I SIMPÓSIO EM RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLOGIAS - I SIMREDTEC e I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - I SEMETEC.

I SIMPÓSIO EM RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLOGIAS - I SIMREDTEC e I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - I SEMETEC.

Recursos Didáticos e Tecnológicos: didática de metodologias ativas na Educação Básica e no Ensino Superior”

Faça sua inscrição
De 2 a 3 de dezembro Todos os dias das 07h00 às 19h00

Sobre o Evento

Caros participantes

Informamos que o processo de publicação está aberto, soliciamos dos vossos autores que inicie o processo de REVISÃO E NORMALIZAÇÃO dos trabalhos apresentados, para serem submetidos ao comiter editorial, segue as regras de publicação:

  • A apresentação deve possuir formatação simples e discreta. Recomendamos a não-utilização de caracteres de fantasia ou elementos decorativos desnecessários;
  • O autor deve citar todas as fontes de citações e imagens, além de ter autorização legal de uso para toda ilustração que a exigir. A normatização de notas, citações e bibliografia são obrigatórias, e devem ser observadas as normas da ABNT;
  • Sugere-se que o trabalho tenha sofrido uma revisão prévia quanto à correção estilística e da linguagem. A revisão também se aplica a legendas de figuras, quadros e tabelas;

Caros participantes

A coordenação do I SIMREDTEC/SEMETEC informa aos seus participantes que APRESENTARAM TRABALHOS CIENTIFICOS, que os vossos certificados já estão disponíveis na aba CERTIFICADOS ARTIGOS. Neste sentido, concluimos a realização do evento. caso haja dúvidas entre em contato pelo e-mail: erivanufpi19@gmail.com

Caros participantes

A coordenação do I SIMREDTEC/SEMETEC informa aos seus participantes que os certificados emitidos pela PREXC já estão disponíveis no Link enviado aos e-mails dos participantes, neste sentido, concluimos a realização do evento. caso haja dúvidas entre em contato pelo e-mail: erivanufpi19@gmail.com

Teresina-PI, 28/05/2020

Caros participantes...

Venho por meio deste solicita os seguintes dados para que seja emitido o segundo certificado do SIMREDTEC, os dados deverão ser envidos para o e-mail: erivanufpi19@gmail.com

prazo para envio até 30/12/2019

NOME COMPLETO

CPF

ALUNO DA UFPI: MATRICULA

INSC. DO SIMREDTEC

JÁ SE ENCONTRA EM NOSSO REPOSITÓRIO OS SLADES DOS PALESTRANTES QUE PARTICIPARAM DO EVENTO

APROVADOS PARA PUBLICAÇÃO:

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 1

Trabalhos: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EM LINGUAGEM MATLAB PARA DIMENSIONAMENTO DE LAJE COM FORMA DE AÇO INCORPORADA

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EM LINGUAGEM MATLAB PARA DIMENSIONAMENTO DE LAJE COM FORMA DE AÇO INCORPORADA

AT-2

Data: 02/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: João Vinícius Rodrigues Lima; Eduardo Martins Fontes do Rêgo

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 2

Trabalhos: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL À LUZ DAS DIDÁTICAS DE DEWEY, SNYDERS E FREINET

AT-3

Data: 02/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Maria Eliete Gomes Oliveira-UFPI; Erivan dos Santos Ferreira-UFPI;

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 3

Trabalhos: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIENCIA DO 6 ° AO 9° ANO

AT-2

Data: 02/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Nidya Ruthy Moreira Oliveira; Gustavo Rocha de Souza; Erivan dos Santos Ferreira;

Pôster

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 4

Trabalhos: O INSTAGRAM COMO SUPORTE TEXTUAL E SUA COLABORAÇÃO NO ENSINO DE COMPREENSÃO LEITORA.

AT-2

Data: 02/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Ana Caroline da Silva Moura (Graduação – UFPI); Maria Angélica Freire de Carvalho (CLV; PPGEL – UFPI)

Pôster

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 5

Trabalhos: O ENSINO DE CIÊNCIAS COM A REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

AT-2

Data: 02/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Hemilia de Jesus Pereira-UFPI; Luzia Glauba Coutinho da Silva- UFPI; Rosineide Gonçalves da Silva- UFPI;

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 6

Trabalhos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR.

