II Congresso Nacional de Linguística Aplicada (CONALA) e I Congresso Internacional de Linguagem, Literatura e Discurso (CILLID)

Faça sua inscrição
De 9 a 11 de dezembro Todos os dias das 09h00 às 18h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-graduação em Letras (PGLetras) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem a honra de anunciar a realização do I Congresso Internacional de Linguagem, Literatura e Discurso (CILLID), em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPELA/CNPq) que promove o II Congresso Nacional de Linguística Aplicada (CONALA), que ocorrerão nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2024, em São Luís, na Cidade Universitária Dom Delgado - Bacanga, no Centro de Ciências Humanas as instalações da UFMA.

EXPEDIENTE

Editores: Dr. Alex Alves Egido (UFMA), Dra. Mônica Carneiro (UFMA) e Dra. Naiara Araujo (UFMA).

O caderno de resumos do evento passará a ter periodicidade bianual, assim como a realização do evento.

Logradouro: Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís - MA, 65080-805

Download do caderno de resumos da 2a edição

PROGRAMAÇÃO COMPLETA, ENSALAMENTO, CADERNO DE RESUMOS DISPONÍVEIS AQUI

Links para assistir à transmissão das atividades presenciais de cada manhã:

09/12/2024: https://www.youtube.com/watch?v=Km4Lpg6I2yQ

10/12/2024: https://www.youtube.com/watch?v=aTgLkk8vDnQ

11/12/2024: https://www.youtube.com/watch?v=9ghwBPdE5kQ

O Programa de Pós-graduação em Letras (PGLetras) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem a honra de anunciar a realização do I Congresso Internacional de Linguagem, Literatura e Discurso (CILLID), em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPELA/CNPq) que promove o II Congresso Nacional de Linguística Aplicada (CONALA), que ocorrerão nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2024, em São Luís, na Cidade Universitária Dom Delgado - Bacanga, no Centro de Ciências Humanas as instalações da UFMA.

O CILIDI surge com tem como o objetivo de promover um espaço de discussão e intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área de Letras e afins. Este Esse evento internacional visa a reunir estudos e debates que abordem temas relevantes e inovadores no campo da linguagem, literatura e discurso, fomentando o avanço científico e o enriquecimento acadêmico. Para alcançar esses propósitos e públicos, ele une-se ao II CONALA, somando forças por uma área de Linguagens cada vez mais atuante. Assim, o I CILLID e o II CONALA têm como principais objetivos:

- Facilitar a apresentação e discussão de pesquisas atuais, promovendo a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de diversas partes do mundo.;

- Proporcionar um ambiente propício para a troca de ideias, metodologias e experiências entre pesquisadores, fortalecendo redes de colaboração e parcerias internacionais;

- Estimular o desenvolvimento de novas perspectivas teóricas e práticas nas áreas de linguagem, literatura e discurso, contribuindo para o enriquecimento do campo de estudos.;

- Incentivar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, promovendo a formação de novos pesquisadores e a integração destes no cenário acadêmico.

O I CILLID e o II CONALA representam uma oportunidade única para a comunidade acadêmica de São Luís, do estado do Maranhão e de todo o Brasil de interagir com especialistas renomados, compartilhar suas pesquisas e se atualizar sobre as tendências e desafios contemporâneos nas áreas de linguagem, literatura e discurso. Além disso, os congressos contribuirão significativamente para a consolidação da UFMA como um centro de excelência em pesquisa e ensino, reforçando seu papel no cenário acadêmico internacional.

Convidamos todos os interessados a submeterem seus trabalhos e a participarem deste evento que promete ser um marco na história acadêmica da UFMA. Contamos com a presença de todos para fazer do I Congresso Internacional de Linguagem, Literatura e Discurso (CILLID) e do II Congresso Nacional de Linguística Aplicada (CONALA) uma experiência de sucesso.

  1. DOS VALORES

Os valores e prazos estão disponíveis abaixo e no edital do evento, também disponível no final deste texto de apresentação.

* Findado cada prazo o sistema fecha, não sendo mais possível abrir a inscrição neste valor.

** No valor estipulado no presente Edital, não está incluída a taxa de serviço do site Doity (ou seja, cerca de 10%).

  1. A participação na condição de ouvinte nas conferências do evento será gratuita, porém não ensejará o direito ao certificado. A programação e modo de acesso serão divulgados no site e redes sociais dos eventos. Portanto, não há necessidade de realizar inscrição no evento.

  2. As inscrições para as modalidades “Ouvinte do CONALA/CILLID”, com direito a certificado, poderão ser realizadas no site do evento pelo valor único de R$ 20 (vinte) reais.

