Informações

O II ELCIND mantém o espírito do I ELCIND ocorrido, com auxílio financeiro do CNPq, em novembro de 2017 nas dependências da Universidade Federal do Amapá, ou seja, considera a necessidade de discutir no interior da Universidade Brasileira práticas e fatos envolvidos no ato de ensinar línguas em contexto indígena.
A Educação Escolar Indígena (EEI) no Brasil assume para si, do ponto de vista legal, característica / natureza própria. O que se tem feito nessa direção? O ELCIND se propõe a discutir com distintos atores da EEI essa realidade. Nortearão o encontro perguntas do tipo:

  1. Como as escolas indígenas têm constituído suas práticas voltadas ao ensino de línguas?
  2. Qual o conjunto de possibilidades é destinado aos professores das mesmas escolas?
  3. Qual o nível de compreensão teórica dos professores acerca de temas importantes advindos da Linguística (Aplicada, ou não), tais como ensino bilíngue, abordagens de ensino, lugar do texto e do contexto nas práticas de ensino, atendimento aos anseios das próprias sociedades indígenas?
  4. Qual o impacto de tudo isso sobre a aprendizagem discente?

Numa outra perspectiva, interessa-nos ainda pensar a natureza da atuação das secretarias executivas de educação sobre a EEI, a formação continuada de professores indígenas e não indígenas; diretrizes para o ensino de línguas indígenas e para o ensino de português. Deste modo, o ELCIND assenta-se sobre a necessidade de discutir práticas e perspectivas de ensino de línguas em contexto indígena. Alguns objetivos emanam de tal necessidade, dentre os quais:

  • Conhecer e discutir distintas realidades e atitudes sobre o ato de ensinar línguas indígenas.
  • Conhecer e discutir distintas realidades e atitudes sobre o ato de ensinar língua portuguesa.
  • Ampliar as possibilidades de políticas públicas de ensino e de formação de professores capazes de aproximar as escolas indígenas de sua natureza diferenciada.
  • Lançar luz sobre a produção de materiais didáticos e até mesmo de gramáticas pedagógicas.
  • Discutir o papel e ações metodológicas do professor de línguas em contexto indígena.

Finalmente, o II ELCIND, com o subtítulo "Ensino-aprendizagem em contexto indígena: experiências múltiplas", pretende ampliar discussões com outras ciências acerca da presença da língua no ambiente de sala de aula. Nesse sentido, são bem vindas discussões que partam de outras ciências, dentre as quais, a Antropologia e a Educação.

PROGRAMAÇÃO (COPIAR ENDEREÇO)

https://doity.com.br/ii-encontro-de-ensino-de-linguas-em-contexto-indigena-ii-elcind/blog/programacao

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Prof. Dr. Luiz Amaral

Saiba mais

Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira

Programação:

Conferência de Abertura Conferência

Comentários - Conferência de Abertura Sessão de Perguntas

Conferência de Encerramento Conferência · Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira

Comentários - Conferência de Encerramento Sessão de Perguntas

Desafios da Educação Escolar Indígena Mesa-redonda

Prof. Dr. Cláudio Emídio Silva (UNIFESSPA) Mesa-redonda

Profa. Ms. Francinete de Jesus Pantoja Quaresma (UFPA) Mesa-redonda

Lúcia Alberta Andrade - Assessora Legislativa Câmara Federal / Brasília Mesa-redonda

Comentários 1º Dia Sessão de Perguntas

O povo Kajkwakhratxi: a revitalização da sua língua e cultura a partir da documentação Mesa-redonda

Profa. Dra. Daniela Batista de Lima (UnB) Mesa-redonda

Prof. Dr. Martiniano Sardeiro de Alcântara Neto (UnB) Mesa-redonda

Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA - PPGA/UFPA) Mesa-redonda

Comentários 2º Dia Sessão de Perguntas

Questões de Português Brasileiro em sala de aula indígena Mesa-redonda

Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP) Mesa-redonda

Profa. Dra. Beatriz Protti Cristino (UFRJ) Mesa-redonda

Prof. Dr. Shelton de Lima Souza (UFAC) Mesa-redonda

Comentários 3º Dia Sessão de Perguntas

Produção de Materiais e Formação de Professores Indígenas Mesa-redonda

Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque (UFT) Mesa-redonda

Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa (UERR) Mesa-redonda

Profa. Dra. Maria Cristina Macedo Alencar (UNIFESSPA) Mesa-redonda

Comentários 4º Dia Sessão de Perguntas

Comunicações 1º Dia Apresentação Oral

Comunicações 2º Dia Apresentação Oral

Comunicações 3º Dia Apresentação Oral

Comunicações 3º Dia Apresentação Oral

Comunicações 4º Dia Apresentação Oral

Sessão 1 - Documentários e Ensino de Línguas Indígenas Sessão de Cinema

Profa. Dra. Ana Paula Barros Brandão (UFPA) Sessão de Cinema

Comentários 2º Dia Sessão de Perguntas

Sessão 2 - Documentários e Ensino de Línguas Indígenas Sessão de Cinema

Profa. Dra. Ana Paula Barros Brandão (UFPA) Sessão de Cinema

Comentários 4º Dia Sessão de Cinema

Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP) Coordenação da atividade

Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA - PPGA/UFPA) Coordenação da atividade

