Informações

O I Seminário Internacional da linha de pesquisa “Educação, Culturas e Currículos”: estudantes em/nas universidades públicas - desafios no Brasil, França, Argentina e Uruguai é um evento promovido pelos grupos de pesquisa “Juventudes, Culturas e Formação” e Multieja pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Conta com o apoio do PPGE-Cedu, Colegiado de Pedagogia - Cedu e Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire.

Objetiva favorecer o fortalecimento da linha de pesquisa, bem como propiciar trabalhos de parceria de pesquisa e diálogos entre grupos que dela fazem parte e parceria com grupos de pesquisas internacionais, com o intuito de contribuir para os processos de internacionalização dos grupos, da linha e do PPGE. Assim, o diálogo entre os estudantes de graduação e pós-graduação, pode desencadear, dentre outros aspectos, uma análise critica dos desafios enfrentados em universidades públicas de diferentes países para viabilizar aos/as estudantes o acesso e a formação de qualidade socialmente referenciada.


SUBMISSÃO DE RESUMOS

As submissões de trabalhos, modalidade Pôster, são destinadas aos estudantes bolsistas do Programa Residência Pedagógica e Iniciação à Docência, bem como do estágio da licenciatura em Pedagogia.

Os resumos deverão ser encaminhados para o e-mail <seminariointernacionalecc@hotmail.com> até o dia 10 de setembro de 2019, com a seguinte configuração:

RESUMO: Descrever de modo conciso os objetivos, metodologia, discussões e resultados do trabalho. Entre 300 e 500 caracteres. Espaçamento simples. (Arial ou Times New Roman, tamanho 12)

Palavras-chave: Informar de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto.

REFERÊNCIAS:Enumerar as referências utilizadas. Utilizar as normas da ABNT. Espaçamento simples.

No campo assunto é preciso indicar de qual programa resulta a proposta.

Exemplo: <Residência Pedagógica - nome do orientador>

<Pibid - nome do Orientador>

<Estágio Supervisionado - nome do Orientador>

Os trabalhos que serão apresentados no Seminário são resultantes das experiências vivenciadas nos Programas de Residência Pedagógica e Pibid, bem como nos estágios da Licenciatura em Pedagogia. Nesse sentido é necessário evidenciar descrições, análises e reflexões sobre essa experiência, aprensentandosuas contribuições e desafios.

Não foi limitado o número de autores por compreender que são três eixos temáticos, os quais possuem demandas e regras definidas por diferentes orientadores.

ATENÇÃO

As vagas para a inscrição no evento são limitadas e por isso as inscrições online foram bloqueadas para o público em geral. Caso alunos/as e orientador (es), que submeterão os resumos para avaliação, não tenham conseguido se inscrever no I Seminário Internacional da linha de Pesquisa Educação, Culturas e Currículos,devem preencher a folha de inscrição e anexar junto ao trabalho submetido. Não foi limitado o número de autores por compreender que são três eixos temáticos, os quais possuem demandas e regras definidas por diferentes orientadores.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

1. Em sendo APROVADO o resumo, o pôster deverá ser confeccionado e trazido no dia da apresentação, observando-se as seguintes normas:

a. Dimensão: 1.20m de altura por 80 cm de largura;

b. Componentes dos pôsteres: título (Tradução em Espanhol e Francês); nomes dos/as autores/as e orientador (a): instituição e endereçoeletrônico; introdução (contendo a apresentação, justificativa, objetivos); metodologia; resultados; conclusões e referências;

c. O Título deverá ser escrito em letras MAIÚSCULAS que permitam a sua leitura a 3m de distância;

d. Os nomes dos/as autores/as, orientador (a), instituição e endereço eletrônico, devem vir abaixo do título ecom letras menores. O nome do/a apresentador/a do trabalho deverá ser sublinhado;

e. A disposição dos demais itens, no corpo do pôster, fica a critério do(s)/as autor(es)/as e orientadores (as),recomendando-se priorizar a utilização de ilustrações (figuras, gráficos, diagramas, tabelas, etc.) e reduzir o uso de textos, os quais devem observar tamanhos de letras que permitam a leitura a distância. É recomendado utilizar tamanho 28.

f. Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de folders ou panfletos cominformações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s)/as autor(es)/as;

DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

Os Pôsteres ficarão à disposição dos participantes e da comissão avaliadora num período de 60 minutos, neste período o expositor deverá estar presente para a respectiva apresentação.

Apresentação: 25/09/2019

16h às 17h - Pesquisas de Pibid

17h às 18h - Residência Pedagógico

18h às 19h - Estágios Supervisionados do curso de Pedagogia


PROGRAMAÇÃO - 24/09/2019

MANHÃ

Atividade Cultural -8h30 às 09h00min

Abertura oficial - 9h00 à 09h30min

MESA-REDONDA - 9h30min às 12h00min

Temática: Pesquisas sobre as relações de estudantes com universidades públicas: contribuições da pesquisa biográfica e da noção de relação com o saber

Palestrantes: Profa. Dra. Rosemeire Reis (Universidade Federal de Alagoas - Ufal); Profa. Dra. Valérie Melin (Universidade de Lille - France); Profa. Dra. Soledad Vercellino (Universidade Nacional de Rio Negro - Argentina)

Coordenadora: Profa. Dra. Marinaide Lima de Queiroz Freitas (Ufal, Brasil)

Local: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte da Ufal


TARDE

Ateliê biográfico de projeto - 14h às 18h

Público: Integrantes do projeto de extensão e do grupo de pesquisa « Juventudes, Culturas e Formação;

Mediadora: Profa. Dra. Valérie Melin –Universidade de Lille

Local: Sala de Seminários do Centro de Educação da Ufal.

MESA-REDONDA - 14h às 16h

Temática: Os desafios de trabalhar e estudar: a perspectiva dos estudantes do noturno.

Palestrantes: Graduanda Alyssandra Fabrícia Ferreira Barros (Ufal); Graduanda Vaniele da Silva Neto (Ufal); Graduanda Ana Karla Loureiro da Silva (Ufal)

Coordenadora: Graduanda Jael Alves da Silva (Ufal)

Local: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte da Ufal

MESA-REDONDA - 16h às 18h

Temática: Educação, realidades e experiências: extensão como lócus de formação;

Palestrantes: Profa. Dra. Valéria Campos Cavalcante (Ufal); Graduanda Nayanne Lima Alves (Ufal); Graduando João Pedro dos Santos Viana (Ufal).

Local: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte da Ufal


NOITE

1ª Reunião entre pesquisadoras/es - 19h às 21h

Público: Grupos de pesquisa Juventudes, Culturas e Formação e Multieja - Ufal com os/as pesquisadoras/os convidados de outros países e da Universidade Federal de Pernambuco, participantes do evento, para socialização das pesquisas e discussão de possíveis parcerias/publicações.

Local: Auditório do Centro de Educação da Ufal


PROGRAMAÇÃO -25/09/2019

MANHÃ

MESA-REDONDA - 9h às 11h30min

Temática: estudos sobre percursos de permanência e de êxito de estudantes na universidade pública;

Palestrantes: Prof. Dr. Constantin Xypas (Université Catholique del’Ouest/Prof. visitante da l'UFPE); Profa. Dra. Adriana Marrero (Universidad de La República - Montevidéu, Uruguai); Profa. Dra. Marinaide Lima de Queiroz Freitas (Universidade Federal de Alagoas, Brasil)

Coordenador: Prof. Dr. Dilson Cavalcanti (UFPE, Brasil)

Local: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte da Ufal

Atividade Cultural – 11h30min às 12h.


TARDE

Ateliê biográfico de projeto - 14h às 18h

Público: para integrantes do projeto de extensão e do grupo « Juventudes, Culturas e Formação”;

Mediadora: Prof. Dr. Valérie Melin – Universidade de Lille

Local: Sala 202 do PPGE

MESA-REDONDA - 14 às 16h

Temática: A relação com o aprender na universidade: desafios para a permanência.

Palestrantes: Profa. Ma. Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva (Ufal); Profa. Dra. Carolina Nozella Gama (Ufal); Profa. Dra. Mônica Patrícia da Silva Sales (Ufal)

Coordenação: Profa. Dra. Silvana Paulina de Souza (Coordenadora do curso de Pedagogia/Ufal)

Local: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte da Ufal

Apresentações de trabalhos - 16h às 19h

Público: estudantes da Residência Pedagógica e dos estágios da licenciatura em Pedagogia e do Pibid;

Local: Hall do Centro de Educação da Ufal


NOITE

2ª Reunião entre pesquisadoras/os - 19h às 21h

Público: Grupos de pesquisa (Juventudes, Culturas e Formação e Multieja - Ufal) com os/as pesquisadoras/os convidados de outros países e da Universidade Federal de Pernambuco, participantes do evento, para socialização das pesquisas e discussão de possíveis parcerias/publicações.

