Informações

I SEMINÁRIO SOBRE AUTISMO E FAMILIA DA AESOS.

TEMA: AUTISMO E FAMILIA: Compreendendo, Apoiando e Fortalecendo Vínculos.

APRESENTAÇÃO:

O I Seminário sobre Autismo e Família realizado pela AESOS tem como objetivo promover uma maior compreensão sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e fortalecer os vínculos entre as famílias de pessoas com TEA, fornecendo informações, recursos e apoio emocional.

OBJETIVO GERAL:

Ampliar o conhecimento sobre o autismo e seu impacto nas dinâmicas familiares;

- Promover a troca de experiências e aprendizados entre as famílias de pessoas com TEA;

- Fornecer orientações práticas para o apoio e fortalecimento dos vínculos familiares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

1. Oferecer palestras com profissionais especializados no tema para compartilhar informações atualizadas sobre autismo e suas implicações familiares;

2. Proporcionar um espaço para que famílias compartilhem suas vivências, desafios e conquistas relacionadas ao TEA;

3. Apresentar estratégias práticas para o suporte emocional e desenvolvimento de comunicação e interação de pessoas com autismo;

4. Conectar famílias de modo a criar uma rede de apoio mútuo;

5. Planejar ações futuras de suporte continuo para as famílias envolvidas.

JUSTIFICATIVA:

Este seminário se faz necessário devido à necessidade de informação e apoio às famílias de pessoas com TEA, que muitas vezes enfrentam desafios significativos para lidar com asa demandas do transtorno. Além disso, a troca de experiência e a construção de redes de apoio podem ser fundamentais para o bem estar e qualidade de vida dessas famílias.

PALESTRAS:

1. Autismo: Conceitos e Diagnóstico

2. Impacto do Autismo nas Relações Familiares

3. Estratégias de Comunicação e Interação com Pessoas com TEA

4. Recursos e Apoio para Famílias de Pessoas com Autismo.

METODOLOGIA:

  • Realização de palestras com especialistas, seguidas de espaço para perguntas e discussão;
  • Momentos para compartilhamento de experiências entre os participantes;

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO:

  • Redes sociais;

AVALIAÇÃO:

  • Aplicação de questionário de avaliação pós evento para medir o grau de satisfação do participantes;

O evento irá disponibizar certificados para os presentes após o final do seminário, através do e-mail informado no ato da inscrição.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Renata Maria Epíscopo

Saiba mais

Alcione Silveira de Andrade Cajahyba

Saiba mais

Marleide Nogueira

Saiba mais

Maria de Lourdes Bastos

Programação:

Autismo: Conceitos e Diagnóstico Palestra · Renata Maria Epíscopo

Impacto do Autismo nas Relações Familiares Palestra · Alcione Silveira de Andrade Cajahyba

Vivências de uma Mãe de TEA Adulto Palestra · Marleide Nogueira

Recursos e Apoio para as Famílias de Pessoas com Autismo Palestra · Maria de Lourdes Bastos

Associação Educacional Sons no Silêncio

Rua Alberto Fiúza, 502 - Imbuí, Salvador - BA,

Imbuí, Salvador - BA

41720-025

Associação Educacional Sons no Silêncio

Ver no mapa

Rua Alberto Fiúza, 502 - Imbuí, Salvador - BA,

Imbuí, Salvador - BA

41720-025

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SONS NO SILÊNCIO

A Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS) foi fundada em 02 de maio de 2000, por um grupo de pais que diante das dificuldades enfrentadas no desenvolvimento da escolaridade de seus filhos em escolas regulares, resolveram criar um ensino direcionado para os mesmos, utilizando como recursos a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Como entidade filantrópica, de cunho civil e sem fins lucrativos, a AESOS trabalha para apoiar as pessoas surdas e suas famílias, tendo caráter educacional, assistencial e sociocultural. Está empenhada em promover a integração do surdo na sociedade, enquanto cidadão, através da educação e profissionalização de forma direcionada, respeitando sua língua natural que é a Libras. Inicialmente, funcionou na garagem de uma casa em um condomínio residencial, no bairro de Piatã, nesta cidade de Salvador, com a finalidade de oferecer atendimento educacional para três jovens filhos das fundadoras desta Instituição, que não encontravam na rede regular de ensino atendimento adequado. Com a chegada de mais mães com as mesmas dificuldades, fez-se necessário buscar um espaço comercial para instalação da sede da AESOS. Em julho de 2000, a AESOS foi transferida para um prédio alugado à Rua dos Colibris, no bairro do Imbui onde permaneceu até 2002. No ano de 2003, com o crescimento do número de atendidos, a sede foi transferida para uma casa alugada no bairro da Boca do Rio onde permaneceu até 2005. Em janeiro de 2006, mais uma vez, devido ao crescimento do trabalho desenvolvido, a AESOS foi transferida para uma casa alugada à Rua Engenheiro José Muccini, no bairro de Brotas onde permaneceu até 2007. Em janeiro de 2008, a AESOS foi transferida para uma sede própria à Rua Alberto Fiúza, 502, Imbuí, onde permanece.

Renata Maria Epíscopo

Neuropediatra, Médica Preceptora da Residência Médica em Neurologia Infantil do Hospital da Criança


Médica em Neurologia Infantil do Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce. Médica Neurologista Pediátrica do Centro de Referência Estadual em Autismo – CRE-TEA , Salvador-BA. Médica  Neurologista Pediátrica do Instituto de Perinatologia da Bahia- IPERBA. É Especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós graduanda em Transtorno do Espectro Autista pelo Child Behavior Institute of Miami.

Alcione Silveira de Andrade Cajahyba

Neuropsicologa, Pós graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro


Neuropsicologa,  Pós graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro. Especialização em Neuropsicologia  e também  em saúde mental para atuação em Caps com Enfase em Dependência Química pela UNIGRAD - Programas de Pós Graduação e Extensão. Graduada em licenciatura em história pela UFBA - Universidade Federal da Bahia.

Marleide Nogueira

Pós Graduada em Educação Especial e Psicomotricidade


Mãe atípica, ativista da causa da pessoa com deficiência. Pós Graduada em Educação Especial e Psicomotricidade.  É Diretora do Paradesporto da Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA, É Diretora da Associação Baiana de Jiu Jitsu Paradesportivo e Conselheira Titular COEDE, também Coordenadora do coletivo de mães Autismo Bahia.

Maria de Lourdes Bastos

Terapeuta Ocupacional graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador- BA. Pós Gr


Terapeuta Ocupacional graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador- BA. Pós Graduação em Terapia Ocupacional pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Salvador – BA. Curso de Especialização para Tratamento Precoce da Paralisia Cerebral pelo Método Evolutivo Neuropsicomotor, Rio de Janeiro - RJ; Especialização em Tratamento Neuro Evolutivo do Conceito Bobath. São Paulo – SP.