Informações

A história dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil tem importantes perspectivas ao longo do tempo. Da doutrina da situação irregular à doutrina da Proteção Integral muitos desafios, enfrentamentos e avanços foram necessários para que se assegurasse a crianças e adolescentes a atenção e prioridade absoluta, no que se refere à garantia dos seus direitos.

De todas as regulamentações que trataram sobre crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA é sem dúvidas a mais importante, não somente pelo momento histórico de sua estruturação e consolidação, pós redemocratização do Brasil, mas por sua importância e relevância social de então e para longo prazo.

Com a absoluta prioridade para a efetivação dos direitos e deveres inerentes à criança e adolescente, o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA estabelece os parâmetros essenciais para que o princípio da Proteção Integral seja aplicado pelo Estado, cidadãos e cidadãs.

Passados 33 anos da promulgação do ECA ainda são muitos os desafios e perspectivas em torno dos direitos e garantias relacionadas a Crianças e Adolescentes. Quais avanços podemos dizer que conseguiram alcançar os objetivos antes propostos? Quais avanços desnudaram situações outras que não haviam sido visualizadas ou previstas? Como as atualizações contemporâneas, a diversidade e tantos outros aspectos não considerados podem ser pensados à luz do ECA, na nossa atualidade?

A reflexão destas e de outras possíveis questões são objetivos do I Seminário Sobre os Direitos de Crianças e Adolescentes de Caruaru. O tema abordado será: Avanços e Desafios para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, no âmbito da Política Pública de Assistência Social à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Com o seminário, diálogos e discussões propostas, a Prefeitura Municipal de Caruaru, através da SDSDH, da Gerência de Proteção Social Especial e da Coordenação de Proteção Social Especial de Média Complexidade reafirmam o seu compromisso com a garantia prioritária do direito de crianças e adolescentes, destacando a importância do fortalecimento de todos os entes envolvidos nesse processo, o qual exige vigilância, ações preventivas, ações interventivas e compromisso político e social.

O I Seminário Sobre os Direitos de Crianças e Adolescentes de Caruaru acontecerá no dia 13 de julho de 2023, das 08h às 13h, no auditório da Faculdade Pitágoras, localizado na Rua Cleto Campelo, nº 36, bairro Maurício de Nassau, Caruaru - PE, próximo ao pátio de enventos de Caruaru.

As inscrições serão realizadas através do link: https://doity.com.br/i-seminario-municipal-sobre-o-direitos-de-criancas-e-adolescentes

O Seminário será presencial e terá certificação de 4h.

Faça já a sua inscrição e fortaleça a rede de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Eduardo Paysan

Saiba mais

Paulo Augusto Santos Silva

Saiba mais

Priscila Dolores Sales de Azevedo

Programação:

O credenciamento será realizado no local do seminário, a partir das 08h atè às 09h30. Credenciamento

Recepção e acolhimento Coffee break

Cerimônia de abertura Abertura

Sessão expositiva Seminário · Eduardo Paysan, Paulo Augusto Santos Silva, Priscila Dolores Sales de Azevedo

Painel de discussão Debate

Cerimônia de encerramento Encerramento

Credenciamento

O credenciamento será realizado no local do seminário, a partir das 08h atè às 09h30.

Auditório da Faculdade Pitágoras

Rua Cleto Campelo, nº 36

Maurício de Nassau, Caruaru - PE

55012-340

Auditório da Faculdade Pitágoras

Ver no mapa

Rua Cleto Campelo, nº 36

Maurício de Nassau, Caruaru - PE

55012-340

Gerência de Proteção Social Especial / Coordenação de Proteção Social Especial de Média Complexidade

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SDSDH
Prefeitura de Caruaru

Eduardo Paysan

ECEPE/UFRPE


Advogado e Consultor - Especialista em Direitos Humanos e Mestre em Serviço Social. Professor da Escola de Conselhos de Pernambuco (ECEPE/UFRPE). Ex-Presidente do COMDICA Recife. Ex-Conselheiro Estadual do CEDCA-PE. Membro da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco e do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco - FEPETIPE.

Paulo Augusto Santos Silva

COMDICA


Possui graduação em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (2016). Pós-graduado em Ciências Criminais pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (2019). Assessor Jurídico da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Município de Caruaru-PE; Coordenador do Escritório Social do Conselho Nacional de Justiça - CNJ em Pernambuco. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru - COMDICA. Advogado há 07 anos.

Priscila Dolores Sales de Azevedo

SDSDH


Psicóloga, graduada pelo Centro Universitário Unifavip, com formação em Psicologia Social, iniciou sua atuação profissional em 2013, e, desde então, atua como Técnica na Política de Assistência Social, atualmente está Gerente da Gestão do Sistema Único de Assistência Social em Caruaru-PE. Possui vivência profissional no trabalho social com famílias, tendo atuado na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.