I SEMINÁRIO ONLINE: TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES DE PRODUTOS FLORESTAIS

I SEMINÁRIO ONLINE: TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES DE PRODUTOS FLORESTAIS

Faça sua inscrição
SETEMBRO 21 A 23 E 28 A 30 OUTUBRO 13 A 15 E 19 A 21 16H HORÁRIO DE BRASÍLIA 16h (horario de Brasília)
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

A Universidade Federal do Acre tem a satisfação de convidar a comunidade a participar do I Seminário online: Tecnologias e Inovações de Produtos Florestais, à realizar-se de 21 a 23 e 28 a 30 de setembro e 13 a 15 e 19 a 21 de outubro de 2020, às 16h (horário de Brasília).

O setor florestal vem buscando novos métodos de gerenciamento de recursos visando a sustentabilidade e competitividade no mercado, com o emprego de novas tecnologias, tanto no aproveitamento de resíduos quanto em otimização dos processos operacionais. O evento tem como objetivo promover aos alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais do curso de engenharia florestal e áreas afins o conhecimento de novas tecnologias voltadas ao setor florestal através de profissionais qualificados na área.

O evento contará com palestras, divulgação e apresentações orais de trabalhos científicos.

O evento inicia-se no dia da árvore (21/09) e em comemoração a esse dia tão especial, os participantes do evento poderão enviar uma foto de árvore para o email extensao.tecmadeira@gmail.com com o assunto "Foto da árvore" ou para o instagram @tecnologiamad. Para a divulgação de sua fotografia, deverão ainda constar as seguintes informações: o seu nome, a espécie da árvore e o local onde foi fotografado e iremos divulgar no site e instagram.

Palestrantes

  • Anna Carolina de Almeida Andrade
  • Artur Queiroz Lana
  • Bruna Roque Ugulino de Oliveira
  • Evandro Orfanó Figueiredo
  • Humberto Fauller de Siqueira
  • Lina Bufalino
  • Mailson de Matos
  • Pedro Henrique Gonzalez de Cademartori
  • Raquel Souza Goulart
  • Renato Augusto Pereira Damásio
  • Rosilei Aparecida Garcia
  • Tatiane Kelly Barbosa de Azevêdo
  • Washington Luiz Esteves Magalhães

Programação

18h00 - Bruna Roque Ugulino de Oliveira Visão geral da iniciativa 4.0 da indústria florestal canadense Palestra

A quarta revolução industrial (ou Indústria 4.0), como é chamada, é caracterizada pela interconexão do maquinário e sistemas nos locais de produção, bem como entre eles e o mundo exterior. As cadeias de suprimentos evoluíram significativamente nas últimas décadas, e estão à beira de mudanças ainda mais transformadoras impulsionadas pela revolução digital. Nessa palestra, será apresentado algumas das iniciativas canadenses destinadas a permitir que a cadeia produtiva do processamento mecânico da madeira se beneficie da agilidade e do poder da quarta revolução industrial.

16h00 - Evandro Orfanó Figueiredo Uso de drones aplicada ao planejamento e monitoramento florestal na Amazônia Palestra

Será demonstrada os avanços das pesquisas com drones no inventário florestal, avaliação de impactos da exploração, volumetria de toras e parcelas permanentes em 3D.

16h00 - Mailson de Matos Bio-óleo e suas aplicações em potencial Palestra

Breve introdução dos processos de pirólise de biomassa, seus principais produtos. Além disso, serão aplicados os principais usos e possíveis aplicações para o bio-óleo.

18h00 - Renato Augusto Pereira Damásio Transformação das fibras para aplicações em novos produtos Palestra

Discutir o potencial da madeira e o potencial de aplicação de seus componentes químicos e estruturais em diversos produtos em diferentes setores. Além disso exemplificar alguns cases industrias de aplicação de nanocelulose e derivados da madeira em produtos.

16h00 - Anna Carolina de Almeida Andrade Qualificação da superfície usinada de madeiras sólidas Palestra

Nessa palestra irei abordar sobre as metodologias de qualificação da superfície usinada de madeiras sólidas, serão relatadas as principais vantagens e desvantagens de cada método. Será enfatizada a metodologia do sunset laser para qualificação e quantificação dos defeitos decorrentes do processo de corte da madeira.

16h00 - Washington Luiz Esteves Magalhães Estado da arte sobre a obtenção e algumas aplicações da nanolignina Palestra

Mostraremos os processos mais usados para a obtenção de nanolignina. Quais seriam os processos com maior possibilidade de aumento de escala. Também mostraremos o que o nosso grupo tem desenvolvido para a produção de nanolignina. Algumas aplicações possíveis também serão mostradas e discutidas.

18h00 - Humberto Fauller de Siqueira Tecnologias Aplicada à Produção de Carvão Vegetal Palestra

Será apresentado um breve relato sobre o panorama atual da produção de carvão vegetal, as tecnologias desenvolvidas e aplicadas na atividade, abordando sobre a instrumentalização no processo de carbonização: pirometria, sistemas supervisório, imagens termográficas, uso de drones; queimadores de gases, aproveitamento dos co-produtos e os desafios e oportunidades do setor de carvão vegetal.

18h30 - Artur Queiroz Lana Tecnologias aplicada à produção de carvão vegetal: Potencial do resfriamento externo do carvão vegetal produzido em forno de alvenaria. Palestra

Na palestra abordado o potencial do resfriamento externo do carvão vegetal produzido em forno de alvenaria.

16h00 - Pedro Henrique Gonzalez de Cademartori Nanotecnologia aplicada a modificação da superfície de materiais lignocelulósicos. Palestra

A modificação da superfície de materiais lignocelulósicos tem um amplo espectro de aplicações que podem ser consideradas no campo da nanotecnologia. A modificação das superfícies tem propósitos específicos de acordo com o direcionamento da aplicação, desde o incremento da adesão interfacial até o incremento das propriedades de barreira e, simultaneamente, preservando as propriedades da estrutura da madeira ou produtos à base de madeira.

16h00 - Tatiane Kelly Barbosa de Azevêdo Taninos vegetais, curiosidades e aplicações Palestra

O tema trará informações sobre: que são taninos vegetais? Quais as principais espécies produtoras de taninos? Como eles se comportam na planta? Qual o melhor período para coleta da casca com fins tânicos? Quais suas diferentes formas de aplicação?

16h00 - Lina Bufalino Alternativas de Bioprodutos e Bioenergia a partir do Resíduo do Despolpamento do Açaí Palestra

A palestra abordará a qualidade tecnológica desta matéria-prima, com suas propriedades peculiares que vem despertando interesse para desenvolvimento de biocombustível, bioprodutos para construção civil e materiais avançados a partir da nanotecnologia.

18h00 - Rosilei Aparecida Garcia Análise de deformação da madeira pelo método de Correlação de Imagem Digital tridimensional (CID-3D) Palestra

A madeira é um material complexo, heterogêneo, higroscópico e anisotrópico, portanto as deformações físicas causadas pela variação de umidade (inchamento e contração) são heterogêneas. Este projeto visou avaliar a deformação (in-plane) e o deslocamento (out-of-plane) de diferentes tecidos celulares da madeira em condições de adsorção de umidade através do método de correlação de imagem digital tridimensional (CID-3D). O comportamento dos tecidos celulares foi analisado in-situ pelo sistema Vic-3D em duas espécies de madeiras da América do Norte, cujos resultados foram publicados recentemente na revista Wood Science and Technology. O projeto foi financiado pelo CNPq através do Programa de Pós-doutorado no Exterior (PDE).

16h00 - Raquel Souza Goulart Klabin na Jornada da Industria 4.0 Palestra

Introdução Indústria 4.0

Conceito da Indústria 4.0

Histórico da Indústria 4.0

Tecnologias na Indústria 4.0

Aplicações - Indústria 4.0

Carregando área de inscrição

Edições Anteriores

Organizador

Universidade Federal do Acre - Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)

O Estado do Acre tem uma participação expressiva na produção madeireira regional, gerando uma grande demanda por profissionais qualificados para atuar nas diferentes partes da cadeia produtiva do setor. Esta demanda é causada pela vocação eminentemente florestal do Acre amparada pelo acesso cada vez mais fácil ao recurso madeireiro, abertura de novos caminhos de comercial, pressão de instituições ambientalistas, universalização e democratização dos meios de informação (telefone, internet, televisão, etc.) demandas de mercado e crescente conscientização da população para os problemas ambientais.

O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre deu início no segundo semestre do ano de 2000 e tem por objetivo a formação de profissionais capazes de definir, recomendar e orientar, interferências nos ecossistemas florestais, de modo a garantir o equilíbrio e a sustentabilidade na obtenção de benefícios que os recursos florestais possam proporcionar a sociedade.