Patrimônio histórico educacional e os desafios contemporâneos da pesquisa em História da Educação
CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO
Os grupos de pesquisa História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS) e História da Educação no Nordeste (GPHEN/CNPq/Unit) em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes-Unit e da Universidade Federal de Sergipe-UFS, o Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (CEMDAP/CODAP/UFS), e com o apoio das seguintes entidades: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE); Academia Sergipana da Educação (ASE); Associação Sergipana de Ciências (ASCI) – têm o prazer de convidar a comunidade de professores, pesquisadores e alunos de diversas áreas, profissionais ligados à História da Educação, para o II-ESHE- Encontro Sergipano de História da Educação: Patrimônio histórico educacional e os desafios contemporâneos da pesquisa em História da Educação (modalidade online). Com este evento pretende-se possibilitar a reflexão sobre as contribuições da História da Educação; Divulgar as pesquisas e a produção em História da Educação de pesquisadores sergipanos; Fortalecer e/ou estimular intercâmbios, parcerias e intersecções a nível nacional e internacional. O evento será realizado nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2022, em formato online. A temática Patrimônio histórico educacional e os desafios contemporâneos da pesquisa em História da Educação apresenta-se como foco de reflexão proposta para as conferências, mesas redondas e 10 Eixos Temáticos.
Anais Eletrônicos/E-book Lançamento 2023
Clique Aqui
Certificados de apresentação de Trabalho disponíveis
Clique Aqui
EIXOS TEMÁTICOS-EMENTAS
1) História, memória e instituições educativas
Processos de criação, institucionalização, expansão e cessação das instituições educativas. História e memória das instituições educativas e suas políticas públicas. Compreendem análises acerca dos processos de criação, institucionalização, expansão e cessação das instituições educativas, a atuação dos governos, as reformas educacionais, os modelos institucionais, as modalidades de ensino, bem como as políticas educacionais em âmbito internacional, nacional, estadual e municipal.
Coordenação: Profª. Drª. Maria José Dantas (UFS)/Profª. Drª. Luzinete Moreira (UNIT)/Profª. Drª. Marluce Souza Lopes (UFS)
2) Intelectuais e projetos educacionais
Abrange pesquisas que se direcionam ao estudo de trajetórias e projetos de intelectuais vinculados ao campo da educação, considerando aspectos teóricos e metodológicos da história dos intelectuais; propostas intelectuais vinculadas a projetos individuais ou coletivos em instituições educativas formais e não formais e nos cenários político, social e econômico, com vistas a uma intervenção no campo educacional.
Coordenação:Profª. Drª. Laisa Dias Santos (UNIT)/ Prof. Dr. José Genivaldo Martires (UFS); Profª. Drª. Risia Rodrigues (UFS)
3) História das disciplinas escolares
História das disciplinas escolares. História das disciplinas acadêmicas. História das propostas curriculares e dos currículos (conteúdo, métodos e práticas pedagógicas). História do ensino. História das disciplinas e os saberes docentes. História das disciplinas e instituições educacionais. História das disciplinas e material didático. História das disciplinas e patrimônio educativo. Impressos e saberes disciplinares. As disciplinas e a cultura escolar.
Coordenação: Prof. Dr. João Paulo Gama Oliveira (UFS) e Profª. Drª. Rosemeire Marcedo Costa (UFS)
4) Patrimônio histórico educacional, arquivos e acervos
O eixo temático Patrimônio histórico educacional, arquivos e acervos objetiva fortalecer o debate teórico sobre o tema, dar visibilidade às experiências de preservação dos vários patrimônios educativos e espaços (físicos e virtuais) de memórias e socializar pesquisas com aspectos relativos à memória da educação em suas diferentes interfaces, tendo como objeto central o diálogo entre o patrimônio educativo e lugares de memória. Assim, serão acolhidos temas relacionados ao patrimônio educativo, museus e centros de memória escolares, utilização de fontes documentais ou de arquivos, que tenham como foco a história da educação, políticas públicas que valorizem o patrimônio educativo, bem como sua difusão, o patrimônio educativo como produto e produtor de distintas culturas escolares; de metodologias de pesquisa; de análises críticas sobre as políticas públicas vigentes no campo da preservação do patrimônio escolar; de ações que visem à preservação do patrimônio material e imaterial das escolas; da história de instituições escolares; de análises de experiências e práticas desenvolvidas no âmbito da cultura material dos repositórios digitais, museus da educação, dos museus virtuais.