  3. O(s) coordenador(es) de simpósio (aberto ou fechado) aprovado pela comissão organizadora estará(ão) isento(s) do pagamento da taxa de inscrição e receberá(ão) o(s) certificado(s) respectivo(s) ao final do evento. Todavia, caso este(s) deseje(m) apresentar um trabalho em tipo de trabalho, deverá ser realizada a inscrição correspondente.

  4. O pagamento deverá ser realizado no site: https://doity.com.br/ii-congresso-nacional-de-linguistica-aplicada-conala-e-i-congresso-internacional-de-linguagem-litera , podendo ser efetuado através de boleto bancário, cartões de crédito ou PIX.

  5. Em caso de dúvidas ou problemas na realização do pagamento, favor entrar em contato conosco através do e-mail: cillid@ufma.br

2. PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os prazos de submissão de trabalhos estão disponíveis abaixo e no edital do evento, também disponível no final deste texto de apresentação.

  1. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

    1. As submissões de trabalhos (envio das propostas de simpósios fechados e dos resumos de comunicações orais) deverão ser realizadas no site: https://doity.com.br/ii-congresso-nacional-de-linguistica-aplicada-conala-e-i-congresso-internacional-de-linguagem-litera . Contudo, orienta-se que a inscrição (cadastramento do participante) e o pagamento só deverão ser efetuados após o recebimento da carta de aceite.

    2. Os autores dos trabalhos aprovados receberão o aceite em até 7 (sete) dias ÚTEIS da sua submissão, via e-mail. Todavia, excepcionalmente, podem ocorrer atrasos em razão de caso fortuito ou força maior.

    3. Somente serão admitidos até 2 (dois) trabalhos por proponente, independente da categoria escolhida. Se forem aceitos 2 (dois) trabalhos, deverão ser efetuados 2 (dois) pagamentos, de acordo com a titulação do inscrito. Cada resumo deverá ter entre 150 a 200 palavras. Cada trabalho deverá ter entre três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;). Para conferir as regras completas, ver Anexo III no fim do edital.

    4. Os grupos de trabalhos/simpósios fechados deverão contar com no mínimo de 5 (cinco) e no máximo de 10 (dez) comunicações. Os resumos de todos os membros deverão ser enviados em conjunto pelo(a) coordenador(a) do respectivo grupo, conforme os parâmetros descritos no item 5.3.

    5. Professores, pesquisadores e estudantes interessados na temática do evento poderão submeter seus trabalhos com assuntos correlatos a um dos “Eixos Temáticos” dispostos no item 6 do presente Edital, para apresentá-los em sessões de:

Comunicação oral: Apresentação individual ou em dupla de trabalhos que discutam fenômenos ou problemas relacionados às temáticas que dão título ao presente evento; em caso de dupla os dois membros deverão comparecer ä sessão, para obtenção do certificado de apresentação;

Estudantes de graduação somente poderão apresentar comunicação oral se tiverem a supervisão de um orientador, cuja titulação mínima deverá ser de doutor.

Tempo de apresentação: entre 10 a 15 minutos.

  1. Grupo de Trabalho/ Simpósio fechado: Consistem em conjuntos de pesquisadores que se propõem a trabalhar determinado eixo temático em caráter contínuo.

Nessa modalidade, os resumos das apresentações de todos os membros deverão ser enviados em conjunto pelo(a) coordenador(a) do respectivo grupo. Não é necessário elaborar um resumo sobre o GT, apenas indicar o título. O Sistema possibilita anexar a proposta em formato .doc ou .docx, porém não será aceito o formato PDF.

O GT deverá ser proposto e coordenado por professores(as) portadores(as) do título de mestre/mestra ou doutor/doutora. Serão aceitos até 2 coordenadores(a) por GT e os(as) mesmos(as) poderão se apresentar no simpósio que coordenarem.

Atenção: O/A coordenador/a será isento/a do pagamento da taxa de inscrição, porém essa gratuidade não se aplica aos demais membros do GT.

Procedimento: Após a realização da “submissão” (envio dos resumos do GT pelo/a coordenador/a) e do recebimento da carta de aceite, é necessário que todos os membros do grupo realizem suas “inscrições” de forma individual. Após cada componente do GT finalizar o processo de preenchimento dos dados e pagamento na aba Inscrições (disponível no site), sua participação no evento estará efetivamente confirmada.

Tempo de apresentação: entre 10 a 15 minutos por membro.

