O I Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional e Segurança Hídrica da Amazônia, com o tema central “Fome, insegurança alimentar e a questão hídrica na Amazônia”, será realizado nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2023, em formato híbrido, e se voltará à comunidade acadêmica (pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação), profissionais e movimentos sociais de diversas Instituiçoes do Estado e de demais Unidades da Federação. Organizado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoCerimônia de abertura Abertura
Apresentação Cultural Apresentação Artística
Painel 1 - Insegurança alimentar e Insegurança hídrica: cenário atual Painel
Debate 1 Debate
Intervalo Almoço
Painel 2 - Políticas públicas, vigilância da Insegurança Alimentar e Nutricional (InSan) e Controle Social Painel
Debate 2 Debate
Atividades turísticas culturais Passeio
Painel 3 - Desafios e perspectivas da Segurança Alimentar e Segurança Hídrica na Amazônia Painel
Debate 3 Debate
Intervalo Almoço
Apresentação de trabalhos científicos Apresentação de Trabalhos
Grupos temáticos de Segurança alimentar e Nutricional e Segurança Hídrica Eixo Temático
Plenária para aprovação da agenda de pesquisa para o Estado do Amazonas Fórum
Cerimônia de encerramento Encerramento
Premiação dos trabalhos apresentados Premiação
Coquetel de encerramento Coquetel
30/11/2023 - 07:00 - 08:30
30/11/2023 - 13:00 - 14:00
Obs: No credenciamento você poderá doar 1 Kg de alimento não perecível.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Nutricionista Sanitarista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Sociologia e Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN). Professora associada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente seus estudos voltam-se ao campo da epidemiologia nutricional por meio das temáticas da insegurança alimentar e nutricional, insegurança hídrica e políticas públicas de alimentação e nutrição. Em 2022, recebeu o prêmio Josué de Castro como 1º lugar na categoria Pesquisa Científica junto ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-SP).
Médica pela Universidade de Brasília (UNB), Mestra em Saúde Pública pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora associada aposentada da Unicamp. Pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN). Atualmente seus estudos estão voltados ao campo da (in)segurança alimentar e validação de instrumentos para populações urbanas, rurais e comunidades tradicionais e inquéritos populacionais de segurança alimentar/nutricional. Coordenou o desenvolvimento e validação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA).
Nutricionista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestra em Saúde Pública e doutora em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora associada na UFBA. Atua principalmente desenvolvendo estudos sobre o processo de formulação, implantação e na avaliação de políticas públicas na área de alimentação e nutrição. Coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).
Nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora e pós doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN). Professora Titular do Instituto de Nutrição Josué de Castro, UFRJ. Atua na investigação epidemiológica do consumo alimentar de grupos populacionais por meio da elaboração de novos instrumentos de avaliação. Além disso, fez parte da validação do recordatório de 24h como método de avaliação do consumo alimentar infantil.
Nutricionista pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestra em Nutrição Humana e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UNB). Professora adjunta na UFPA. Tem experiência na área de saúde coletiva, atuando principalmente nos temas: sistemas de vigilância em saúde, vigilância de doenças crônicas não transmissíveis, inquéritos de saúde de base populacional e segurança alimentar e nutricional.
Nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestra em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutora em Nutrição em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo (USP). Atuou como coordenadora das ações de alimentação e nutrição no SUS. Consultora de projetos para UNICEF na Oficina Escola de Lutheria da Amazônia. Professora e coordenadora da pós-graduação em Saúde Pública no Centro Universitário do Norte. Atualmente suas atividades estão voltadas às temáticas da vigilância alimentar e nutricional, alimentação escolar e políticas públicas de nutrição.
Nutricionista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em nutrição e Doutor em Saúde Pública pela UFRJ. Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenador do projeto “Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS no Amazonas - ObeSUS” e vice-coordenador do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Amazonas (CECANE-UFAM). Atua principalmente no estudo da epidemiologia, por meio de estudos sobre o consumo alimentar, estado nutricional e morbidades na região Norte, além da participação em inquéritos como: Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) e o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA).
Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Morfofuncionais e Doutor em Nutrição Humana Aplicada pela USP. Professor adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Orientador no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua na área de nutrição social e alimentação coletiva por meio de estudos sobre a temática da insegurança alimentar e insegurança hídrica no Amazonas.
Nutricionista pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestra e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), da Rede WISE-LAC e Professora adjunta na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Suas atividades de pesquisa voltam-se à Fome, Insegurança Alimentar e Nutricional, Insegurança Hídrica domiciliar; e Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição.
Sociólogo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) Amazonas e membro do Colegiado de Presidentes Estaduais do Conseas-CPCE. Atua na gestão de agendas políticas socioambientais no movimento extrativista das comunidades tradicionais na Amzônia e no Brasil.
Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ e doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Docente do Mestrado em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia. Membro da coordenação colegiada da comissão de epidemiologia da ABRASCO. Atualmente trabalha em conjunto com a Universidade de Lancaster (Reino Unido) em projetos sobre mudanças climáticas na Amazônia e sua associação com aspectos sanitários. Atua na área de saúde coletiva, no que se diz respeito principalmente a epidemiologia populacional, saúde e ambiente.
Nutricionista pela Universidade Federal do Pará, especialista em Saúde Coletiva e Nutrição Clínica com ênfase em Nutrigenômica, Nutrigenética e Imunonutrição. Servidora Pública da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas. Referência Técnica atual da Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição, responsável pelo fortalecimento e implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição em todo o território amazonense. Conselheira Titular do CONSEA/AM e Presidente do Comitê Estadual de Aleitamento Materno do Amazonas.