Eixos Temáticos

Lista de Eixos Temáticos


Eixo Temático 1: Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento

Agrupa trabalhos ligados a áreas da ciência, tecnologia e P&D que contribuem para reduzir as desigualdades sociais presentes no Contestado, tais como produções de games, apps, audiovisuais, propostas de negócios, cooperativas, livros, projetos de extensão, entre outros.

 

Eixo Temático 2: População e relações étnico-raciais: desigualdades e desafios da contemporaneidade

Busca agrupar pesquisas com o objetivo de apresentar reflexões sobre questões étnico-raciais, migrações e seus desafios contemporâneos seja na área da saúde, na questão agrária, no acesso à educação, diante do avanço do preconceito, do racismo e da xenofobia ou áreas de igual importância.

 

Eixo Temático 3: Patrimônio imaterial, cultura, arte e religiosidades

Reúne trabalhos referentes a aspectos relativos ao modo de vida caboclo ou dos povos originários, sua cultura e religiosidade, artes bem como pesquisas acerca da atuação e presença dos Monges no território Contestado.

 

Eixo Temático 4: Conflitos sociais, trabalho e violências

Busca agrupar pesquisas referentes aos diversos conflitos que permeiam o Contestado, tais como os limites, a atuação da Brazil Railway Company, madeireira Lumber e da(s) Colonizadora(s), movimentos sociais, os trabalhadores, a atuação dos caboclos e militares durante a Guerra do Contestado, entre outros.

 

Eixo Temático 5: Gênero e suas reflexões

Busca reunir as pesquisas com foco nas perspectivas de gênero, compreendendo a história das mulheres e a construção das masculinidades. Podem ser retratados temas como representações de gênero, violência de gênero, reflexões sobre gênero/etnias, gênero/campo, entre outras.

 

Eixo Temático 6: Territorialidades, reterritorialidades e Meio Ambiente

Abrange as transformações ocorridas no território Contestado com relação ao meio ambiente ou advindos do pós-guerra, tais como a colonização, o uso da mão de obra cabocla, os problemas sociais da atualidade, entre outros.

 

Eixo Temático 7: Contestado à luz da educação: desafios e métodos

Agrupa trabalhos referentes às possibilidades de trabalhar a temática na Educação, seja na Educação Básica, Ensino Médio, Técnico ou Superior, apresentando os desafios do educador ou dos alunos e métodos aplicados.