Coordenação: Profª. Drª. Sayonara do Espírito Santo Almeida (UFS)/ Profª. Me. Patricia Batista dos Santos (UNIT)/Profª. Me. Anne Emile Souza de Almeida Cabral (UFS)
5) História da Educação Profissional
Origens, formas históricas e políticas educacionais para a Educação profissional em Sergipe e no Brasil; história da formação docente para educação profissional; história das instituições que se destinaram e que ainda se destinam ao ensino de ofícios; história das profissões; biografias de personagens que marcaram a história da educação profissional; análises da relação entre a EPT e o ensino médio, como também, a educação de jovens e adultos; abordagens histórico-teóricas sobre a relação entre a educação e o mundo trabalho.
Coordenação: Prof. Dr. Marco Arlindo Amorim Melo Nery (IFS)/ Profª. Drª. Aristela Aristides Lima (IFS)
6) Formação de professores e trabalho docente
Abrange pesquisas que se direcionam ao estudo da história da profissão docente, considerando as instituições de formação; as práticas e os conhecimentos profissionais. Histórias de vida e memórias da profissão docente; suas relações com as políticas, os sujeitos escolares e a sociedade.
Coordenação: Profª. Drª. Silvana Bretas (UFS)
7) História da educação no período colonial
Este eixo temático busca contemplar trabalhos que abordem temas e questões relativas à história e à historiografia educacional brasileira do período colonial, com destaque para a ação pedagógica dos jesuítas, as reformas pombalinas do ensino e a política relativa à instrução pública dos governos mariano e joanino. Nosso intuito é dar vazão à produção de textos e, ao mesmo tempo, fomentar pesquisas que explorem épocas pouco privilegiadas pela historiografia, de modo geral, e pela historiografia educacional de modo particular.
Coordenadores: Prof. Dr. Luis Eduardo de Oliveira (UFS)/Profª. Drª. Ane Luise da Silva Mecenas Santos (UFRN)
8) Processos educativos e práticas de sociabilidades não escolares
Compreende estudos voltados para a dimensão histórica dos processos educativos não escolares, os múltiplos sentidos da educação e os saberes da experiência que perpassam diferenciados modos de aprender e ensinar ocorridos na tessitura da vida cotidiana, seja nas ruas, quintais, casas de ofício, igrejas, rituais, narrativas míticas entre incontáveis espaços e práticas de sociabilidades onde se forjam as subjetividades.
Coordenação: Profª. Drª. Desiré Luciane Dominschek (Uninter)/Anderson Santos (PUC-PR)
9) História das Ideias Pedagógicas.
Eixo temático História das ideias pedagógicas. Ementa: História das ideias pedagógicas. Tal domínio pretende colocar luz sobre a educação ao destacar a compreensibilidade específica das ideias que a orientam e, dessa forma, mirar a hermenêutica do discurso pedagógico. O retorno às formulações pedagógicas e suas inserções na história permite-nos, pelo distanciamento momentâneo da realidade presente, questionar o que parece óbvio na própria seara educacional contemporânea. É neste sentido que se pode entender a pedagogia como a forma normativa de ensinar. Com efeito, qualquer ideia pedagógica, no seu valor de síntese provisória, ultrapassa o próprio quadro da educação e permite estabelecer uma série de frutíferas ligações com as várias ciências, seus princípios metodológicos e campos teóricos.
Coordenação: Prof. Dr. Edmilson Meneses (UFS)
10) História da Educação feminina no espaço ibero-americano
A Educação Feminina, em sua face institucionalizada ou não, vista a partir da lente da História da Educação, ocupa a centralidade do presente eixo que, considerando a circulação e a apropriação de ideias sócio-político-educacionais e das práticas a elas relativas no âmbito escolar, acadêmico e social Iberamericano; pretende: a)Discutir os desafios teórico-metodológicos relativos à escrita historiográfica, ao acesso a arquivos e acervos e ao uso de fontes, a partir de diferentes aportes, dentre eles, da História das Mulheres, dos estudos de Gênero e da História Oral; b) Compartilhar experiências de ensino e novas possibilidades de pesquisa relacionadas à Educação Feminina, além do mapeamento da produção relativa a essa abordagem no campo da História da Educação; c) Apresentar estudos que tratem, levando em conta a perspectiva da diversidade, da memória e da trajetória de mulheres em diferentes contextos e espaços educativos
Coordenação: Profª. Drª. Márcia Terezinha Jeronimo Oliveira Cruz (Cátedra Estudos Globais – Uab/Lisboa / CIHSP- Unesco)/Profª. Dra. Josineide Siqueira de Santana (Cátedra Estudos Globais – Uab/Lisboa / CIHSP- Unesco/SEED)