A Linguística Antropológica, também denominada Antropologia Linguística ou Etnolinguística, é uma área interdisciplinar e independente que objetiva olhar a línguagem, a língua através do conceito central da Antropologia, o de Cultura. É responsável pelo estudo e percepção da língua, linguagem como Prátca Social. Assim, o que seria esse olhar? Quais são as pesquisas que podem fazer parte desta área? Como analisar a língua, linguagem com o viés cultural? Qual a relação entre língua e Cultura?
O I Simpósio de Linguística Antropológica do PPGA tem como objetivo discussões voltadas à busca de respostas às questões mencionadas, bem como a outras que certamente emergirão durante o Simpósio, cujos alguns temas abordados serão: Linguística Antropológica: área independente e interdisciplinar; Políticas Socioculturais: Multilinguismo e promoção das línguas minorizadas; Linguística Antropológica e descrição de línguas Ameríndias; Educação Bilíngue e Multiletramento em Línguas Indígenas.
O evento será composto de mesas-redondas temáticas com palestrantes especialistas na área dispostos a trazerem um leque de experiências e as compartilharem com tod@s os participantes do Simpósio.
Assim sendo, convidamos a todo@s para participar do I Simpósio de Linguística Antropológica do PPGA!
Nossas expectativas voltam-se a discussões frutíferas, repletas de experiências sobre os múltiplos temas tratados!
ENDEREÇOS ELETRÔNICOS
1º DIA - 12/08/2021
MANHÃ
ABERTURA
https://www.youtube.com/watch?v=UTihoO46IJUmE
MESAS-REDONDAS
LINGUÍSTICA ANTROPOLÓGIA: ÁREA INDEPENDENTE E INTERDISCIPLINAR:
https://www.youtube.com/watch?v=ElvqKdwPfPg
LINGUÍSTICA HISTÓRICA E AS RELAÇÕES EM SOCIEDADES
https://www.youtube.com/watch?v=kNT_CRIBXfk
TARDE
MESAS-REDONDAS
POLÍTICAS SOCIOCULTURAIS: MULTILINGUISMO E PROMOÇÃO DAS LÍNGUAS MINORIZADAS
https://www.youtube.com/watch?v=JBet7OP4ZRE
EDUCAÇÃO BILÍNGUE E MULTILETRAMENTOS EM LÍNGUAS INDÍGENAS
https://www.youtube.com/watch?v=V0_OsNPYeRY
13/08/2021
MANHÃ
MESA-REDONDA
LÍNGUAS E CULTURA NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DA AMAZÔNIA
https://www.youtube.com/watch?v=EAVCZO70CAM
TARDE
MESAS-REDONDAS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS, LÍNGUA E ENSINO
https://www.youtube.com/watch?v=P2BM5UYiNE4
LINGUÍSTICA ANTROPOLÓGICA E DESCRIÇÃO DE LÍNGUAS AMERÍDIAS
https://www.youtube.com/watch?v=NcL0iEIh6T4
ENCERRAMENTO
ABERTURA Abertura
LINGUÍSTICA ANTROPOLÓGIA: ÁREA INDEPENDENTE E INTERDISCIPLINAR Mesa Temática · Prof. Dr. Rogério Vicente Ferreira, Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira
LINGUÍSTICA HISTÓRICA E AS RELAÇÕES EM SOCIEDADES Mesa Temática · Prof. Dr. Andrey Nikulin, Prof. Ms. Francisco Sarmento Tukano
POLÍTICAS SOCIOCULTURAIS: MULTILINGUISMO E PROMOÇÃO DAS LÍNGUAS MINORIZADAS Mesa Temática · Prof. Dr. Gilvan Müller de Oliveira, Profa. Dra. Maria Cristina Macedo Alencar
EDUCAÇÃO BILÍNGUE E MULTILETRAMENTOS EM LÍNGUAS INDÍGENAS Mesa Temática · Prof. Dr. Wilmar da Rocha D'Angelis, Profa. Dra. Mônica Veloso Borges
LÍNGUAS E CULTURA NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DA AMAZÔNIA Mesa Temática · Doutoranda Patricia do Nascimento da Costa, Prof. Dr. Sidney da Silva Facundes, Profa. Dra. Ana Carla dos Santos Bruno
RELAÇÕES INTERPESSOAIS, LÍNGUA E ENSINO Mesa Temática · Prof. Dr. Antônio Almir Silva Gomes, Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo
LINGUÍSTICA ANTROPOLÓGICA E DESCRIÇÃO DE LÍNGUAS AMERÍDIAS Mesa Temática · Prof. Dr. Angel Humberto Corbera Mori, Profa. Dra. Ana Vilacy Moreira Galucio
ENCERRAMENTO Encerramento
