II Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI/IFAM

21 de junho de 2021, 09h00 até 22 de junho de 2021, 16h30

Informações

O evento online será realizado nos dias 21 e 22 de junho de 2021, de 09:00h às 16:30h (HORÁRIO DO AMAZONAS), promovido pelo Instituto Federal do Amazonas - IFAM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI do IFAM.

O evento tem como objetivos:

Objetivo geral: Compartilhar experiências e vivências dos NEABI da Rede Federal e dos Campi do IFAM.

Objetivos específicos:

- Discutir as políticas de ações afirmativas e cotas no IFAM, abordando a Heteroidentificação;

- Fomentar a implementação de novos NEABI nos Campi do IFAM;

- Promover formação continuada para os membros dos NEABI do IFAM;

- Fortalecer a atuação dos NEABI do IFAM.

O evento será realizado virtualmente com transmissão pelas redes sociais do IFAM.

As vagas são limitadas!

Os inscritos nesse evento somente terão direito a receber o certificado de participação se assinarem as LISTAS DE FREQUÊNCIA durante os 2 dias do evento comprovando frequência mínima em 65% nas atividades.

As vagas são limitadas, não perca tempo e se inscreva logo!

As inscrições encerram às 16:00h (HORÁRIO DO AMAZONAS) do dia 21/06/2021.

Inscreva-se e participe do evento para adquirir conhecimentos que poderão se tornar diferenciais na sua jornada acadêmica e profissional.

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Livia de Souza Camurça Lima

Saiba mais

Maria Francisca Morais de Lima

Saiba mais

Rosangela Santos da Silva

Saiba mais

Jucimar Brito de Souza

Saiba mais

Roberta Enir Faria Neves de Lima

Saiba mais

Aline Zorzi Schultheis de Freitas

Saiba mais

Clisivania Duarte de Souza

Saiba mais

Claudina Azevedo Maximiano

Saiba mais

Helena do Socorro Campos da Rocha

Saiba mais

Edson Kayapo

Saiba mais

Gleyce Figueiredo de Lima

Saiba mais

Luiz Herculano de Sousa Guilherme

Saiba mais

Rafael Batista

Programação:

Abertura Institucional do Evento Abertura · Jucimar Brito de Souza, Livia de Souza Camurça Lima, Maria Francisca Morais de Lima, Roberta Enir Faria Neves de Lima, Rosangela Santos da Silva

Atividade Cultural Apresentação Artística

Roda de Conversa: De norte a sul: experiências dos NEABI nos Institutos Federais Roda de Conversa · Claudina Azevedo Maximiano, Edson Kayapo, Gleyce Figueiredo de Lima, Helena do Socorro Campos da Rocha, Luiz Herculano de Sousa Guilherme, Rafael Batista

Reunião interna com os membros do NEABI: Políticas de ações afirmativas e cotas no IFAM, abordando a Heteroidentificação – o papel dos NEABI Apresentação · Claudina Azevedo Maximiano, Clisivania Duarte de Souza, Roberta Enir Faria Neves de Lima

Reunião interna com os membros do NEABI: Como formalizar o NEABI no Campus Apresentação · Claudina Azevedo Maximiano, Roberta Enir Faria Neves de Lima

Reunião interna com os membros do NEABI Apresentação · Aline Zorzi Schultheis de Freitas, Claudina Azevedo Maximiano, Roberta Enir Faria Neves de Lima

Credenciamento

Nos dias do evento haverá a LISTA DE FREQUÊNCIA, uma lista em cada turno, com o link a ser informado durante a transmissão ao vivo.

Será emitido certificado de participação aos inscritos com frequência mínima de 65% no evento.

INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX

NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS - NEABI

Livia de Souza Camurça Lima

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


ossui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (2000) e Mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Instrumentação e Controle, pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, lotada no Campus Manaus Distrito Industrial, ministra disciplinas de Sistemas e Circuitos Digitais para os Cursos Superiores de Tecnologias e Engenharia de Controle e Automação. Como pesquisadora atuou, principalmente, nos seguintes temas: geradores de pressão, sensores de pressão e temperatura, técnica de oscilações forçadas, controle de pressão e temperatura. Apresentou artigos publicados na linha de Engenharia Biomédica envolvendo análise da Impedância Pulmonar por meio da Técnica de Oscilações Forçadas. Após o período de aproximadamente três anos e meio a frente da Diretoria de Ensino do campus Manaus Distrito Industrial, nesta fase, pretende ingressar na linha de pesquisa de Gestão e Avaliação da Educação e Avaliação de Processos Educacionais. Respondeu até 2020 pela Pró-Reitoria de Ensino do IFAM. Atualmente é a Reitora Substituta do IFAM.

Maria Francisca Morais de Lima

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1992), pós-graduação em língua portuguesa pela UFAM (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2007), doutorado em Língua Portuguesa pela PUC-SP(2016). Docente do Instituto Federal de Educação - Ciência e Tecnologia do Amazonas desde 1995. Atualmente, desenvolve atividades na área da docência, pesquisa e extensão, atuando, desde outubro de 2019, como Pró-reitora de Extensão. Exerceu de fevereiro de 2014 a março de 2019 a função de Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Manaus Zona Leste. Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Programa em Rede Nacional - Polo IFAM/CMC. Coordenou o curso de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2017/2 a 2019. Foi membro do conselho Estadual de Educação biênio 2017/2018, representando atualmente o IFAM no conselho da FECOMÉRCIO. Atuou ainda como professora convidada nos cursos de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior da Laurette Universities International e nos cursos de Pós-graduação em Língua Portuguesa e docência - oferecidos pelo CEPAM - certificados pela Faculdade Integrada do Brasil - FAIBRA e pela Faculdade Kurios - FAK. Possui larga experiência na área de educação ( formação de professores e gestão) comunicação empresarial, metodologia do estudo e da pesquisa, língua e literatura brasileira, políticas públicas em EPT, práticas pedagógicas em EPT, elaboração de projetos e orientação de estágio.Desenvolve pesquisa na área de análise do discurso e Educação profissional e tecnológica. Atualmente é Editora Executiva da Revista Nexus e responde pela Pró-Reitoria de Extensão do IFAM.

