I SEMINÁRIO DO GRUPO GEEAL-UNEAL

23 de agosto de 2021, 09h00 até 24 de agosto de 2021, 21h00

Informações

Este evento intitulado I SEMINÁRIO DO GRUPO GEEAL-UNEAL: “MULHERES EM (INTER)AÇÃO” tem como principal objetivo reafirmar a importância das lutas das mulheres contra todas as formas de discriminação e violência praticadas em diferentes espaços sociais. Acreditamos que, por meio da linguagem, manifestada em diferentes gêneros orais e escritos, é possível fortalecer o debate sobre políticas públicas que possam promover a igualdade entre mulheres e homens em todos os níveis que envolvem as relações humanas. Assim, com mulheres linguistas de diferentes universidades brasileiras, visamos construir momentos de debates, discussões, compartilhamentos e reflexões sobre as representações de mulheres em diferentes âmbitos da sociedade brasileira. O grupo GEEAL-UNEAL e o grupo NEPAD-UFPI são os responsáveis pela organização deste seminário. Ambos os grupos entendem que proporcionar um evento como este é uma forma de apoiar as lutas das mulheres na sociedade vigente. Por meio de minicursos, mesas-redondas, palestras e lançamento de livro, teremos um seminário de grande importância. Participem conosco!!

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Profa. Dra. Leonor Werneck dos Santos (UFRJ) - Ministrante do minicurso 1

Saiba mais

Profa. Dra. Cristiane Dall' Cortivo Lebler (UFSC) - Ministrante do minicurso 1

Saiba mais

Profa. Me. Cristiane Barbalho da Silva Gaio de Sá (UFRJ) - Mesa-redonda 1

Saiba mais

Profa. Me. Mayara Arruda Martins (UFC)

Saiba mais

Profa. Me. Taila Jesus da Silva Oliveira (UFBA) - Mesa redonda 1

Saiba mais

Profa. Dra. Beatriz dos Santos Feres (UFF) - Palestrante

Saiba mais

Profa. Dra. Katiuscia Cristina Santana (USP) - Ministrante do minicurso 2

Saiba mais

Profa. Dra. Ana Paula Albarelli (USP) - Ministrante do minicurso 2

Saiba mais

Profa. Me. Adriana Rodrigues de Sousa (UFPI) - Mesa redonda 2

Saiba mais

Profa. Me. Cíntia Regina Ribeiro dos Santos (UFAL) - Mesa redonda 2

Saiba mais

Profa. Me. Priscila Antunes de Souza (UNIFRAN) - Mesa redonda 2

Saiba mais

Profa. Dra. Maraisa Lopes (UFPI) - Palestrante

Saiba mais

Profa. Me. Maria Margarete de Paiva (UNEAL) - Lançamento de livro

Saiba mais

Profa. Natália Luczkiewicz da Silva (UNEAL) - Lançamento de livro

Programação:

Minicurso 1: Argumentação: panorama teórico e ensino Minicurso · Profa. Dra. Cristiane Dall' Cortivo Lebler (UFSC) - Ministrante do minicurso 1, Profa. Dra. Leonor Werneck dos Santos (UFRJ) - Ministrante do minicurso 1

Mesa-redonda 1: Texto, interação e sentidos Mesa-redonda · Profa. Me. Cristiane Barbalho da Silva Gaio de Sá (UFRJ) - Mesa-redonda 1, Profa. Me. Mayara Arruda Martins (UFC), Profa. Me. Taila Jesus da Silva Oliveira (UFBA) - Mesa redonda 1

Palestra de abertura: “A condição da mulher: entre representações e representatividade” Palestra · Profa. Dra. Beatriz dos Santos Feres (UFF) - Palestrante

Minicurso 2: “A representação da mulher no discurso político na perspectiva da pragmática e da teoria da argumentação” Minicurso · Profa. Dra. Ana Paula Albarelli (USP) - Ministrante do minicurso 2, Profa. Dra. Katiuscia Cristina Santana (USP) - Ministrante do minicurso 2

Mesa-redonda 2: Argumentação, Discurso e Retórica Mesa-redonda · Profa. Me. Adriana Rodrigues de Sousa (UFPI) - Mesa redonda 2, Profa. Me. Cíntia Regina Ribeiro dos Santos (UFAL) - Mesa redonda 2, Profa. Me. Priscila Antunes de Souza (UNIFRAN) - Mesa redonda 2

Palestra de encerramento: 'Meu corpo (minhas) suas regras? um olhar discursivo sobre o corpo feminino' Palestra · Profa. Dra. Maraisa Lopes (UFPI) - Palestrante

Lançamento do livro “O gênero textual crônica na sala de aula” Lançamento de Livro · Profa. Me. Maria Margarete de Paiva (UNEAL) - Lançamento de livro, Profa. Natália Luczkiewicz da Silva (UNEAL) - Lançamento de livro

Credenciamento

O credenciamento ocorrerá no primeiro dia de evento, por meio de uma lista de frequência on-line.

GEEAL e NEPAD

O Grupo de Estudos em Ensino e Aprendizagem de Língua (GEEAL - AL) é composto por alunos e docentes do curso de Letras, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL/Campus III. Seus membros realizam estudos sobre a Linguística Textual e as inovações teóricas e metodológicas decorrentes da perspectiva de texto/discurso.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD) tem por finalidade congregar pesquisadores, estudantes e professores interessados no desenvolvimento de estudos no campo da Análise do Discurso, englobando a Análise do Discurso Francesa (ADF), a Teoria Semiolinguística (TS) e a Análise de Discurso Crítica (ADC).

Profa. Dra. Leonor Werneck dos Santos (UFRJ) - Ministrante do minicurso 1

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Professora Titular de Língua Portuguesa da UFRJ, onde atua desde 1995. Graduação em Português-Literaturas (UFRJ-1989), Mestrado (UFRJ-1994) e Doutorado (UFRJ-2001) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa). Pós-Doutorado: em Linguística, sob a supervisão da Professora Doutora Isabel Roboredo Seara/Universidade Aberta-Portugal (janeiro-dezembro/2018); em Linguística, sob a supervisão da Profa. Dra. Mônica Cavalcante/UFC (abril/2013-janeiro/2014), com Bolsa Pós-Doutorado Sênior do CNPq. Ex-professora de Ensino Fundamental e Médio (Colégio Pedro II, rede municipal e particular do Rio de Janeiro). Atua na graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas e é ex-professora do ProfLetras, da disciplina "Texto e ensino". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística de Texto, gêneros textuais, referenciação, articulação textual, literatura infantil e juvenil e ensino de leitura. Presidente da Assel-Rio, no biênio 2008-2009. Membro do Júri da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), desde 2012. Membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Membro do Júri do Prêmio Anual da FNLIJ. Site pessoal: http://leonorwerneck.wixsite.com/leonor Site do GT ANPOLL: https://gtlinguisticadotexto.wordpress.com/ ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8415-3535

Profa. Dra. Cristiane Dall' Cortivo Lebler (UFSC) - Ministrante do minicurso 1

Universidade Federal de Santa Catarina


Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). É Mestre (2009) e Doutora (2013) em Letras - área de concentração Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com dissertação e tese na linha de pesquisa Texto, Enunciação, Discurso: teoria e prática. Atualmente, atua como professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-líder do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição (UNISC) e integrante do grupo de pesquisa O ensino da leitura e da escrita pela perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (PUCRS). Além disso, é membro do Grupo de Trabalho da Anpoll Linguística do Texto e Análise da Conversação. Áreas de interesse: Ensino de língua materna; Semântica; Argumentação; Enunciação.

