O novo pensar e agir em saúde origina novos modelos de atenção em saúde, o que implica readequação do modo de intervir dos profissionais da área. As novas tendências exigem um olhar que extrapole os aspectos biológicos e tenha o sujeito como foco das ações, e o reconhecimento do limite da ação isolada do profissional no ato de cuidar.
Sendo assim, faz-se necessário que nesse novo modelo de atenção que está sendo requerido haja uma readequação do modo de intervir dos profissionais. Apesar da recente a aproximação do Profissional de Educação Física (PEF) com Sistema Único de Saúde (SUS), este profissional tem conquistado seu espaço, é fundamental na promoção da prática de atividade física e que sua presença nas equipes de atividades vinculadas ao SUS é um fator positivo no (aumento) de adesão de práticas de atividade física dos usuários das Unidades Básicas de Saúde, por meio de ações de orientação e aconselhamento, até à realização de ações de educação permanente.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DAS EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM PRÁTICAS CORPORAIS E ATIVIDADE FÍSICA
INFORMAÇÕES GERAIS:
- No ato de submissão de cada experiência, o autor se declara ciente e de acordo com o inteiro teor deste regulamento, bem como se responsabiliza pela veracidade das informações ali inseridas.
- A descrição/resumo da experiência deve seguir o formato e atender às orientações definidas pela comissão científica do evento.
- Serão considerados aptos para realização de submissão dos trabalhos os profissionais de educação física que atuam do SUS, que atuem no âmbito municipal, e que retratem experiências que foram ou que estão sendo executadas de forma compartilhada, cooperada ou intersetorial.
- O prazo para submissão de trabalhos será de 05 a 22 de agosto de 2025.
- O resumo deve ser enviado para o e-mail: encontroedfsus@gmail.com
- A lista de trabalhos aprovados será divulgada no dia 25 de agosto.
- Os resumos aprovados serão apresentados no formato de pôster.
ESTRUTURA DO RESUMO
Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Observar entre parênteses o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.
- Título da experiência: O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 100 caracteres, considerando os espaços;
- Introdução: Apresentar de forma sucinta o tema e contextualizar a experiência - máximo de 1500 caracteres com espaços;
- Objetivos: indicar, utilizando um verbo no infinitivo, o que queria alcançar com esta ação/experiência - máximo de 1000 caracteres com espaços;
- Métodos: descrever as etapas/ações/materiais/recursos humanos necessários para realização da experiência - máximo de 1500 caracteres com espaços;
- Resultados: apresentar os principais resultados obtidos com a experiência, se possível com dados numéricos - máximo de 1500 caracteres com espaços;
- Considerações finais: máximo de 1000 caracteres com espaços;
- Palavras-Chave: três a cinco - realize a separação através de vírgula.
TEMPLATE/MODELO DO RESUMO:
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX (Título)
Xxxxxx; Xxxxxxx (autor ou autores) Xxxxxxxxxx (Instituição/Setor/ Município)
Introdução:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Objetivo:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Métodos:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Resultados:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
Considerações finais: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
Palavras-chave: xxxxx; xxxxx; xxxxxx; xxxxxx; xxxxxxx.
ESTRUTURA DO PÔSTER
Para a apresentação de um pôster, é crucial garantir clareza, organização e atratividade visual. São obrigatórias as seções: introdução, objetivo, métodos, resultados, e considerações finais. Utilize gráficos e imagens de alta qualidade para ilustrar os resultados, e mantenha o texto conciso e direto ao ponto. Evite abreviações.
Estrutura e Conteúdo:
- Título: Um título claro e conciso, que reflita o tema central do trabalho.
- Autores e Instituições: Nome completo dos autores e suas respectivas instituições.
- Introdução: Apresentar de forma sucinta o tema e contextualizar a experiência.
- Objetivo: indicar, utilizando um verbo no infinitivo, o que queria alcançar com esta ação/experiência.
- Metodologia: Descrever as etapas/ações/materiais/recursos humanos necessários para realização da experiência, preferencialmente, através de tópicos e/ou imagens e esquemas evitando texto.
- Resultados: Apresentação dos principais resultados, preferencialmente com apoio de gráficos e imagens (ao usar imagens, garanta o anonimato de usuários e inclua a fonte).
- Considerações Finais: Síntese da relevância de sua experiência e suas possíveis implicações.
- Agradecimentos (opcional): Reconhecimento a pessoas ou instituições que contribuíram para o trabalho.
Aspectos Visuais:
- Layout:
Organização clara e lógica do conteúdo, utilizando colunas para facilitar a leitura.
- Tipografia:
Escolha de fontes legíveis e em tamanho adequado (Ex. título: Arial, tamanho 60; autores: Arial, tamanho 40; corpo do texto: Arial, tamanho 31).
- Cores:
Uso de cores que contrastem bem com o fundo, mas evite marcas d’agua e excesso de cores que possam distrair o leitor.
- Imagens e Gráficos:
Utilize imagens e gráficos de alta qualidade, que sejam relevantes para o conteúdo e que possam ser visualizados a uma distância de 1 metro.
- Equilíbrio:
Mantenha um bom equilíbrio entre texto e elementos visuais, evitando sobrecarregar o banner com muitas informações.