Local: Auditório do Centro de Educação da Ufal

TRABALHOS APROVADOS

N TÍTULO DO TRABALHO AUTORES DATA E HORÁRIO DA APRESENTAÇÃO
1 PIBID PEDAGOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Débora Letícia da Silva Santos; Maria Luísa Martins da Silva; Orientadora: Kátia Maria Silva de Melo

25/09/2019

16h às 17h

2 A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO E DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Ana Sarah Cavalcante Silva; EmillyKethllen R. Florêncio; Ingrid Dayane V. dos Santos Luciene Maria da S. Oliveira; Sebastiana Rogério da Silva; Thayne Carmelita Lins Barbosa; Orientadora: Elione Diógenes

25/09/2019

16h às 17h

3 TIA, COMO SE ESCREVE CORDEL?

Ana Valkiria de Paula da Silva; Mônica Acioli da Silva; Oberlane Alves Costa; Tainá da Silva Dias;

Orientadora: Elione Maria Nogueira Diógenes

25/09/2019

16h às 17h

4 APRESENTANDO OS TIPOS DE SOLO E AS ETAPAS DO PROCESSO DE FILTRAÇÃO DA ÁGUA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Ana Carolina da Silva Santos; Thayana da Cruz Torres; Fábio Antônio da Silva;

Orientadora: Elione Maria Nogueira Diógenes

25/09/2019

16h às 17h

5 UMA (RE) LEITURA DO FOLCORE ATRAVÉS DA COLAGEM

Ana Carolina da Silva Santos; Thayana da Cruz Torres; Fábio Antônio da Silva;

Orientadora: Elione Maria Nogueira Diógenes

25/09/2019

16h às 17h

6 SARAU FILOSÓFICO PARA LETRAMENTO EM FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: A ARTE DA VIDA SEGUNDO PLATÃO E ARISTÓTELES Emanuella Santos Silva Emerson Melo Medeiros Washington Ferreira da Silva

25/09/2019

16h às 17h

7 O USO DE JOGOS ALFABÉTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS. Viviane Gomes dos Santos; Rayelle de Oliveira; Maria Priscilla Cavalcanti Melquiades; Verônica Nascimento dos Santos

25/09/2019

16h às 17h

8 “O MUNDO MÁGICO DOS LIVROS" Elizabeth Corrêa Torres Melyssa da Silva Nobre

25/09/2019

16h às 17h

9 O BICHONARIO AlcianeIsabele da Conceição, Ildiomar Cândida dos Reis, Joelma Maria da Silva, Larissa Torres da Silva

25/09/2019

16h às 17h

10 “PEQUENOS CIENTISTAS: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO”. Nívea Cristina da Costa Santos; Bárbara Rodrigues Barros

25/09/2019

16h às 17h

11 JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS A PARTIR DA ABORDAGEM DE EMÍLIA FERREIRO. AlcianeIsabele da Conceição; DéborahIvene Almeida Pereira; Ildomar Cândida dos Reis; Joelma Maria da Silva; Mariá Rêgo Tenório de Albuquerque

25/09/2019

16h às 17h

12 GÊNERO EM AÇÃO: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSO PARA O FOMENTO DA LEITURA E ESCRITA Marília Melo do Nascimento.

25/09/2019

16h às 17h

13 "O BICHONÁRIO" Alana Oliveira dos Santos; Bárbara Rodrigues Barros; Nívea Cristina da Costa Santos; Roberta de Lima Silva,

25/09/2019

17h às 18h

14 A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Débora dos Santos Silva; Marcela Lins de Moura Santos

25/09/2019

17h às 18h

15 PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS Priscila Daiane da Silva; Ednaldo Ferreira da Silva; Maria Quitéria Severiano da Silva Pedrosa

25/09/2019

17h às 18h

16 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O EIXO ORALIDADE

Adriana Jeronimo da Silva Araújo; Débora Jackeline da Silva; Jéssica Alves Florêncio Silva; Waleska Vasconcellos Brito

