O II ELCIND mantém o espírito do I ELCIND ocorrido, com auxílio financeiro do CNPq, em novembro de 2017 nas dependências da Universidade Federal do Amapá, ou seja, considera a necessidade de discutir no interior da Universidade Brasileira práticas e fatos envolvidos no ato de ensinar línguas em contexto indígena.
A Educação Escolar Indígena (EEI) no Brasil assume para si, do ponto de vista legal, característica / natureza própria. O que se tem feito nessa direção? O ELCIND se propõe a discutir com distintos atores da EEI essa realidade. Nortearão o encontro perguntas do tipo:
Numa outra perspectiva, interessa-nos ainda pensar a natureza da atuação das secretarias executivas de educação sobre a EEI, a formação continuada de professores indígenas e não indígenas; diretrizes para o ensino de línguas indígenas e para o ensino de português. Deste modo, o ELCIND assenta-se sobre a necessidade de discutir práticas e perspectivas de ensino de línguas em contexto indígena. Alguns objetivos emanam de tal necessidade, dentre os quais:
Finalmente, o II ELCIND, com o subtítulo "Ensino-aprendizagem em contexto indígena: experiências múltiplas", pretende ampliar discussões com outras ciências acerca da presença da língua no ambiente de sala de aula. Nesse sentido, são bem vindas discussões que partam de outras ciências, dentre as quais, a Antropologia e a Educação.
PROGRAMAÇÃO (COPIAR ENDEREÇO)
https://doity.com.br/ii-encontro-de-ensino-de-linguas-em-contexto-indigena-ii-elcind/blog/programacao
Conferência de Abertura Conferência
Comentários - Conferência de Abertura Sessão de Perguntas
Conferência de Encerramento Conferência · Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira
Comentários - Conferência de Encerramento Sessão de Perguntas
Desafios da Educação Escolar Indígena Mesa-redonda
Prof. Dr. Cláudio Emídio Silva (UNIFESSPA) Mesa-redonda
Profa. Ms. Francinete de Jesus Pantoja Quaresma (UFPA) Mesa-redonda
Lúcia Alberta Andrade - Assessora Legislativa Câmara Federal / Brasília Mesa-redonda
Comentários 1º Dia Sessão de Perguntas
O povo Kajkwakhratxi: a revitalização da sua língua e cultura a partir da documentação Mesa-redonda
Profa. Dra. Daniela Batista de Lima (UnB) Mesa-redonda
Prof. Dr. Martiniano Sardeiro de Alcântara Neto (UnB) Mesa-redonda
Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA - PPGA/UFPA) Mesa-redonda
Comentários 2º Dia Sessão de Perguntas
Questões de Português Brasileiro em sala de aula indígena Mesa-redonda
Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP) Mesa-redonda
Profa. Dra. Beatriz Protti Cristino (UFRJ) Mesa-redonda
Prof. Dr. Shelton de Lima Souza (UFAC) Mesa-redonda
Comentários 3º Dia Sessão de Perguntas
Produção de Materiais e Formação de Professores Indígenas Mesa-redonda
Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque (UFT) Mesa-redonda
Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa (UERR) Mesa-redonda
Profa. Dra. Maria Cristina Macedo Alencar (UNIFESSPA) Mesa-redonda
Comentários 4º Dia Sessão de Perguntas
Comunicações 1º Dia Apresentação Oral
Comunicações 2º Dia Apresentação Oral
Comunicações 3º Dia Apresentação Oral
Comunicações 3º Dia Apresentação Oral
Comunicações 4º Dia Apresentação Oral
Sessão 1 - Documentários e Ensino de Línguas Indígenas Sessão de Cinema
Profa. Dra. Ana Paula Barros Brandão (UFPA) Sessão de Cinema
Comentários 2º Dia Sessão de Perguntas
Sessão 2 - Documentários e Ensino de Línguas Indígenas Sessão de Cinema
Profa. Dra. Ana Paula Barros Brandão (UFPA) Sessão de Cinema
Comentários 4º Dia Sessão de Cinema
Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP) Coordenação da atividade
Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA - PPGA/UFPA) Coordenação da atividade
