I Webinário Internacional de História Antiga e Medieval de Imperatriz

I Webinário Internacional de História Antiga e Medieval de Imperatriz

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De 12 a 16 de abril Todos os dias das 19h00 às 22h00

Sobre o Evento

O I Webinario de História Antiga e Medieval de Imperatriz é um iniciativa do NEMHAM, o Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval e curso de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, em celebração aos seus dez anos de existência. O webinário tem como objetivo debater as temáticas atuais acerca dos estudos sobre a Antiguidade e a Idade Média e é voltado para graduandos e graduados das áreas de ciências humanas e sociais.

O evento conta com as participações de professores da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e Universidad Nacional de Mar del Plata - UNMDP (Argentina).

Palestrantes

  • Pedro Paulo A. Funari
  • André Leonardo Chevitarese
  • Adriana Maria de Souza Zierer
  • Ana Livia Bomfim Vieira
  • Álvaro Alfredo Bragança Júnior
  • Fábio Vergara Cerqueira
  • María Cecilia Colombani
  • Maria Aparecida de Oliveira Silva
  • Marcio Paes Selles
  • Lenora Pinto Mendes

Programação

19h00 - André Leonardo Chevitarese Cristianismo e modernidade Palestra
Local: Sala Virtual

Palestra sobre Cristianismo e modernidade

Link do YouTube: https://youtu.be/CVSjW26yMz8

19h00 - Pedro Paulo A. Funari O movimento de Jesus e seus seguidores e sua diversidade Palestra
Local: Sala Virtual

Palestra sobre O movimento de Jesus e seus seguidores e sua diversidade

Link do YouTube: https://youtu.be/CVSjW26yMz8

19h00 - Álvaro Alfredo Bragança Júnior De cavaleiro a cavalheiros: modelo de guerreiro e homem cortês da Antiguidade à Contemporaneidade Palestra
Local: Sala Virtual

Pelstra sobre cavaleiro e cavalheiros: modelo de guerreiro e homem cortês da Antiguidade à Contemporaneidade

Link do YouTube: https://youtu.be/ReF1oFkMvYQ

19h00 - Adriana Maria de Souza Zierer O cavaleiro Túndalo entre a salvação cristã e a danação Palestra
Local: Sala Virtual

Palestra sobre o cavaleiro Túndalo entre a salvação cristã e a danação

Link do YouTube: https://youtu.be/ReF1oFkMvYQ

19h00 - Ana Livia Bomfim Vieira Mitologias em perspectiva global: possibilidades e desafios Palestra
Local: Sala Virtual

Palestra sobre Mitologias em perspectiva global: possibilidades e desafios

Link do YouTube: https://youtu.be/mZ-tp1i670g

19h00 - Maria Aparecida de Oliveira Silva Deuses, monstros e guerreiros em Heródoto Palestra
Local: Sala Virtual

Palestra sobre Deuses, monstros e guerreiros em Heródoto

Link do YouTube: https://youtu.be/mZ-tp1i670g

19h00 - María Cecilia Colombani Las Marcas de La Autoridad en Hesiodo Las Relaciones Entre Saber Y Poder Palestra
Local: Sala Virtual

Palestra sobre as Marcas da Autoridade em Hesíodo: as relações entre saber e poder

Link do YouTube: https://youtu.be/oUsGk4cN530

19h00 - Fábio Vergara Cerqueira Simbologia amorosa dos instrumentos musicais na iconografia dos vasos ápulos: a harpa, a cítara retangular e o sistro (Magna Grécia, séc. IV a.C.) Palestra
Local: Sala Virtual

No Sul da Itália, entre o século VIII e o século IV, ocorreu uma experiência histórica singular em termos de interculturalidade, marcada pelas interações entre gregos ligados às cidades que se formaram a partir das fundações coloniais, e as diversas etnias indígenas itálicas, que a partir do século V mas principalmente no século IV, passam por um processo de urbanização. Esse contexto, entre, de um lado, fluxos helenizantes, e, de outro, vetores de resiliência e afirmação das tradições e identidades locais e regionais, foi bastante fértil em termos de elaborações e reelaborações culturais. A música foi uma expressão cultural bastante prestigiada, tanto no contexto grego das poleis coloniais, como Tarento e Metaponto, quanto no contexto das elites indígenas. Podemos identificar na representação dos instrumentos musicais um processo de "glocalização", em que a iconografia confere um tratamento bastante particular aos instrumentos, revelando, entre outros fatores, uma simbologia amorosa, em que se destacam três instrumentos, a cítara retangular (que chamamos de "cítara ápula", a harpa e o assim chamado "sistro ápulo"). Esta simbologia amorosa associa-se a questões de gênero e de crenças funerárias, que expressam um ambiente cultural bastante distinto daquele que conhecemos da Grécia egeia e balcânica, ambiente que carrega elementos de tradição grega e de tradições locais.

Link do YouTube: https://youtu.be/oUsGk4cN530

19h00 - Lenora Pinto Mendes, Marcio Paes Selles Amor humano e amor divino: a performance das imagens nas Cantigas de Santa Maria Palestra
Local: Sala Virtual

Palestra sobre o "Amor humano e amor divino: a performance das imagens nas Cantigas de Santa Maria"

Link do YouTube: https://youtu.be/1EjgtYmeFl8

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Organizador

NEMHAM/UEMASUL

Núcleo de Estudos Multidisciplinares de História Antiga e Medieval - UEMASUL