Prof. Dr. Nilson Santos Trindade (PPGA/UFPA/UNIFESSPA) Coordenação da atividade

Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP) Coordenação da atividade

Prof. Dr. Nilson Santos Trindade (PPGA/UFPA/UNIFESSPA) Coordenação da atividade

Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA - PPGA/UFPA) Coordenação da atividade

Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP) Coordenação da atividade

Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA - PPGA/UFPA) Coordenação da atividade

Credenciamento

Não haverá credenciamento nos dias do evento

 

CRONOGRAMA DE PROGRAMAÇÃO DO II ELCIND

DIA I (29/09/2020)

9:00-10:00 - Conferência de Abertura

Prof. Dr. Luiz Amaral (UMASS-USA)

10:00-12:00 - Mesa-redonda

Desafios da Educação Escolar Indigena

Prof. Dr. Cláudio Emídio Silva (UNIFESSPA)

Profa. Ms. Francinete de Jesus Pantoja Quaresma (PG-UFPA)

Lúcia Alberta Andrade (Assessora Legislativa Câmara Federal/Brasília)

12:00-14:00 - Almoço

14:00-18:00 Sessão de Comunicações

Dicionário de palavras desprezadas pelos jovens Galibi-Marworno

Jaciara Santos da Silva (PG-PPGLET-UNIFAP)

Formação de professores indígenas e a educação escolar “diferenciada” na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM

Amélia Ruth Almeida Oliveira (UFAM)

Sanara Freire Oliveira (UFAM)

Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (UFAM)

Reflexões sobre a produção de material didático para as escolas indígenas de Miranda/MS

Denise Silva (UFGD)

Relatos de experiências com o ensino de língua portuguesa em escolas indígenas da Terra Indígena Uaçá

Adalnísia Araújo (NEI-SEED/AP)

Estelita Mendes (NEI-SEED/AP)

O ensino e a aprendizagem da linguagem escrita em escolas indígenas no Paraná: contribuições ao processo de alfabetização bilíngue

Maria Christine Berdusco Menezes (UEL)

Maria Daise Tasquetto Rech

Rosangela Celia Faustino (UEL)

Diversidade e especificidade: pluralismo linguístico em contexto escolar indígena

Cilene Campetela (UNIFAP)

Wapichana em Roraima

Naira Matias da Silva (UERR)

Maria do Socorro Melo Araújo (UERR)

Questões indígenas na escola não indígena

Cilene Monteiro do Carmo (SEED-AP)

DIA II (30/09/2020)

09:00-11:00 – Mesa-Redonda

O povo Kajkwakhratxi: revitalização da sua língua e cultura a partir da documentação

Profa. Dra. Daniela Batista de Lima (UnB)

Prof. Dr. Martiniano Sardeiro de Alcântara Neto (UnB)

Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA-PPGA/UFPA)

11:00-12:00 – Sessão I – Documentários e Ensino de Línguas Indígenas

Profa. Dra. Ana Paula Barros Brandão (UFPA)

12:00-14:00 – Almoço

14:00-18:00 Sessão de Comunicações

Interculturalidade: debates sobre a execução da lei 11.645/08 nas escolas públicas da cidade de Altamira

Carolina Cardoso Pereira (UFPA)

Nelivaldo Cardoso Santana (UFPA)

Do silenciamento à resistência: um estudo das construções identitárias dos povos indígenas Apinayé e Karajá-Xambioá

Andréa Christina Mendes Franco (UFT)

(Re)pensando o processo de ensino e aprendizagem em contextos de bilinguismo (português - mebêngôkré) em escolas públicas de São Félix do Xingu-PA

Michelly Silva Machado (PG-MPEG)

Relações identitárias e situação sociolinguística: um estudo com professores Tikuna no Alto Solimões – Amazonas

Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (UFAM)

A educação bilíngue intercultural do povo Apinajé

Simara de Sousa Muniz-(UFT)

Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Um panorama do ensino da língua Kheuol Karipuna na Escola Indígena Estadual João Teodoro Forte

Janina dos Santos Forte (PG-PPGLET-UNIFAP)

Dicionário enciclopédico das artes verbais Galibi-Marworno: primeiros resultados

João Alexandre Bertiliano Charles (PG-PPGLET-UNIFAP)

Língua Kheuól no Oiapoque

Amaury Diniz Nerys (UAB-UNIFAP)

DIA III (01/10/2020)

09:00-11:00 - Roda de Conversa

Implantação do Currículo Prioritário do Ensino Fundamental no estado do Amapá: questões para a Educação Escolar Indígena

