O aleitamento materno é a mais importante e inteligente estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil, sendo de suma importância a construção de eventos que abordem esta temática, a fim de sensibilizar os profissionais para o fortalecimento de ações que incentivem e apoiem esta prática.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) a amamentação deve iniciar ainda na sala de parto na primeira hora de vida, ser mantida na forma de aleitamento materno exclusivo (AME) sem incluir qualquer tipo de alimento sólido/semissólido ou líquidos nos primeiros 6 meses de vida, e só então, introduzir a alimentação complementar de forma adequada, mantendo-se também o aleitamento materno (AM) por 2 anos ou mais.
Biologicamente falando, o leite materno é rico em nutrientes e imunoglobulinas, desempenhando um papel crucial na proteção contra doenças e no desenvolvimento saudável do bebê. Além disso, a amamentação prolongada está associada a benefícios crescentes para a saúde da criança, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico. Os profissionais de saúde, desempenham um papel fundamental na promoção e no apoio ao aleitamento materno, fornecendo suporte emocional e orientando às mães durante o período do puerpério. Portanto, é fundamental que os serviços de saúde estejam intensamente envolvidos na defesa e na promoção dessa prática para garantir o bem-estar físico e emocional das mães e de seus bebês.
O Simpósio tem por objetivo promover atividades de sensibilização sobre o apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno com ênfase no manejo clínico da amamentação e discutir sobre:
Abertura Abertura
Manejo clínico do aleitamento materno e as patologias mais frequente no aleitamento Palestra · Andréa Maria Pinheiro Tenório de Magalhães
Importância do Banco de Leite Humano Palestra · Maristela Honório de Oliveira
intervalo Intervalo
Reconhecimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBACAL) Palestra · Larissa de Oliveira Soares
Credenciamento no local do evento
Avenida Lourival Melo Mota
Cidade Universitária, Maceió - AL
57072-900
Avenida Lourival Melo Mota
Cidade Universitária, Maceió - AL
57072-900
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Equipe do Banco de Leite
Manejo clínico do aleitamento materno e as patologias mais frequente no aleitamento
Importância do Banco de Leite Humano
Reconhecimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBACAL)