II Encontro Nacional de Linguística Aplicada

II Encontro Nacional de Linguística Aplicada

TransFormAções pela Vida

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De 9 a 12 de outubro Todos os dias das 09h00 às 19h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

A Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL), por meio do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq) realizará, entre os dias 27 e 29 de setembro (modalidade presencial) e 09 e 12 de outubro (modalidade remota), o II Encontro Nacional em Linguística Aplicada (Enala). Nesta segunda edição, o Enala terá, como eixo orientador, o tema TransFormAções pela Vida e proporcionará reflexões sobre os impactos das linguagens nas mais diferentes práticas sociais da contemporaneidade.

O Enala é um evento idealizado com o objetivo de ampliar, para âmbito nacional, as ações desenvolvidas no escopo do GEDEALL, que, anualmente, promove diversas ações de ensino, pesquisa e extensão no campo da Linguística Aplicada (LA). Nesse sentido, busca fomentar debates e interações com uma comunidade mais ampla de pesquisadoras/es do campo da LA e áreas afins, trazendo o Brasil para dialogar com os estudos que são realizados em Alagoas e no Nordeste Brasileiro.

Na primeira edição do evento, realizado em 2019, o Enala ocupou Maceió e contou com a participação de cerca de seiscentas/os pesquisadoras/es de mais de 22 instituições de doze estados do Brasil e de outros países. Para este ano, estamos ampliando nossos espaços de discussão, possibilitando a participação de forma presencial e/ou remota, em uma programação que contempla palestras, mesas redondas, simpósios temáticos, sessões de comunicações orais, apresentações de pôsteres e minicursos.


Venha fazer parte do II ENALA com a gente!

Palestrantes

  • Isabel Muniz Lima
  • Doris Cristina Vicente da Silva Matos

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Credenciamento
Local: Hall da Faculdade de Letras

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08h30 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Apresentação Cultural
Local: Auditório da FEAC

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09h00 - Doris Cristina Vicente da Silva Matos Linguística aplicada e implicada em provocar mudanças: línguas em transgressão Abertura
Local: Auditório da FEAC

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10h00 Linguística aplicada e implicada em provocar mudanças: línguas em transgressão Abertura
Local: Auditório da FEAC

Palestra ministrada pela Profa. Dra. Doris Matos (UFS)

12h00 Intervalo Almoço
Local:

Intervalo para almoço

13h30 Sessão de pôsteres Apresentação Pôster
Local: Hall do Letras-Libras

Apresentação de pôsteres

16h15 Intervalo Intervalo
Local:

Intervalo

17h00 Estudos discursivos dialógicos na Linguística Aplicada Mesa-redonda
Local: Auditório da FEAC

Mesa redonda com participação de Rita Diniz Zozzoli (UFAL), Beth Brait (PUC-SP), Adail Sobral (FURG)
Mediador: Paulo Rogério Stella (UFAL)

19h15 Inclusão, Cultura Surda e Introdução à Libras na Educação Minicurso
Local:

O minicurso se propõe a apresentar conhecimentos acerca da Inclusão e da Cultura Surda, com a distinção entre exclusão, segregação, integração e inclusão, além da compreensão de quem seria a/o discente com deficiência, quais terminologias utilizadas, as compreensões acerca da pessoa com deficiência auditiva e do surdo, a legislação atual, além da cultura, comunidade e identidades surdas, perpassando pela história da educação de surdos no Brasil. Nos que diz respeito aos conhecimentos acerca da Libras, serão apresentados os “mitos” ou enviesamentos ainda existentes, como os que dizem respeito à origem da Libras, à sua natureza e à sua legislação. Passado esse momento, serão apresentados dicionários de Libras e a introdução à sinalização, iniciada com o alfabeto manual, sinais da comunidade surda, saudações/cumprimentos, sinalização facilitadora de interação, sinalização no contexto educacional, entre outros.

