Este evento possui transmissão ao vivo.
O futuro quântico é agora!
É com grande satisfação que convidamos você para participar do II Colóquio de Tecnologias Quânticas, promovido pelo primeiro Centro de Competência Embrapii CIMATEC em Tecnologias Quânticas do Brasil, o QuIIN - Quantum Industrial Innovation.
O evento será realizado nos dias 18 e 19 de março de 2025, no SENAI CIMATEC, e contará com a apresentação da Profª. Drª. Valéria Loureiro, além de palestras que promoverão discussões e interações entre instituições líderes na área de tecnologias quânticas.
Informações sobre o evento:
Data e horários:
18 e 19/03
Local: CIMATEC 2, SENAI CIMATEC, Salvador, Bahia.
Palestrantes:
Felipe Fanchini (UNESP)
Ivan Oliveira (CBPF)
Vitor Andrezo (IME)
Antonio Vidiella (Unicamp)
Nadja Kolb (UFPE)
Rafael Barros (USP)
Eduardo Jorge (UFAL)
Calebe Micael de Oliveira (UFS)
Edison Puig (ITA)
Waldemir Cambiucci (Microsoft)
Otto Menegasso Pires (QuIIN)
Alexandre Baron Tacla (QuIIN)
O IQY - Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica (IYQ) de 2025 reconhece os 100 anos desde o desenvolvimento inicial da mecânica quântica. Saiba mais sobre essa iniciativa em: https://quantum2025.org/
Abertura do Auditório Abertura
Apresentação Institucional do QuIIN e SENAI CIMATEC Apresentação
Hybrid Quantum Frequency Conversion por Rafael Barros Apresentação · Prof. Dr. Rafael Barros
Coffee Break Coffee break
Tecnologias Quânticas: Panorama Mundial e Brasileiro por Ivan dos Santos Oliveira Jr. Apresentação · Dr. Ivan dos Santos Oliveira Jr.
Desenvolvimento de Arquiteturas Customizadas para Emulação de Algoritmos Quânticos em Hardware Dedicado por Calebe Micael de Oliveira Conceição Apresentação · Prof. Dr. Calebe Micael de Oliveira Conceição
Almoço Almoço
Estratégia de atuação em tecnologias quânticas no Centro de Guerra Eletrônica do ITA Apresentação · Dr. Edison Puig Maldonado
As Iniciativas em Redes de Comunicações Quânticas no Rio de Janeiro Apresentação · Dr. Vítor Gouvêa Andrezo Carneiro
Coffee Break Coffee break
Visita ao SENAI CIMATEC Visita técnica
Encerramento do dia Encerramento
Circuitos Fotônicos Aplicados a Informação Quântica por Eduardo Jorge da Silva Fonseca Apresentação · Prof. Dr. Eduardo Jorge da Silva Fonseca
Alternativas para distribuição quântica de chaves com variáveis contínuas Apresentação · Prof. Dr. Antonio Vidiella Barranco
Coffee Break Coffee break
Computação Quântica na Microsoft – uma jornada até o MAJORANA-1 com Waldemir Cambiucci Apresentação · Waldemir Cambiucci
Almoço Almoço
Sistemas quânticos abertos aplicados à comunicação quântica Apresentação · Prof. Nadja Kolb Bernardes
Palestra 11 Apresentação
Coffee Break Coffee break
Apresentação de Posters Apresentação Pôster
Encerramento do Colóquio Encerramento
Avenida Orlando Gomes
Piatã, Salvador - BA
41650-010
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O QuIIN é o primeiro Centro de Competência em Tecnologias Quânticas do Brasil. Com um investimento de R$60 milhões, fruto de uma parceria do MCTI com a Embrapii, estamos impulsionando a pesquisa e atraindo investimento para o cenário nacional.
?O escopo do QuIIN atua na educação e capacitação em tecnologias quânticas para estudantes, profissionais, pesquisadores e associados, realizando pesquisas nesta área, fomentando interações entre empresas, universidades/ICTs e fundações de apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), estimulando e incubando novas startups.
Calebe Micael de Oliveira Conceição é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2010), Mestre (2013) e Doutor (2019) em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, tem se dedicado à docência e à pesquisa, com uma sólida atuação de dez anos como professor EBTT no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), campus Charqueadas. Atualmente, retornando à sua alma mater, é professor efetivo no Departamento de Computação (DCOMP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com uma expertise voltada para a área de Engenharia Elétrica, especialmente em Microeletrônica, Calebe trabalha com projetos em FPGA, ferramentas EDA e Computação Quântica. Suas principais áreas de interesse incluem a síntese lógica, a arquitetura de sistemas computacionais e o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas complexos. Ele mantém uma forte ligação com a comunidade científica, especialmente por meio de sua atuação voluntária na IEEE Circuits and Systems Society, participando e promovendo competições, organizando eventos, e publicando trabalhos de impacto. Além disso, Calebe tem um histórico marcante como orientador de trabalhos premiados, reafirmando sua contribuição significativa para a formação acadêmica de novos talentos e para o avanço da pesquisa em suas áreas de interesse.
Possui doutorado em 1993 pela Universidade de Oxford. É pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e coordenador dos laboratórios de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e de Tecnologias Quânticas. Conta com mais de 110 artigos publicados, que já receberam mais de 2.000 citações. Além disso, orientou 15 teses de doutorado e 13 de mestrado ao longo de sua carreira acadêmica.