Orientadoras: Carolina nozella Gama Kátia Maria Silva de Mel

25/09/2019

17h às 18h

17 CONHECENDO A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS NO BRASIL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DO 5o ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MACEIÓ Claudia Denise Sacur; Larissa da Silva oliveira Orientadora: Mônica Sales

25/09/2019

17h às 18h

18 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS Andre Gustavo Ribeiro; Borges Fabiola Mendes da Silva; Iris Ferreira da Silva Orientadora: Kátia Maria Silva de Melo

25/09/2019

17h às 18h

19 BRINCANDO COM AS CORES PELO MUNDO Iris Ferreira da Silva; EmmillyKethllenFlorencio; Roberto José da Silva Orientadora: Suzana Marcolino

25/09/2019

17h às 18h

20 O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PROPOSIÇÕES E REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Deborah LayannaEloi de Almeida; Larissa Torres da Silva

Orientadora: Kall Anne Amorim

25/09/2019

17h às 18h

21 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV: CONSTRUINDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Priscila Caroline Vilasboas, Orientadora: Monica Patricia da Silva Sales

25/09/2019

17h às 18h

22 TRABALHANDO OS ASPECTOS DE PERTENCIMENTO E RECONHECIMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

Sheyla Maria Rodrigues da Silva Ana Carolina da Silva Santos;

Orientadora: Monica Patrícia da Silva Sales

25/09/2019

17h às 18h

23 SEMEAR E CUIDAR: A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA TURMA DE 5 ANOS DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE MACEIÓ Claudia Denise Sacur Marques; Daniela Santos de Alencar; Edanielle pereira Costa da Silva; Monica da Costa Silva; Renata da Costa Maynart

25/09/2019

17h às 18h

24 BRINCANDO COM O “RODA A RODA” Alessandra Sibele dos Santos Nascimento; Renata Marinho Falcão; Klésia Maria Vieira Lins

25/09/2019

17h às 18h

25 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A RELAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

ElaynneCristhine da Silva Farias Thayse Cavalcanti da Silva

Orientadora: Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva

25/09/2019

18h às 19h

26 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVA DA LITERATURA DE CORDEL COMO AUXÍLIO NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.

Dryelle de Souza Damasio Felix; Fabiola Mendes da Silva; Glaucyara Mendes Gomes; Kamilla de Carvalho Verçosa; Tatiane Tavares de Souza

Orientadora: Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva

25/09/2019

18h às 19h

27 AUTORES DE MEMÓRIAS : RELATOS SOBRE A INFÂNCIA E ESPAÇOS DE VIVÊNCIA E CONVIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Joann'Dark de Almeida Correia; Lidiane Mendes Santos da Silva

Orientadora: Pâmela Silva

25/09/2019

18h às 19h

28 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NA EJAI : A arte como ferramenta nas discussões de gênero.

keyllaaymée Soares Araújo Cordeiro Manasséissilvério da Silva oliveira; Victoria lannusa Vieira Tigre;

Orientadora: Pâmela tamires bezerra ferreira da silva.

25/09/2019

18h às 19h

29 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA COM A ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Joseane Balbino da Silva Priscila dos Santos Lima Costa Ana Carla Santos da Rocha; Gauquilane Julia da Silva; Valquíria Melo dos Santos

25/09/2019

18h às 19h

30 ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DA EJA: UM DESAFIO PERMANENTE Flávio Jonnathan Gaia Nogueira; Mônica Acioli da Silva; Wellington Casado de Sousa, Orientador:Alex Vieira da Silva

25/09/2019

18h às 19h

31 EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM QUESTÃO Alana dos Santos Silva; Aline Fernanda Silva Pereira; Camila Emanuelle Bernardes Bandeira Campos; Edivania Maria de Souza; Marcela Pessôa Marques; Mylene Thamires de Amorim Silva; Paloma Pereira da Silva Souza; Orientador: Alex Vieira da Silva

25/09/2019

18h às 19h

32 O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Cibelle de Jesus Gomes Vieira; Danielle Priscilla dos Santos; Giullianna Kelly Melo Vieira Cordolino; Maria Clara Rêgo Tenório de Albuquerque; Maria Tereza da Silva; Orientador: Alex Vieira da Silva