19h15 Ensino de Gramática Normativa na Contemporaneidade: desafios e perspectivas Minicurso
Local:

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19h15 Discurso, Gênero e Sexualidade Minicurso
Local:

-

19h15 - Isabel Muniz Lima Práticas Textuais e Ensino Minicurso
Local:

Este minicurso tem por objetivo refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa, como língua materna, nos níveis fundamental e médio tomando como perspectiva teórica a Linguística Textual brasileira. Para tanto, primeiramente, será apresentada a relevância de o professor ter clarividência acerca da sua concepção de linguagem no ensino. Em seguida, discutiremos, de maneira breve, a contextualização teórica sobre o conceito de texto para a Linguística Textual e de como essa teoria dialoga com os preceitos do documento que norteia a nossa educação básica atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste minicurso também serão realizadas análises de atividades que se alinham às orientações da BNCC, nas diferentes modalidades (leitura, produção textual e análise linguística/semiótica), bem como nos diferentes campos de atuação e modos de interação, levando em consideração algumas categorias investigadas pela Linguística Textual, como coesão, coerência, referenciação, intertextualidade, sequências textuais, gênero e interação, como também de que maneira essas categorias estão presentes em habilidades da BNCC. Ainda, discutiremos com os/as cursistas aspectos fundamentais para a elaboração de atividades para a sala de aula, levando em consideração o contexto de atuação do público-alvo. Por fim, será proposto aos cursistas elaboração de atividades à luz da Linguística Textual ancoradas nas orientações para as séries do ensino fundamental e médio.

19h15 Leitura e escrita em ambientes de privação de liberdade Minicurso
Local:

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19h15 Escrita criativa: uma abordagem para o ensino-aprendizagem de línguas e literaturas Minicurso
Local:

Neste minicurso, abordaremos princípios que podem caracterizar a Escrita Criativa como uma abordagem para o ensino-aprendizagem de línguas e literaturas. Para isto, o minicurso será dividido em dois momentos: no primeiro dia, apresentarei aspectos teóricos e metodológicos para caracterização do campo da Escrita Criativa e de sua aplicabilidade em contextos de ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, bem como relatos de experiência que envolvem essa disciplina no contexto das licenciaturas em Letras da UFAL. Já no segundo dia, realizaremos uma atividade prática com o objetivo de promover aos e às participantes uma experiência baseada nos princípios apresentados.

19h15 Práticas decoloniais e ensino-aprendizagem de línguas: o sentir, o pensar e o fazer uma educação outra Minicurso
Local:

-

08h30 Sessão de comunicações orais Apresentação de Trabalhos
Local: Salas de aula BSA1

Apresentações de trabalho

10h30 Introdução à Análise Dialógica do Discurso Minicurso
Local:

Neste minicurso, o objetivo é identificar as condições intelectuais para construção de um dispositivo de análise do discurso da perspectiva dialógica de linguagem. Para tanto, organiza-se pelo seguinte conteúdo programático: (i) condições intelectuais dos estudiosos do chamado Círculo Bakhtin-Medviédev-Volóchinov (BMV); (ii) dialogismo como fenômeno verboideológico e como objeto de estudo; (iii) princípios teóricos fundamentais; (iv) balizas metodológicas. Serão destacados os textos considerados fundadores do pensamento dialógico bem como sua recepção ocidental, de maneira geral, e brasileira, em particular, para descrição do percurso histórico-social desse saber. Serão destacados, também, os principais desafios da abordagem dialógica, como: gradualidade dos processos de categorização, não mecanicismo dos fenômenos culturais e simultaneidade das diferenças. Ao final do minicurso, espera-se que os participantes sejam capazes de: (a) reconhecer bibliografia pertinente para aprofundamento das questões em torno do pensamento dialógico, (b) identificar as condições intelectuais para construção de um objeto de estudo em dialogismo, (c) proceder a análises preliminares com os devidos fundamentos teórico-metodológicos.

10h30 Análise discursiva de dados em Linguística Aplicada Minicurso
Local:

Este minicurso propõe refletir, numa perspectiva teórico-prática, acerca das possibilidades de análise discursiva de dados na área transdisciplinar e multidimensional da Linguística Aplicada. Além de explanar as teorias de análise de discursos mais comuns, serão abordados os dados mais frequentes em pesquisas da área e como é possível desenvolver triangulações com vistas ao tratamento aprofundado do objeto de pesquisa. Diante disso, o fio norteador dessas discussões é a necessidade de formação para estudantes que possam contribuir significativamente com as práticas sociais por meio de pesquisas situadas, plurais e engajadas.