Prof. Dr. Edielso Manoel Mendes de Almeida (NEI-SEED/AP)

11:00 -12:00 - Sessão de Comunicações

Educação Escolar Indígena na Amazônia Paraense: agentes sociais e institucionais e a oferta do ensino da língua Mebêngôkre Gorotire

Leni Barbosa Feitosa (UFT)

Idemar Vizolli (UFT)

Produção de material didático para ensino de língua portuguesa para sala multisseriada de escolas indígenas da comunidade Pataxó Hãhãhãe

Francisco Vanderlei Ferreira da Costa (IFBA)

Educação Escolar Indígena: relato de uma professora não indígena

Cristiane Lima de Sousa (NEI-SEED/AP)

12:00-14:00 - Almoço

14:00-16:00 Sessão de Comunicações

Língua Parikwaki no contexto do estudo e em suas relações com o ensino de língua portuguesa como segunda língua

Aldieri Orlando (PG-PPGLET-UNIFAP)

O desafio de formar educadores indígenas: uma estratégia para revitalizar e manutenção da língua materna Xokleng/Laklãnõ

Namblá Gakran (FURB/SEED-SC/SEMED-Victor Meireles-SC)

Apontamentos sobre o ensino de língua Apalai (Karib)

Iohana Victória Barbosa Ferreira (PG-PPGLET-UNIFAP)

Experiência etnográfica no campo de pesquisa da Educação Escolar Indígena

Katia Barros Santos (UFPA)

16:00-18:00 – Mesa-Redonda

Questões de Português Brasileiro em sala de aula indígena

Profa. Dra. Beatriz Protti Cristino (UFRJ)

Prof. Dr. Shelton de Lima Souza (UFAC)

Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP)

DIA IV (02/10/2020)

09:00-10:00 – Conferência

Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA)

10:00-12:00 – Mesa-Redonda

Produção de materiais e formação de professores indígenas

Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa (UERR)

Profa. Dra. Maria Cristina Macedo Alencar (UNIFESSPA)

12:00-14:00 – Almoço

14:00-17:00 Sessão de Comunicações

Políticas públicas de Educação Escolar Indígena e ensino de língua materna no território etnoeducacional do Médio Xingu

Nelivaldo Cardoso Santana (UFPA)

Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira: desafios para uma educação indígena que favoreça os Iny

Nunes Xavier da Silva (UFT)

O processo de letramento e alfabetização das crianças Javaé: uma contribuição para a manutenção da língua e da cultura

Solange Cavalcante de Matos (UFT)

Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Aspectos da elaboração de ortografias para línguas minoritárias

Glauber Romling da Silva (PPGLET-UNIFAP)

BNCC e multilinguismo

Rosivaldo Gomes (PPGLET-UNIFAP)

O papel da produção acadêmica na educação escolar indígena

Amanda da Costa Carvalho (UNIFAP)

17:00-18:00 – Sessão II - Documentários e ensino de línguas indígenas

Profa. Dra. Ângela Fabíola Alves Chagas (UFPA)

18:00 – Encerramento do II ELCIND

 

PARTICIPAÇÕES:

  •  COM APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL SERÁ destinada a
  • graduados em Letras ou Licenciatura Intercultural Indígena;
  • estudantes de pós-graduação Strictu Sensu;
  • professores de escolas indígenas;
  • pesquisadores da área de Linguística teórica ou aplicada, Educação e a técnicos de SEEDs, Institutos ou ONGs que trabalhem com EEI.

 

Evento online

Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/antonio-gomes-4

Data: 29/09/2020 - 02/10/2020 às 09:00

Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes; Prof. Dr. Nilson Santos Trindade.

O II ELCIND é organizado pelo Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI-UNIFAP/CNPq) e pelo Grupo de Pesquisa em Linguística Antropológica - Descrição, Sociedade e Inclusão (GPLA-DSI / UNIFESSPA - PPGA/UFPA / CNPq).


#COMITÊ CIENTÍFICO#


Profa. Dra. Ângela Fabíola Alves Chagas (UFPA)

Profa. Dra. Beatriz Protti Christino (UFRJ)

Profa. Dra. Daniela Batista de Lima (UnB)

Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque (UFT)

Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa (UERR)

Prof. Dr. Martiniano Sardeiro de Alcântara Neto (UnB)

Profa. Dra. Mônica Veloso Borges (UFG)

Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA-PPGL/UFPA)

Prof. Dr. Shelton Lima de Souza (UFAC)

Prof. Dra. Zoraide dos Anjos Gonçalves da Silva Vieira (UFRR)

Prof. Dr. Luiz Amaral

University of Massachusetts Amherst (UMASS)


Conferência de Abertura. Título a ser definido em breve.

Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira

Pró-Reitora de Relações Internacionais (PROITER/UFPA)


Conferência de Encerramento,  título a ser definido em breve.