IMPORTANTE: Os links dos encontros inscritos serão enviados para o e-mail informado durante a inscrição. Verifiquem a caixa de entrada e a pasta de Spam para garantir o recebimento.
QUEM PODE PARTICIPAR?
O evento tem como público-alvo os estudantes, os professores e os pesquisadores da área de espanhol, e também é aberto ao público em geral interessado na temática.
O evento intitulado “I Simpósio de Ensino de Fonética, Fonologia e Pronúncia do Espanhol”, objetiva promover o intercâmbio de reflexões teóricas, metodológicas e práticas sobre dimensões fônicas do espanhol, articulando temáticas relevantes para o ensino, a pesquisa e a extensão. O evento contará com apoio nacional e internacional, por meio da participação da professora Dra. Ana María Judith Pacagnini (Universidad Nacional de Río Negro - UNRN, Sede Andina, Bariloche, Argentina.
O evento abarca temas relacionados às dimensões fônicas da língua espanhola e visa reunir pesquisas sobre a língua oral em suas múltiplas dimensões, como variações segmentais e suprassegmentais, estudos sobre prosódia, ensino da pronúncia, formação docente e elaboração de materiais.
No contexto do Ceará, onde há instituições de formação de docentes de língua espanhola, o evento se converte em espaço de diálogo entre instituições formadoras, estudantes, professores e pesquisadores, fortalecendo a consolidação da área. Em âmbito nacional, o evento colabora para a ampliação das pesquisas e práticas didáticas relacionadas ao a língua oral, fomentando a integração entre teoria e prática, ensino e pesquisa
Objetivo geral: Objetivamos intercambiar reflexões teóricas, metodológicas e práticas sobre dimensões fônicas do espanhol relacionando temáticas relevantes para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Objetivos específicos: Divulgar trabalhos no âmbito da dimensão fônica sobre a língua espanhola que possam impactar na didática do ensino, da pesquisa e da extensão. Promover o diálogo interdisciplinar, discussões entre pesquisadores sobre a língua oral e suas múltiplas dimensões.
Ementa: Intercâmbio de discussões sobre dimensões fônicas relacionadas ao idioma espanhol, incluindo métodos, abordagens e técnicas a fim de contribuir para a formação docente relacionando temáticas relevantes no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Kátia Cilene David da Silva (UFC)
José Rodrigues Mesquita Neto (UERN/CAPF)
Maria Solange de Farias (UERN)
José Guilherme Vitorino Ferreira (UFC)
EQUIPE CIENTÍFICA
Ana María Judith Pacagnini (UNI-LENGUAS/UNRN/consorcio ELSE-CIN/CELLAE)
Aline Fonseca de Oliveira (UFRPE)
Davidson Martins Viana Alves - (UFBA)
Dolors Font - Rotchés (UB)
Germana da Cruz Pereira (UFC)
Glauber Lima Moreira (UFDPar)
José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN/CAPF)
Kátia Cilene David da Silva (UFC)
Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza (UFC)
Laura Martorell Morales (UB)
Maria Valdênia Falcão do Nascimento (UFC)
Maria Solange de Farias (UERN)
Miguel Mateo Ruiz (UFRJ)
Monique Leite Araújo (UnB)
Maria Djany de Carvalho Araújo (IFCE)
Martina Paz González (UNRN/CELLAE)
Maria Inês Pinheiro Cardoso (UFC)
Sara de Paula Lima (UFC)
Valdecy de Oliveira Pontes (UFC)
MONITORES
Antônio Robert Magalhães Ribeiro (UFC)
Dandara Gomes Bandeira (UFC)
Ecina da Silva do Nascimento (UFC)
Joara Evelin de Oliveira Macedo (UFC)
José Guilherme Vitorino Ferreira (UFC)
Matias Lima da Silva (UFC)
Rachel Torres Soares (UFC)
PROGRAMAÇÃO
Programação do Curso-evento: (Tarde e Noite, no estilo on-line)
Quinta-feira (12/03/2026)
• 14:00 às 15:40 - Abertura do Evento e Conferência de Abertura
Título da Conferência: Comprediendo el habla: De la materia fónica al desarollo de la oralidad
Palestrantes: Dra. Aline Fonseca Oliveira (UFRPE) e Dr. Miguel Mateo Ruiz (UFRJ)
• 16:00 às 17:30 (Brasil) - Horário local (Espanha - 20:00 às 21:30)
Título da Conferência: Enseñar la entonación de una lengua extranjera: ¿misión posible?
Palestrante: Dolors Font-Rotchés (UB)
Título da Conferência: Enseñar la entonación de una lengua extranjera: ¿misión posible?
Palestrante: Laura Martorell Morales (UB)
• 19:00 às 20:30 - Comunicações Orais
Título da Comunicação Oral:
Palestrante: Dra. Ana María Judith Pacagnini (UNI-LENGUAS/UNRN/consorcio ELSE-CIN/CELLAE)
Título da Comunicação Oral:
Palestrante: Lic. Martina Paz González (CELLAE)
Título da Comunicação Oral: La pronunciación de E/LE por adultos de la tercera edad en proceso de alfabetización en la LM
Palestrante: Dra. Kátia Cilene David da Silva (UFC)
Sexta-Feira (13/03/2026)
• 14:00 às 15:30 - Oficina
Título da Oficina: La oralidad desde la oralidad: Enfoques, Diseños y Prácticas
Palestrante: Dra. Monique Leite Araújo (UnB)
• 19:00 às 20:30 - Conferência de Encerramento
Título da Mesa Redonda: Entre el sistema y el uso: desafíos contemporáneos en la enseñanza de la pronunciación del Español como Lengua Extranjera
Palestrantes: Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN/CAPF), Dra. Maria Solange de Farias (UERN) e Davidson Martins Viana Alves (UFBA)
CERTIFICAÇÃO DE HORAS COMPLEMENTARES
Cada encontro on-line, separadamente, vale por 2 horas complementares.
Participou de 1 encontro (Ganha 2 horas complementares)
Participou de 2 encontros (Ganha 4 horas complementares)
Participou de 3 encontros (Ganha 6 horas complementares)
Participou de 4 encontros (Ganha 8 horas complementares)
Participou de todos os encontros (Ganha 10 horas complementares)
OBSERVAÇÃO SOBRE AS INSCRIÇÕES
O primeiro lote das inscrições está encerrado, pois já foram preenchidas as 100 vagas cadastradas no evento. Contudo, mediante novos acordos, foram abertas mais 100 inscrições que devem ser preenchidas através do link do formulário disponibilizado a seguir:
https://forms.gle/Kdu16EisU6Mjxbs97 (Copie e cole no Google)