I SEMINÁRIO DA REDE MATERNO INFANTIL NO RN: CENÁRIO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

I SEMINÁRIO DA REDE MATERNO INFANTIL NO RN: CENÁRIO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Faça sua inscrição
Terça, 16 de março de 2021 Das 14:00 às 18:00

Sobre o Evento

O I SEMINÁRIO DA REDE MATERNO INFANTIL NO RN: CENÁRIO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS, é uma realização promovida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Gestão da Educação na Saúde – SGES e Subcoordenadoria de Redes de Atenção à Saúde e Linhas do Cuidado da SESAP e Sociedade de Ginecologia e Obstetricia do RN - SOGORN. Será realizado no dia 16/03/21 a partir das 14h, e será transmitido pela plataforma Zoom.

O público-alvo a ser atingido são os profissionais que compõem as equipes das Instituições de Ensino, CREMERN, COREN RN, ABENFO, COSEMS, Conselho Estadual De Saúde, SOGORN, SOPERN, URSAP'S, Maternidades do RN, Cooperativas Médicas e profissionais de saúde em geral.

As inscrições dos profissionais interessados devem ser preenchidas via Plataforma Doity: https://doity.com.br/i-seminrio-da-rede-materno-infantil-no-rn-cenrio-desafios-e-perspectivas

É importante que os participantes preencham com atenção todos os campos da inscrição, em prazo determinado, para não haver erros de inscrição nem de dados na Declaração de Participação.

Expositores:

Dr Cipriano Maia de Vasconcelos – Secretário de Saúde do Estado do RN, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - 1980, mestrado em Ciências Sociais pela UFRN - 1997 e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 2005. É professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento e Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde, Gestão em Saúde, Sistema Único de Saúde, Gestão Municipal de Saúde e Hospitais Universitários. Exerceu cargos de direção no Ministério da Saúde, como diretor do Departamento de Apoio à Descentralização da Secretaria Executiva, no período 2003-2004, Pró-Reitor de Extensão da UFRN, no período de junho de 2007 a abril de 2012, e Secretário Municipal de Saúde da cidade de Natal-RN, no período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015.

Dra Liduína Rocha, Ginecologista e Obstetra, Coordenadora técnica do programa Nascer no Ceará, ex-presidente da Sociedade Cearense de Ginecologia, Assessora técnica da SESA; Consultora da Escola de Saúde Pública; Presidente do comitê estadual de prevenção a morte materna, fetal e infantil.

Dra Gracimary Alves Teixeira - Professora da Escola de Saúde da UFRN. Enfermeira obstétrica e neonatal. Mãe de Gabriel. Pesquisadora do grupo de pesquisa saúde e sociedade, atuando principalmente nos temas: cuidado pré-Natal; parto e nascimento saudável; puerpério; cuidado da família à criança com Zika vírus

SOGORN - Presidência da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte.

Dra Maria do Carmo - formada em 1969 no curso de medicina pela UFRN, profa.do departamento de toco Ginecologia do centro de ciências da saúde da UFRN, medica plantonista ds MEJC (aposentada)conselheira do CRM, presidente do comitê de LUTA pela redução da mortalidade fetal,infantil e materna do RN.

Dra. Elvira Maria Mafaldo Soares: Graduada em Medicina pela UFRN (1978), com Mestrado em Medicina Clínica (1999) e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Como ginecologista e obstetra atua na UFRN, na Secretaria de Estado da Saúde Pública RN e Sócia efetiva da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com ênfase na área da ginecologia endócrina, estudo dos ovários policísticos e síndrome metabólica, assim como participa de projetos na área da redução da mortalidade materna.

Dra. Tércia Maria de Oliveira Maranhão: Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1970), mestrado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Medicina - Obstetrícia e Ginecologia pela mesma instituição(1982). Pós-doutorado na mesma Universidade durante os anos de 2004 e 2005. Aposentou-se como Professora Titular do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,sendo hoje professora voluntária. Faz parte do quadro de professores do Mestrado profissional em Ensino na Saúde. Atua na área de Medicina, com ênfase em Saúde Reprodutiva e Ginecologia Endócrina.

Mediadores(as):

Clarissa de Leon - Enfermeira Obstetra/ Esp. Gestão de redes de atenção à Saúde. Mãe de Sophia e de Sarah. Membro do Movimento de Humanização do Parto e Nascimento do RN.

Conteúdos desenvolvidos:

- Cenário de Morbimortalidade Materna e Infantil e da Atenção Obstétrica no Rio Grande Do Norte; - Dr Cipriano Maia

- Como a Qualificação Profissional e a Formação Acadêmica podem contribuir para inversão do cenário? - Presidência da SOGORN e Dra Gracimary Alves

- Dialogando para mudança das práticas assistencias a partir da experiência do programa nascer no Ceará - Dra Liduína Rocha

Acesso aos encontros:

Para acesso aos encontros, os participantes inscritos devem acessar o a link abaixo:

https://conasems-br.zoom.us/j/94227919871

Declaração:

Terão direito a Declaração, os participantes assinarem a frequencia durante o evento. Para isso, será informado durante o turno, um link de frequencia com um formulário, ao qual o participante deverá acessar e confirmar sua presença pelo menos 01 (uma) vez durante o o evento. Após a conclusão do seminário, em até 05 (cinco) dias úteis, o próprio participante poderá acessar o mesmo link de inscrição Doity e solicitar sua Declaração via Plataforma.

Palestrantes

  • Cipriano Maia de Vasconcelos
  • Elvira Maria Mafaldo Soares
  • Maria do Carmo Lopes de Melo
  • Tercia Maria de Oliveira Maranhão
  • GRACIMARY ALVES TEIXEIRA

Programação

14h00 - Cipriano Maia de Vasconcelos 'Cenários de morbimortalidade materna e infantil e da atenção obstétrica no Rio Grande do Norte' Palestra
Local: Plataforma Zoom

- Palestra de abertura ministrada por Dr Cipriano Maia de Vasconcelos

CIPRIANO MAIA DE VASCONCELOS – Secretário de Saúde do Estado do RN, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - 1980, mestrado em Ciências Sociais pela UFRN - 1997 e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - 2005. É professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em

Planejamento e Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde, Gestão em Saúde, Sistema Único de Saúde, Gestão Municipal de Saúde e Hospitais Universitários. Exerceu cargos de direção no Ministério da Saúde, como diretor do Departamento de Apoio à Descentralização da Secretaria Executiva, Pró-Reitor de Extensão da UFRN e Secretário Municipal de Saúde da cidade de Natal-RN.

15h00 - Elvira Maria Mafaldo Soares, GRACIMARY ALVES TEIXEIRA, Maria do Carmo Lopes de Melo, Tercia Maria de Oliveira Maranhão 'Como a Qualificação Profissional e a Formação Acadêmica podem contribuir para inversão do cenário?' Mesa-redonda
Local: Plataforma Zoom

- Debate com Presidência da SOGORN e Dra Gracimary Alves

16h00 'Dialogando para mudança das práticas assistencias a partir da experiência do programa nascer no Ceará' Relato de Experiência
Local: ON LINE

Palestra com Dra Liduína Rocha

DRª. LIDUÍNA ROCHA - Ginecologista e Obstetra, Coordenadora técnica do programa Nascer no Ceará, ex-presidente da Sociedade Cearense de Ginecologia, Assessora técnica da SESA; Consultora da Escola de Saúde Pública; Presidente do comitê estadual de prevenção a morte materna, fetal e infantil.

Organizador