Todos as pessoas que se escreverem no Simpósio receberão certifica. Para isto devem preencher os dados pedidos no ato da inscrição.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Possui Mestrado, Doutorado em Linguística pela Unicamp, Pós-Doutorado em Linguística Antropologica pelo PPGA/UFPA. É professora colaboradora do PPGA/UFPA. Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Professora Titular do Instituto de Letras e Comunicação, vinculada à Faculdade de Letras e ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Linguística (UNICAMP e La Trobe University, Austrália, 2003). Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB, 1995). Realizou especialização/aperfeiçoamento no Instituto de Verão da Linguistic Society of America (LSA), Ohio State University (Columbus, 1993) e Curso Intensivo em Linguística Indígena (em nível de Especialização - UFG, Goiânia, 1990). É graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (Belém, 1990). Trabalhou como professora de ensino fundamental, médio e superior e como educadora popular. Exerceu a função de Coordenadora [Portaria No 2179/2011, período 01/07/2011 a 30/06/2013] e Vice-Coordenadora [Portaria No 3173/2013, período 01/07/2013 a 09/03/2015] do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará. Foi coordenadora do PROFLETRAS [Portaria 4527/2013] na UFPA e Representante da Região Norte no Conselho Gestor do PROFLETRAS, no período de 02 de janeiro de 2013 a 09 de março de 2015, tendo participado da implantação do Programa na UFPA. Foi Presidenta da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN, gestão 2013-2015). Trabalhou na Coordenação de Programas Especiais vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará [Portaria No. 1075/2015] de 01/03/2015 a 10/10/2016. Liderou a Diretoria de Mobilidade Acadêmica Internacional, na Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) de 11 outubro de 2016 a 11 de novembro de 2018. Foi representante do Instituto de Letras e Comunicação no CONSUN/CONSEPE (2015-2017). Foi autora do projeto por meio do qual foi implantado o Programa de Educação Tutorial na Faculdade de Letras, no Instituto de Letras & Comunicação. Foi Tutora do PET Letras/Língua Portuguesa no período de dezembro de 2010 a dezembro de 2013, tendo sido reconduzida para o período janeiro de 2014 a dezembro de 2016. Foi coordenadora institucional do PAEC/OEA/GCUB. Foi Pró-Reitora de Relações Internacionais na PROINTER e atualmente é Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG) na UFPA (Portaria No 596/2021). Participa como consultora ad hoc de órgãos de fomento e do conselho editorial ad hoc de duas editoras universitárias. Tem trabalhado no campo da educação indígena, com assessoria a projeto de formação de professores indígenas voltados para suas comunidades, promovendo atividades de extensão que visam o acesso ao direito básico da educação (socio)linguística como elemento de formação cidadã e inclusiva na Região Amazônica. Suas principais áreas de interesse são Descrição e documentação de línguas e culturas indígenas amazônicas com ênfase em Morfossintaxe, Tipologia linguística, Teoria e Análise Linguística, além de questões relacionadas à Política Linguística, Sociolinguística Educacional e à descrição e ao ensino de língua portuguesa e de LIBRAS.
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005), pós-doutor pela Universidade de São Paulo (2013) e pós-doutor pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atuei como pesquisador durante 1995 a 1998 no Museu Paraense Emílio Goeldi, com um estágio no IRD- França. Atualmente sou professor Associado IV, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possuo experiência na área de Descrição Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Línguas indígenas, Análise de Linguística da Libras e Português como Língua de Acolhimento. Desde 2012 tenho atuado como membro da banca de correção de Português para Estrangeiros na avaliação do Celpe-Bras, durante 2017 e 2018 ministrei curso de Português como Segunda Língua no Programa Mais Medicos, com missões em Cuba. Coordeno atualmente o projeto "Um estudo sobre as línguas indígenas do Mato Grosso do Sul."
É doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB, 2020; tese selecionada com menção honrosa no âmbito do Prêmio Mary R. Haas, da Sociedade para o Estudo de Línguas Indígenas das Américas) e especialista em Linguística Teórica e Aplicada pela Universidade Estatal de Moscou (2015). Tem experiência nas áreas de linguística teórica (com ênfase em linguística histórico-comparativa e fonologia) e aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: línguas Macro-Jê, língua Chiquitana, reconstrução fonológica, linguística histórica, linguística descritiva, fonologia areal, sintaxe diacrônica.
Doutorando em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2018). Mestre em Antropologia Social pela mesma Universidade. Graduado em Filosofia pela UFAM/FSDB (AM). Integra o Grupo de Pesquisas Antropológicas e Linguísticas do Noroeste Amazônico - KAAPI. Tem se dedicado ao estudo do Noroeste Amazônico, a partir do Alto Rio Negro (Brasil-Colômbia) nas áreas de Etnologia, Etnohistória, Mitologia e Sociolinguística, sobretudo, dos povos Tukano Orientais.
Doutora em Linguística (UFSC/SC),com estadia de pesquisa no Seminário de Romanística da Universidade de Heidelberg (Alemanha). Mestre em Linguística Aplicada (UNICAMP/SP). Especialista em Leitura e Produção textual (UFPA/PA) e em Educação do campo e currículo (IFPA-CRMB/PA). Licenciada plena em Letras (UFPA). Docente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, onde ministra disciplinas na Licenciatura em Educação do Campo, e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS Rede Nacional. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de educadores do Campo, Educação das relações étnico-raciais, Políticas linguísticas e Educação Escolar Indígena Intercultural Bilíngue. Exerce liderança compartilhada no Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias (GEIA/CNPq/UNIFESSPA). Está em função administrativa na Coordenadoria de Apoio à Diversidade Étnico-Racial [CADER] do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (NUADE/UNIFESSPA).
Graduou-se em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 1985; concluiu o mestrado em Linguística Teórica, Filosofia e História na Universidade de Konstanz, Alemanha, em 1990, sob a orientação de Peter Auer; finalizou o doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas em 2004, sob a orientação de Ataliba Castilho, e fez o primeiro pós-doutorado na Universidade Autônoma Metropolitana Iztapalapa, no México, com Rainer Enrique Hamel. Fez o segundo pós-doutorado em 2019 na Universidade de Hyderabad, na India, e na Universidade Estatal Russa para as Humanidades, em Moscou, na Federação Russa. De 2002 a 2010 coordenou o IPOL - Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, de Florianópolis, e entre 2010 e 2014 respondeu pela Direção Executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), situado em Cabo Verde. No ano de 2014 recebeu o Prêmio Personalidade Lusófona do Ano do Movimento Internacional Lusófono (MIL) e em 2015 o Prêmio Meendinho, da Fundação Meendinho, por serviços prestados à Língua Portuguesa e à Galiza. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretário Executivo Interino da MAAYA - Rede Mundial de Multilinguismo, com sede em Paris. Desde 2017 é Membro Correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP) e no período 2917-2019 coordena o Programa de Políticas Linguísticas do Núcleo de Educação para a Integração (NEPI) da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). É o Coordenador Geral da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (2018-22), com sede na UFSC, que envolve 24 universidades em 13 países e se dedica a pesquisas as diferentes facetas do multilinguismo.