Prof. Dr. Nilson Santos Trindade (PPGA/UFPA/UNIFESSPA) Coordenação da atividade
Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP) Coordenação da atividade
Prof. Dr. Nilson Santos Trindade (PPGA/UFPA/UNIFESSPA) Coordenação da atividade
Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA - PPGA/UFPA) Coordenação da atividade
Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP) Coordenação da atividade
Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA - PPGA/UFPA) Coordenação da atividade
DIA I (29/09/2020)
9:00-10:00 - Conferência de Abertura
Prof. Dr. Luiz Amaral (UMASS-USA)
10:00-12:00 - Mesa-redonda
Desafios da Educação Escolar Indigena
Prof. Dr. Cláudio Emídio Silva (UNIFESSPA)
Profa. Ms. Francinete de Jesus Pantoja Quaresma (PG-UFPA)
Lúcia Alberta Andrade (Assessora Legislativa Câmara Federal/Brasília)
12:00-14:00 - Almoço
14:00-18:00 Sessão de Comunicações
Dicionário de palavras desprezadas pelos jovens Galibi-Marworno
Jaciara Santos da Silva (PG-PPGLET-UNIFAP)
Formação de professores indígenas e a educação escolar “diferenciada” na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant - AM
Amélia Ruth Almeida Oliveira (UFAM)
Sanara Freire Oliveira (UFAM)
Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (UFAM)
Reflexões sobre a produção de material didático para as escolas indígenas de Miranda/MS
Denise Silva (UFGD)
Relatos de experiências com o ensino de língua portuguesa em escolas indígenas da Terra Indígena Uaçá
Adalnísia Araújo (NEI-SEED/AP)
Estelita Mendes (NEI-SEED/AP)
O ensino e a aprendizagem da linguagem escrita em escolas indígenas no Paraná: contribuições ao processo de alfabetização bilíngue
Maria Christine Berdusco Menezes (UEL)
Maria Daise Tasquetto Rech
Rosangela Celia Faustino (UEL)
Diversidade e especificidade: pluralismo linguístico em contexto escolar indígena
Cilene Campetela (UNIFAP)
Wapichana em Roraima
Naira Matias da Silva (UERR)
Maria do Socorro Melo Araújo (UERR)
Questões indígenas na escola não indígena
Cilene Monteiro do Carmo (SEED-AP)
DIA II (30/09/2020)
09:00-11:00 – Mesa-Redonda
O povo Kajkwakhratxi: revitalização da sua língua e cultura a partir da documentação
Profa. Dra. Daniela Batista de Lima (UnB)
Prof. Dr. Martiniano Sardeiro de Alcântara Neto (UnB)
Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA-PPGA/UFPA)
11:00-12:00 – Sessão I – Documentários e Ensino de Línguas Indígenas
Profa. Dra. Ana Paula Barros Brandão (UFPA)
12:00-14:00 – Almoço
14:00-18:00 Sessão de Comunicações
Interculturalidade: debates sobre a execução da lei 11.645/08 nas escolas públicas da cidade de Altamira
Carolina Cardoso Pereira (UFPA)
Nelivaldo Cardoso Santana (UFPA)
Do silenciamento à resistência: um estudo das construções identitárias dos povos indígenas Apinayé e Karajá-Xambioá
Andréa Christina Mendes Franco (UFT)
(Re)pensando o processo de ensino e aprendizagem em contextos de bilinguismo (português - mebêngôkré) em escolas públicas de São Félix do Xingu-PA
Michelly Silva Machado (PG-MPEG)
Relações identitárias e situação sociolinguística: um estudo com professores Tikuna no Alto Solimões – Amazonas
Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio (UFAM)
A educação bilíngue intercultural do povo Apinajé
Simara de Sousa Muniz-(UFT)
Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Um panorama do ensino da língua Kheuol Karipuna na Escola Indígena Estadual João Teodoro Forte
Janina dos Santos Forte (PG-PPGLET-UNIFAP)
Dicionário enciclopédico das artes verbais Galibi-Marworno: primeiros resultados
João Alexandre Bertiliano Charles (PG-PPGLET-UNIFAP)
Língua Kheuól no Oiapoque
Amaury Diniz Nerys (UAB-UNIFAP)
DIA III (01/10/2020)