Rosangela Santos da Silva

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Especialização em Práticas Assertivas em Gestão da Educação Profissional Integrada à Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN; Especialização em Informática Aplicada a Educação pela Uninorte; Gestão Escolar pela UFAM e Gestão e Avaliação da Educação Profissional pelo CAED/UFJF e Centro Paula Souza/SP e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente atua como Diretora de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, Gestão Escolar, Educação a Distância e Formação de Tutores em EAD.

Jucimar Brito de Souza

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui graduação em TECNOLOGIA EM ELETRONICA pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1992), aperfeiçoamento em Automção Industrial pela Centro Federal de Edução Tecnologia do Parana (1991), especialização em Informatica Educativa pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1992), Especialização em Tecnologia Java pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (2007), mestrado em Informática na na área de concentração em Recuperação da Informação pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e doutorado em Informática na área de concentração em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atua como professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas desde 1987 (nesta época Escola Técnica Federal do Amazonas) . Tem experiência na área de Desenvolvimento de Software, Teste de Software, Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis, Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Informação. Atualmente dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas na área de programação aplicada, utilizando recursos como dispositivos móveis e robótica. Atualmente é PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO do IFAM.

Roberta Enir Faria Neves de Lima

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Atualmente é diretora do departamento de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Avançado Iranduba. Docente de Língua Portuguesa na mesma instituição. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e língua indígena, educação, educação escolar indígena, mitologia dos povos tradicionais. Atual Coordenadora Sistêmica dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI/IFAM.

Aline Zorzi Schultheis de Freitas

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Mestra em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2010). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar e Especialista em Educação Infantil (UFAM). Atualmente é Pedagoga e Coordenadora Geral de Cursos e Ações Inclusivas do Instituto Federal do Amazonas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de Professores, Tecnologias da Informação e Comunicação, Inclusão Social, Diversidade, Cultura e Formação Profissional.

Clisivania Duarte de Souza

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar e Formação de Professores. Vasta experiência em Assessoria Pedagógica à Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e docentes nas Secretarias Municipal e Estadual de Educação. Especialista em Mídias Aplicadas à Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Atuou ainda na Formação de Professores através do Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos/séries iniciais do ensino fundamental em parceria da UNESP ( Universidade Estadual Paulista- " Júlio Mesquita Filho") com o MEC. Coordenação Pedagógica do Ensino Médio do Centro Educacional La Salle da Rede de Ensino La Salle. Pedagoga da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas na Diretoria de Ensino Médio e Técnico Sistêmica e Diretoria de Educação a Distância e professora da Secretaria Estadual de Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC/AM. Atualmente é Diretora Substituta de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior - PROEN.

Claudina Azevedo Maximiano

Instituto Federal do Amazonas (IFAM)/Campus Lábrea


Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (2015). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, cidade, amazônia, agroecologia e adolescentes e jovens indígenas. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro-brasileira e Indígena (NEABI). Coordenadora do Minilaboratório de Cartografia Social e Técnicas de Gestão Territorial do IFAM/campus Lábrea.

Helena do Socorro Campos da Rocha

Instituto Federal do Pará (IFPA)


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999), graduação em Pedagogia Habilitação Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2004) e Mestrado Profissional em Ensino pela Universidade Federal do Pará (2020). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologias de Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, lei 10.639, formação de professores, inclusão, diversidade etnicorracial, afrofuturismo, metodologias ativas.

Edson Kayapo

Instituto Federal da Bahia (IFBA)


INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Gleyce Figueiredo de Lima

Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)


Assistente social graduada pela UFF (2005). Tem Mestrado em Serviço Social (2009) e Doutorado em Serviço Social (2017), ambos pela UFRJ. Possui 14 anos de experiência profissional na sua área de formação. Já atuou na política de assistência social: coordenou o processo de implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em âmbito municipal e foi assistente social em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos municípios de Itaboraí e Rio Bonito. Há 08 anos é supervisora direta de estágio no campo profissional colaborando na formação de graduandos/as em Serviço Social. Desde 2008 atua na política pública de educação como assistente social e gestora. Atualmente, exerce o cargo de Diretora de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil no Instituto Federal do Rio de Janeiro/Campus São Gonçalo. É Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Serviço Social de Niterói. Desde outubro de 2018 desempenha voluntariamente funções da equipe de coordenação do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis - Regional Sudeste (FONAPRACE). Biografa a conquista de dois prêmios: 3º colocação no III Prêmio de Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social, do Conselho Regional de Serviço Social da 7ª Região (RJ) e Menção honrosa ao trabalho na área de Ciências Sociais Aplicadas na X Jornada Interna de Iniciação Cientifica e Tecnológica do IFRJ.

Luiz Herculano de Sousa Guilherme

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)


Possui graduação em Letras - Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade Federel do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professor de língua portuguesa do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Gaspar. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, ensino, escola, língua portuguesa, ensino pesquisa leitura, leitura, ensino, ler, compreender,conhecer, ensino; aprendizagem; pesquisa e interação.

Rafael Batista

Instituto Federal de Brasília (IFB)


Instituto Federal de Brasília (IFB)