10h30 O uso de jogos e dinâmicas estimuladoras de inteligências no desenvolvimento de aprendizagens Minicurso
Local:

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10h30 - Glenda Cristina Valim de Melo A sala de aula de línguas: elaborando uma sequência sobre linguagem, raça e interseccionalidades Minicurso
Local:

Este minicurso visa a tratar da relação raça, linguagem e interseccionalidade no material didático de línguas. Ele se propõe a elaborar em conjunto materiais para serem aplicados em sala de aula de línguas que foquem no entrelaçar das categorias aqui em discussão. Raça, aqui, é entendida como uma invenção europeia, como mostra Mbembe (2014), que hierarquiza as pessoas por cor, prevalecendo os valores da raça branca. Nesta relação de poder, as vidas das pessoas negras, indígenas e nipônicas valem menos. A linguagem, neste contexto é aquela que materializa tais escalas raciais. Nela, também, podemos propor outras narrativas raciais para a situação brasileira.

10h30 Estudos bakhtinianos e análise discursiva: O ideário feminino em sermões neopentecostais Minicurso
Local:

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10h30 O ensino de Língua Portuguesa para Surdos Minicurso
Local:

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10h30 Avaliação da escrita na escola Básica Minicurso
Local:

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10h30 Aspectos linguísticos e sociocognitivos do envelhecimento normal e patológico Minicurso
Local:

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10h30 Leitura para estudo: ler para conhecer, ler para aprender Minicurso
Local:

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10h30 Ler para estudo – Ler para conhecer – Ler para aprender Minicurso
Local:

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10h30 Linguagem inclusiva de gênero na sala de aula Minicurso
Local:

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10h30 Ativismos linguísticos trans e não-bináries: ideologias linguísticas sobre a linguagem neutra Minicurso
Local:

O curso tem como objetivo oferecer uma introdução aos marcos teórico-conceituais que têm embasado a pesquisa sobre os ativismos linguísticos trans e não-bináries, naqueles fenômenos socialmente conhecidos como “linguagem neutra”, “linguagem inclusiva” ou “linguagem não-binária”, a partir das perspectivas da Linguística Aplicada, da Linguística Feminista e da Linguística Queer/Cuir. Servirão também de aporte para as discussões dados gerados em um programa de pesquisa multidisciplinar que investiga ideologias linguísticas mobilizadas em discursos públicos sobre esses ativismos, em âmbito jurídico, político e midiático. Além da popularização de perspectivas feministas e queer/cuir sobre língua, gramática e políticas linguísticas, o curso almeja visibilizar como normatividades de gênero e de sexualidade estão socioculturalmente articuladas a normatividades linguísticas. Isso porque tais articulações interferem nas (im)possibilidades de determinadas mudanças sociais, fundamentais para a produção de uma cidadania linguística cada vez mais abrangente. Serão temas abordados no decorrer do curso: concepções de língua, gênero e sociedade na produção e na análise de identidades linguísticas; ideologias e políticas linguísticas; descrição e prescrição em perspectiva crítica; a doutrina do masculino genérico e o sexismo linguístico; ativismos linguísticos feministas; reformas linguísticas trans e não-bináries.

10h30 A leitura em voz alta na formação continuada de professores: algumas estratégias pedagógicas Minicurso
Local:

Neste minicurso, apresentamos e discutimos ações de Formação Continuada de professores de Língua Portuguesa por meio de oficinas pedagógicas (Paviani; Fontana, 2009) – referentes a atividades leitoras em sala de aula. Para isso, nos propomos a incrementar a prática da leitura em voz alta (Jean, 1999, Lerner, 2002) e a sua relação com a performance leitora (Zumthor, 2018), considerando, enquanto estratégias pedagógicas, o conceito da Dupla Conceitualização (Lerner, 2002) e a prática do Círculo de Leitura (Cosson, 2014, 2021). Nessa perspectiva, nos propomos a refletir sobre a importância da leitura em voz alta a sala de aula, cuja prática vem sendo negligenciada, mas que precisa ser valorizada como forma de não só estimular a compreensão e reflexão de textos significativos, mas também o de despertar o chamado prazer do texto e a performance leitora. Consequentemente, o objetivo deste minicurso consiste em promover uma reflexão sobre a prática da leitura em voz alta no ensino, tendo o professor como agente mediador e motivador desse processo. Em vista disso, discutiremos alguns conceitos básicos dos temas abordados e seus impactos para a prática da leitura na sala de aula. Em seguida, pontuaremos algumas discussões e sua relevância para a mudança de percepção e da visão dos professores sobre a importância da leitura em voz alta nas aulas de Língua Portuguesa. E, ao final, orientaremos uma Proposta de Planejamento de atividades com círculos de leitura envolvendo a leitura expressiva e a performance leitora com o intuito de que essa atividade possa ser replicada em sala de aula em ações efetivas para formação inicial e continuada de professores da educação básica e até mesmo do ensino universitário.