Formou-se em Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde também concluiu, em 1996, o mestrado em Física da Matéria Condensada. Em 2000, obteve o doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, entre 2004 e 2006, realizou seu pós-doutorado na University of California, Santa Barbara (UCSB). Atualmente, é professor titular da UFAL e concentra suas atividades acadêmicas e de pesquisa nos seguintes temas: momento angular da luz, aspectos quânticos e clássicos da luz e caracterização de materiais avançados.
Físico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói - RJ. Iniciou sua carreira de pesquisa na área teórica, estudando bandgaps fotônicos em metamateriais sob orientação da Profa. Andrea Latgé (IF-UFF). Posteriormente, seguiu para um Doutorado experimental com o Prof. Antonio Zelaquett Khoury (IF-UFF), onde investigou osciladores paramétricos ópticos bombeados com luz estruturada, com o objetivo de compreender a geração de luz comprimida em modos espaciais de alta ordem.
Após o Doutorado, realizou um pós-doutorado em Tampere, Finlândia, sob a supervisão do Prof. Robert Fickler. Durante esse período, implementou diversos experimentos utilizando luz estruturada para metrologia clássica e informação quântica. Notavelmente, obteve financiamento do Research Council of Finland para investigar a conversão quântica de frequências com modos spin-órbita, uma pesquisa com aplicações diretas em comunicação quântica.
Atualmente, é professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), onde está estabelecendo um novo laboratório dedicado ao desenvolvimento de hardware, incluindo fontes e detectores, para redes quânticas no Brasil. Além disso, trabalha na implementação da Quantum Network of São Paulo (QneSP), como parte da iniciativa FAPESP para o financiamento de Jovens Pesquisadores na área de tecnologias quânticas (QuTIa - FAPESP).
Doutor em Ciências com especialidade em Tecnologia Nuclear, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em diversas universidades privadas brasileiras, assim como, ao longo de quase vinte anos anos, pesquisador associado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, em São Paulo. É especialista teórico / experimental em áreas de fotônica e optoeletrônica, bem como em aplicações da luz laser em dispositivos e processos. Atual professor do Comando da Aeronáutica, desenvolve atividades de ensino e pesquisa no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e coordena a área de Tecnologias Quânticas no Centro de Competência de Guerra Eletrônica do ITA (CCGE-ITA).
O Dr. Vítor Gouvêa Andrezo Carneiro graduou-se em Engenharia de Comunicações, pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), em 2002. Durante esse período, obteve uma experiência internacional, fazendo um ano de graduação sanduíche pela Technische Universität Dresden, Alemanha, no ano de 2000. Tornou-se mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, em 2007, com ênfase em Nanoeletrônica. Seu doutorado em Engenharia de Defesa foi obtido em 2013, pelo IME, com ênfase em Sistemas de Comunicações Ópticas. Além disso, em 2021, realizou um pós-doutorado no Departamento de Informática da PUC-Rio, trabalhando com os aspectos de propagação em redes ad-hoc formadas por drones. Mais recentemente (2024), realizou o Curso Superior de Segurança e Defesa Cibernética, da Escola Superior de Guerra (ESG). Como militar, ocupa o posto de tenente-coronel do Exército Brasileiro, sendo professor do IME há mais de 10 anos. Tem vasta experiência na área de Sistemas de Telecomunicações, atuando nos seguintes temas: Comunicações Ópticas, especialmente Optical Wireless Communications (OWC), Redes Ad-Hoc e a Modelagem de seus Canais, Antenas, Propagação de Ondas Eletromagnéticas e Nanoeletrônica. Atualmente, vem realizando pesquisas na área de Comunicações Quânticas, sendo pesquisador da Rede Rio Quântica e gerente da Rede Hermes Quântica, projetos que visam a instalação de uma rede metropolitana de comunicação quântica no Rio de Janeiro, com possibilidade de expansão nacional.
Professor Associado na Unicamp; "Topical Editor" do "Journal of the Optical Society of America B" nas áreas de Óptica Quântica e Informação Quântica; Temas de pesquisa (teoria): Óptica Quântica; Eletrodinâmica Quântica de Cavidades; Geração e caracterização de luz não-clássica; Íons aprisionados; Sistemas Quânticos Abertos; Criptografia Quântica; Sensoriamento Quântico
Waldemir é diretor em inovação e tecnologias emergentes na Microsoft Brasil, suportando discussões sobre transformação digital e inovação com clientes corporativos Microsoft. Tem atuado em projetos sobre Industrial IoT, Artificial Intelligence, IA generativa, Responsible AI, Cloud Solutions e Quantum Computing. Com mais de 25 anos de experiência em TI, tem participado dos principais fóruns de tecnologia no Brasil e no exterior. Waldemir é Engenheiro de Computação e Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Atualmente é PhD candidato pela Universidade de São Paulo, com pesquisa em algoritmos quânticos e computação quântica distribuída. É membro do IEEE Quantum Community e Microsoft Azure Quantum Ambassador no Brasil
Possui doutorado em Física pelo Max Planck Institute for the Science of Light (2012). Atualmente é professora adjunta no departamento de Física da UFPE. Desde 2022 é coordenadora do setorial de Extensão e Inovação do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE. Foi membra da comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão, da comissão de Ética, e atualemente é secretária geral da Sociedade Brasileira de Física. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Óptica Quântica e Informação Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação quântica a longa distância, repetidores quânticos, correção quântica de erro, e dinâmica de sistemas quânticos abertos.