INFORMAÇÕES:
Diante do êxito do 1° Encontro Regional de CREAS realizado na cidade de Ourinhos/SP no ano de 2022 e visando dar continuidade à formação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), considerando a Política de Educação Permanente, orientada pela NOB-RH/2006, anunciamos a segunda edição a ser realizada no dia 22 de setembro de 2023, sediada pelo município de Cândido Mota/SP.
O 2° Encontro Regional de CREAS visa proporcionar a articulação e troca de experiências práticas no âmbito do SUAS, tendo por finalidade suscitar reflexões sobre o processo de trabalho entre profissionais que atuam nos serviços socioassistenciais, especialmente no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade executada pela unidade pública do CREAS. Por meio das particularidades regionais apresentadas pelos diversos municípios, reconhecemos a importância da troca de experiências para o aprimoramento e fortalecimento de suas respectivas equipes, bem como a construção de estratégias de enfrentamento dialogadas diante das demandas cotidianas.
Desse modo, a iniciativa tem fundamental importância na qualificação dos serviços socioassistenciais do SUAS, cuja a metodologia inclui a exposição dialogada dos conteúdos fundantes para o aprimoramento dos serviços executados pela unidade pública do CREAS atrelando-se à discussão sobre a articulação com a Rede Socioassistencial.
As atividades encontram-se organizadas em dois momentos, a fim de contemplar a dimensão teórico-prática no processo de construção do conhecimento. Sendo assim, no período da manhã, contaremos com a Palestra intitulada Possibilidades e Desafios do Trabalho Especializado no CREAS e Articulações com a Rede Socioassistencial, a ser conduzida por Maria Luiza Amaral Rizzotti, Pós-Doutora em Serviço Social e Política Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), a qual possui experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência social, gestão, política social, avaliação e direito social.
No período da tarde, de forma complementar à exposição dialogada dos conteúdos diante da Palestra Magna, serão ofertadas salas temáticas, com a finalidade de garantir a aproximação com os principais aspectos presentes no cotidiano profissional, considerando as vivências no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias e Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade (MSE).
O encerramento do Encontro se dará por meio do compartilhamento das discussões realizadas no contexto das Salas Temáticas, suscitando os limites e possibilidades de atuação pelos (as) profissionais participantes.
PÚBLICO-ALVO:
Gestores e Trabalhadores do SUAS; Conselheiros Municipais; Profissionais de outras Políticas Sociais; Demais interessados.
ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO:
A inscrição no evento compreenderá a participação na Palestra Magna e Salas Temáticas. No momento da inscrição, cada participante deverá optar por sua participação em apenas uma única sala temática, conforme descrição abaixo, na medida em que acontecerão simultaneamente, com limite de vagas para cada uma delas.
As inscrições ocorrerão no período de 01/08/2023 a 21/09/2023. A capacidade máxima para cada sala temática é de 20 vagas, totalizando 100 vagas de forma geral no evento. Observação: As inscrições poderão ser encerradas anteriormente ao término previsto quando atingido o número de vagas.
PROGRAMAÇÃO:
8h00 às 9h00 - Credenciamento e Coffee Break;
9h00 às 9h30 - Abertura;
9h30 às 11h30 - Palestra com Profa. Dra. Maria Luiza Amaral Rizzotti;
11h30 às 12h00 - Discussão;
12h00 às 13h00 - Almoço;
13h00 às 15h00 - Salas Temáticas;
15h00 às 15h30 - Discussão;
15h30 às 16h00 - Encerramento e Coffee Break.
SALAS TEMÁTICAS:
- Articulação CRAS e CREAS;
- Atendimento à criança e/ou ao adolescente vítima ou testemunha de violações de direitos (negligência, abandono, violência física, abuso e/ou exploração sexual);
- Atendimento a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa;
- Atendimento à pessoa idosa e/ou à pessoa com deficiência vítima ou testemunha de violação de direitos;
- Atendimento à mulher vítima ou testemunha de violação de direitos.
CERTIFICADOS:
Os certificados de participação serão enviados posteriormente no e-mail informado no formulário de inscrição, mediante conferência da lista de presença pela Comissão Organizadora, contemplando a carga horária de 8 horas.
OBSERVAÇÃO:
O evento é gratuito. Informamos que o pagamento do almoço ficará a cargo dos próprios participantes, os quais poderão solicitar sugestões de locais com a Comissão Organizadora na data do evento.