25/09/2019

18h às 19h

33 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV: IDENTIDADES, EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE FUTURO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana valkiria de Paula da silva; Ana Paula dos santos Nicolau; Laudiceia assunção; Sileide de Lima; Thaianysuellen amorim da silva Orientadora: Pâmela Silva

25/09/2019

18h às 19h

34 REPENSANDO A ARTE E A CULTURA ENQUANTO CONSTITUTIVO FUNDAMENTAL NO PROCESSO EDUCATIVO Amanda Rafaela de Araújo Soares; Ariadne Marinho Pereira; Élida Estefânia Tenório da Silva; Emanuela Carlos Damasceno; José Leonardo da Silva Junior

25/09/2019

18h às 19h

35 LER E OUVIR HISTÓRIAS: COMO INSTIGAR O PROCESSO DE ESCRITA? Jacely Alves Florencio Silva Jéssica Alves Florêncio Silva

25/09/2019

18h às 19h


COMISSÃO ORGANIZADORA

Coordenação Geral

Profa. Dra. Rosemeire Reis

Profa. Dra. Marinaide Lima de Queiroz Freitas

Comissão Organizadora

Andresso Marques Torres

Ana Karla Loureiro

Annelise Ambrósio

Luciano Henrique Amorim

Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva

Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes

Matheus Ivan

Colaborador

Ronaldo Deja - Arte Gráfica

SEJAM TODXS BEM-VINDXS!

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Rosemeire Reis

Saiba mais

Marinaide Lima de Queiroz Freitas

Saiba mais

Valérie Melin

Saiba mais

Soledad Vercellino

Saiba mais

Adriana Marrero

Saiba mais

Constantin Xypas

Saiba mais

Dilson Cavalcanti

Saiba mais

Silvana Paulina de Souza

Saiba mais

Mônica Patrícia da Silva Sales

Saiba mais

Carolina Nozella Gama

Saiba mais

Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva

Saiba mais

Valéria Campos Cavalcante

Saiba mais

Nayanne Lima Alves

Saiba mais

João Pedro dos Santos Viana

Saiba mais

Ana Karla Loureiro da Silva

Saiba mais

Alyssandra Fabrícia Ferreira Barros

Saiba mais

Vaniele da Silva Neto

Saiba mais

Jael Alves da Silva

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte da Ufal

Avenida Lourival Melo Mota, km 14

Cidade Universitária , Maceió - AL

57072970

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte da Ufal

Ver no mapa

Avenida Lourival Melo Mota, km 14

Cidade Universitária , Maceió - AL

57072970

Coordenadoras do Evento

Profa. Dra. Rosemeire Reis e Profa. Dra. Marinaide Lima de Queiroz Freitas

Rosemeire Reis

Universidade Federal de Alagoas


É doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2006). Realizou pós-doutorado em Educação em 2012 pela UFS e em 2016/2017 pela Universidade Paris 13. É pesquisadora PQ 2 CNPq, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação do CEDU-UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação, faz parte da Rede Internacional de Relação com o Saber (REPERES), coordenada por Bernard Charlot. Integra o "Pôle Initiativesen Recherche Biographique" e o Eixo “Escola e Biografização” do "Collège International de Recherche Biographiqueen Éducation" (CIRBE), Universidade Paris 13. As temáticas de pesquisa focalizam os processos de biografização e a relação com o saber das juventudes em diferentes espaços sociais e, em especial, no ensino médio e na universidade.

 

 

Marinaide Lima de Queiroz Freitas

Universidade Federal de Alagoas


Possui Pós-doutorado em Educação - área de Formação docente, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal. Tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002).Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (1970). Atualmente é professora associada 2. Vice-coordenadora do Comitê Científico da ANPED, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2017-2019). Coordenadora do GT 18 no Encontro de Pesquisa do Nordeste (EPEN-2019-2020). É coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Alfabetização do Centro de Educação da UFAL. Faz parte do Fórum Alagoano da Educação de Jovens e Adultos. É membro da Rede de Pesquisa Luso-brasileira em EJA. Faz parte da editoria da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. E colaboradora do grupo de pesquisa Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas CAFTe da Universidade do Porto sob a liderança da profa. Dra. Carlinda Leite. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de jovens e adultos, Alfabetização, Currículo, Leitura, Formação docente, Livro didático. Docente na graduação de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira no Cedu/Ufal.

Valérie Melin

Universidade de Lille


Professora da Universidade de Lille, França, formada em Filosofia eMestre de Conferência em Ciências da Educação na Universidade de Lille, no LaboratórioCirel-Proféor. Membro do Collège International de RechercheBiographiqueenEducation (CIRBE) e responsável pelo eixo « Escola e biografização ». Seus estudos focalizam as questões teóricas e práticas da refundação efetiva da escola enquanto uma instância de humanizaçãoe de socialização, que precisa levar em consideração o desafio da inclusão escolar que considere as subjetividades singulares.

Soledad Vercellino

Universidades Nacional de Rio Negro


Psicopedagoga pela Universidade Nacional do Comahue, Mestre em Sociedade e Instituições (Menção Analise Institucional) pela Universidade Nacional de SãoLuis. E professora adjunta regular com perfil investigador e assistente de docênciana Área Metodologia da investigação nas Universidades Nacional de Rio Negro e Comahue, Argentina. Professora de Pós-Graduação, Pesquisadora da Categoria III. Co-diretora e diretora de bolsas de doutorado e de pós-graduação. Diretora de Projetos de Pesquisa e Extensão. No campo educacional, sua perspectiva de estudo analisa, por um lado, as condições institucionais e como elas condicionam, promovem ou performam relações com o conhecimento. No epistemológico, focaliza as discussões das novas epistemologias, promovendo a análise dos problemas disciplinares da psicopedagogia, disciplina de origem.

 

Adriana Marrero

Universidade da República


Doutora em Sociologia da Educação (Salamanca, Espanha), Mestre em Educação, Licenciada em Sociologia (Universidade da República, Uruguai), Professora do Ensino Médio no Uruguai. Atualmente é Professora Titular (efetiva, full time) de Teoria Sociológica e Sociologia da Educação do Departamento da Sociologia (Universidade da República, Uruguai). Professora convidada em múltiplas universidades da Europa e América. Autora de mais de 150 artículos, livros e capítulos de livros. Conferencista e consultora internacional. Suas áreas de investigação são: desigualdade educativa com ênfases no gênero e formação docente na perspectiva da relação com o saber.

Constantin Xypas

UFPE


Licenciatura em Humanidades (Letras clássicas, historia e filosofia) da Universidade de Atenas, Grécia (1972). Graduação (1974), Mestrado (DEA) (1976) e Doutorado (1978) emCiências da Educação da Universidade de Caen, França. "Habilitation à DirigerdesRecherches" (Pôs-Doutorado) em Ciências da Educação da Universidade de Pais 8, França (1999). Terminou sua carreira como Professor Titular na Universidade Católica do Oeste, França (1983-2013) e coordenador do Mestrado e do Doutorado em Ciências da Educação. Foi Professor Associado na Universidade do Quebec em Três-Rios, e na Universidade de Sherbrooke, ambas no Canada. Professor Visitante na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A partir de 2019, ele atua como Professor Visitante na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA). Atua nas áreas de Educação e Ciências Sociais, com ênfase nos seguintes temas: Sociologia do improvável, Êxito escolar e Ascensão Social de pessoas de origem popular. E membro da Rede Interdisciplinar e Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS). Em 2014, recebeu o Doutorado Honoris Causa da Universidade de Quebec, Canada, pelas pesquisas sobre Piaget e a Educação.

Dilson Cavalcanti

UFPE


Licenciado em Matemática, especialista em Avaliação Educacional em Matemática, mestre e doutor em Ensino de Ciências e Matemática, professor do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco-CAA/UFPE, atuando na Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática (professor permanente). Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática (UFPE),líder fundador do Núcleo de Pesquisa Relação ao Saber-NUPERES, diretor de Pesquisa do Instituto Internacional Despertando Vocações-IIDV; Editor-chefe do InternationalJournalEducationandTeaching (IJET).

Silvana Paulina de Souza

UFAL


 Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas - Campus Maceió, setor de Planejamento, Currículo e Avaliação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, linha de Pesquisa: Saberes e Práticas Docentes. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade de Marília (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado (2009) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação de Marília, exerceu a função de Assistente Técnica de Área de Ensino Fundamental. Professora de Educação Artística da rede Estadual de Ensino (Estado de São Paulo). Tem experiência na área de Educação com ênfase na sala de aula, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, educação, ensino - aprendizagem, leitura e escrita, prática pedagógica e projetos pedagógicos.