EIXOS TEMÁTICOS

LITERATURA

  1. Estudos de Teoria e Crítica Literária

  2. Estudos de Literatura Comparada e das vertentes contemporâneas

  3. Estudos de literatura e suas interfaces diversas

  4. Estudos de literatura com focos específicos

ANÁLISE DO DISCURSO

5. Estudos de Análise do Discurso: bases teórico-metodológicas

6. Estudos de Análise do Discurso: vertentes e aplicações diversas

7. Estudos da Análise do Discurso: diferentes tendências contemporâneas

8. Estudos das Práticas Discursivas

ANÁLISE E DESCRIÇÃO LINGUÍSTICA

9. Estudos da Sociolinguística, do Léxico e da Terminologia: suas bases teórico-metodológicas e aplicações

10. Estudos linguísticos em diferentes contextos teórico-metodológicos

11. Estudos analítico-descritivos de Línguas Naturais e Libras

12. Estudos Contemporâneos da Linguagem e da Língua e seus principais enforques

LINGUÍSTICA APLICADA

13. Estudos da Língua(gem), gênero e diversidade

14. Estudos de Linguística Aplicada (Crítica)

15. Estudos do Ensino, Aprendizagem, Avaliação e Aquisição de Línguas

16. Estudos de Tradução e Criação Audiovisual

Edital completo disponível aqui

Modelo de submissão de simpósio fechado disponível aqui

Programação

09h00 Mesa de abertura e conferência de abertura Abertura
Local: Auditório CCH-UFMA (Campus Dom Delgado)

Título da conferência de abertura: Formação de professores de línguas: dilemas e perspectivas no contexto das TDIC e IA

Dra. Josimayre Novelli (UEM)

Mediador: Dr. Kleber Aparecido da Silva (UnB)

11h00 Mesa-redonda 1 - Título: Português como língua de herança na diáspora Mesa-redonda
Local: Auditório CCH-UFMA (Campus Dom Delgado) e no canal do YouTube do PGLetras-UFMA

Mesa-redonda 1 - Título: Português como língua de herança na diáspora

Dra. Sônia Maria Correa Pereira Mugschl (UFMA)

Me. Mag. Julliane de Oliveira (Education Department of the State of Tirol, Austria)

Dra. Juliane Costa Wätzold (Universidade de Colónia, Alemanha)

Dra. Sílvia Melo-Pfeifer (Universidade de Hamburgo, Alemanha)

Mediador: Dr. Alex Alves Egido (UFMA)

14h00 Seções de comunicações orais e simpósios fechados Apresentação de Trabalhos
Local: Google Meet

Seções de comunicações orais e simpósios fechados

08h30 Seções de comunicações orais e de simpósios fechados Apresentação de Trabalhos
Local: Salas de aula do CCH-UFMA (campus Dom Delgado)

Seções de comunicações orais e simpósios fechados

09h45 Mesa-redonda 2: As ciências do léxico e suas interfaces Mesa-redonda
Local: Auditório CCH-UFMA (Campus Dom Delgado) e no canal do YouTube do PGLetras-UFMA

Mesa-redonda 2: As ciências do léxico e suas interfaces

Dra. Georgiana Márcia Oliveira Santos (UFMA)

Dr. José de Ribamar Mendes Bezerra (UFMA)

Dra. Luciana Pissolato de Oliveira Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile)

Mediadora: Dra. Theciana Silva Silveira (UFMA)

11h30 Mesa-redonda 3: Discurso, memória e culturas Mesa-redonda
Local:

Mesa-redonda 3: Discurso, memória e culturas

Dra. Ilza Cutrim (UFMA)

Dra. Glória França (UFMA)

Dra. Yosra Ghliss (Université Jules Verne Picardie)

Mediadora: Dra. Monica Cruz (UFMA)

14h00 Seções de comunicação oral e simpósio fechado Apresentação de Trabalhos
Local: Google meet

Seções de comunicação oral e simpósio fechado

09h30 Mesa-redonda 4: Espaços literários e territórios críticos nas literaturas de língua portuguesa Mesa-redonda
Local: Auditório CCH-UFMA (Campus Dom Delgado) e no canal do YouTube do PGLetras-UFMA

Mesa-redonda 4: Espaços literários e territórios críticos nas literaturas de língua portuguesa

Dra. Cláudia Moraes (UFMA)

Dra. Renata Ribeiro Lima (IFMA)

Dra. Márcia Manir Miguel Feitosa (UFMA)

Mediadora: Dra. Maria Aracy Bonfim Serra Pinto (UFMA)

10h30 Conferência de encerramento: Literatura cubana Conferência
Local: Auditório CCH-UFMA (Campus Dom Delgado) e no canal do YouTube do PGLetras-UFMA

Conferência de encerramento: Beyond Socialism or The Revolution will not be Sacralized: Memory, Maroonage, and Animism in the Poetics of Jesus Cos Causse

Dr. Jerome Branche (University of Pittsburgh)

14h00 Seção de comunicações orais e simpósios fechados Apresentação de Trabalhos
Local: Salas de aula do CCH-UFMA (campus Dom Delgado)

Seção de comunicações orais e simpósios fechados

Carregando área de inscrição

Local

Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 65080-805, Avenida dos Portugueses, Vila Bacanga, São Luís, Maranhão
Ver no mapa

Organizador

II CONALA I CILLID

Programa de Pós-graduação em Letras (PGLetras) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPELA)