O sistema endocanabinoide, ou simplesmente SEC, tem sido amplamente pesquisado desde a década de 1970 quando estudos do grupo do professor Mechoulam demonstraram mais de setenta compostos ativos (fitocanabinoides), dentre eles o Δ-9-tetrahidrocanabinol (Δ9THC) e o canabidiol (CBD).
O SEC atua na homeostase (equilíbrio) das principais funções fisiológicas do corpo humano, atuando como o maestro dos demais sistemas (circulatório, nervoso, muscular, digestório, estomatognático e demais).
Desta forma, a busca por tratamentos à base de componentes que atuam no sistema endocanabinoide tem sido crescente desde 2015. Nesse ano, a Anvisa autorizou a importação de canabinoides para o tratamento de diversas patologias e, desde então, a busca por tratamentos à base da planta do gênero Cannabis que atuam no sistema endocanabinoide é algo que vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos.
Na área odontológica, a Cannabis possui ação fundamental para modular o SEC e trazer uma gama de benefícios para o tratamento do paciente.
Sendo assim, surge o I Simpósio de Odontologia Canabinoide, 100% online, gratuito ao público, em que abordaremos diversos temas sobre o uso de Cannabis na Odontologia, por vários especialistas do Brasil.