12h30 Intervalo Almoço
Local:

Intervalo para almoço

13h30 Sessão de pôsteres Apresentação Pôster
Local: Hall do Letras-Libras

Apresentação de pôsteres

14h30 Simpósios temáticos Simpósio Temático
Local: Salas do BSA1

Apresentações em simpósios temáticos

16h15 Intervalo Intervalo
Local:

Intervalo

17h00 - Glenda Cristina Valim de Melo Linguística Aplicada e Interseccionalidade Mesa-redonda
Local: Auditório da FEAC

Mesa redonda com participação de Glenda Cristina Valim de Melo (UFRJ), Ismar Inácio dos Santos Filho (UFAL), Fábia Fulni-ô (UFAL),
Joseane dos Santos do Espírito Santo (UFRR).

19h00 Intervalo Intervalo
Local:

Intervalo

19h00 Intervalo Intervalo
Local:

Intervalo

19h15 Inclusão, Cultura Surda e Introdução à Libras na Educação Minicurso
Local:

O minicurso se propõe a apresentar conhecimentos acerca da Inclusão e da Cultura Surda, com a distinção entre exclusão, segregação, integração e inclusão, além da compreensão de quem seria a/o discente com deficiência, quais terminologias utilizadas, as compreensões acerca da pessoa com deficiência auditiva e do surdo, a legislação atual, além da cultura, comunidade e identidades surdas, perpassando pela história da educação de surdos no Brasil. Nos que diz respeito aos conhecimentos acerca da Libras, serão apresentados os “mitos” ou enviesamentos ainda existentes, como os que dizem respeito à origem da Libras, à sua natureza e à sua legislação. Passado esse momento, serão apresentados dicionários de Libras e a introdução à sinalização, iniciada com o alfabeto manual, sinais da comunidade surda, saudações/cumprimentos, sinalização facilitadora de interação, sinalização no contexto educacional, entre outros.

19h15 Ensino de Gramática Normativa na Contemporaneidade: desafios e perspectivas Minicurso
Local:

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19h15 Discurso, Gênero e Sexualidade Minicurso
Local:

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19h15 - Isabel Muniz Lima Práticas Textuais e Ensino Minicurso
Local:

Este minicurso tem por objetivo refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa, como língua materna, nos níveis fundamental e médio tomando como perspectiva teórica a Linguística Textual brasileira. Para tanto, primeiramente, será apresentada a relevância de o professor ter clarividência acerca da sua concepção de linguagem no ensino. Em seguida, discutiremos, de maneira breve, a contextualização teórica sobre o conceito de texto para a Linguística Textual e de como essa teoria dialoga com os preceitos do documento que norteia a nossa educação básica atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste minicurso também serão realizadas análises de atividades que se alinham às orientações da BNCC, nas diferentes modalidades (leitura, produção textual e análise linguística/semiótica), bem como nos diferentes campos de atuação e modos de interação, levando em consideração algumas categorias investigadas pela Linguística Textual, como coesão, coerência, referenciação, intertextualidade, sequências textuais, gênero e interação, como também de que maneira essas categorias estão presentes em habilidades da BNCC. Ainda, discutiremos com os/as cursistas aspectos fundamentais para a elaboração de atividades para a sala de aula, levando em consideração o contexto de atuação do público-alvo. Por fim, será proposto aos cursistas elaboração de atividades à luz da Linguística Textual ancoradas nas orientações para as séries do ensino fundamental e médio.

19h15 Leitura e escrita em ambientes de privação de liberdade Minicurso
Local:

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19h15 Escrita criativa: uma abordagem para o ensino-aprendizagem de línguas e literaturas Minicurso
Local:

Neste minicurso, abordaremos princípios que podem caracterizar a Escrita Criativa como uma abordagem para o ensino-aprendizagem de línguas e literaturas. Para isto, o minicurso será dividido em dois momentos: no primeiro dia, apresentarei aspectos teóricos e metodológicos para caracterização do campo da Escrita Criativa e de sua aplicabilidade em contextos de ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, bem como relatos de experiência que envolvem essa disciplina no contexto das licenciaturas em Letras da UFAL. Já no segundo dia, realizaremos uma atividade prática com o objetivo de promover aos e às participantes uma experiência baseada nos princípios apresentados.

