Sobre
Na última década do século XX e nessas duas primeiras décadas do século XXI observam-se os esforços empreendidos no âmbito educacional para ampliar de maneira expressiva as discussões sobre conceitos teórico-críticos que abrem novas frentes de discussão e que privilegiam sujeitos por muitos anos colocados em segundo plano nos âmbitos social, cultural e educacional, como é o caso da população afro-descendente brasileira. Assim, tornou-se urgente refletir acerca das novas condições sócio-culturais deflagradas que impactam inevitavelmente sobre as relações sociais e, principalmente considerando a constituição racial do nosso estado , sobre as relações étnico-raciais a nível regional e nacional.
Local do evento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA/CAMPUS SÃO BERNARDO - 65550-000, RUA PROJETADA, PLANALTO, São Bernardo, Maranhão
Palestrantes
-
Profª. Lívia Maria Natália de Souza - Universidade Federal da Bahia - UFBA
Doutora em Teoria e Crítica da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura – UFBA (Mestrado e Doutorado), além de autora de Dia bonito para chover (2017); Água Negra e outras águas (2017); Correntezas e outros estudos marinhos (2015) etc. Lívia Natália proferirá a Conferência de Abertura com o tema “INTELECTUAIS NEGRAS E RACISMO INSTITUCIONAL: um corpo fora de lugar”.
-
Cristiane Sobral - Universidade de Brasília - UnB
Autora de Não vou mais lavar os pratos (2010); O tapete voador (2016); Terra Negra (2017) etc. A escritora discutirá em sua conferência “A MULHER NEGRA NA POESIA: luta, valorização e empoderamento”
-
Prof. Dr. Sebastião Marques Cardoso - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
A Conferência de Encerramento, com o tema “COSMOLOGIA LITERÁRIA DA VIOLÊNCIA: uma leitura sobre a condição pós-colonial africana”, será proferida pelo Prof. Dr. Sebastião Marques Cardoso, doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e pós-doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2014). É docente permanente do Departamento de Letras Estrangeiras (DLEFALA) e dos Programas de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e em Ciências da Linguagem (PPCL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), além de ter sido Leitor brasileiro em Guiné-Bissau, pelo MRE/CAPES, no ano de 2009, e o primeiro assessor científico da Universidade Lusófona da Guiné (ULG, antes UAC)
-
Profª. Drª. Algemira de Macêdo Mendes - Universidade Estadual do Maranhão
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (1993), Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2006) com estágio de doutorado sanduíche em Coimbra-PT(2005). Pós- doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa. Professora Associada da Universidade Estadual do Piauí,/Universidade Estadual do Maranhão ,atuando na Graduação e no Mestrado em Letras . Coordena o Mestrado Acadêmico em Letras , o Núcleo de Estudos Literários Piauienses -NELIPI,NELG e Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da UESPI, Conselho Editorial das revistas Pesquisa em Foco (UEMA) e Letras em Revista (UESPI).Membro do CLEPUL-Universidade de Lisboa. Bolsita de produtividade da UEMA.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Feminina, História da Literatura,atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, Literatura piauiense, Literatura e ensino e Africanas de Língua Portuguesa .
-
Dr. Alcione Correa Alves - Universidade Federal do Piauí - UFPI
Graduação em Letras, obtido em 2005; Mestrado em Letras, obtido em 2008; e Doutorado em Letras, obtido em 2012; todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul) está professor adjunto na Universidade Federal do Piauí, onde tem desenvolvido atividades docentes de ensino, extensão e pesquisa, em níveis de graduação e pós-graduação. Tem coordenado, desde 2010, o Projeto de Pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome, dedicado ao tema das construções identitárias nas literaturas negras americanas e, notadamente, neste atual estágio, nas literaturas negras femininas americanas contemporâneas. Atualmente, em decorrência do cumprimento de estágio pós-doutoral no Instituto de Estudios Avanzados, na Universidad de Santiago de Chile, o objetivo central de investigação (seu e do Projeto Teseu) consiste em perceber estas mulheres negras em uma dupla dimensão de ficção e ensaio, de modo a evidenciar o quanto seu pensamento contribui à formulação de novos problemas, teóricos e epistemológicos, atinentes a uma Teoria Literária contemporânea em Nuestramérica (Abya Yalá).
-
Dr. Sebastião Alves - Universidade Federal do Piauí - UFPI
Graduado em Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, pela Universidade Federal do Piauí (1990); Graduado em Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela Universidade Federal do Piauí (1991); Mestre em Letras, Área de Concentração: Inglês e Literatura Correspondente, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutor em Letras, Área de concentração: Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana, pela Universidade de São Paulo (2002); Pós-Doutorado na Universidade de Winnipeg, Canadá (2007); Pós-Doutorado na Universidade de Londres/School of Oriental and African Studies, Inglaterra (2014). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente com os seguintes temas: teoria e crítica literárias, literaturas pós-coloniais, literatura e identidade, metaficção e ensino de literatura.
Programação
Não há atividades cadastradas
Inscrições
Organizador
-
Profª. Ma. Claudia Moraes; Prof. Me. Rayron Sousa
Universidade Federal do Maranhão - UFMA e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Maranhão - FAPEMA
Entre em contato