09:00-11:00 - Roda de Conversa
Implantação do Currículo Prioritário do Ensino Fundamental no estado do Amapá: questões para a Educação Escolar Indígena
Prof. Dr. Edielso Manoel Mendes de Almeida (NEI-SEED/AP)
11:00 -12:00 - Sessão de Comunicações
Educação Escolar Indígena na Amazônia Paraense: agentes sociais e institucionais e a oferta do ensino da língua Mebêngôkre Gorotire
Leni Barbosa Feitosa (UFT)
Idemar Vizolli (UFT)
Produção de material didático para ensino de língua portuguesa para sala multisseriada de escolas indígenas da comunidade Pataxó Hãhãhãe
Francisco Vanderlei Ferreira da Costa (IFBA)
Educação Escolar Indígena: relato de uma professora não indígena
Cristiane Lima de Sousa (NEI-SEED/AP)
12:00-14:00 - Almoço
14:00-16:00 Sessão de Comunicações
Língua Parikwaki no contexto do estudo e em suas relações com o ensino de língua portuguesa como segunda língua
Aldieri Orlando (PG-PPGLET-UNIFAP)
O desafio de formar educadores indígenas: uma estratégia para revitalizar e manutenção da língua materna Xokleng/Laklãnõ
Namblá Gakran (FURB/SEED-SC/SEMED-Victor Meireles-SC)
Apontamentos sobre o ensino de língua Apalai (Karib)
Iohana Victória Barbosa Ferreira (PG-PPGLET-UNIFAP)
Experiência etnográfica no campo de pesquisa da Educação Escolar Indígena
Katia Barros Santos (UFPA)
16:00-18:00 – Mesa-Redonda
Questões de Português Brasileiro em sala de aula indígena
Profa. Dra. Beatriz Protti Cristino (UFRJ)
Prof. Dr. Shelton de Lima Souza (UFAC)
Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP)
DIA IV (02/10/2020)
09:00-10:00 – Conferência
Profa. Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA)
10:00-12:00 – Mesa-Redonda
Produção de materiais e formação de professores indígenas
Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa (UERR)
Profa. Dra. Maria Cristina Macedo Alencar (UNIFESSPA)
12:00-14:00 – Almoço
14:00-17:00 Sessão de Comunicações
Políticas públicas de Educação Escolar Indígena e ensino de língua materna no território etnoeducacional do Médio Xingu
Nelivaldo Cardoso Santana (UFPA)
Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira: desafios para uma educação indígena que favoreça os Iny
Nunes Xavier da Silva (UFT)
O processo de letramento e alfabetização das crianças Javaé: uma contribuição para a manutenção da língua e da cultura
Solange Cavalcante de Matos (UFT)
Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Aspectos da elaboração de ortografias para línguas minoritárias
Glauber Romling da Silva (PPGLET-UNIFAP)
BNCC e multilinguismo
Rosivaldo Gomes (PPGLET-UNIFAP)
O papel da produção acadêmica na educação escolar indígena
Amanda da Costa Carvalho (UNIFAP)
17:00-18:00 – Sessão II - Documentários e ensino de línguas indígenas
Profa. Dra. Ângela Fabíola Alves Chagas (UFPA)
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O II ELCIND é organizado pelo Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI-UNIFAP/CNPq) e pelo Grupo de Pesquisa em Linguística Antropológica - Descrição, Sociedade e Inclusão (GPLA-DSI / UNIFESSPA - PPGA/UFPA / CNPq).
#COMITÊ CIENTÍFICO#
Profa. Dra. Ângela Fabíola Alves Chagas (UFPA)
Profa. Dra. Beatriz Protti Christino (UFRJ)
Profa. Dra. Daniela Batista de Lima (UnB)
Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque (UFT)
Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa (UERR)
Prof. Dr. Martiniano Sardeiro de Alcântara Neto (UnB)
Profa. Dra. Mônica Veloso Borges (UFG)
Profa. Dra. Nayara da Silva Camargo (UNIFESSPA-PPGL/UFPA)
Prof. Dr. Shelton Lima de Souza (UFAC)
Prof. Dra. Zoraide dos Anjos Gonçalves da Silva Vieira (UFRR)
Conferência de Abertura. Título a ser definido em breve.
Conferência de Encerramento, título a ser definido em breve.