Informações

Ao tratar de Geoecologia das Paisagens no contexto atual, nos remetemos imediatamente à pessoa do geógrafo cubano José Manuel Mateo Rodriguez, tanto por sua competência científica, como por sua retrospectiva em sua formação doutoral, na antiga União Soviética, onde aprendeu e debateu com grandes nomes da Geografia Física mundial. Junto a essa formação científica iniciada em colégios jesuítas de Havana, percorrida na Faculdade de Geografia da Universidade de Havana até sua formação na pós-graduação da Universidade de Moscou, havia um espírito livre e aventureiro alimentado pela chama espiritual de Humboldt, foi um geógrafo nato.

Sua missão foi percorrer caminhos descritos por Eduardo Galeano, e pelas veias da América Latina ir deixando o seu legado de conhecimentos e saberes. Para mim um mestre e irmão, para todos um sábio professor e companheiro de pesquisas. Centro América, Caribe e América do Sul, indistintamente tivemos oportunidades de compartilhar suas lições e aulas de campo. Hoje estamos aqui, não apenas para homenagear sua importância como pessoa, sábio e geógrafo, estamos também para promover e desenvolver os conhecimentos mais importantes que foi a Geoecologia das Paisagens.

Podemos sim afirmar, que você foi o maior incentivador e promotor dos fundamentos e procedimentos dessa ciência interdisciplinar, para que saibas que hoje produzimos teses, dissertações, planos de manejo e diferentes projetos de pesquisas onde seus ensinamentos nos guia como um farol norteador. Não somos apenas gratos aos seus princípios humanitários de uma sociedade justa e igualitária, de seus princípios franciscano de uma convivência harmônica com a natureza, mas por suas técnicas de interpretação das paisagens naturais e culturais, de sua cartografia sensitiva para com a natureza e as comunidades tradicionais.

Na verdade, estamos aqui não para divulgar o seu legado científico, mas também o seu exemplo como pessoa, por suas posições politicas e éticas. Seu legado não é apenas um legado científico, mas um legado de vivência de um ser humano criativo, ético e coerente com sua fala e ações. Sei que já estais em outro plano, ou "más allá", como dizem os cubanos. Porém não poderíamos deixar de centrar em sua pessoa o I Workshop de Geoecologia das Paisagens, "por sú infinita presencia".

Prof. Dr. Edson Vicente da Silva

Coordenador Geral do I Workshop sobre Geoecologia das Paisagens e suas Aplicabilidades

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Adriano Severo Figueiró

Saiba mais

Antônio Cezar Leal

Saiba mais

Antônio Jeovah de Andrade Meireles

Saiba mais

Edson Vicente da Silva

Saiba mais

Karla Maria Silva de Faria

Saiba mais

Leonardo Silva Soares

Saiba mais

Maria Rita Vidal

Saiba mais

Regina Célia Oliveira

Programação:

Solenidade de Abertura Abertura

A retrospectiva da Geoecologia das Paisagens nas relações entre Brasil e Cuba Palestra · Edson Vicente da Silva

Geoecologia da Paisagem e as representações cartográficas aplicadas ao Planejamento Ambiental Palestra · Regina Célia Oliveira

Relato sobre a trajetória de vida e pesquisas de Mateo Relato de Experiência

Inauguração da sala José Manuel Mateo Rodriguez - Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN) Sessão Solene

Enfoque estrutural e funcional da Geoecologia das Paisagens: modelos e aplicações em ambientes tropicais Palestra · Maria Rita Vidal

O estado da arte da Geoecologia das Paisagens no Brasil Palestra · Karla Maria Silva de Faria

A Geoecologia das Paisagens no Antropoceno Palestra · Adriano Severo Figueiró

Divulgação da 6ª Edição do Livro Geoecologia das Paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental Exposição

Momento dedicado às palavras dos amigos de Mateo Encerramento

Credenciamento

Todo o evento ocorrerá em formato online, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN (https://www.youtube.com/user/LAGEPLANUFC), da Universidade Federal do Ceará. Se preferir, faça a sua inscrição nesse site para receber o certificado do evento por email. 

 

Evento online

Data: 17/11/2022 às 08:00

Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN

Organizadores

Dr. Edson Vicente da Silva – UFC (Coordenador Geral)

Me. Adilson Matheus Borges Machado - UFC

Graduanda Ana Carla Oliveira de Barros - UFC

Bela. Camila Esmeraldo Bezerra – UFC

Bel. Fábio Soares Guerra – UFC

Bel. Francisco Samuel Nobre Ramos – UFC

Dra. Iana Barbara Oliveira Viana Lima – UFC

Bel. José Eduardo de Melo Soeiro – UFC

Ma. Larissa de Pinho Aragão – UFC

Dra. Maria Rita Vidal – UNIFESSPA

Ma. Mariana Alexandre de Oliveira – UFC

Adriano Severo Figueiró

Universidade Federal de Santa Maria


Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Geografia (Utilização e Conservação de Recursos Naturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), doutorado em Geografia (Planejamento Ambiental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós-Doutorado em Geoconservação pela Universidade do Minho-Portugal (2013). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geoecologia, Geoconservação e Educação ambiental. Líder do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão de Águas (PANGEA) e coordenador do Laboratório de Geoecologia e Educação Ambiental (LAGED) do Departamento de Geociências da UFSM, desenvolvendo pesquisas e orientando alunos de graduação e pós-graduação na UFSM e na UFPel nas áreas de ecologia da paisagem, geoconservação, planejamento ambiental, geoturismo e educação ambiental.

Antônio Cezar Leal

Universidade Estadual Paulista


Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), especialização em Ensino de Geociências (1996) e doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de recursos hídricos, gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, planejamento ambiental de bacias hidrográficas, educação ambiental e ensino de Geografia. Professor da UNESP, junto ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente (a partir de 1996); Professor (desde 2000), Coordenador (junho/2007 a maio/2010 e jun/2013 a jul/2014) e Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia (agosto/2014 a maio/2017); Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia -mestrado Profissional (desde 2011) e do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (desde setembro/2016). Assessor da Pró-reitoria de Extensão Universitária da UNESP (agosto/2014 a janeiro/2017); Representante da UNESP no Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, de 2006 a 2010. Representante da Unesp no Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (a partir de 1996), no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (dez/2012 a dez/2016) e no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo (a partir de abril/2015); Chefe do Departamento de Geografia (a partir de fevereiro/2020). Coordena o Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS); Coordenou o Grupo de Trabalho do CBH Rio Paranapanema (2014 a 2016) para acompanhamento da elaboração do Plano Integrado de Recursos Hídricos da UGRH Paranapanema e o GT-Acompanhamento da Execução desse Plano. Coordena a Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão do CBH Paranapanema (início em 2019). Chefe do Deparamento de Geografia da FCT/UNESP a partir de fevereiro/2020.

Antônio Jeovah de Andrade Meireles

Universidade Federal do Ceará


Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores geoambientais de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, evolução geomorfológica da planície costeira, planejamento e gestão, impactos socioambientais de grandes empreendimentos no litoral, cartografia social, justiça ambiental e climática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B.

Edson Vicente da Silva

Universidade Federal do Ceará


Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Karla Maria Silva de Faria

Universidade Federal de Goiás


Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2011). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geoecologia, Planejamento Ambiental, Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: análise da paisagem, impactos ambientais, uso e ocupação da terra, modelagens geoambientais e análises geoecológicas. Coordena Grupo de Pesquisa Geoecologia das Paisagens do Cerrado. Vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (CIAMB) e ao Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO), ambos da UFG, como docente do quadro permanente.

Leonardo Silva Soares

Universidade Federal do Maranhão


Possui graduação em Ciências Aquáticas pela Universidade Federal do Maranhão (2008), mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão (2010), doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2016) e Pós-doutorado em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Departamento de Oceanografia e Limnologia. Na Pós-Graduação é Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Saúde e Ambiente. Na Gestão Superior, atualmente está a frente da Pró-reitoria de Assistência Estudantil. Coordena o Laboratório e Grupo de Pesquisa "Ciências e Planejamento Ambiental". Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão de Bacias Hidrográficas, Gerenciamento Costeiro e Segurança Hídrica.

Maria Rita Vidal

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará


Concluiu Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2014), e o Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Possui Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia (2004). Desde 2016 é Professora efetiva da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Em 2021 passou a compor o quadro docente Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará - UFPA. Compõe o quadro de pesquisadores do Observatório da Gestão Costeira no Estado do Pará. É pesquisadora dos grupos de pesquisas: GEEASPA e Geômeros - Geossistemas modelização gráfica com recursos orbitais de sensores multiespectrais e Líder do grupo de Pesquisa CNPq Geoecologia das Paisagem e Sistemas Geoinformativos. Com experiências nas áreas da Geoecologia da Paisagem; Análise e planejamento ambiental.

Regina Célia Oliveira

Universidade Estadual de Campinas


Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1999), Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Pós doutorado em Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia da Universidade de Havana/Cuba (2019). Atualmente é professora doutora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia e Planejamento, Zoneamento Ambiental e Gestão de Zonas Costeiras. 

Certificados Liberados! Consulte seu email. Se preferir, acesse diretamente pelo site.