 

Mônica Patrícia da Silva Sales

UFAL


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, especialização em Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica pela mesma instituição, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta A da Universidade Federal de Alagoas - Setor de Didática. Atua na graduação em Pedagogia e Licenciaturas diversas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Saberes Docentes, Prática Pedagógica, Formação de Professores, Coordenação do Trabalho Pedagógico e Representações Sociais.

Carolina Nozella Gama

UFAL


Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2015). Integrou a equipe executora e de pesquisa do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizado na UFBA de 2009 a 2013. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas de 2013 a 2015. Atualmente é professora do setor de Didática do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, linha de Pesquisa: Saberes e Práticas Docentes e pesquisadora do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL. Seus estudos enfocam a formação de professores, o currículo, a prática pedagógica nas perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Tem experiência na área de Educação com ênfase na coordenação pedagógica e na formação de professores.

Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da Silva

Universidade Federal de Alagoas


Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL). Pós-Graduada em Gênero e Diversidade na Escola (CIED/UFAL ). Licenciada em Pedagogia (CEDU/ UFAL). Integrante do Grupo de Pesquisa "Juventudes, Culturas e Formação" (CNPq/UFAL) Possui experiência na Educação básica pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Atualmente é Professora Universitária da UFAL, lecionando as disciplinas de Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem (cursos de Filosofia, Biologia, Matemática, Física e Química); Currículo (Pedagogia); Projetos Integradores (Pedagogia) e Estágio Supervisionado IV em Ensino Fundamental I (Pedagogia).

Valéria Campos Cavalcante

Universidade Federal de Alagoas


Professora Efetiva da Universidade Federal de Alagoas, doutora e mestra em Educação Brasileira pela UFAL, coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Currículos e Diversidades, vinculada ao Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos. Atualmente Coordena atualmente os projetos de extensão: Escola Quilombola, Currículo, Identidades e Diversidades, e Contando Histórias Negras em Escolas Quilombolas: (re)significando Identidades. Atua principalmente nas áreas de Currículo, EJA, Atividades Curriculares de Extensão e Planejamento Escolar.

Nayanne Lima Alves

Universidade Federal de Alagoas


Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/U.E. Penedo.Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Currículos e Diversidades Bolsista extensionista desde 2016. Atualmente participa do Projeto de Extensão intitulado: Escola Quilombola, Currículo, Identidades e Diversidades. Participa ainda como discente colaboradora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CEDU/UFAL ( Ciclo 2018-2019), Atua principalmente nas áreas de Currículo, EJA, Atividades Curriculares de Extensão.

João Pedro dos Santos Viana

Universidade Federal de Alagoas


Estudante de licenciatura plena em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas – UFAL - Campus Arapiraca, membro do Grupo de Pesquisa Educação, Currículos e Diversidades, integrante do Grupo de Pesquisa Formação de professores e prática docente, no Campus Arapiraca da UFAL. Atualmente é Colaborador nos projetos de extensão: Escola Quilombola, Currículo, Identidades e Diversidades, e Contando Histórias Negras em Escolas Quilombolas: (re)significando Identidades. Interesse principais para estudos nas áreas de Currículo, EJA, Formação de professores, Diversidade, História de vida. Atualmente pesquisando sobre a História de vida das mulheres da EJA de Arapiraca – Alagoas.

Ana Karla Loureiro da Silva

UFAL


Assistente Social (1998), graduanda em pedagogia (2015-) e Mestranda em Educação (2019-) pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-Graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo CESMAC (2015).

Alyssandra Fabrícia Ferreira Barros

Universidade Federal de Alagoas


É graduada em Serviço Social pela Faculdade Raimundo Marinho (FRM) (2015). Atualmente é Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2016 á 2018.  Colabora com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto “Registro reflexivo na formação inicial para a docência na Educação Infantil: uma análise dos relatórios de estágio supervisionado”.

Vaniele da Silva Neto

Universidade Federal de Alagoas


Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente exerce a função de Assistente Administrativo na UFAL.

Jael Alves da Silva

Universidade Federal de Alagoas


Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Integrante do Centro Acadêmico Paulo Freire (CA/UFAL).