ENVIRONMENTAL EDUCATION: THE INTERDISCIPLINARITY OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN CONTINUING TEACHER EDUCATION.

AT-2

Data: 02/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: John Layonn de Sousa Silva; Carlos Henrique da Silva Sousa.

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 7

Trabalhos: POR UMA DIDÁTICA COMPROMETIDA COM AS METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR.

AT-2

Data: 02/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Jared Frota Mendonça

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 8

Trabalhos: O DOCENTE COMO FIGURA-CHAVE NA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES: UM ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO VOCABULÁRIO

MOTIVACIONAL COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM

AT-3

Data: 02/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Carlos Henrique da Silva Sousa; Jonh Layonn de Sousa Silva; Erivan dos Santos Ferreira

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 9

Trabalhos: A SOCIOPOÉTICA COMO INSPIRAÇÃO NO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA METODOLOGIA INOVADORA PARA SE DISCUTIR TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO

AT-2

Data: 02/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Wanderson William Fidalgo de Sousa – UFPI; José Gomes da Silva Filho – UFPI

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 10

Trabalhos: RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS: O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS PROPORCIONADO PELAS TECNOLOGIAS

AT-4

Data: 02/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Tatianna Rocha de Alencar da Costa

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 11

Trabalhos: LEITURA CRÍTICA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCURSOS, INTERAÇÃO E DIALOGISMO.

AT-2

Data: 03/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Francisco Renato Lima

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 12

Trabalhos: A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E HISTÓRICA

AT-4

Data: 03/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Maria Berenice da Silva; Karleth Costa Spíndola Rodrigues

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 13

Trabalhos: AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNIÇÃO (TICs) NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO LITERARIA NARRATIVA DO ENSINO-APRENDIZADO NA PRÉ-ESCOLA

AT-2

Data: 03/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Janaina Guimarães Barbosa; Erivan dos Santos Ferreira

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 14

Trabalhos: ESTRATÉGICAS DO USO TECNOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E OS ENTRAVES PRESENTE NO USO DAS TIC'S EM ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA

AT-2

Data: 03/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Antonio Francisco de Sousa Ibiapina; Leida Maria Almeida Rodrigues

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 15

Trabalhos: A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO E PESQUISADOR

AT-2

Data: 03/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Lucas Rocha Ferreira Lino

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 16

Trabalhos: METODOGIAS DA APRENDIZAGEM: MÉTODOS, CONTEÚDOS E TÉCNICAS DE ENSINO PARA UMA BOA DIDÁTICA.

AT-2

Data: 03/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Judie Mesquita Frazao; Indiara Franco Sousa

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 17

Trabalhos: O ENSINO DE CIÊNCIAS COM A REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

AT-2

Data: 03/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Hemilia de Jesus Pereira; Luzia Glauba Coutinho da Silva; Rosineide Gonçalves da Silva

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 18

Trabalhos: PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE CROQUI COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA

AT-3

Data: 03/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Mayara Jordana de Castro Sousa; Maria Alicia de Sousa Negreiros; Francílio de Amorim dos Santos.

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 19

Trabalhos: RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

AT-2

Data: 03/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Fernanda Helen Nascimento Mendes; Francisca Marília Silva Nery.

Comunicação oral

Local: Sala de vídeo do CCE

Ordem de apresentação: 20

Trabalhos: A FUNCIONALIDADE DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS (SIGAA): DISCUSSÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE APOIO A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CCE-UFPI

AT-5

Data: 03/12/2019

Horário de apresentação: 17h40 a 19h40

Autores: Juliana Ferreira Lima; Isabele Candeia da Silva

Coordenadora

Dra. Luisa Xavier Oliveira

Coordenador adjunto

Msc. Erivan dos Santos Ferreira

Resumo:

Atualmente, as tecnologias têm se apresentado como um forte contributo para a tão sonhada qualidade na educação, neste sentido, a didática como campo de estudo necessita de conhecimentos atualizados e consistentes para refletir sobre os cenários das metodologias ativas. Por mais que as tecnologias estejam presentes em nossas vidas, ainda são um desafio diante das mudanças que os paradigmas inovadores nos exigem, quando se trata do uso dos recursos tecnológicos pelos docentes. Neste sentido, despertou-se o interesse de promover um amplo debate sobre os recursos didáticos e as tecnologias envolvidas nos processos que regem a didática na educação brasileira. Intencionando oportunizar espaços de reflexão sobre as metodologias ativas docentes, a partir de novas perspectivas tendo em vista a superação dos desafios na contemporaneidade. Em seguida, compartilhar experiências de metodologias ativas de docentes no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior. Com efeito, a fim de aprofundar a temática propomos o I Simpósio em Recursos Didáticos e Tecnologias – I SIMREDTEC. Ademais, visando oportunizar espaços de apresentação de produções relacionadas à área de Tecnologias e Educação, propomos o I Seminário de Educação e Tecnologias - I SEMETEC, com o tema: “Didática, Recursos e Tecnologias: metodologias ativas na Educação Básica e no Ensino Superior”

Palestrantes

  • João Batista Bottentuit Junior
  • Wirla Risany Lima Carvalho
  • Marina Marcos Costa
  • Antonio Francisco Lima de Oliveira Pádua
  • Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque
  • Erivan dos Santos Ferreira
  • Francisco Renato Lima
  • Luisa Xavier de Oliveira
  • Nádia Cataryna Nogueira e Silva

Programação

07h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Auditorio do CCE/UFPI

O credenciamento será pelo código de barra exposto no comprovante de inscrição.

08h40 Cerimônia de abertura Cerimônia Honoris Causa
Local: Auditorio do CCE/UFPI
09h00 - João Batista Bottentuit Junior RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS: A DIDÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR Conferência
RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS: A DIDÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR
Local: Auditorio do CCE/UFPI

João Batista Bottentuit Junior é Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É também Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG, Engenharia de Sistemas pela ESAB e Educação a Distância pelo UNISEB. É professor Associado I da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional), atua na linha de Cultura, Educação e Tecnologia (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. Desde Agosto de 2019 cedido da UFMA para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) onde assumiu o cargo de Diretor Científico. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP. Email: joaobbj@gmail.com

Mediador: Prof. Msc. Erivan dos Santos Ferreira-UFPI

11h às 12h – Debate

14h40 - Antonio Francisco Lima de Oliveira Pádua, Marina Marcos Costa, Wirla Risany Lima Carvalho A SALA DE AULA INVERTIDA E A PROBLEM-BASED LEARNING Mesa-redonda
A SALA DE AULA INVERTIDA E A PROBLEM-BASED LEARNING
Local: Auditorio do CCE/UFPI

14h40min às 16h40min – Mesa Redonda: A SALA DE AULA INVERTIDA E A PROBLEM-BASED LEARNING

Participantes:

UFPI - Lucienia Libania Pinheiro Martins (Docência)

UFPI - Wirla Risany Lima Carvalho (Chefe do DMTE)

UFPI – Marina Marcos Costa (Docente)

IFPI – Antonio Francisco Lima de Oliveira Pádua (Docente)

Mediador: Cris Hellany da Paixão Leite (Docente da UFPI)

16h40min às 17h40min – Debate

17h40 Exposição de Comunicação Oral Apresentação Oral
Local: Sala A

Sala de video do CCE

17h40 Exposição de Pôster Apresentação Pôster
Local: Sala B

Sala de video do CCE

18h00 - Erivan dos Santos Ferreira MODELOS HÍBRIDOS NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Conferência
MODELOS HÍBRIDOS NA EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE.
Local: Auditorio do CCE/UFPI

Possui graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA pela FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL (2010); Mestrado em Ciências da Educação pela UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA/ Braga/PORT (2019). Especialista em Docência do Ensino Superior pela FACULDADE LABORO( 2018). Atualmente é Professor horista do CENTRO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS e CONSULTORIA (2019); Professor substituto da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (2019); Professor Convidado da UNIVERSIDADE do UMINHO/Braga/PORT (2019); Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas-NUPEFORDEPE do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGed/UFPI (2019); Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Docente do Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, saúde ocupacional, conscientização e ética, profissão, cultura, conflito nas escolas, medidas interventivas. https://orcid.org/0000-0002-8857-5890. Ciência ID DC1F-DA11-6D04. Dissertação: http://hdl.handle.net/10400.14/27351

Mediador: Wirla Risany Lima Carvalho (Chefe do DMTE/UFPI)

20h30 às 21h – Debate

07h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Auditorio do CCE/UFPI

O credenciamento será pelo código de barra exposto no comprovante de inscrição.

09h00 - Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque AS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO E O DECLIVE DA AUTORIDADE Palestra Sessão Internacional
AS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO E O DECLIVE DA AUTORIDADE
Local: Auditorio do CCE/UFPI

Resumo: Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid (2008), Mestre em Filosofia pela Universidade do Minho (2002) e Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP-Braga (1999). É Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP e membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, onde integra o grupo de «Estudos Culturais». As áreas de investigação e atuação têm incidido sobre 1) análise do impacto do desenvolvimento social nos valores contemporâneos, particularmente, nos valores religiosos; 2) análise do tempo social e temporalidades; 3) adequação de diferentes metodologias na análise das tendências socioculturais. A par da docência universitária, tem integrado vários projetos de investigação nacional e internacional e participado em diferentes estudos de avaliação, particularmente, no "Estudo sobre os efeitos da formação nos percursos profissionais dos jovens" (Fundação Bracara Augusta); "Empreendedorismo emigrante português" (com apoio da FCT); "Gestão de Conflitos e Sociabilidade de Jovens Universitários" (UMinho); "Avaliação dos Impactos Associados ao Evento ´Braga 2012: Capital Europeia da Juventude'" (CEJ) e "Projecto Coopera+" (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.) O seu último livro, em coautoria, intitula-se "A Inserção Profissional dos Jovens de Braga". Foi editado em 2017, pela UCP-Braga e resultou de um estudo que coordenou para a Capital Europeia da Juventude. E o penúltimo, com 340 páginas, intitula-se «Mudanças Culturais, Mudanças Religiosas», editado em 2014, pelas Edições Húmus. Foi distinguido com o Prémio Extraordinário da Universidade Complutense de Madrid com a Tese «El Fenómeno Religioso y sus Influencias Sociales: perfiles y tendencias del cambio religioso en Portugal». (eduardoduque@braga.ucp.pt)

Mediador: Erivan dos Santos Ferreira (DMTE/UFPI)

11h às 12h – Debate

14h00 - Francisco Renato Lima, Luisa Xavier de Oliveira, Nádia Cataryna Nogueira e Silva AS BARREIRAS DA PRÁTICA DOCENTE NO USO DAS TICS: O OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO E O OBSTÁCULO DIDÁTICO Mesa-redonda
Local: Auditorio do CCE/UFPI

14h às 16h – Mesa Redonda: AS BARREIRAS DA PRÁTICA DOCENTE NO USO DAS TICS: O OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO E O OBSTÁCULO DIDÁTICO

Participantes:

UFPI – Francisco Renato Lima (Docente)

UFPI - Luisa Xavier de Oliveira (Docente)

UNINOVAFAPI – Nádia Cataryna Nogueira e Silva (Docente)

Mediador: Claudia Solange Alves Santana

16h às 17h – Debate

17h40 Exposição de Comunicação Oral Apresentação Oral
Local: Sala A

Sala de video do CCE

17h40 Exposição de Pôster Apresentação Pôster
Local: Sala B

Sala de video do CCE

19h00 Encerramento Encerramento
Local: Auditorio do CCE/UFPI

Edições Anteriores

Local

Universidade Federal do Piauí – auditório do CCE e em salas de aula reservadas para o evento - 64049-550, Avenida Universitária, Ininga, Teresina, Piauí,
Ver no mapa

Apoio

Status

Coordenadora

Organizador

Erivan dos Santos Ferreira

Mestrado em Ciências da Educação pela UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA/ Braga/PORT (2019). Especialista em Docência do Ensino Superior pela FACULDADE LABORO( 2018). Atualmente é Professor horista do CENTRO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS e CONSULTORIA (2019); Professor substituto da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (2019); Professor Convidado da UNIVERSIDADE do UMINHO/Braga/PORT (2019); Membro do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas-NUPEFORDEPE do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-PPGed/UFPI (2019);