I Seminário Avançado de Comunicação Política

12 de agosto de 2019, 14h00 - 18h00
Auditório do Decom - Curitiba, PR

Informações

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR), juntamente com o Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR) e a Associação Latinoamericana de Pesquisadores em Campanhas Eleitorais (Alice), realizará, nos dias 12 e 13 de agosto, o I Seminário Avançado de Comunicação Política.

O encontro vai acontecer no Auditório do Campus Juvevê da UFPR, em Curitiba, e terá a participação de um dos mais respeitados professores e pesquisadores da área na América Latina: o jornalista e doutor em Comunicação Felipe Vergara Maldonado da Universidade Andrés Belo, de Santiago, Chile. Além do pesquisador, participarão também representantes de quatro grupos de pesquisas da UFPR. Cada pesquisador irá detalhar as metodologias de pesquisa que são usadas em seus grupos.

O seminário é gratuito e o número de vagas é limitado. O evento é destinado ao público em geral, especialmente aos estudantes, professores e pesquisadores de cursos de graduação e de pós-graduação em Comunicação, Ciência Política e áreas afins. Ao final os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas até 7 de agosto.

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Programação

Dia 12 de agosto | Horário: 14h às 18h

Mesa: Metodologias de Pesquisa em Comunicação Política e Eleitoral

Palestrantes:

Luciana Panke - Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral (CEL);

Emerson Cervi - Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP);

Carla Rizzotto - Grupo de Pesquisa em Comunicação e Participação Política (Compa) e;

Francisco Paulo Jamil Marques - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (Ponte).

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Dia 13 de agosto | Horário: 14h às 18h

Mesa:Participação política/eleitoral da geração millennials

Palestrante: Felipe Vergara Maldonado

Felipe Vergara Maldonado é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Escreveu os livros: “Bullying, Mobbing y Bossing, el Círculo Vicioso del Acoso”, “Cómo Negociar en Tiempos de Crisis”, “Cibervotante: El Desafío de Acercar la Urna al Electorado Chileno”, “La Generación Millennium y su Apatía Electoral”, “Juventud, Participación Ciudadana y Clase Socioeconómica”. Atualmente, dedica-se à pesquisa e assessoria nas áreas de Comunicação e de Marketing Estratégico e colunista em veículos do Chile, da Argentina e do Peru.

Carregando área de inscrição

Credenciamento

As vagas são limitadas. Informações pelos telefones 41- 99757-0897 (Anna Vosch), 41-99184-9302 (Aurélio) ou pelo email comunicacaoeleitoralufpr@gmail.com. 

Auditório do Decom

Rua Bom Jesus, 650

Juvevê, Curitiba - PR

80035-010

Auditório do Decom

Rua Bom Jesus, 650

Juvevê, Curitiba - PR

80035-010

Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL)

O Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL) integra a linha de Pesquisa Comunicação, Política e Atores Coletivos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), da Universidade Federal de São João Del Rey (MG), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-São Leopoldo/RS), Unochapecó (SC) e Universidad Autónoma Metropolitana – UAM-México, sede Cuajimalpa. Importante ressaltar que o CEL é certificado pela CAPES desde 2011. Com estudos na área de comunicação política, o CEL busca entender processos e produtos do campo político-eleitoral. Entre os objetivos, o grupo visa analisar os processos de mediação comunicacional entre diferentes atores sociais (tanto individuais quanto coletivos) na relação com as elites e partidos políticos nos momentos eleitorais. Procura-se identificar a apropriação de instrumentos de comunicação na construção da identidade de candidatos e de partidos políticos, quantificando temáticas abordadas na divulgação com seus públicos. Para isso, as pesquisas estão divididas em quatro grandes temas: comunicação governamental, comunicação eleitoral, partidos políticos e gênero e política. Com uma metodologia de análise de conteúdo e de discurso, são estudados materiais publicizados pelos atores políticos por meio de diversas ferramentas como website, mídias sociais, propaganda partidária gratuita, Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, entre outros.