I Seminário Sobre as Linguagens de Bebês e Crianças e a Educação Infantil
A concepção de currículo para a Educação Infantil brasileira está pautada na ideia das linguagens, considerando, dessa forma, as múltiplas formas de bebês e crianças se relacionarem com mundo como os gestos, o corpo, o choro, os movimentos, os desenhos e as brincadeiras. Essa constatação sobre os bebês e as crianças sugere variadas experiências e vivências para articular os conhecimentos com das crinaças conhecimentos da cultura.
O I Seminário Sobre as Linguagens de Bebês e Crianças e a Educação Infantil pretende dialogar com estudantes de pedagogia e profissionais das redes publicas de Educação Infantil do Estado de Alagoas sobre as formas das crianças se expressarem e a necessidade de propostas brincantes, artísticas que movimentem o corpo e os afetos de crianças, bebês e adultos na Educação Infantil.
Programação
Data: 27/07/2021
Graduada em Pedagogia (UNESP), Mestre em Educação (UNICAMP), Doutora em Educação (UNESP, Rio Claro).
Data: 17/08/2021
Horário: 8:30
Raianne da Silva Alves Bernardo Thomaz
Investigações na natureza
Participa do grupo de pesquisa GITAKA: "Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental" junto à professora Léa Tiriba. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Especialista em Educação Psicomotora pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec) do Colégio Pedro II. Cursa mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( UNIRIO). Atualmente é professora de Ensino Fundamental do quadro efetivo do Município do Rio de Janeiro (SMERJ). Atuou como professora substituta na Educação Infantil do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp. ei- UFRJ).
Data: 03/08/2021
Horário: 19:00
Suely Amaral Mello
As multiplas linguagens dos bebês como formas de comunicação com o mundo
Graduada em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-câmpus de Marília.
Data: 10/08/2021
Horário: 8:30
Brincar, Imaginar e contar histórias
Convidada: Natalinha