I Simpósio de Genética Médica da PUC Minas

I Simpósio de Genética Médica da PUC Minas

A epigenética no contexto dos cursos da saúde.

Faça sua inscrição
De 6 a 7 de dezembro Todos os dias das 18h00 às 21h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

Olá!

Nós somos o I Simpósio de Genética Médica da PUC Minas, um evento voltado para a temática da genética, com enfoque nos aspectos epigenéticos. Nosso evento é organizado pelos monitores da disciplina de Genética Médica do curso de Medicina da PUC Minas campus Betim e tem o objetivo de expandir o acesso a conhecimentos sobre genética às diversas áreas do conhecimento, de forma interativa e abrangente, incitando o interesse dos alunos e trazendo luz a temas de grande relevância para a ciência atual.

O evento é voltado para os acadêmicos da área da saúde, sendo eles medicina, biomedicina e fisioterapia, tendo uma abordagem multidisciplinar das áreas a fim de proporcionar um intercâmbio de conhecimento entre os acadêmicos.

Palestrantes

  • Guilherme de Castro Lopes
  • Dra. Laura Laranjo
  • Luana Martins de Carvalho, PhD.
  • Dra. Thaís Cidália Vieira

Programação

18h00 Abertura Abertura

Abertura do evento com apresentação do cronograma e fala da professora Dra. Anna Carolina Policarpo

18h20 Uma breve contextualização da herança epigenética Apresentação de Trabalhos

Nessa apresentação os palestrantes farão uma breve contextualização da herança epigenética

18h40 - Guilherme de Castro Lopes “Da bancada para o Laboratório” – Aplicação da epigenética na prática laboratorial Palestra

A palestra se dará percorrendo uma breve visão histórica, alguns conceitos básicos e aplicados ao entendimento da epigenética, vamos visitar algumas ferramentas e alvos já disponíveis para a análise clínica e os desafios para se identificar novos biomarcadores.

19h40 Intervalo Intervalo

Nesse momento faremos um breve intervalo e voltaremos em instantes para mais uma incrível palestra.

19h50 - Dra. Laura Laranjo Reprogramação Epigenética com 5-Azacytidine no Combate ao Câncer: Solução ou um Risco? Palestra

Ainda são limitadas as opções de tratamento para pacientes com câncer no pâncreas. Uma estratégia é reprogramar as células cancerígenas através de alterações epigenéticas. Estudos mostram como o tratamento com 5-azacytidine (5-aza) pode causar uma resposta anticancerígena a qual inibe o crescimento de tumores. Minha pesquisa mostra a importância da dosagem e regulamentação de tal tratamento, devido ao aumento de específicas mutações genéticas ocorridas por indução de 5-aza.

20h50 Encerramento Encerramento

Encerramento

18h00 Abertura Abertura

Abertura do segundo dia do evento com apresentação do cronograma.

18h20 Técnicas moleculares e perspectivas de aplicação diante de distúrbios epigenéticos Apresentação de Trabalhos

Breve apresentação sobre Técnicas moleculares e perspectivas de aplicação diante de distúrbios epigenéticos? elaborada pela monitora Maria Clara Mota de Oliveira.

18h40 - Luana Martins de Carvalho, PhD. Epigenética e Adição: Mecanismos Epigeneticos Relacionados ao Transtorno do Uso do Álcool Palestra

Nessa palestra iremos conversar sobre o conceito, neurobiologia e o ciclo da adição dando foco ao transtorno do uso do álcool e discutiremos os principais mecanismos epigenéticos relacionados a exposição/uso do ácool.

19h40 Intervalo Intervalo

Nesse momento faremos um breve intervalo e voltaremos em instantes para mais uma incrível palestra.

19h50 - Dra. Thaís Cidália Vieira Epigenética e Longevidade: Uma Perspectiva da Saúde no Futuro Palestra

Palestra ministrada pela geneticista doutora Thaís Cidália Vieira, que vai abordar como fatores epigenéticos são capazes de impactar a longevidade e vitalidade humana, configurando a epigenética não apenas como um dispositivo da saúde do futuro, mas como uma ferramenta pró-saúde no futuro.

20h50 Encerramento Encerramento

Encerramento

Patrocinadores

Organizador

ISIGEMPUCMG

Monitores de Genética Médica do curso de Medicina da PUC-MG