A Fitoterapia na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde - SUS
Minicurso 6: A Fitoterapia na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde - SUS
Objetivo: Requalificar e oferecer conhecimentos aos participantes do curso sobre os princípios e técnicas utilizados na Distribuição de Plantas Medicinais e Fitoterapicos dando ênfase ao conhecimento de políticas públicas que garante a continuidade da atividade em estados e municípios brasileiros.
Ementa: Fitoterapia: conceito, histórico, importância, metodologia. Contextualização: clínica, farmacológica, terapêutica e toxicológica. Pesquisa e geração de fármacos de origem vegetal. Interdisciplinaridade com as terapias não convencionais e as medicinas alternativas. Inter-relacionamento da Fitoterapia com a medicina popular, a holística e a antroposófica. A Fitoterapia no atendimento primário à saúde e à melhoria da qualidade de vida. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos. A Fitoterapia como ciência.
Referências Indicadas
Refe Alves LD, Silva CR. Fitohormonios: abordagem natural da terapia hormonal. Ed. Atheneu. São Paulo, 2001.
Bonfim JRA, Mercucci VLA. Construção da Política de Medicamentos. Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos. Editora HUCITEC. São Paulo, 1999.
Botsaris AS, Machado PV. Memento Terapêutico: Fitoterápicos. Volume I. Ed. Lab. Flora Medicinal J. Monteiro da Silva. Rio de Janeiro, 1999.
Crespo MS, Crespo JR. Formularium: Compendio de Fórmulas Magistrais. Volume I. Ed. LMC Livraria. São Paulo, 2002.
Fetrow CW, Avila JR. Manual de Medicina Alternativa para o profissional. Ed. Guanabara Koogan S/A. Rio de Janeiro, 2000.
Jonas WB, Levin J. Tratado de Medicina Complementar e Alternativa. Ed. Manole Ltda. Barueri, São Paulo, 2001.
Miguel MD, Miguel OG. Desenvolvimento de Fitoterápicos. Ed. Robe Editorial. São Paulo, 1999.
Newall CA, Anderson LA, Phillipson JD. Plantas Medicinais: guia para profissional de saúde. Ed. Editorial Premier. São Paulo, 2002.
Simões CMO, et al. Farmacognosia: da Planta ao Medicamento. Ed. da UFSC, Porto Alegre. Rio Grande do Sul, 1999. rências indicadas: