Informações

O aleitamento materno é a mais importante e inteligente estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil, sendo de suma importância a construção de eventos que abordem esta temática, a fim de sensibilizar os profissionais para o fortalecimento de ações que incentivem e apoiem esta prática.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) a amamentação deve iniciar ainda na sala de parto na primeira hora de vida, ser mantida na forma de aleitamento materno exclusivo (AME) sem incluir qualquer tipo de alimento sólido/semissólido ou líquidos nos primeiros 6 meses de vida, e só então, introduzir a alimentação complementar de forma adequada, mantendo-se também o aleitamento materno (AM) por 2 anos ou mais.

Biologicamente falando, o leite materno é rico em nutrientes e imunoglobulinas, desempenhando um papel crucial na proteção contra doenças e no desenvolvimento saudável do bebê. Além disso, a amamentação prolongada está associada a benefícios crescentes para a saúde da criança, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico. Os profissionais de saúde, desempenham um papel fundamental na promoção e no apoio ao aleitamento materno, fornecendo suporte emocional e orientando às mães durante o período do puerpério. Portanto, é fundamental que os serviços de saúde estejam intensamente envolvidos na defesa e na promoção dessa prática para garantir o bem-estar físico e emocional das mães e de seus bebês.

O Simpósio tem por objetivo promover atividades de sensibilização sobre o apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno com ênfase no manejo clínico da amamentação e discutir sobre:

  • Manejo clínico da amamentação e as patologias mais frequente no aleitamento;
  • Palestrar sobre a importância do Banco de Leite Humano;
  • Abordar a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBACAL);
  • Visita ao Banco de leite do HUPAA, onde será apresentado a importância e funcionamento do mesmo (a combinar).

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Andréa Maria Pinheiro Tenório de Magalhães

Saiba mais

Maristela Honório de Oliveira

Saiba mais

Larissa de Oliveira Soares

Programação:

Abertura Abertura

Manejo clínico do aleitamento materno e as patologias mais frequente no aleitamento Palestra · Andréa Maria Pinheiro Tenório de Magalhães

Importância do Banco de Leite Humano Palestra · Maristela Honório de Oliveira

intervalo Intervalo

Reconhecimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBACAL) Palestra · Larissa de Oliveira Soares

Credenciamento

Credenciamento no local do evento

Mini auditório 1 do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes

Avenida Lourival Melo Mota

Cidade Universitária, Maceió - AL

57072-900

Mini auditório 1 do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes

Ver no mapa

Avenida Lourival Melo Mota

Cidade Universitária, Maceió - AL

57072-900

BANCO DE LEITE HUMANO HUPAA

Equipe do Banco de Leite

Andréa Maria Pinheiro Tenório de Magalhães

SANTA MÔNICA


Manejo clínico do aleitamento materno e as patologias mais frequente no aleitamento

Maristela Honório de Oliveira

HUPAA


Importância do Banco de Leite Humano

Larissa de Oliveira Soares

HUPAA


Reconhecimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBACAL)