Inscrição

Informações

I WORKSHOP INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E SOCIEDADE: A HISTÓRIA ORAL E A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (CI)

 

"é no enredamento de memória e narrativa que a dimensão de humanidade se faz presente na História, nos arrancando do distanciamento e nos jogando cara a cara com o outro". (Caroline Trapp de Queiroz)

 

O I workshop IMeS tem como objetivo apresentar o uso da metodologia de História Oral como ferramenta de pesquisa de campo para estudantes e pesquisadores da Ciência da Informação.

Ao considerarmos os aspectos e impactos sociais, culturais e políticos da informação e, igualmente, seus desdobramentos nos processos diversos de produção e circulação de sistemas, estruturas e regimes de informação, cada vez mais o papel do ator social vem se projetando em pesquisas na CI.

Compreender o sujeito para compreender o processo informacional implicado entre este e seu meio tecnopolítico, cultural e social possibilita ao pesquisador da CI ter acesso a processos, dinâmicas e experiências que não estão classificadas, indexadas e recuperáveis por outros meios que não o contato direto.

As experiências sensíveis dos profissionais da informação podem recuperar, pela memória evocada, algo já esmaecido pela preferência em se indagar pela ação da informação em detrimento do fato social presente no processo de quem se informa.

Ao trabalharmos com entrevistas, abordagem já usada em algumas pesquisas da CI, resta-nos saber como elas são realizadas e termos clareza da metodologia empregada.

A História Oral possui passos e etapas singulares à entrevista jornalística estruturada, nela, o centro é a produção documental. Nesse sentido, de informação.

Ao entrevistarmos atores sociais relevantes para determinadas experiências passadas, que marcaram a história do campo, e também presentes, buscamos a valorização da experiência mnemônica, coletivamente construída, e a produção documental por meio da transcrição e registro audiovisual das entrevistas. 

Por ser uma metodologia egressa das ciências sociais e fortemente utilizada pela História, este workshop busca criar um canal de diálogo com pesquisadores desses dois campos, e de outros, de forma a entender e sugerir os meios e práticas para o emprego da História Oral na Ciência da Informação.

Credenciamento

 

 

Comente

Local e Data

Unirio, auditório Paulo Freire, CCH

Av. Pasteur 458, Urca

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Data 05/06/2017 - 06/06/2017 às 09:00

Organizador

O grupo estuda, em perspectiva ampla, as relações plurais existentes entre o processo de produção, circulação e controle da informação na sociedade contemporânea e aquele da memória em sua dimensão cultural e política, compreendendo-o como complementar ao regime de informação vigente.

Página no facebook