O Departamento de Humanidades (DepHum) e o Centro Acadêmico Sir Alexander Fleming tem a satisfação de convidá-los para participar do I Simpósio de invisibilidades em saúde da comunidade LGBTQ que será realizado no dia 04/08/2018 das 08:30 hs às 17:00 hrs no pavilhão João Lyra Filho, auditório 11, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Endereço: R. São Francisco Xavier, 524 - bloco f - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-000, Rio de Janeiro.
O evento, destinado a acadêmicos de graduação, pós-graduação e profissionais de diversas áreas, apresenta como objetivo debater sobre os principais desafios da comunidade LGBTQ para romper com o silenciamento cotidiano de parcelas da comunidade e na saúde. O Simpósio será dividido em dois momentos para debate e discussão:
1) "Invisibilidades e silenciamentos LGBTQ".
2) "Comunidade LGBTQ e o direito à saúde: desafios e negligências"
Ambos os momentos reunindo pesquisadores, estudiosos e ativistas de referência que vão dissertar sobre diversas áreas do tema.
Este será o primeiro evento proposto pelo Centro Acadêmico Sir Alexander Fleming (CASAF) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para incitar uma importante oportunidade de reflexão, debate e troca de conhecimentos LGBTQ na saúde brasileira.
Programação:
08hrs - Café da manhã e credenciamento
09hrs - Abertura da mesa Invisibilidades e Silenciamentos da Comunidade LGBTQ
09:10hrs - Silenciamento seletivo: distorções, estereótipos e invisibilidade bissexual, por Daniel Vas, representante do coletivo Bi-Sides.
09:50hrs - A invisibilidade da mulher negra e não heterossexual dentro do movimento LGBTQ, por Edmeire Exaltação, coordenadora do Coisa de Mulher.
10:30hrs - As implicações da heteronormatividade: marginalização de sexualidades não heterossexuais, por Maria Eduarda Aguiar, presidente do grupo Pela Vidda.
11:10hrs - A construção do ser médico para um estudante LGBTQ, por Gustavo Amorim, acadêmico de medicina da UFRJ.
11:50hrs - Da invisibilidade ao estereótipo: a resistência e a necessidade de reafirmação da mulher bissexual, por Alyne Evelyn, organizadora da Bisilidade-RJ
12:30hrs - Vivências de uma estudante trans na faculdade de medicina, por Ana Luiza Ferreira, acadêmica de medicina da UFRJ.
12:30hrs - 13hrs - Discussão
13hrs - 14hrs - Intervalo para almoço
14hrs - Abertura da mesa Comunidade LGBTQ e o direito à saúde
14:10hrs - A segunda epidemia de AIDS e o descaso com a saúde da comunidade LGBTQ no Brasil, por Salvador Corrêa, mestre em saúde pública.
14:50hrs - A militância que alcançou o consultório: o atendimento ao adolescente LGBTQ, por Felipe Fortes, médico do HUPE.
15:30hrs - Especificidades em saúde da mulher lésbica e da mulher bissexual, por Renata Vieira, médica de família e comunidade.
16:10hrs - Sofrimentos sociais da negligência em saúde da comunidade LGBTQ, por Bárbara Aires, ativista LGBTQ.
16:50hrs - Discussão
17:20hrs - Encerramento e agradecimentos
Venha participar conosco deste intercâmbio de conhecimentos. Será emitido certificado de participação.
Atenciosamente,
Departamento de Humanidades.
CASAF.