O GEPEID, que estuda e pesquisa a educação infantil, infância e docência, cumprindo com sua função social de ampliar os conhecimentos de estudantes e profissionais da educação infantil, vem por meio do I Workshop e Planejamento segundo a BNCC e suas implicações na prática do educador. Trazer a luz essa temática dentro da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Como é sabido a base é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os educandos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996)1, e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). O evento em tela está sendo proposto e organizado pela coordenação e pelos membros do referido grupo, e contará com uma palestra no período matutino e por 05 (cinco) oficinas no período vespertino. Esperamos tod@s para compartilhamos nossas experiências.
Bom evento!
PLANEJAMENTO SEGUNDO A BNCC E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DO EDUCADOR Palestra · Profa. Dra. Patrícia Torres de Barros/SEMED
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Saberes e fazeres para educadores de crianças pequenas Oficina · Profa. Esp. Waléria Lindoso Dantas Assis
SOBRE O PENSAR FILOSÓFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Oficina · Prof. Mestrando Otainan da Silva Matos
SISTEMA BRAILLE & SUA APLICABILIDADE: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR. Oficina · Profa. Esp. Joselia de Jesus Araujo Braga de Oliveira
O SENTIDO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS Oficina · Profa. Esp. Tyciana Vasconcelos Batalha
CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS AFRICANOS: Desafios para educadores de crianças pequenas Oficina · Profa. Mestranda Nelcir Francisca da Silva
O credenciamento será realizado no saguão do Centro Pedagógico Paulo Freire no dia 27 de abril, das 8:00 às 9:00h
Avenida dos Portugueses, 1966
Vila Bacanga, São Luís - MA
65080-805
Avenida dos Portugueses, 1966
Vila Bacanga, São Luís - MA
65080-805
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O referido Grupo de Estudos e Pesquisa (GEPEID) discute os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, a formação dos seus profissionais, a partir da perspectiva histórica, e também, resgata a formação e atuação docente no Maranhão, desde a criação das primeiras escolas normais até os dias atuais. O grupo está sob a coordenação do Prof. Dr. José Carlos Melo.
Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Especialista em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO e cursando pós-graduação em AEE E SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, na FACULDADE FUTURA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância & Docência - GEPEID, do Grupo de Estudos e Pesquisa do Ensino da Leitura e da Escrita como Processo Dialógico - GLEPDIAL e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação -GEP-TDE. Estagiária do Programa de atenção social Sousândrade (PASS) - Entrelinhas: Alfabetização dialógica.
Graduação em FISIOTERAPIA pelo Centro Universitário do Maranhão (2004). Atuou como FISIOTERAPEUTA do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família-NASF do Município de MATÕES DO NORTE. Pós Graduada em Traumato Ortopedia e em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa-FAEL. Pós Graduada no curso de Especialização em Docência da Educação Infantil (UFMA). Exerceu atividade docente na SEMED dos Municípios de São Mateus do Maranhão/MA e São Luís/MA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Docência e Infância- GEPEID. ATUALMENTE é Professora Revisora de Braille vinculada a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC- MA)
Mestando em Gestão do Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-graduado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração Ciências, Educação e Letras (FACEL) Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Tem experiência na área de Filosofia com ênfase em Filosofia para Crianças, Filosofia Moderna, Filosofia da Educação, Filosofia da Linguagem. É membro do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID) da Universidade Federal do Maranhão.
Graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão e bacharelado em Direito pelo Centro Universitário do Maranhão. É especialista em Educação Infantil pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018), especialista em Educação pela Faculdade Einstein (2015), especialista em Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012) e especialista em Filosofia Política pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Atualmente Pós-graduanda em Tecnologia Digitais e Inovação na Educação pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018). É professora efetiva de Educação Infantil da Rede Municipal de São Luís. Tem experiência na área de Educação Infantil e Filosofia. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância & Docência-GEPEID/UFMA, sob a Coordenação do Prof. Dr. José Carlos de Melo, atuando na Linha de Pesquisa Sociologia da Infância, Linguagens e Tecnologias.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Atualmente é professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar - MA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar mestranda em educação pela Universidade Federal do Maranhão (2017 - 2019).Membro do Grupo de Estudos,Pesquisa,Educação,Infância e Docência-GEPEID. Especialização em Neuroeducação - Especialização em Docência em Educação Infantil - Especialização em Supervisão e Gestão Escolar - Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Possuo graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2000)., Especialização em Docência do Ensino Superior (2002), Mestrado em Supervisão na Universidade de Aveiro - Portugal (2008), com diploma revalidado no Brasil pela UNESP (Mestrado conceito 5). Concluí o Doutoramento em Educação, Especialidade em Supervisão pedagógica na Universidade do Minho - Portugal. Atualmente desenvolvo atividades profissionais como especialista em educação na Secretaria Municipal de Educação de São Luís, mais especificamente no Centro de Formação do Educador e participei como Coordenadora da Comissão Científica do Plano Municipal de Educação de São Luís e da equipe de trabalho do referido Plano.