Graduado em Linguística (Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 1992), Doutor em Linguística (1998) e Livre-Docente (2016) pela UNICAMP. Professor no Departamento de Linguística da UNICAMP desde 1994. Atua na área de Linguística, com ênfase em Línguas Indígenas e em Teoria Fonológica, tematizando particularmente aspectos de línguas Jê (em especial, Kaingang) e Macro-Jê, de nasalidade em línguas indígenas e de seus sistemas fonológicos. Atua igualmente na área de educação escolar, na formação de professores indígenas e em programas de revitalização de línguas indígenas, com publicações a respeito de currículo escolar, política linguística, ensino bilíngue e demais questões relacionadas. Coordena ações de revitalização linguística e tem publicado trabalhos sobre o tema. Atuou exclusivamente como indigenista por 10 anos (1977-1987) no Sul do Brasil e mantém-se ligado a práticas e à reflexão sobre política indigenista. Dedica-se ainda à pesquisa sobre história indígena do Sul do Brasil, com vários trabalhos publicados nessa área. Lidera o grupo de pesquisa INDIOMAS - Conhecimento de Línguas Indígenas e Línguas de Sinais na relação Universidade & Sociedade, no qual coordena as linhas de pesquisa "As línguas do ramo Jê Meridional e seus dialetos" e ?Fonologia e ortografia de línguas indígenas?. Criou e coordena o "Projeto Web Indígena", voltado à inclusão digital pró-ativa de línguas e comunidades indígenas.
Professora Associada III da Faculdade de Letras (FL) e do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena (NTFSI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde trabalha em ensino, pesquisa e extensão desde 1994. Atua no Curso de Graduação (Licenciatura) e Especialização em Educação Intercultural, bem como na Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL/UFG). Foi Vice-Coordenadora desse Programa de Pós-Graduação (fevereiro de 2018 a março de 2021). De junho de 2012 a junho de 2014, foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Intercultural. Possui Graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Goiás (1992), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997) e Doutorado em Linguística (Línguas Indígenas) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). Suas Áreas de atuação são Análise e Descrição de Línguas Indígenas (fonologia, morfossintaxe e léxico), Análise e Descrição de LIBRAS, Análise e Descrição da Língua Portuguesa, Tipologia Linguística, Teoria e Análise Linguísticas e Educação Indígena (especialmente formação de professores indígenas e produção de material didático em línguas indígenas, em português, ou bilíngue, para escolas indígenas). Estuda as línguas Karajá (Macro-Jê), Tapirapé (Tupi-Guarani) e Avá-Canoeiro (Tupi-Guarani). Orienta pesquisas de graduação, mestrado e doutorado sobre línguas e povos indígenas, línguas de sinais, língua portuguesa, educação indígena e formação de professores indígenas. Foi Membro Titular da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI) do MEC, representando a Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), de 2014 a 2019. É Coordenadora do GT de Línguas Indígenas da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Biênio 2021-2022; e foi vice-coordenadora desse GT Biênio 2019-2020. É Líder do "Grupo de Estudos de Tipologia Linguística de Línguas Indígenas e Línguas de Sinais" do CNPq. É Membro do GT Nacional de Línguas Indígenas da Década das Línguas Indígenas (UNESCO) - 2022 a 2032, representando as licenciaturas interculturais do Brasil. É Representante da Universidade Federal de Goiás junto à Cátedra Guarani da Associação de Universidades do Grupo Montividéu (AUGM). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus Universitário de Porto Nacional, atuando como orientadora de dissertações de Mestrado.
Graduação em História Licenciatura pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Lingüística - University of Arizona (2000) e doutorado em Antropologia e Lingüística - University of Arizona (2003). Atualmente é Pesquisador Titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Professora e Orientadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Antropologia Social da UFAM. Tem experiência na área de Antropologia Linguística, com ênfase em Lingüística Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: revitalização e manutenção de línguas indígenas, Antropologia Linguística, Língua e Ideologia, Língua e Desigualdade Social, e Relação Língua, Cultura e Sociedade. Comunidades e Povos Tradicionais.
Possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Pará(1990), especialização em Curso Intensivo de Lingüística Indígena pela Museu Paraense Emílio Goeldi(1988), especialização em LSA Linguistic Institute pela University Of California At Santa Cruz(1991), mestrado em Lingüística pela University of Oregon(1994), doutorado em Lingüística pela State University Of New York At Buffalo(2000), aperfeicoamento em Instrumentos Computacionais de Análise Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina(1991), aperfeicoamento em LSA Linguistic Institute pela The University of New México(1995) e aperfeicoamento em LSA Linguistic Institute pelo Ohio State University(1993). Atualmente é Adjunto da Universidade Federal do Pará, Membro de corpo editorial da Journal of Language and Linguistics e Revisor de projeto de fomento da Endangered Languages Documentation Programme. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Atuando principalmente nos seguintes temas:apurinã, Aruak, gramática descriptiva, língua indígena, lingüística descritiva.
Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Graduada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutorado em Linguística Antropológica pelo Programa de Pós Doutorado da CAPES (PNPD) junto ao Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora Coordenadora do Grupo de Estudos de Linguística Antropológica ? Descrição, Sociedade e Inclusão (GPLA-DSI-UNIFESSPA). Pesquisadora Colaboradora das seguintes grupos de pesquisa: Centro de Análise do Discurso, Ciências Humanas e Sociais / Centre dAnalyse du Discours, des Sciences Humaines et Sociales (CAHS - UNIFESSPA); Grupo de documentação e Descrição de Línguas Indígenas (DODELIN - UFPA); Grupo de Estudos das Línguas Ameríndias (Celcam - UNICAMP); Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI - UNIFAP). Professora Colabora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFFPA (PPGA/UFPA) e Professora Mestrado Profissional Profletras ILLA/UNIFESSPA.
Professor da Universidade Federal do Amapá onde atuo no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área Diversidade Linguística na Amazônia. Trabalho com temas relacionados à Educação Escolar e Línguas Indígenas, seja em perspectivas tipológico-funcionais, seja em perspectivas da Linguística Cognitiva. Ensino de línguas indígenas e adicionais, morfologia e sintaxe destas línguas constituem-se o escopo de minhas pesquisas. Tenho experiência docente nos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Educação do Campo. Pesquisador CNPq (Universal 2016 - Processo 424117/2016-9). Fundador e coordenador do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI-UNIFAP/CNPq) e da Revista Brasileira de Línguas Indígenas (RBLI). Editor Chefe da Revista Letras Escreve (Qualis CAPES B2, ISSN 2238-8060).
Possui graduação em Língua e Literatura Portuguesa e Francesa pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Lingüística pela University of Chicago (1996) e doutorado em Lingüística pela University of Chicago (2001). Atualmente é pesquisadora titular do Museu Paraense Emilio Goeldi do Ministério de Ciencia Tecnologia e Inovação, onde exerceu a função de Coordenadora da Coordenação de Ciências Humanas (2008-2015) e Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação (2015-2018). Professora Credenciada (DP) do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística e Estudos Literários (Mestrado e Doutorado), da Universidade Federal do Pará, e do Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural (Mestrado) do Museu Paraense Emilio GOeldi . Dedica-se à descrição, análise e documentação de línguas indígenas, com ênfase em documentação linguística e cultural, linguística histórica, morfossintaxe, fonética e fonologia, estudos do tronco tupi, especialmente das línguas das famílias Tupari e Puruborá.
Possui graduação em Linguística - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1977), mestrado em Linguística - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1978) e doutorado em Ciências (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: Documentação e descrição de línguas ameríndias, morfossintaxe, fonologia, tipologia, contato de línguas; estudo e descrição de línguas da família arawak xinguanas, principalmente a língua mehinaku. É editor em chefe do Periódico LIAMES - Línguas Indígenas Americanas, publicação da área de Línguas Ameríndias do Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.
Doutoranda em Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA), desde agosto de 2016 e desenvolve pesquisa em Linguística Antropológica sobre a língua e a cultura indígenas Apurinã, da família linguística Aruák. Concluiu o curso de Mestrado em Letras, também com área de concentração em Estudos Linguísticos, na mesma instituição e desenvolveu pesquisa intitulada "Pup?karypekarawa athe (Nós somos índios) - Língua e Identidade Apurinã (Aruák): análise de relatos contemporâneos", sob a orientação do Profº Drº Sidney da Silva Facundes, da UFPA, e co-orientação da Profª. Drª Pirjo Kristiina Virtanen, da Universidade de Helsinque, na Finlândia. Possui graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela UFPA/2014. Atuou como professora substituta, da UFPA, de novembro de 2016 até novembro de 2018, no campus universitário da cidade de Bragança, ministrando disciplinas de Língua Portuguesa, Linguística e Ensino. Atualmente é professora, no quadro permanente, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA/UFPA).