Profa. Me. Cristiane Barbalho da Silva Gaio de Sá (UFRJ) - Mesa-redonda 1

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Mestre em Letras-PROFLETRAS, especialista em Ensino de Língua Portuguesa e graduada em Português-Literaturas pela UFRJ, onde cursa o doutorado em Letras Vernáculas e participa do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto (GPLINT), que discute o ensino de referenciação, gêneros textuais e discurso.

Profa. Me. Mayara Arruda Martins (UFC)

Universidade Federal do Ceará


Doutoranda e Mestra em Linguística (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras - Português (2015) pela mesma instituição. Integrante do grupo de pesquisa Protexto, atua na área de Linguística Textual, desenvolvendo pesquisas com foco na referenciação, na metadiscursividade e na argumentação, e suas interfaces com a etnometodologia e com a antropologia. Além da Linguística Textual, tem interesse pelos estudos em Descrição e Análise Linguística, com foco na sintaxe.

Profa. Me. Taila Jesus da Silva Oliveira (UFBA) - Mesa redonda 1

Universidade Federal da Bahia


Graduada em Letras Vernáculas na Universidade Federal da Bahia, participou como bolsista de iniciação à docência no PIBID/ Letras. O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, em que os estudantes graduandos desenvolvem as atividades em contato com os alunos da educação básica. Atuou também como professora em formação do curso de Leitura e Produção de Textos no Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) alocado na Universidade Federal da Bahia. Em 2019, foi monitora do PROEMPLE (Programa de Monitoria em Português como Língua Estrangeira) ministrando aulas de língua e cultura brasileira, como também preparatórias para o CELPE-BRAS. Atualmente, é mestranda do Programa de Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia e licencianda do curso de Português como Língua Estrangeira na referida Universidade.

 

Profa. Dra. Beatriz dos Santos Feres (UFF) - Palestrante

Universidade Federal Fluminense


Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF, já atuou no Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI (2003-2008) e em escolas do Ensino Fundamental e Médio (1987-2008). Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF, linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da tradução, no qual ministra cursos relacionados à disciplina Semiolinguística. Atua também nos cursos de Especialização em Literatura Infantojuvenil e em Língua Portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Leitura, fruição e ensino (LeiFEn/UFF/CNPq). É também membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (Ciad-Rio) e do Grupo de Pesquisa Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas - EnLIJ (UERJ). Já orientou mais de oitenta trabalhos, dentre os quais monografias de conclusão de curso, de Especialização, artigos de Iniciação Científica e relatos de Iniciação à Docência, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Coordenou a Especialização em Gêneros Digitais (Unipli). Coordenou o Programa de Iniciação à Docência, vinculado ao Instituto de Letras/UFF (2009-2012). Coordenou o Projeto de Extensão Sala de Leitura na Integração Universidade-Escola (2015-2016), com fomento da Faperj e da UFF. Participou da diretoria da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e da Comissão Organizadora do X Congresso Internacional da Abralin (2015-2017). É membro do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação (LTAC). Participou do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras da UFF. Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de interpretação; teoria e análise linguística; iconicidade na semiose poética, literatura infantil, livro ilustrado e referenciação verbo-visual.

Profa. Dra. Katiuscia Cristina Santana (USP) - Ministrante do minicurso 2

Universidade de São Paulo


Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Filologia e Língua Portuguesa. Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (2013) , bacharel em Letras com habilitação em Português e em Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo(USP). Possui Licenciatura em Letras Português e em Francês pela Faculdade de Educação da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Análise da conversação, Sociolinguística Interacional, Pragmática, Análise Crítica do Discurso e Ensino/ Aprendizagem de Língua Portuguesa e de Língua Francesa. Fez vários cursos complementares, entre eles com os professores Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau e GuntherKress.É integrante do grupo de pesquisa Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural vinculado ao CNPq.

Profa. Dra. Ana Paula Albarelli (USP) - Ministrante do minicurso 2

Universidade de São Paulo


Bacharela em Letras com habilitação em Português e Alemão (2007) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2013), cujo estudo investigou questões de Pragmática e Argumentação. Atualmente, encontra-se em fase de conclusão do curso de Doutorado em Letras (2020), na área de Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (FFLCH- USP). É professora de Língua Portuguesa do ensino Fundamental e Médio e atua como conteudista e elaboradora de material didático de Língua Portuguesa para os níveis: Fundamental I, II e Médio, tendo colaborado para as editoras: S.M. Edições, Editora Moderna, Aymará Educação e SOMOS. Possui experiência em correção de simulados (Cursinho Etapa) e vestibulares. Atuou como colaboradora do CENPEC na correção de avaliações (foi membro da banca julgadora das Olimpíadas de Língua Portuguesa). Apresenta experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes âmbitos: Análise da Conversação, Descortesia Verbal, Pragmática, Sociolinguística Interacional, Retórica e Teorias da Argumentação, Oralidade e ensino de Língua Portuguesa.

 

Profa. Me. Adriana Rodrigues de Sousa (UFPI) - Mesa redonda 2

Universidade Federal do Piauí


Mestranda do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí- UFPI (biênio 2019-2021), sob a orientação do Professor Dr. João Benvindo de Moura. Graduada em Letras Português/PARFOR, pela Universidade Federal do Piauí. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica. Membro efetivo do NEPAD (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso), da Universidade Federal do Piauí.

Profa. Me. Cíntia Regina Ribeiro dos Santos (UFAL) - Mesa redonda 2

Universidade Federal de Alagoas


Jornalista. Doutoranda e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas.  Atualmente estuda a normatização do gênero binário nos discursos de “terra plana”. Áreas de pesquisa: estudos de gênero LGBTQIA+, ideologia e discurso digital. Trabalha com publicações editoriais na Secretaria de Comunicação do Estado de Alagoas.

Profa. Me. Priscila Antunes de Souza (UNIFRAN) - Mesa redonda 2

Universidade de Franca


Doutoranda em LINGUÍSTICA (2019-2023) pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Mestre em LINGUÍSTICA (2019) pela Universidade de Franca - UNIFRAN, com ênfase em Retórica. Graduada em DIREITO pela Faculdade de Direito de Franca (2001). Atualmente é advogada - ESCRITÓRIO CONTÁBIL UNIVERSITÁRIO, com especialização em Direito de Família e Previdenciário.

Profa. Dra. Maraisa Lopes (UFPI) - Palestrante

Universidade Federal do Piauí


Possui graduação em Letras e especialização em Estudos da Linguagem pela Universidade de Mogi das Cruzes. Mestre em Linguística, área de concentração - Análise de Discurso, e, Doutora em Linguística (Bolsista CNPq-06/2009 a 06/2010), área de concentração - História das Ideias Linguísticas, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Estadual de Campinas. Estágio Pós-Doutoral em Educação de Surdos (DeafEducation) pela FlaglerCollege (Florida/USA), realizado junto ao Master'sProgram in EducationoftheDeafand Hard ofHearing, sob a supervisão da Profa. Emérita Dra. Margaret H. Finnegan. Visiting Scholar, Bolsista da Comissão Fulbright (Seleção 2016 para os anos 2017/2018), com atividades desenvolvidas na FlaglerCollege (Florida/USA). Professora Associada I, Linguística, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL), Campus Ministro Petrônio Portela. Líder do Núcleo de Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD). Atualmente, é Coordenadora Geral de Graduação, Pró-Reitoria de Graduação/UFPI.

Profa. Me. Maria Margarete de Paiva (UNEAL) - Lançamento de livro

Universidade Estadual de Alagoas


Docente do curso de Letras - Português, na Universidade Estadual de Alagoas. Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Grupo de Estudos em Ensino e Aprendizagem de Língua (GEEAL/UNEAL).

Profa. Natália Luczkiewicz da Silva (UNEAL) - Lançamento de livro

Universidade Estadual de Alagoas


Discente do curso de Letras - Português pela Universidade Estadual de Alagoas. Membro do Grupo de Estudos em Ensino e Aprendizagem de Língua (GEEAL/UNEAL).