19h15 Práticas decoloniais e ensino-aprendizagem de línguas: o sentir, o pensar e o fazer uma educação outra Minicurso
Local:

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08h30 Sessão de comunicações orais Apresentação de Trabalhos
Local: Salas de aula BSA1

Apresentações de trabalho

10h30 Introdução à Análise Dialógica do Discurso Minicurso
Local:

Neste minicurso, o objetivo é identificar as condições intelectuais para construção de um dispositivo de análise do discurso da perspectiva dialógica de linguagem. Para tanto, organiza-se pelo seguinte conteúdo programático: (i) condições intelectuais dos estudiosos do chamado Círculo Bakhtin-Medviédev-Volóchinov (BMV); (ii) dialogismo como fenômeno verboideológico e como objeto de estudo; (iii) princípios teóricos fundamentais; (iv) balizas metodológicas. Serão destacados os textos considerados fundadores do pensamento dialógico bem como sua recepção ocidental, de maneira geral, e brasileira, em particular, para descrição do percurso histórico-social desse saber. Serão destacados, também, os principais desafios da abordagem dialógica, como: gradualidade dos processos de categorização, não mecanicismo dos fenômenos culturais e simultaneidade das diferenças. Ao final do minicurso, espera-se que os participantes sejam capazes de: (a) reconhecer bibliografia pertinente para aprofundamento das questões em torno do pensamento dialógico, (b) identificar as condições intelectuais para construção de um objeto de estudo em dialogismo, (c) proceder a análises preliminares com os devidos fundamentos teórico-metodológicos.

10h30 Análise discursiva de dados em Linguística Aplicada Minicurso
Local:

Este minicurso propõe refletir, numa perspectiva teórico-prática, acerca das possibilidades de análise discursiva de dados na área transdisciplinar e multidimensional da Linguística Aplicada. Além de explanar as teorias de análise de discursos mais comuns, serão abordados os dados mais frequentes em pesquisas da área e como é possível desenvolver triangulações com vistas ao tratamento aprofundado do objeto de pesquisa. Diante disso, o fio norteador dessas discussões é a necessidade de formação para estudantes que possam contribuir significativamente com as práticas sociais por meio de pesquisas situadas, plurais e engajadas.

10h30 O uso de jogos e dinâmicas estimuladoras de inteligências no desenvolvimento de aprendizagens Minicurso
Local:

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10h30 - Glenda Cristina Valim de Melo A sala de aula de línguas: elaborando uma sequência sobre linguagem, raça e interseccionalidades Minicurso
Local:

Este minicurso visa a tratar da relação raça, linguagem e interseccionalidade no material didático de línguas. Ele se propõe a elaborar em conjunto materiais para serem aplicados em sala de aula de línguas que foquem no entrelaçar das categorias aqui em discussão. Raça, aqui, é entendida como uma invenção europeia, como mostra Mbembe (2014), que hierarquiza as pessoas por cor, prevalecendo os valores da raça branca. Nesta relação de poder, as vidas das pessoas negras, indígenas e nipônicas valem menos. A linguagem, neste contexto é aquela que materializa tais escalas raciais. Nela, também, podemos propor outras narrativas raciais para a situação brasileira.

10h30 Estudos bakhtinianos e análise discursiva: O ideário feminino em sermões neopentecostais Minicurso
Local:

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10h30 O ensino de Língua Portuguesa para Surdos Minicurso
Local:

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10h30 Avaliação da escrita na escola Básica Minicurso
Local:

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10h30 Ensino/Aprendizagem de Línguas Adicionais: Algumas Reflexões sobre Erro e Correção Minicurso
Local:

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10h30 Ensino/Aprendizagem de Línguas Adicionais: Algumas Reflexões sobre Erro e Correção Minicurso
Local:

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10h30 Aspectos linguísticos e sociocognitivos do envelhecimento normal e patológico Minicurso
Local:

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10h30 Leitura para estudo: ler para conhecer, ler para aprender Minicurso
Local:

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10h30 Ler para estudo – Ler para conhecer – Ler para aprender Minicurso
Local:

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10h30 Linguagem inclusiva de gênero na sala de aula Minicurso
Local:

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10h30 Ativismos linguísticos trans e não-bináries: ideologias linguísticas sobre a linguagem neutra Minicurso
Local:

O curso tem como objetivo oferecer uma introdução aos marcos teórico-conceituais que têm embasado a pesquisa sobre os ativismos linguísticos trans e não-bináries, naqueles fenômenos socialmente conhecidos como “linguagem neutra”, “linguagem inclusiva” ou “linguagem não-binária”, a partir das perspectivas da Linguística Aplicada, da Linguística Feminista e da Linguística Queer/Cuir. Servirão também de aporte para as discussões dados gerados em um programa de pesquisa multidisciplinar que investiga ideologias linguísticas mobilizadas em discursos públicos sobre esses ativismos, em âmbito jurídico, político e midiático. Além da popularização de perspectivas feministas e queer/cuir sobre língua, gramática e políticas linguísticas, o curso almeja visibilizar como normatividades de gênero e de sexualidade estão socioculturalmente articuladas a normatividades linguísticas. Isso porque tais articulações interferem nas (im)possibilidades de determinadas mudanças sociais, fundamentais para a produção de uma cidadania linguística cada vez mais abrangente. Serão temas abordados no decorrer do curso: concepções de língua, gênero e sociedade na produção e na análise de identidades linguísticas; ideologias e políticas linguísticas; descrição e prescrição em perspectiva crítica; a doutrina do masculino genérico e o sexismo linguístico; ativismos linguísticos feministas; reformas linguísticas trans e não-bináries.

10h30 A leitura em voz alta na formação continuada de professores: algumas estratégias pedagógicas Minicurso
Local:

Neste minicurso, apresentamos e discutimos ações de Formação Continuada de professores de Língua Portuguesa por meio de oficinas pedagógicas (Paviani; Fontana, 2009) – referentes a atividades leitoras em sala de aula. Para isso, nos propomos a incrementar a prática da leitura em voz alta (Jean, 1999, Lerner, 2002) e a sua relação com a performance leitora (Zumthor, 2018), considerando, enquanto estratégias pedagógicas, o conceito da Dupla Conceitualização (Lerner, 2002) e a prática do Círculo de Leitura (Cosson, 2014, 2021). Nessa perspectiva, nos propomos a refletir sobre a importância da leitura em voz alta a sala de aula, cuja prática vem sendo negligenciada, mas que precisa ser valorizada como forma de não só estimular a compreensão e reflexão de textos significativos, mas também o de despertar o chamado prazer do texto e a performance leitora. Consequentemente, o objetivo deste minicurso consiste em promover uma reflexão sobre a prática da leitura em voz alta no ensino, tendo o professor como agente mediador e motivador desse processo. Em vista disso, discutiremos alguns conceitos básicos dos temas abordados e seus impactos para a prática da leitura na sala de aula. Em seguida, pontuaremos algumas discussões e sua relevância para a mudança de percepção e da visão dos professores sobre a importância da leitura em voz alta nas aulas de Língua Portuguesa. E, ao final, orientaremos uma Proposta de Planejamento de atividades com círculos de leitura envolvendo a leitura expressiva e a performance leitora com o intuito de que essa atividade possa ser replicada em sala de aula em ações efetivas para formação inicial e continuada de professores da educação básica e até mesmo do ensino universitário.

12h30 Intervalo Almoço
Local:

Intervalo para almoço

14h30 Simpósios temáticos Simpósio Temático
Local: Salas do BSA1

Apresentações em simpósios temáticos

15h45 Intervalo Intervalo
Local:

Intervalo

16h15 Pensar a linga(gem) propositivamente: a suma importância do pensamento crítico no campo de Linguística Aplicada Encerramento
Local: Auditório da FEAC

Palestra de encerramento ministrada pelo Prof. Kanavillil Rajagopalan

18h15 Homenagem à Professora Rita Zozzoli Homenagem
Local:

Mesa de homenagem à Profa. Rita Maria Diniz Zozzoli

19h15 Coquetel e apresentação cultural Coquetel
Local: Hall do auditório da FEAC

-

Local

Universidade Federal de Alagoas - 57072-970, Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins, Maceió, Alagoas,
Ver no mapa

Realização

Apoio

Organizador

Gedeall / UFAL

Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Atenção


A programação de apresentações de trabalho já se encontra disponível no site.

At.te Comissão organizadora.