suas implicações sociais e políticas. E examinará os principais desafios enfrentados por sociedades democráticas no contexto atual. Serão abordados movimentos sociais contemporâneos e suas contribuições para a transformação social, assim como o combate à corrupção e a necessidade de maior transparência nas instituições públicas.

GT 2: Democracia, Inclusão e Diversidade nas Políticas Públicas

Serão abordados temas como representatividade nos espaços de poder, democratização da participação cidadã e o papel da tecnologia para a transparência governamental. E também propõe discutir políticas públicas voltadas à construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva e que valorize a diversidade. Também será abordado políticas que ajudem a reduzir a desigualdades socioeconômicas, promover equidade de gênero, raça e orientação sexual, além de destacar a importância da educação inclusiva.

GT 3: Comunicação e cultura: transformações e desafios na era digital

Explorará como é o papel da comunicação e da cultura na sociedade contemporânea, abordando também a influência das redes sociais e da cultura digital na formação de identidades e na interação social. Será tratado sobre o impacto da cultura de massa, a relevância da mídia independente e do jornalismo cidadão como vozes alternativas e agentes de mudança.

GT 4: Direitos Humanos e Cidadania: inclusão e justiça social

Abordará a promoção dos direitos humanos com foco na inclusão, diversidade e justiça social. Também é abordado a igualdade de gênero, a valorização dos direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, e os direitos LGBTQIA+, analisando as políticas públicas necessárias para garantir sua proteção e inclusão.

GT 5: Tecnologia e Inovação: transformações e desafios na sociedade digital

Tratará sobre as inovações das tecnologias e seus impactos na sociedade. Os avanços e desafios trazidos pela Inteligência Artificial, o papel da tecnologia na educação, e o uso da Internet das Coisas e da automação para modernizar processos. Por fim, serão abordadas questões essenciais sobre segurança e privacidade digital, refletindo sobre a proteção de dados em um mundo cada vez mais conectado.

GT 6: Economia e Desenvolvimento: inovação para a sustentabilidade e inclusão

As novas abordagens econômicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades. Serão discutidos temas como o empreendedorismo e a inovação social, com foco em iniciativas que promovam impacto positivo nas comunidades. E será também examinado como o papel da economia solidária e do cooperativismo pode ser alternativas para o desenvolvimento local, além das finanças e investimentos de impacto que buscam aliar rentabilidade e benefícios sociais.

GT 7: Educação e Inclusão: caminhos para uma aprendizagem transformadora

Propõe discutir práticas e políticas educacionais que promovam inclusão e inovação. As discussões abordarão a educação inclusiva e a valorização da diversidade, bem como o uso da tecnologia para enriquecer o processo de ensino. Será explorado as novas metodologias educacionais que incentivem uma aprendizagem mais ativa e inclusiva, além da importância da alfabetização digital para ampliar o acesso à informação.

GT 8: Biblioteconomia e Diversidade: formação e desenvolvimento de coleções inclusivas

Discute a relevância da biblioteconomia na promoção da inclusão e diversidade, tendo como foco as bibliotecas escolares. Além disso, as discussões abordadas sobre a formação e o desenvolvimento de coleções que representam a pluralidade cultural e étnica da sociedade, assegurando a presença de vozes diversas nas obras disponíveis. Também serão analisadas as práticas de indexação e de sua política e da catalogação. Incluir uma perspectiva étnico-racial na fomentação de discurso crítico sobre as obras nas bibliotecas escolares. Além disso, serão exploradas políticas de capacitação contínua para bibliotecários, promovendo sua atuação na construção de coleções inclusivas.

GT 9: Psicologia e Comportamento Humano

A psicologia, enquanto campo de estudo das Ciências Humanas, busca entender os processos mentais, emocionais e comportamentais. Este eixo examina as teorias psicológicas, desde as mais tradicionais até as mais modernas, e discute suas aplicações na educação, saúde mental, relações sociais, e comportamento individual e coletivo. A psicologia social, a psicologia do desenvolvimento e as abordagens terapêuticas também podem ser exploradas aqui.

GT 10: Biodiversidade e Conservação na formação e sustentação do profissional

Explorar como a riqueza da biodiversidade e Conservação podem impactar na sustentação do estudo e da preservação da diversidade na área de atuação profissional, visando garantir o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade. Esses temas são fundamentais para desenvolver competências que promovam práticas sustentáveis, responsabilidade socioambiental e soluções para os desafios ecológicos contemporâneos.

GT 11: Inovações Tecnológicas na Saúde no campo acadêmico

Nesta GT será tratado como as Inovações Tecnológicas na Saúde impulsionaram avanços significativos no campo acadêmico e profissional, promovendo melhorias em diagnóstico, tratamento e gestão de serviços de saúde. Essas inovações também proporcionam oportunidades para pesquisas avançadas, formação interdisciplinar e a qualificação de profissionais capacitados a lidar com as novas demandas tecnológicas e éticas do setor.